CONHEÇA ONDE AS LARVAS DO MOSQUITO SE ENCONDEM NAS RESIDÊNCIAS E PROCURE ELIMINAR OS SEUS CRIADOUROS
01. Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.
02. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
03. Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada. A limpeza deve ser feita de 6 em 6 meses. Também é importante colocar um filtro (tela de nylon) na saída do cano extravasor ou cano-ladrão. Com a tampa e o filtro, evita-se a entrada de insetos na caixa-d’água.
04. Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.
05. Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana.
06. Encham de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lave com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.
07. Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão.
08. Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente, não deixando poças d’água ou mantenha coberta no tempo que não for usada.
09. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
10. Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
11. Vire garrafas com a boca para baixo e recolha tampinhas e outros recipientes que podem servir de criadouros do mosquito.
12. Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes.