Derrota de Chávez foi positiva

A derrota de Hugo Chávez no plebiscito realizado no último domingo, 2, na Venezuela foi positiva, não somente para aquele país, que vive um processo político confuso, dividindo não somente as opiniões internas, mas dos analistas e dos sul-americanos. Muitos defendem a tese de que, afinal, a América do Sul, apresenta outra opção política, fora da órbita dos Estados Unidos e não poucos os que mesmo sendo democratas, se regozijam com os petardos verbais disparados contra o inefável Bush. Que Bush merece, isso merece, isso nem se discute.

 

Mas: a que preço se faz esses xingamentos? Se os presidentes Chávez, Evo Morales e seus seguidores criticassem a política dos Estados Unidos com relação à América Latina e ao mundo, especialmente quanto aos privilégios econômicos e as absurdas investidas guerreiras contra outros países, procurando, dentro dos seus países um novo caminho para o desenvolvimento mais à esquerda, mas respeitando a democracia, tudo bem. Mas o que não se deve tolerar desses novos líderes é a ambição do controle total do Estado, se transformando, mesmo que com eleições e  referendos, em ditadores, sufocando a imprensa a as oposições. O plebiscito na Venezuela representou um perigo real para a democracia no continente, porquanto avalizava a prepotência.

 

Este jornalista deixa claro que é contra qualquer intervenção na Venezuela e mesmo o corte das relações do Brasil com o país de Chávez. Mas o endurecimento do presidente Chávez que vai se transformando em um ditador, não pode ser aplaudido e sim repudiado. Comentaristas já registraram que começou com Fujimori, no Peru, o processo da aceitação da reeleição de presidentes na América do Sul. Logo seguida por FHC, que manipulou congressistas para implantá-la no Brasil, em benefício próprio. Sendo imitada por outros países. Mas a reeleição, por uma vez, não apresenta perigo para a democracia, mas a extensão do mandato por um período maior, até de sete anos, como querem alguns, ou as reeleições sucessivas são condenáveis, é o perigo da perpetuação no Poder de caciques e de chefes carismáticos, de “pais da Pátria”, perfeitamente dispensáveis em pleno século XXI!  

 

Para o Brasil foi um exemplo, pois a vitória de Chávez, mesmo com o presidente Lula afirmando que não apóia o terceiro mandato, mas poderia estimular muitos “companheiros” (o PT, como se sabe, abriga várias tendências e idéias) em começarem campanha a favor do processo de reeleições sem limite ou com três mandatos.

 

A derrota de Chávez, tomara que jogue uma pá de cal nessa pretensão e estimule os vizinhos bolivianos também a negarem reformas para pior na sua Constituição. O momento é propício para que amigos e companheiros de Chávez  ponderem a ele (se é que se pode fazer isso com o temperamental candidato a ditador) que trate mais das questões internas e do continente procurando a lucidez e o respeito à democracia, não trazendo maiores problemas para a sofrida América Latina, ou seja, a guerra, com seus desafios e a propalada corrida armamentista, que o ministro Jobim, em má hora, acenou com o seu apoio. Não são necessários sistemas antidemocráticos e armamentos poderosos, mas sim de trabalho pelo desenvolvimento e da Paz, insubstituível como bem maior para os povos.   

                                                             

Déda inaugura obras e receberá título em Propriá

Hoje, 04, à noite, o governador Marcelo Déda vai a Propriá, onde receberá o título de cidadania daquele município aprovado antes da eleição do ano passado. Ao lado do prefeito Paulo Britto, Déda inaugurará a nova pavimentação e iluminação da avenida principal do município, o Centro de Zoonoses, Pedro Medeiros Chaves, e o Centro de Especialidades Médicas, Otávio Penalva. Um detalhe: Pedro Chaves e Otávio Penalva foram políticos e adversários em Propriá, disputaram a prefeitura nos anos 50. Pedro foi prefeito e Otávio deputado.

 

Lançamento do PAC da Saúde

Amanhã, 05, logo cedo, o governador viaja a Brasília para participar do lançamento do PAC da Saúde. O lançamento é estratégico nesta data. E Déda vai participar das articulações para aprovação da CPMF, juntamente com os outros governadores do Nordeste, conforme decisão da Carta de Salvador, tirada no último final de semana. Para Déda, a aprovação da CPMF não é apenas uma questão administrativa, mas uma necessidade para o Brasil, devendo o interesse político ficar em segundo plano.

 

Coluna vem alertando para falta de policiamento na Francisco Porto

Ontem, 03, mais um assalto na agência da CEF da Avenida Francisco Porto. No telejornal da TV Sergipe a informação foi destorcida. O cliente não chegou a entrar na agência, foi abordado na porta de entrada, não ia sacar nem sacou dinheiro, ia depositar. O Guarda Municipal estava na agência e na saída percebeu a abordagem e deu voz de prisão, não sabia que o bandido tinha mais dois comparsas com ele, eis que para não morrer ele atirou, por isso a troca de tiros que atingiu inclusive o carro de Jair Araújo (ex-presidente do Banese), onde a esposa o aguardava, por pouco não foi atingida com dois tiros. A verdade é que no governo anterior tinha pouco policiamento na área, mas agora não HÁ NENHUM. A coluna já cobrou por várias vezes, já que este jornalista passa constantemente no local e não vê policiais numa região que tem Banese, Itaú, Unibanco, Casa Lotérica, Correios, ponto Banese, Caixa, imobiliárias, farmácias, maior concentração de galerias da cidade, supermercado 24h e tudo mais. Uma avenida que tem várias rotas de fugas. Será boicote dentro da SSP? O que está ocorrendo governador? Será preciso morrer para que decidam policiar a Avenida?

 

Edvaldo analisa pesquisa divulgada

Sobre a pesquisa divulgada na semana passada, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), lembrou que, pesquisa reflete um momento e que ficou feliz com o percentual de 27% já que não disse que é candidato à reeleição e tem 10 anos que não coloca seu nome diretamente numa eleição. Lembrou também que tem um ano e oito meses à frente do cargo e obter este percentual neste momento foi excelente. Só para lembrar: no ano 2000, Déda saiu de míseros 8% em uma pesquisa, do terceiro lugar, onde perdia para Valadares com cerca de 40% e Almeida Lima, para ganhar a eleição no primeiro turno. A análise de Edvaldo tem sentido, já que a eleição em Aracaju é singular e o primeiro semestre do próximo ano será decisivo para que o eleitorado marque sua posição.

 

Articulação Unidade na Luta fortalecida em SE

O PED do PT, realizado no último domingo, consolidou a hegemonia da tendência Articulação Unidade na Luta em Sergipe. Márcio Macedo foi reeleito presidente estadual com quase 70% dos votos válidos. Em Aracaju, Chico Buchinho, também foi reeleito com mais de 60% dos votos. Apenas dois municípios: Itabaiana e Socorro terão segundo turno, além da presidência nacional. Márcio agradece o apoio e a confiança da grande maioria da militância que lhe deu a vitória no primeiro turno. “Isso é um reconhecimento do trabalho que essa direção estadual realizou nos últimos dois anos sob a minha liderança”, afirmou. Agora a tendência liderada por Déda terá 10 dos 15 membros no Diretório Estadual, a liderada por Ana Lúcia, apenas três e a de Denílson Silva e Severino Bispo, apenas um representante. O último membro será indicado pelo critério sobra dos votos.

 

Petista comemora vitória em Campo do Brito

De um petista: “O PT de Campo do Brito, volta a ser governado pelos verdadeiros petistas aqueles que sempre estiveram nas trincheiras de lutas exemplo de Carlinhos do PT, militante histórico e um dos fundadores em nível de Sergipe e de Campo do Brito e do Brasil, e não por meros oportunistas que sempre apoiaram a ditadura militar e sempre votou na direita Sergipana, agora como dizia Zagalo, vocês vão ter que me engolir e engolir o novo Presidente Evairton de Andrade Brito”. Resultado do PED em Campo do Brito: Evairton  Andrade Brito, 65 votos, e Gilson Alves, 53 votos”.

 

“Todos os dias quando acordo, Não tenho mais o tempo que passou…”

A frase publicada ontem, um trecho da música “Tempo Perdido”, de Renato Russo, fez um grande amigo relembrar: “”De esquerda” desde quando me entendo como gente, fiz piquete em porta de Banco e, contra as ponderações do velho pai, colei adesivo de Lula desde a primeira candidatura. Mesmo sem entender direito, fui para as ruas nas Diretas Já (fugia das aulas de revisão do Colégio Visão da rua Itabaiana – Lá fui aluno de OSPB do inquieto professor Déda) e, nas manifestações dos Caras-Pintadas (já um pouco velho, é verdade) eu também estive por lá. Hoje, vejo uma esquerda “destra” e uma direita “canhota”, ambas escrevendo torto seus capítulos recentes da história. Sinto pena, raiva, enfim, me sinto um bobo quando desconfio que fiz parte do grupo que “de uma forma ou de outra” (engraçado como todo agradecimento tem isso) ajudei de alguma forma a construir isso tudo. Não, não sou “xiita” (e vc sabe disso). Preguiçoso para divagações, prefiro ser adepto do “a César o que é de César”. Sou da turma do bom-senso… Daqueles que prefere qualidade à quantidade. Agora, na época do celular, do “ficar”, da internet e do orkut tudo é mais fácil… Fico então imaginando que caminhos o povo deverá percorrer, que sofrimentos deverão passar para que a História crie novamente condições de surgir um grupo indignado com a opressão, o sofrimento, a manipulação, a negociata, os acertos e acordos por baixo do pano, que cresça e se transforme num partido com uma proposta jovem, autêntica e de mudança genuína. Sei não se nossa geração vai ver isso…”

 

Vereadora pede agência da Deso em Riachão

A Câmara Municipal de Riachão do Dantas, através de requerimento da vereadora Geltilia Souza, está solicitando ao Governo do Estado a instalação de uma agência da Deso naquela cidade. Atualmente, o município de Riachão é atendido pela agência do Deso de Lagarto, fato que prejudica a população de Riachão tendo em vista a abrangência das atividades e atendimento por parte do Deso na região de Lagarto. De acordo com a vereadora Geltilia Souza, o requerimento atende as reclamações da população de Riachão tendo em vista principalmente a expansão da rede de abastecimento daquele município, que necessita de uma melhor assistência por parte da Deso. 

 

Correção de falhas na bilhetagem eletrônica

Sobre a reclamação de um estudante publicada ontem, 03, a assessoria de comunicação da SMTT, informou que  junto com o Setransp, está sendo aprimorando a prestação do serviço. As falhas vão ser corrigidas. Quanto ao maior número de postos de recarga é só uma questão de tempo. Serão ampliados em Aracaju e na grande Aracaju.

 

Governador reúne-se com lideranças do PTB

O governador Marcelo Déda reuniu-se na manhã de ontem, 03, no auditório do Palácio dos Despachos, com as principais lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O objetivo do encontro foi estabelecer uma relação de diálogo na nova fase de reorganização do PTB. A reunião contou com a presença do presidente do diretório estadual do PTB, Gilton Garcia, além de prefeitos e principais representantes da base aliada do Partido Trabalhista. “Essa é uma demonstração pública do interesse do Governo de ter o PTB como aliado da nossa base. Queremos continuar estabelecendo um diálogo aberto e respeitoso para discutir a integração da legenda ao nosso projeto de levar desenvolvimento a todo o Estado de Sergipe”, declarou o governador.

 

Despreparo dos Agentes de trânsito I

A coluna presta solidariedade a uma leitora e relata o que ocorreu com ela. Com certeza é fato corriqueiro nas ruas de Aracaju: “Em 24/10/2007 às 18h05, entre rua de Estância e Pedro Calazans, discordei de um agente de trânsito, porque o mesmo sem atenção necessária fez uma parada de carros para passar um pedestre sem considerar a sinal aberto; mesmo estando de cinto e sem fazer uso do celular recebi duas multas nesse mesmo dia e horário da discordância. Reclamei porque o mesmo surgiu do nada da calçada, portando uma lanterna e na roupa não havia um luminoso laranja, mas um mal apagado verde; por pouco não causou um engavetamento. Recentemente presenciei um acidente (rua de Boquim/Pedro Calazans) provocado por dois agentes que sem a devida sincronia autorizaram dois carros a seguir em lados opostos, virada certa de um dos carros. Registro o fato porque resolvi não recorrer formalmente, porque considero um julgamento feito na SMTT de iguais, não conheço ninguém que tenha recorrido e teve êxito. Já dei conhecimento do fato a uma autoridade municipal para que atos como esse sejam evitados, com isso entendi um pouco a quantidade de multas geradas em outubro”.

 

Despreparo dos Agentes de trânsito II

Com certeza é um fato corriqueiro. Aliás, nos bastidores da Prefeitura o comentário é que nem o prefeito Edvaldo Nogueira segura mais Samarone. O homem está com a corda toda, manda e desmanda. O caso da calçada retirada ao lado da academia chamou a atenção de uma autoridade judicial que prepara uma surpresa para o rapaz. Aliás, esta história de calçada livre não colou, pelo contrário o rapaz está privatizando diversas calçadas. A arrogância de Samarone passou para alguns agentes de trânsito que vivem com o talonário de multas nas esquinas. A ordem é multar e não educar.

 

Leitor questiona validade de concurso do SAMU e outros pontos

De um leitor: “Gostaria que me informasse o seguinte: Até quando vai ter validade o concurso do SAMU Estadual realizado ano passado? Por que o Governo de Déda não prorroga por mais um ou dois anos o concurso? É verdade que na reunião realizada em Salvador na semana passada o Ministro da Saúde irá doar algumas ambulâncias para o SAMU Estadual? Se for verdade, então por que não chamar o pessoal que ficou como excedente, principalmente no cargo de condutor. Há um mês encaminhei um e-mail para o Senhor Governador Marcelo Déda, através da Ouvidoria Geral. A mesma me repassou dizendo que a minha solicitação tinha sido encaminhada a Sec. de Estado da Saúde, passados 45 dias até hoje não obtive resposta. Fiquei sabendo que as ambulâncias que vão chegar são para serem destinadas aos interiores e que os condutores serão colocados pelas Prefeituras Municipais. Fica a minha indagação se esses condutores fizeram algum tipo de treinamento. Recentemente o meu filho esteve na Sec. de Saúde e foi informado através de amigos, que a Sec. deve preparar um novo concurso para preenchimento das novas vagas de condutores. Por que a Sec. de Estado da Saúde tenta esconder a verdade? Por que a demora em respostar o meu e-mail?”.

 

Concurso do SAMU tem validade até fevereiro

A coluna foi em busca das respostas e descobriu que: o concurso terá validade até fevereiro e pode ser prorrogado por mais dois anos, mas na Saúde o comentário é que o governador e Rogério Carvalho não querem sua prorrogação, por causa da esperança deles em aprovar as fundações estatais em Sergipe ainda este ano. Sobre as ambulâncias… é verdade que o estado vai receber mais unidades assim como vários outros estados.

 

Todas as categorias profissionais estão em déficit no SAMU

A coluna descobriu que todas as categorias profissionais estão em déficit no SAMU Estadual. Pelas informações tem médico, auxiliar, enfermeiro e o mais perigoso, condutor trabalhando 48h ou mais horas seguidamente, todos os profissionais fazem hora extra para que a escala seja preenchida e o estado não tenha que chamar mais ninguém. Parece que o Ministério Público do Trabalho já está apurando essas irregularidades, com base em cópias de escalas que foram enviadas pelos próprios profissionais. Alguns deles não querem a divulgação porque estão dobrando o salário com hora extra, sem pensar nos riscos à sua saúde e a dos pacientes. Um absurdo! Tem que ser chamado quem está aprovado, porque o serviço precisa!

 

Nomeação ilegal na orquestra de Sergipe

A coluna recebeu a informação que o professor efetivo da Universidade Federal da Paraíba, Roberto Carlos Di Leo, foi nomeado como CCS15 na Orquestra Sinfônica de Sergipe. Ele mora na Paraíba. Segundo informações o próprio setor pessoal da Secretaria de Estado da Cultura já estudando a ilegalidade da nomeação. A coluna vai publicar amanhã mais detalhes sobre a Orquestra Sinfônica. 

 

Leitor externa indignação com entrevista

De um leitor: “Gostaria de externar minha indignação com a entrevista do Sr. Secretário de Administração do Estado, Jorge Alberto, na edição do último domingo (02) no Jornal da Cidade. Que a revelação da promiscuidade desses conselhos já era suficiente para enojar ainda mais a população sergipana, não era mais novidade. Mas, um secretário de estado admitir em público que participa em vários deles, inclusive em alguns ligados à sua própria secretaria, é o mesmo que apostar que a sociedade é estúpida a ponto de aceitar a sua confissão como ato de absolvição! Ou, ainda, acreditar que somos todos tolos a ponto de ninguém se indignar com suas palavras! Não sabe ele que está praticando apropriação indébita?! Pois, ao participar de um conselho ligado à sua própria secretaria, em reuniões que “definem o encaminhamento de questões das empresas estaduais”, ele estaria sendo pago duplamente pelo contribuinte para fazer as suas obrigações como secretário! Ele, nem nenhum dos demais secretários, precisa participar de tais conselhos para poder definir ou deliberar sobre questões de empresas estatais ligadas à sua secretaria!!!! Basta fazê-lo como secretário! Basta usar das prerrogativas que já possui!!!! Isso é óbvio como o dia e a noite!!! Onde está o Ministério Público que não denuncia ao Judiciário tal absurdo?! Ninguém lê jornal no MP?!”

 

Casa Tia Ruth realiza natal das crianças

No próximo dia 06, a Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer/Avosos irá realizar a festa natalina das crianças assistidas pela instituição. O evento acontecerá às 9 horas, no Espaço Multieventos da entidade e contará com a presença das mães e acompanhantes dos assistidos, além dos voluntários da instituição. Na programação haverá apresentação de peça teatral, comemoração dos aniversariantes do mês, chegada do Papai Noel e distribuição de presentes. Outra participação que promete abrilhantar a manhã será a participação do balé das assistidas da entidade. Já no dia 13, será a vez da confraternização dos adolescentes que acontecerá na Chácara Nossa Senhora da Conceição, localizada no Mosqueiro. Um almoço comemorativo e uma tarde de lazer irá marcar a comemoração. A instituição atende a mais de 320 crianças e adolescente portadores de câncer e de anemia falciforme, disponibilizando atendimento nutricional psicológico, pedagógico, psicopedagógico, odontológico, assistente social, apoio complementar, entre outros serviços. A Casa de Apoio Tia Ruth fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55, Bairro Suíssa. Outras informações pelo telefone: (0xx79) 3212-4731. (Ascom/AVOSOS).

 

Frase do dia

“Só a solidariedade permite a ação, a luta, a resistência, a vitória. O isolamento dos indivíduos os leva ao desastre”. Simone de Beauvoir.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais