O resultado das eleições dos novos dirigentes do PT soou como música nos ouvidos do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Para alegria do comunista, a corrente petista favorável a uma candidatura própria na capital foi fragorosamente derrotada pelo grupo simpático a Edvaldo. É verdade que o pleito de 2020 ainda está distante, porém a candidatura própria do PT ficou mais difícil depois da reeleição do deputado federal João Daniel para a presidência do PT estadual e da derrota da tendência Articulação de Esquerda em Aracaju. Caso não reformulem o projeto para conquistar o comando da capital, os radicais do PT poderão repetir 2016, quando nadaram, nadaram e morreram na praia. Aff Maria!
CPI difícil
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) jogou um balde de água gelada no desejo do colega Alessandro Vieira (Cidadania) de investigar magistrados. A pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), a sergipana retirou a assinatura do requerimento que propõe a abertura da CPI da Toga. Não fosse esse percalço sofrido por Alessandro, Alcolumbre também jura que a Constituição proíbe o Congresso de investigar o Judiciário. Homem, vôte!
Há vagas
Para quem interessar possa: estão abertas as vagas de procurador-chefe do Ministério Público Federal em Sergipe e de seu respectivo substituto. Para concorrer às duas importantes funções não basta ser integrante do MPF. É fundamental rezar na cartilha do inquilino do Palácio do Planalto e dizer amém à “rainha” Augusto Aras, escolhido pelo capitão de pijama para chefiar a Procuradoria Geral da República. Crendeuspai!
Atrás de parceria
O governador Belivaldo Chagas (PSB) avionará à Europa em novembro. Vai, em comitiva com os outros governadores do Nordeste, tentar atrair investidores para a região. A ideia dos líderes nordestinos é mostrar ao mundo que existem outros Brasis além do Brasil de Jair Bolsonaro (PSL). Belivaldo, particularmente, pretende convencer empresários franceses a investirem na exploração do gás existente na costa sergipana. Então, tá!
Por fora
Pesquisa constatou que 25% dos consultados – um em cada quatro – ignoram que pagam impostos no seu dia a dia, contra 73% que sabem estar pagando algum tipo de imposto. Dentre os 73% que afirmam pagar algum tributo, 69% destacaram os municipais, como IPTU e taxas de iluminação e de lixo; 54% citaram impostos indiretos sobre serviços e produtos; 39% salientaram os estaduais; e 17% lembraram dos federais, como o Imposto de Renda. Misericórdia!
Lula livre
E o ex-governador Jackson Barreto (MDB) deu com os costados em Curitiba. Foi participar da Vigília Lula livre, juntamente com grupos da Bahia, Ceará e do Rio de Janeiro. “Vim trazer meu abraço solidário ao presidente Lula”, revelou. Após o compromisso na porta da Polícia Federal, onde o petista está preso, JB almoçou com o ex-governador do Paraná, Roberto Requião, seu velho amigo do MDB autêntico. Marminino!
Novos sergipanos
O Cidadania fez festa na Assembleia para homenagear os ilustres filiados Alessandro Vieira e Emerson Ferreira. Nascidos, respectivamente, no Rio Grande do Sul e em Alagoas, o senador e o médico receberam do Legislativo títulos de cidadania sergipana. As homenagens foram sugeridas pela deputada estadual Kitty Lima (Cidadania). Lideranças políticas, autoridades, amigos e familiares dos novos filhos de Sergipe prestigiaram a concorrida sessão solene. Ah, bom!
Sob nova direção
Quando fevereiro chegar, a empresa espanhola Aena assumirá em definitivo o Aeroporto de Aracaju. Segundo Santiago Yus Sáenz de Cenzano, diretor geral do grupo, até lá, o nosso campinho de pouso continuará administrado pela Infraero. Vencedora do leilão para comandar o aeroporto sergipano pelos próximos 30 anos, a empresa Aena dirige 46 aeroportos na Espanha. Vixe!
Medo de cemitério
Desde a novela global “O Bem Amado”, há mais de quatro décadas, nenhum prefeito se dispôs a construir cemitério em Aracaju. Temem repetir a saga do personagem central da trama, Odorico Paraguaçu, que foi o primeiro defunto sepultado no cemitério feito por ele na imaginária Sucupira. O último campo santo edificado na capital foi o Colina da Saudade, em 2003, e assim mesmo pela iniciativa privada. O superlotado cemitério São João Batista foi construído na década de 60, pelo então prefeito da capital, Conrado de Araújo. Já faz muito tempo, né?
MPB proibida
Acostumados a viajarem ouvindo a boa música popular brasileira, estudantes da rede estadual agora só escutam o barulho do motor a diesel. É que o motorista do novo ônibus, fretado pelo Estado para transportar a galera de Poço Redondo a Glória, não tolera Caetano, Gil, Cazuza e muito menos Raul Seixas, “o diabo em pessoa”. Evangélico de carteirinha, o chofer só permite no som do buzu cânticos protestantes, de preferência da Igreja Universal do Reino de Deus. Danôsse!
Recorte de jornal