Entrevista concedida ao Jornal da Cidade – 10/07/09 – caderno B, página 02
Após a reforma ortográfica direcionada à língua portuguesa, a sociedade, no que diz respeito ao uso da língua, vem passando por muitas transformações, muitas delas oriundas do mundo globalizado. Diante desta nova faceta social, idiomas despontam como uma das formas de comunicação, a exemplificar, o espanhol como a língua mais procurada no momento . O professor Dênison Ventura, um dos mais conceituados na área de língua portuguesa no Estado de Sergipe, em anexo a uma equipe de docentes, elaboraram o projeto do Curso de Letra Português /Espanhol para a Faculdade Pio Décimo, sendo convidado pelo Diretor Geral , José Sebastião do Santos, a assumir a Coordenação do curso em destaque daquela instituição .
Inegavelmente, o Espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, com a presença de 600 milhões de pessoas dos 21 países que têm esta língua como oficial. Junte-se a este número, mais 100 milhões que fazem curso de espanhol , no intuito de se interagir com o mundo moderno. Em conversa com o Professor Dênison , ele afirma “ não há como um profissional, em pleno século XXI, limitar-se a falar um idioma. A detenção de uma língua ( no caso a língua portuguesa), como única forma de expressão oral e escrita é estagnar diante das várias possibilidades que despontam no mundo globalizado. Veja que a sociedade moderna estabelece-se pela fluência no falar e no escrever. Agora, pela expansão nas possibilidades de com quem se fala e de que parte se fala, a prova cabal denota-se na internet, o planeta passou por uma fusão comunicativa. Imagine ter de recorrer ao Google todas as vezes que formos nos comunicar com uma pessoa que está na Espanha para emitir o ato de conversação. O mundo globalizado quebrou a hegemonia das línguas e o ser moderno deve dominar línguas polivalentes para ampliar o posicionamento no mundo de trabalho”.
Em pesquisas recentes, comprova-se que a língua espanhola é indispensável nas relações diplomáticas, nos tratados comerciais, pois , após os Estados Unidos, a Espanha é o país que mais investe em capital financeiro no Brasil, requerendo para estas transações, brasileiros hispanohablantes para suprir os contatos. Entretanto, ressalta o professor “ mesmo com a disponibilidade de várias escolas de espanhol, nenhum curso supre o acadêmico, pois abaliza, em nível superior, com reconhecimento do MEC, o aluno articular, de maneira competente, as duas línguas, não só no magistério, como também em pontos específícos no uso da língua, nas áreas de pesquisa, a ampliar este profissional como tradutor na área de turismo. A licenciatura em Letras , além da fala, capacita a intelectualidade do conhecimento das duas culturas : Brasileira/portuguesa e a cultura mais a efetivação do idioma espanhol. Quando a Faculdade Pio Décimo nos incubiu de , com os parceiros , docentes, revisar e fazer o alinhamento deste curso,vislumbrou a necessidade de uma sociedade, e mais, de Aracaju conectar-se aos elementos de uma sociedade moderna. Daí, disponibilizamos o curso para o vestibular que ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho, com inscrições até o dia 11 do mesmo mês no site da Faculdade Pio Décimo. Nós não paramos no tempo”