Desafios João Batista: unir polícias e fim corporativismo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É burrice torcer para “o quanto pior, melhor” na segurança pública.  O blog sabe que João Batista faz parte de um grupo, mas uma coisa é ser adjunto (como ele foi) outra é assumir o cargo prá valer. O blog torce para que o novo secretário seja um engenheiro criativo da união da PC e da PM. E mais: que ouça as ideias e sugestões dos dirigentes das duas policias para melhorar a segurança pública.

Nas duas policias tem muita gente qualificada pensando no coletivo. João Batista, para liderar de verdade, tem que ouvir todos os lados. Ouvir quem vive na realidade diária.

Tem sindicalistas da policia civil, por exemplo, que tem ótimas ideias que podem ajudar em muito na mudança necessária de paradigma e na democratização da instituição. São dois gargalos que João Batista precisa enfrentar se quiser mudar o atual quadro. E acabar com o corporativismo.

Para ser o engenheiro – logicamente, não na concepção da palavra – mas nos atos é preciso que ele seja criativo e tenha a coragem de ouvir os dirigentes e aproveitar as boas ideias. Só assim poderá realizar um planejamento coeso e voltado para a segurança pública que todos desejam.

Do contrário, passará apenas como mais um gestor que não conseguiu acabar com o corporativismo e muito menos democratizar a SSP.

Acadepol com delegado
Como delegado de carreira, João Batista sabe que tem muitos colegas em funções burocráticas quando deveriam estar prestando seus serviços qualificados na atividade fim. Por exemplo, é necessário mesmo um delegado na Acadepol? Não poderia ser outro quadro da SSP? Sem falar em diversos policiais civis que trabalham como “vigias” de delegacias. Não dá!

Posse hoje
A posse do delegado João Batista à frente da Secretaria de Estado de de Segurança Pública (SSP/SE) será hoje, 19, às 9h, no Palácio dos Despachos, na Avenida Adélia Franco.

João, PSDB e o golpe de rabo de arraia em Amorim
Parece que o blog estava adivinhando quando escreveu esta semana que a cada descaminho do senador Amorim em Aracaju, o prefeito João Alves soltava uma das suas famosas e altas gargalhadas. Numa golpe certeiro, semelhante ao rabo de arraia na capoeira, João tomou o PSDB de Aracaju de Amorim.

A cambalhota foi em Brasília com golpe certeiro
No caso do golpe da capoeira, chamado de rabo de arraia, o lutador dá uma cambalhota no ar e golpeia o adversário com os calcanhares. No caso de João Alves ele deu a cambalhota em Brasília, junto as direções nacionais do DEM e do PSDB, e o golpe com os calcanhares atingiu de cheio as possíveis pretensões do grupo de Amorim, de negociar Aracaju, com a força do tempo eleitoral e do nome do PSDB.

Os capoeristas
Para conseguir acertar o golpe fatal, João Alves contou com a ajuda importante de alguns amigos que entraram na roda de capoeira: Agripino Maia, Albano Franco, José Carlos Machado e o senador Ricardo Franco. Todos foram decisivos para que Aécio Neves entendesse que o DEM só quer o apoio do PSDB em duas capitais: Salvador e Aracaju. Nas outras apoiará os candidatos tucanos.

Flamengo deve jogar dia 16 de março em Aracaju. Taxas serão reduzidas para beneficiar o Confiança
O secretário de Estado de Esporte e Turismo, Adilson Junior, o presidente da FSF, Milton Dantas e dirigentes do Confiança, terão nos próximos dias uma reunião na CBF para confirmar o jogo no dia 16 de março na Arena Batistão pela Copa Brasil e aproveitando as festividades do aniversário de Aracaju.

Governo diminuirá aluguel da Arena e FSF reduzirá taxa. Prefeitura deve ajudar financeiramente
O secretário Adilson Junior disse que o governador Jackson Barreto já autorizou que o percentual do jogo para o aluguel da Arena seja cobrado pela metade. Já a FSF vai reduzir também a taxa dela. E a Prefeitura de Aracaju vai ajudar financeiramente, através de patrocínio.

11 assistentes sociais e um psicólogo trabalharam seis meses e não receberam do governo estadual
O blog teve acesso a vários ofícios de 11 assistentes sociais e um psicólogo que começaram a trabalhar no dia 23 de março do ano passado, na Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH) e, depois de seis meses (até 30 de setembro) sem receber foram informados que suas nomeações não seriam publicadas por conta de uma liminar judicial que proibia nomeações no governo.

Governador tem conhecimento do problema
Inclusive eles enviaram até mesmo uma carta ao governador Jackson Barreto contando toda a história. Até mesmo as folhas de ponto pedidas por eles foram negadas. Seria uma prova para eles ingressarem na Justiça para garantir o recebimento dos seis meses trabalhados.  Se o governo chamou os 12 profissionais e deu a desculpa da Justiça, qual o motivo que impede que eles tenham acesso as folhas de ponto? Espera-se que o governador Jackson Barreto converse com a atual secretária, Marta Leão e encontre uma solução.

Pela careta, Fernando Mota quer ficar longe da Sefaz
Mais uma foto do perspicaz fotojornalista César de Oliveira.  De um lado o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos,

Fotojornalista César de Oliveira flagra careta de Fernando Mota conversando com Jeferson, da Sefaz.

Carros da Sefaz parados há cinco meses no pátio da secretaria. (Foto enviada por servidor) 

 conversando com o atual presidente do Banese, Fernando Mota, que pela careta estava impressionado com o que ouviu. Pelo jeito, Fernando Mota, cujo nome vem sendo especulado para a Sefaz, não vai sair da banheira de hidromassagem que é o Banese para a sauna infernal que é hoje a Fazenda estadual.

Por falar em Sefaz, será que o secretário pode explicar carros parados?
O atual secretário da Fazenda, Jeferson Passos, fechou cinco postos de fiscalização de fronteira para substituir por unidades móveis. A foto ao lado foi tirada ontem, 17, por um servidor da Sefaz. Mostra três unidades móveis paradas. Segundo informações elas estão paradas há mais de cinco meses por falta de equipamentos. Os sonegadores estão rindo a toa.

Depoimentos Comissão da Verdade de Sergipe
O blog foi informado que os  próximos  depoimentos da Comissão da Verdade de Sergipe acontecerão no período  de 22 a  26  de Fevereiro, na próxima semana. Os nomes: Delmo Naziazeno , Marcélio Bomfim (dia 26), Milton Alves, Carlos  Alberto  de Menezes  e Jackson Barreto (dia 24).

Glória: prefeito perde mais um vereador
E na região do Sertão alguns municípios já estão em pleno processo eleitoral. É o caso de Nossa Senhora da Glória, onde o prefeito Chico do Correio, PT, vem perdendo apoios importantes em vários povoados. O mais recente foi o vereador Pipiu, PTB, que anunciou a adesão ao grupo do deputado Jairo da Glória, PRB, que  lançará a irmã, Ciane Santana, como candidata a prefeita.

Transporte escolar em Aracaju: na Zona Sul clandestinos tomam conta
A SMTT já tem conhecimento de uma lista de vários veículos, com as respectivas escolas, que estão fazendo o transporte clandestino, principalmente na Zona Sul. Os que fazem o transporte legalizado estão seriamente prejudicados. Através da entidade deles, a ASTRANSPE, já pediram por várias vezes uma fiscalização rigorosa, mas nada foi feito. Para a imprensa que desejar mais detalhes (e até a lista) é só enviar mensagem para:http://jose.77.adilson@hotmail.com

Transporte escolar em Aracaju: na Zona Sul clandestinos tomam conta II
Esses trabalhadores legalizados do transporte escolar, pagam seus impostos em dia e investiram em carros novos para oferecer o melhor para os clientes. Um dos problemas mais graves acontece no Colégio Atlântico na Atalaia. É fácil para a fiscalização da SMTT tomar as providências. Ou será que por conta do ano eleitoral a fiscalização não será efetiva?

Cotas: algumas escolas particulares estão usando alunos da escola pública para se promoverem
O blog recebeu ontem, 16, uma foto de um aluno da rede pública, com farda, assistindo aula numa escola particular do bairro Jardins. Foi informado que a tática é a seguinte: como no sistema de cota precisa de no mínimo três anos seguidos na escola pública, a escola particular “convida” alunos (da escola pública do 3º ano) para frequentarem todo o 3º ano. Com isso, quando eles passam (são os escolhidos os melhores), a escola particular coloca no percentual da aprovação dela. Ou seja, está usando os alunos da escola pública para a promoção particular.

É certo aluno de escola pública que disputa no sistema de cotas, pode estudar paralelamente em escola privada?
É uma forma de ludibriar sociedade e os próprios pais de alunos. Coloca um percentual de aprovados, mas não diz quantos foram “convidados” e passaram pelo sistema de cotas da escola pública. Não seria o caso do Conselho de Educação punir a escola e até o próprio aluno da escola pública que tem o privilégio que outros colegas não têm? É correto alunos de escola pública que disputam vestibular no sistema de cotas cursar também escola particular?

Pré-candidato do PT
A pré-candidatura à vereador de Aracaju do jovem Júnior Torres, PT é uma realidade. Com um discurso leve e de muita qualidade, o jovem demonstrou coragem e habilidade, quando em 2014 deixou o conforto do DEM, para se engajar na campanha de Rogério Carvalho. Para que agora será retribuído e comenta-se que o jovem está alinhadíssimo ao presidente do PT Rogério Carvalho e se encaixa perfeitamente nos planos do ex deputado.

Posto Policial ao bairro América
O vereador Jailton Santana (PSC) cobrou o retorno do Posto Policial Comunitário do bairro América, na Zona Norte de Aracaju, desativado por determinação do Comando da Polícia Militar (PM).O PAC do bairro América foi criado há 20 anos e a sua retirada reduziu a sensação de segurança da população e ainda vem favorecendo o aumento da prática de delitos na região.

Atitude equivocada
“No começo desta semana um jovem foi brutalmente assassinado a tiros em frente a Praça Franklin Roosevelt. A vítima era integrante de uma torcida organizada. A Polícia ainda investiga a motivação de mais esse crime”, relatou Jailton, lamentando a atitude equivocada de fechar o posto.

Mobilização SINTRASE
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (SINTRASE) informa que realizará, junto com os servidores da Administração Geral, um ato de protesto na Assembleia Legislativa nahoje, , 18, quando a greve da categoria chega ao seu 15º dia. A mobilização está marcada para começar a partir das 9h.

Pré-candidatura em São Cristovão
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson de Carvalho Silva Júnior (irmão do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique), afirmou que é pré-candidato a prefeito de São Cristóvão pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O político recebeu a reportagem do portal SENotícias na manhã dp dia (16), relatando planos para as próximas eleições e uma possível disputa interna com os pré-candidatos dos partidos que compõem a base aliada do governador Jackson Barreto (PMDB).

Nome
Segundo Adilson Júnior, o PDT de São Cristóvão definiu que terá um nome próprio nas eleições de 2016. Também mencionou que foi escolhido internamente, mas as convenções que oficializarão candidaturas, no entanto, só serão realizadas entre 20 de julho e 05 de agosto próximo. Até lá, muita coisa poderá mudar.

Consenso
“No mês de janeiro, o PDT de São Cristóvão tomou a decisão de ter um candidato próprio a prefeito. A partir daí, a gente vem conversando com os partidos aliados. A princípio, o nome é o meu. Dialogamos no sentido de candidatura própria, colocando meu nome nesse sentido. Eu afirmo sempre que, se for uma pré-candidatura de consenso entre os partidos aliados do governador, eu estou preparado para enfrentar esse desafio. Não tenho projeto pessoal, sou aliado do governador e, se tiver o seu aval, estou preparado para a disputa. Nós queremos fazer uma composição enxuta, que possibilite administrar o município com responsabilidade”, comentou Adilson Júnior.

SE: Estudo busca avaliar sistemas de cultivo de ostras no Nordeste
No povoado Pontal, localizado no município de Indiaroba, pesquisadores estão realizando um estudo pioneiro para avaliar a viabilidade de três sistemas de cultivo de ostras na região Nordeste. O objetivo é descobrir qual o modelo que melhor se adapta ás condições naturais do estuário Piauí-Piautinga e disseminá-lo junto aos produtores de oito estados.

Projeto Estruturante Aquinordeste
A pesquisa, desenvolvida pelo Sebrae por meio do Projeto Estruturante Aquinordeste, é realizada com distribuição de 55 mil sementes de ostras em estruturas montadas no estuário. Os testes pretendem analisar o crescimento e reprodução das ostras mediante a utilização dos sistemas tradicional, em que as sementes são colocadas em estruturas semelhantes a travesseiros, o flutuante, de origem canadense, e o BST, que é bastante aplicado na Austrália.

Técnicos renomados
O estudo tem duração de 18 meses e está sendo acompanhado por renomados técnicos especializados no setor da aquicultura.  Mensalmente uma equipe visita o local para acompanhar o crescimento das ostras e verificar os índices de mortalidade das espécies.Segundo a gestora estadual do Aquinordeste, Maria Lúcia Alves, os resultados serão divulgados em novembro, durante o Congresso Aquinordeste, em Fortaleza.

Cadeia da criação de ostras
“A cadeia da ostreicultura (criação de ostras) ainda não é bem explorada no Nordeste. A região tem um potencial fantástico por conta da grande quantidade de água salobra e esperamos que estudo possa nos ajudar a dinamizar ainda mais a atividade. A ideia é que possamos ter uma ostra diferente daquela que é produzida em Santa Catarina, hoje o principal mercado produtor e consumidor do país, e dessa forma conquistarmos o público”, explica Lúcia Alves.

Análises
Para identificar a viabilidade dos sistemas, os técnicos levam em conta aspectos como mortalidade das espécies, índices de salinidade e nutrientes presentes na água e temperatura do estuário. Após a análise e escolha do sistema mais viável para a criação das espécies, os técnicos pretendem buscar soluções para reduzir o ciclo de crescimento das ostras, que atualmente dura cerca de doze meses. Essa medida ajudaria a reduzir os custos e trazer mais retorno financeiro para a atividade.

Contábeis: Fanese oferece curso preparatório para o Exame de Suficiência
A Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), através do curso de Ciências Contábeis, oferece aos seus alunos e egressos, um curso preparatório para o Exame de Suficiência na área. “A aprovação nesse Exame significa que o futuro profissional possui os conhecimentos necessários para iniciar na profissão”, explicou a professora Luciana Matos, coordenadora do curso.

CRC
O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei 12.249/2010 que estabelece que somente pode exercer a profissão de contabilidade mediante a conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). “Caso o postulante não seja aprovado, ele não poderá obter sua carteira do CRC e logo não poderá exercer a função”, explicou Luciana, ressaltando que “por conta disso, cria-se uma tensão entre os recém formados. Ansiosos e assustados como se tivessem novamente à beira de prestar um vestibular, desejando rever conteúdos”.

Foco
O curso tem como foco os alunos que estejam cursando do 6º ao 8º período, além dos egressos da instituição.  “Será um espaço especialmente dedicado a dicas de como estudar para o Exame, resolução de questões e debates com os professores e os resultados dos últimos Exames”, observou a professora, acrescentando que o curso foi toda elaborado pensando em preparar bem os candidatos.

Planejamento
A varejista Cencosud, uma das maiores da América Latina e detentora das bandeiras atuantes em Sergipe, GBarbosa e Mercantil Rodrigues, mantém um plano agressivo de avanço na região. Até 2019, a companhia pretende investir R$ 2,5 bilhões em novos negócios.

Ações
Paralelamente aos investimentos, a empresa cita uma série de ações específicas para melhorar a operação das unidades. "Eficiência de custos, integração de canais e fortalecimento financeiro são algumas delas", afirma o CEO corporativo da Cencosud, Jaime Soler.

Meta
De acordo com o executivo, a meta de análise criteriosa da operação em todos os países em que atua já começou ano passado, e vai seguir como foco este ano. "Vamos continuar a avançar sobre a base de uma mesma estratégia definida, que é baseada em continuar a buscar a eficiência em nossas operações", cravou.

Filhos & Amigos da Bahia
Taí, este encontro será um dos maiores já realizados no "Solar Entre Amigos". I Encontro de Filhos & Amigos da Bahia em

 Aracaju, será dia 12 de março a partir do meio-dia. Serão três atrações: Medeiros/Cléber Alberto, Jorge Bahia e Água Viva.Garanta sua mesa através do celular – 9 9977-3304.

PELO TWITTER

www.twitter.com/renatogoncalves  Enquanto a escolha política se basear em propagandas eleitorais, cada vez mais cinematográficas, política nunca será algo sério.

www.twitter.com/BonifacioCartun  Se seu milagre ainda não aconteceu deve ser pq você passou um cheque sem fundo. #QuartaDetremuraSDV

www.twitter.com/tiagoomedeiros  Arena Batistão: sensacional. Estive aqui dois atrás e o estádio se transformou. Uma joia. Gramado impecável, vestiários climatizados.

www.twitter.com/FreiJoaoPaulo  Meus amigos maçons são extremamente discretos! Não fazem marketing de si e da Fraternidade.

ARTIGO

Propriá: Ah, o Constantino Tavares de outrora!  Por Joseilton Nery Rocha 

E-mail: joseiltonnery@yahoo.com.br

Bateu uma saudade dos tempos bons da minha infância e adolescência, no meu torrão natal. Um misto da alegria daqueles memoráveis tempos, na década de 70, com a tristeza do que visualizo nas imagens da fanpage Futebol Amador de Propriá.

Vejo acabado o antes majestoso Estádio Constantino Tavares de propriedade do arquirrival EC Propriá – o terceiro clube de futebol

Estádio hoje: em ruínas.

mais antigo do estado. O Constantino foi o primeiro estádio com luz artificial em Sergipe. Alcancei suas velhas torres de iluminação enferrujadas e seus refletores que já não funcionavam. Assisti magistrais partidas envolvendo o clássico local América versus Propriá e jogos do avoengo contra os clubes da capital, o Itabaiana, o Lagarto e os de Estância. Vi desfilar os astros dos times propriaenses: Jurinha, Maromba, Carlos, Pedrinho, Nunes, Thenisson, Manga, Samuca, Gileno. A exibição de outros fantásticos talentos dos demais times sergipanos: os propriaenses Zé Pequeno, Dequinha e Belo, bem como Joãozinho, Luís Carlos, Ricardo, Edson, Joel Zanata, Marcílio, Cipó, Tatica, Déri, Marcelo, Gustinho, Paulo, Piranha, Guaraná etc.

Dos épicos clássicos da ribeirinha, recordo-me dos duelos protagonizados pelas talentosas meia-canchas formadas por Queiroz, Cal ou Sílvio e Nunes, pelo Propriá, e do outro lado, a americana, composta por Furiba, Samuca e Gileno ou Hunaldo. Das discussões do meu pai, o velho Zé de Juca, ex-atleta e fanático torcedor do tricolor, com os saudosos Domingos Quintiliano e Zequinha de Cota, fervorosos alvianis. Discutiam mas se respeitavam. Na segunda-feira, todos se cumprimentavam. Lembro-me o dia que eu e o mano Miguinha fomos levados a assistir o clássico, pelo nosso tio Juca Nery, na sua lambreta. Vimos o jogo nas arquibancadas reservadas à torcida azulina, sem dar um pio, caladinhos até o fim, sem direito a comemorar a vitória do América. O velho Mestre Juca era um comportado torcedor do Propriá. Poucos meses depois, nosso tio partiu para a eternidade.

Lá também exibi o meu "talento"! Não fui craque, porém sabia o que fazia com a pelota. Inesquecíveis os jogos do Jackson FC, o time de meninos da minha Rua Jackson de Figueiredo – João, Aécio, Roberto, eu e os demais. Um deles contra o Sergipe da turma da Av. Arthur Melo comandada pelo amigo Márcio Almeida. Pense na alegria da meninada em ter pisado em nosso Wembley!

No Constantino, um dia muito triste: testemunhei o último jogo de Pereirinha. Menino curioso, bem perto vi o nosso ídolo infartando. Lembro-me como hoje sua língua enrolando e algumas pessoas que o carregavam tentando segurá-la. Pereirinha faleceu no caminho do Hospital São Vicente de Paula.

Ah, nunca mais o Constantino Tavares de outrora! Lá, nunca mais os duelos entre o time de “frita-bolinhos” e o meu América. A contagiante vibração dos avoengos e tricolores, nas manhãs dos domingos, pelas ruas e praças de Propriá. A fervorosa disputa da torcida mais empolgante, no estádio. E até muitos dias depois, os comentários pelos botecos da cidade. Tomara, esteja eu enganado!

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda.” Martinho Lutero, teólogo alemão,morreu em 18 de Fevereiro de 1546  (nasceu em 10 de Novembro de 1483).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais