Diretoria do Confiança exclui dependentes

                                                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 Pelo twitter, o radialista e diretor da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe – ACDS, Elder Santos, fez críticas à decisão unilateral da diretoria do Confiança de tirar dos sócios o direito de ter dependentes no plano do clube. “Que, com atitude, não demostra trazer o torcedor para o seu lado, principalmente em um ano de 2022 onde o apoio e a participação da torcida agredida dentro e fora de campo será necessário”, registrou lembrando que “o Confiança é mais do que vocês.”

Diretoria que só pensa na política partidária em 2022 Lamentavelmente, o atual presidente, Yago França, conseguiu uma desastrosa e desmoralizante campanha na série B. Ao invés de cuidar do Confiança preferiu expor suas intenções partidárias para 2022 e deixou o clube à deriva. Deveria renunciar à presidência para cuidar dos seus afazeres partidários. Lamentável!

Encontro de Mulheres Progressistas em Nossa Senhora da Glória O deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou de mais um Encontro de Mulheres Progressistas, dessa vez no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano. A Caravana reuniu nesta sexta-feira, 3, em sua quinta edição, mais de 200 mulheres com o objetivo de ampliar as filiações e incentivar a participação delas na política.

Organização Laércio Oliveira elogiou a organização do encontro e agradeceu a participação de todas. Para ele, a mulher precisa ocupar espaços de destaque. “Quero aqui agradecer a cada uma que veio aqui para participar desse importante encontro. Como o próprio nome diz: Fortalecendo o Futuro. É dessa forma que eu enxergo, com as mulheres ocupado seus espaços e cada vez mais atuando e participando dos debates e do desenvolvimento do nosso Estado”, disse o deputado.

Filiações A coordenadora Estadual do Progressistas Mulher, Glória Sena, destacou a importância do encontro e o esforço que o partido tem feito para ampliar as filiações. “Nós dividimos o Estado em sete polos e a cada encontro a gente escolhe uma região contemplando os municípios próximos. Nesta sexta, nós estivemos em Nossa Senhora da Glória com a participação de mulheres de Graccho Cardoso, Feira Nova, Monte Alegre, Ribeirópolis, Porto da Folha e Poço Redondo, Canindé, Frei Paulo, Cumbe, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo”, disse.

Espaços A advogada Gabriela Céspedes, de Ribeirópolis, agradeceu o convite e disse que a mulher pode ser o que ela quiser. “Fiquei muito feliz em ser convidada para participar do Encontro de Mulheres Progressistas. Aproveitei para intensificar dentro de mim e tenho certeza que dentro de todas que estavam lá, que nós podemos ser o que quisermos. Isso é muito importante porque cada dia mais a gente vem galgando espaços dentro da sociedade e a gente precisa lutar para que a gente alcance o que almejamos”, destacou. O encontro teve a participação do ex-deputado e ex-prefeito de Ribeirópolis, Antônio passos; o vereador Max de Zé Toinho; a ex-prefeita de Ribeirópolis, Regina Passos; a ex-vereadora de Monte Alegre, Fátima e Tiago Rangel, coordenador Regional do Progressistas.

Socorro: Prefeitura obtém nota 9.5 em avaliação sobre transparência O município de Nossa Senhora do Socorro, mais uma vez, destaca-se no cenário estadual pelo nível de transparência. Em avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), neste ano de 2021, o Portal da Transparência da Prefeitura de Socorro obteve nota 9.5 por abastecer o portal com dados atualizados e solicitados, atendendo ao que preconiza a Lei da Transparência.

Responsabilidade Com a nota, a Prefeitura foi classificada em um nível elevado de transparência das contas públicas, deixando evidente para a população a seriedade e responsabilidade do trabalho realizado pela gestão municipal. Para o secretário de Controle Interno, Valter de Souza, o desafio de alimentar o site é grande, principalmente em virtude da extensão territorial e populacional do município. “A sensação é de dever cumprido, até porque esse é um trabalho que requer muita parceria e harmonia entre as secretarias municipais”, declarou.

Compromisso e respeito De acordo com o prefeito Padre Inaldo, os excelentes resultados obtidos nas avaliações estão diretamente ligados ao compromisso e respeito firmado com os socorrenses. “Fazemos questão de deixar tudo em evidência, mostrando como os recursos estão sendo aplicados, porque esse é o nosso compromisso com o povo”, disse. Ele ainda dedicou a conquista aos servidores. Na avaliação do ano anterior, o município recebeu nota 9.1, também classificada em nível elevado de transparência.

Governo aprova e sanciona Lei que declara o Ofício das Catadoras de Mangaba Patrimônio Cultural Imaterial O Governo de Sergipe aprovou e sancionou a Lei nº 8918/2021, de autoria das deputadas estaduais Gracinha Garcez (PSD) e Maria Mendonça (PSDB), através da qual o “Ofício das Catadoras de Mangaba” e a mangaba são declarados Patrimônios Culturais Imateriais de Sergipe. “O trabalho que essas mulheres fazem é responsável pela geração de renda e sustento de muitas famílias sergipanas. E isso precisa ser reconhecido e valorizado”, frisou Gracinha.

Municípios As catadoras de mangaba em Sergipe atualmente estão concentradas em associações nos municípios de Indiaroba, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Estância, Pirambu e Aracaju. Elas produzem itens diversos (licor, doces, mousse, biscoito, geleia…) não só do fruto da mangabeira como também de outras frutas da restinga.

Conservação e zelo A deputada Gracinha celebrou a lei sancionada: “essas mulheres catadoras de mangaba são importantes demais para a economia. Elas cuidam da conservação da fruta, desenvolvem e aprimoram práticas e saberes de manejo… enfim, zelam por algo que entendemos como um patrimônio cultural imaterial. Estou muito feliz com a atitude do governador Belivaldo ao sancionar nosso projeto”, pontuou Gracinha Garcez.

ABIH-SE promoverá de hoje, 6 até o dia 9, 2ª edição do road show Viva Aracaju A Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) divulgará o destino da capital sergipana com a realização do road show Viva Aracaju, desta vez, na região Centro-Oeste do país, em Brasília/DF e Goiânia/GO, de hoje, 6, a 9 de dezembro. A ação faz parte do projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, que tem o objetivo de impulsionar as atividades dos setores do trade turístico através de ações promocionais de marketing e promover o destino Aracaju.

Expectativa A região Centro-Oeste é a segunda a receber a edição do road show Viva Aracaju. A expectativa é de que cerca de 300 agentes e operadores de viagens sejam capacitados para vender o destino Aracaju e aumentar a competitividade do destino turístico da capital sergipana no mercado nacional. Além da programação que inclui exposições sobre a cidade e apresentações lúdicas e artísticas, a edição do road show exibirá uma apresentação musical típica da região: o forró pé de terra, representado por um trio nordestino que promete contagiar os participantes e animar a noite de capacitação ao ritmo do forró, o ritmo que atrai turistas para a Marinete do Forró, um dos atrativos turísticos da capital sergipana.

 

Hospital Primavera e a prática da medicina hospitalar O Hospital Primavera implantou há 10 anos o Serviço de Medicina Hospitalar, um modelo de assistência ao paciente bastante comum nos hospitais dos Estados Unidos e da Europa, assim como nos melhores hospitais do nosso país. Este modelo traz grandes ganhos às instituições que o têm, traduzidos em uma assistência de elevada qualidade oferecida aos seus pacientes. No link abaixo o Dr. Enilson Vieira Moraes, em entrevista a Viviane, coordenadora do CEP/RP- Centro de Ensino e Pesquisa da Rede Primavera, fala sobre o assunto, ou seja, o modelo da Medicina Hospitalar no Hospital Primavera:https://www.redeprimavera.com.br/leitura/1808/hospital-primavera-completa-10-anos-com-o-projeto-de-medicina-hospitalar.htm


 

 

 

OXE Cidadão A OXE Card, empresa 100% sergipana, está proporcionando soluções para diversos municípios sergipanos com produtos voltados a cada realidade local. Uma delas é o OXE Cidadão, um cartão de benefícios com foco social e voltado às famílias de baixa renda. No último dia 03 de dezembro, ele foi lançado pela Prefeitura de Indiaroba como o programa Bolsa Família Municipal. Além de fortalecer a economia local, uma vez que o valor transferido para cada família só poderá ser utilizado no comércio da cidade, o Bolsa Família Municipal levará mais dignidade e qualidade de vida à população mais carente. A depender do convênio, o OXE Cidadão pode ser utilizado não somente para a compra de produtos alimentícios, mas gás de cozinha, carnes, remédios, limpeza e higiene, entre outros necessários ao bem-estar das famílias.





 


Caderno Croqui, livro de Ronaldson em fase de pré-venda até o dia 17 de dezembro A coletânea de poemas realizada pelo próprio autor e consolidada neste Caderno Croqui apresenta as primeiras poesias e alguns trabalhos em artes visuais de Ronaldson garimpados de escritos de 1985 a 1996. Numa primeira leitura trata-se de um livro leve que, a princípio, apresenta um recolho despretensioso dos primeiros escritos e desenhos de um jovem autor, que vai ganhando um corpo visual, verbal e linguístico mais complexo a cada nova produção que enuncia – para ao final firmar-se como uma coletânea madura e necessária para a compreensão da genealogia desse mestre de verbo e traço e da sua influência imagética na composição do quadro literário e artístico da cena aracajuana nas décadas de oitenta e noventa do século passado. Compre aqui: https://www.editoramondrongo.com.br/produto/251691/caderno-croqui

 


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DC tem pré-candidato ao governo em Sergipe Em reunião da Executiva Reunião da executiva do DC – Democracia Cristã de Sergipe – foi ratificada a pré-candidatura ao governo do médico geriatra Antônio Cláudio, que também faz parte da executiva do partido. Entre os presentes na reunião, Alisson, vice-presidente estadual e o presidente da JDC Lukas Mikael.

 

 



 


Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/     Manoel Pinheiro, 76 anos. Alagoano, mora em Sergipe desde muito pequeno. Vive na zona rural da Capela-SE. Conversamos por cerca de uma hora. Ele nos contou várias experiências. No final, ainda cantou uma bela canção caipira.

 

 

 

 



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Webinário hoje, 06/12 O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária, promoverá hoje, 06,  a partir das 15h, o Webinário “Lei de Improbidade Administrativa reformada e as possíveis saídas para os desafios do ônus argumentativo decisório”. O evento virtual é em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 09 de dezembro, e terá como objetivo abordar as novidades trazidas após a reforma da Lei de Improbidade Administrativa e as dificuldades a serem enfrentadas pelos operadores de Direito para adaptá-las aos casos concretos, tais como dificuldade probatória, na demonstração do dolo e no ônus argumentativo das decisões. O Webinário terá como palestrante o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e Mestre em Direito, Ismar Viana. Não haverá certificação para o público externo, portanto não é necessário fazer inscrição. Transmissão: canal do MPSE no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AbTk7_JdzjQ

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ARTIGO

Cajus e Cajuís… Por Antônio Samarone, médico sanitarista. http://blogdesamarone.blogspot.com/



Parei na entrada da Gameleira para comprar cajus, e encontrei uma festiva roda de gente, lorotando e tomando uma caninha com caju. Dizem ser um tira-gosto divino.

Depois de 500 anos, eles continuam repetindo um ritual Tupinambá.

Além das palmeiras onde cantavam os sabiás, os portugueses encontraram no Brasil, os cajueiros. Os Tupinambás desciam para o litoral, nos tempos dos cajus. Era uma festa: os frutos serviam de alimento, o sumo de vinho e a castanha de pão.

Os índios faziam vinho de caju.

Na verdade, o fruto é a castanha. “O caju é o pedúnculo carnudo e sumarento que dá o vinho e o vinagre.” – Câmara Cascudo.

“Do sumo desta fruta faz o Gentio vinho, com que se embebeda, que é de bom cheiro e saboroso.” – Gabriel Soares de Souza (1587).

Nos batizados lá em casa, papai servia aos convidados vinhos de caju, jenipapo e jurubeba. Eu só conheci vinho de uva, depois de grande. Não sei se ainda esses vinhos nativos são produzidos em Sergipe.

Havia uma brincadeira selvagem, se esquentava a castanha e com o óleo fervendo se fazia tatuagens primitivas. Na verdade, causava-se uma queimadura. Ainda bem que esqueceram essa maluquice.

O Carrilho continua fornecendo castanha assada para o Brasil.

Se contavam os anos pelas safras de cajus. “Acaiú” significa o ano, para o indígena da raça Tupi. Eu estou completando 67 cajus.

“Se diz no Nordeste: tenho quarenta cajus, valendo quarenta anos.” – Câmara Cascudo.

Os cajuís são silvestres, menores e travosos. Excelentes para doces.

“A natureza dos cajus é fria. São medicinais para os doentes de febres e para quem tem fastio. Fazem bem ao estomago, e muitas pessoas lhe tomam o sumo pela manhã, em jejum, para a conservação do estomago. Fazem um bom bafo a quem os come pela manhã, e por mais que se coma deles, não fazem mal a nenhuma hora do dia. São de tal digestão que em dois credos se esmoem.” – Gabriel Soares de Souza (1587)

O caju (Anacardium occidentale) é natural do Nordeste do Brasil.

A presença em outros continentes é posterior a chegada dos portugueses por aqui. Garcia da Orta, não cita a existência dos cajus em seu clássico “Colóquios dos Simples e Drogas da Índia e Goa”, escrito em 1563. Não existiam por lá.

A safra de caju continua sendo um acontecimento da cultura popular, pelo menos nos Condados do Mosqueiro, Areia Branca, Gameleira, São José e Robalo.

Val dos Cajus faz sucesso com os turistas, vendendo o caju ainda nos galhos do cajueiro que ele carrega na cacunda, com uma boa dose de cachaça. A Semana passada ele foi entrevistado por uma jornalista de São Paulo. Uma cachaça com caju custa cinco contos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt #PapaFranciscoGrécia A fé exorta à hospitalidade: “Não é ideologia religiosa, são raízes cristãs concretas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/BlogdoNoblat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“Quanto a você, da aristocracia,
Que tem dinheiro, mas não compra alegria,
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia.” Noel Rosa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais