Disputa sem favorito

Diferente do que apregoam as torcidas organizadas, a disputa pelo governo de Sergipe não tem favorito. A duas semanas das eleições, os três principais candidatos estão embolados. Pesquisa do Ibope, divulgada ontem pela TV Sergipe, mostra Valadares Filho (PSB), Belivaldo Chagas (PSD) e Eduardo Amorim (PSDB) empatados tecnicamente com 21%, 20% e 17%, respectivamente. Dos três, Belivaldo foi o único que cresceu de agosto pra cá. No mês passado, ele aparecia na consulta do Ibope com 12%, enquanto Vavazinho tinha 23% e o tucano os mesmos 17% d’agora. Portanto, dizer quem vai para o 2º turno é tão improvável quanto atirar no escuro, pois os votos brancos, nulos e indecisos ainda somam 32%, percentual suficiente para catapultar ou desidratar uma candidatura. Diante de cenário tão indefinido, aconselha-se aos apostadores muita calma nessa hora.

Perfil da pesquisa

Registrada no TRE com o número SE-09362/2018, a pesquisa ouviu 812 eleitores, no período de 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo a consulta do Ibope, Valadares Filho tem 21%, Belivaldo Chagas 20%, Eduardo Amorim 17%, Dr. Emerson 3%, Mendonça Prado 2%, João Tarantella 2%, Márcio Souza 1%, Milton Andrade 1%, Gilvani Santos 1%. Os indecisos são 9% e os votos brancos somam 23%.

Tempo recuperado

E o deputado federal João Daniel (PT) terá de volta o tempo que lhe foi tirado na propaganda eleitoral no rádio e na TV. Segundo a executiva do partido, o parlamentar petista terá direito a mais 22 inserções. A decisão foi tomada após João Daniel ter denunciado que o também candidato a deputado federal Márcio Macedo (PT) teria usado parte do seu tempo no rádio e na TV. Aff Maria!

Prefixo sexagenário

A vereadora e radialista Emília Corrêa (Patriota) lembrou os 60 anos da Rádio Jornal/AM. A emissora foi inaugurada em 17 de setembro de 1958, tendo as primeiras transmissões sido feitas em uma casa da zona norte de Aracaju. Pertencente à família do ex-governador João Alves Filho (DEM) desde os anos 80, a emissora acaba de ser vendida ao empresário José Arinaldo, também dono da rádio Educadora/FM, de Frei Paulo.

De olho nos votos

O ainda candidato a deputado federal Manoel Sukita (PTC) está de olho em 85 preciosos votos. Condenado a mais de 13 anos de cadeia e preso na penitenciária de Glória, Sukita tenta conquistar a simpatia dos 85 detentos provisórios com direito a voto. Estes prováveis eleitores do candidato recluso estão nos presídios de Areia Branca e Glória. Marminino!

Memória curta

O candidato ao Senado, pastor Heleno Silva (PRB), reagiu à acusação feita por Jackson Barreto (MDB) de ter apoiado o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Em resposta ao hoje adversário político, o evangélico disse que JB foi o pior governador da história de Sergipe. Ué, será que Heleno já esqueceu que participou ativamente do governo de Jackson? Misericórdia!

Chamando à luta

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) usou as redes sociais para estimular os apoiadores da candidatura do filhão ao governo estadual: “Peço-lhes encarar as eleições com o mesmo otimismo e a mesma coragem e firmeza de quando iniciamos a nossa caminhada”. Vavá se diz confiante na vitória, “mas para tê-la em nossas mãos e derrubarmos um sistema envelhecido” é preciso muito trabalho. Então, tá!

Grana de volta

Todos os candidatos julgados inelegíveis pela Justiça Eleitoral terão de devolver os recursos públicos usados na campanha eleitoral. A expectativa é que os candidatos inaptos devolvam espontaneamente os recursos, porém se não o fizerem serão denunciados pelo Ministério Público Eleitoral. A cobrança do ressarcimento ocorrerá durante o julgamento das prestações de contas. Danou-se!

Novo nome

Antes batizado de prefeito Wellington Paixão, o plenário da Câmara de Aracaju agora se chama Vereador Abrahão Crispim. A mudança visou respeitar decisão judicial que proíbe colocar nomes de pessoas vivas em prédios e espaços públicos. Falecido no ano passado, o odontólogo Abrahão era natural de Itabaiana e foi presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe. Homenagem merecida!

Paulo Freire vive

Uma Audiência Pública lembra, nesta sexta-feira, os 50 anos do livro “Pedagogia do Oprimido”, do filosofo Paulo Freire. Esta obra do educador pernambucano propõe a educação como prática de liberdade e emancipação. Organizado pela deputada estadual Ana Lúcia (PT), o evento acontecerá na Escola do Legislativo, centro de Aracaju. Serão palestrantes os professores da Unicamp, João Wanderley Geraldi e Corinta Maria Grisalha Geraldi. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Diário de Sergipe, em 19 de setembro de 1958

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais