Do bem do Alcaide, do mal da Al Qaeda

Foi-se o tempo em que os grupos políticos no município de Lagarto se dividiam em Bole-Bole (Ribeiro) e Saramandaia (Reis). Agora são Al Qaeda e Talibã (e não são mais os mesmos grupos).

Claro que não há nenhum grupo terrorista no município, mas já causou confusão na cabeça confusa do povo. Estas informações cruzadas com o noticiário internacional, quando Bin Laden foi assassinado na operação norte-americana, fez gente imaginar que algum grupo daquele município estava envolvido.

O engraçado mesmo é a origem disto tudo. Começou quando o ex-prefeito e radialista Cabo Zé passou a chamar o prefeito Valmir da Madeireira, de alcaide.

Dentre os sinônimos no dicionário Português o alcaide: é autoridade local. Mas o prefeito nunca gostou da palavra usada por Cabo Zé, seu adversário político de hoje, e não é porque se procurar direitinho no dicionário, sinônimos para a palavra alcaide também encontra – Objeto velho, fora de moda, imprestável; mercadoria encalhada por falta de comprador; cavalo ruim (RS); pessoa feia, dentre outros-, mas porque ele pensava que o ex-prefeito o acusava de terrorista.

Lagarto é assim. Por mais que o município se desenvolva, como o Campis da UFS da área de saúde, de um grande shopping que começará a ser construído e de ser o berço do grupo Maratá, de nada adianta. A política de lá parece que continuará por muitos anos tendo como alicerce as acusações entre os políticos de plantão.

Emoção
O velório e o enterro ontem, 1º, do ex-governador Seixas Dória foram marcados por muitas emoções. Seixas virou uma inteligente unanimidade. Até o tempo se curvou ontem em Aracaju para o ex-governador: passou boa parte do dia nublado e com chuvas esporádicas em vários locais. O sol teve vergonha de aparecer diante de uma figura que resplandeceu sua coragem, seu vigor e sua esperança para todo o país. Foi-se o Peregrino da Esperança, mas ficou o caminho construído por ele, com uma base sólida para quem acredita num mundo melhor.

Brasília
No livro que conta a biografia de José Sarney, o ex-governador Seixas Dória é citado em vários momentos. Num deles é lembrado que ele e Sarney eram da UDN em 1959 quando o partido ficou contra a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília. Os dois foram de encontro a decisão da UDN e apoiaram a mudança.

Segurança

Sem sombra de dúvidas o maior problema do governo do estado é a segurança pública, aliás, a falta de segurança pública. Os diversos motivos este jornalista já divulgou neste espaço uma, duas, infinitas vezes, sendo que a mais grave de todas é, sem dúvida, a falta de efetivos policiais, civis e militares, para dar garantias mínimas a sociedade sergipana.

Mais um PM à disposição. Subtenente foi para Prefeitura de Dores
Não é que no boletim da PM de ontem o Governo do Estado, através da Seplag,colocou mais um policial militar a disposição de uma prefeitura do interior, ou seja, retirou do (tão defasado) policiamento ostensivo. O que a sociedade pode pensar do governo do Estado com ações desta natureza: todo mês coloca retira do policiamento ostensivo mais PM`s. Ontem foi um Subtenente que foi colocado a disposição da Prefeitura de Dores

Professores contestam Prova Final do Sintese
Matéria publicada no jornal semanário Cinform desta semana mostra que a “Prova Final” realizada pelo Sintese no município de Itabi (para avaliar prefeitos e o governador) pode ser refeita. Na avaliação Itabi ficou com a pior nota do Estado: 0,1.Segundo a matéria um grupo de 18 dos 34 membros do Sindicato contestou a nota. O professor Edivan Nunes dos Santos diz na matériia que o resultado pode ter sido manipulado. Segundo a matéria a acusação pode recair sobre o representante do Sintese em Itabi, o professor Cleverton Aragão que negou qualquer tipo de manobra. A acusação é porque ele tem desavença com o prefeito Rubens Melo, do PSD.

Urna não foi aberta. Nova avaliação
Depois da matéria aconteceu uma reunião onde alguns desejavam que a urna fosse aberta para comprovar se o resultado foi manipulado ou não. A maioria não aceitou, mas  será realizada uma nova avaliação sem data marcada.

Direção do Sintese não teve conhecimento
Pelo que o blog investigou (mesmo tendo divergências com a direção do Sintese) faz uma justiça: se a manipulação aconteceu mesmo a direção não fez parte.  Agora a abertura da urna seria importante porque se a manipulação fosse comprovada seriam necessárias providencias, até mesmo para preservar a imagem do sindicato no município. A nova avaliação não vai tirar a “pulga atrás da orelha” de quem acusa o professor Cleverton de manobra.

Reflexão: Quem levaria para comandar um Exército?
E perguntaram a Confúcio quem ele levaria para comandar um exército. O Mestre respondeu:“O homem pronto a enfrentar um tigre ou um rio em fúria, sem se importar se iria morrer ou viver, seria o que eu NÃO levaria. Levaria, SIM, alguém que olhasse os problemas com a cautela devida e que preferisse o sucesso por meio de estratégia”.

“Caso” Rita Lee
Um texto didático e preciso. Para quem ainda agüentar ler algo sobre o “Caso” Rita Lee: http://www.pergunteaourso.com.br/comportamento/como-rita-lee-e-a-midia-fizeram-a-linguica-morder-o-cachorro/

Contabilidade da feira Itabaiana: MP de olho
O blog foi informado que alguns feirantes pediram ao Ministério Público Estadual que normatize o pagamento das bancas na feira de Itabaiana. Itabaiana tem uma das maiores feiras do interior, principalmente na quarta-feira e na sexta-feira.

Transparente
Segundo um feirante o pagamento é feito em dinheiro vivo. O correto é que ao invés de um recibo feito na hora, o fiscal dê um boleto bancário para o feirante, principalmente agora que o ponto Banese tem em todos os locais. É mais prático, seguro e transparente.

Quadriciclos nas areias das praias de Aracaju
Ontem, 31, o blog publicou uma foto mostrando uma criança dirigindo um quadriciclo na praia do Refúgio em Aracaju. Um outro leitor reclamou da quantidade de quadriciclos na praia do Viral, onde crianças dirigem no meio das pessoas.  Hoje o blog publica um vídeo mostrando um quadriciclo em alta velocidade na praia do Refúgio em frente ao bar de nome “Meu Bar”, após o Parati.

Responsabilidade da CPRv
E quem deve fiscalizar? Segundo a SMTT a competência é da Companhia Rodoviária Estadual (CPRv). O certo que se não tomarem providências urgentes um acidente grave vai ocorrer a qualquer momento.

PMA anuncia segunda edição do Caju na  Rua
O prefeito Edvaldo Nogueira anuncia na manhã desta sexta-feira a segunda edição do projeto Caju na Rua. Idealizado pelo artista visual Fábio Sampaio, com patrocínio exclusivo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), o projeto de intervenção urbana alia a ousadia inerente às manifestações artísticas à exaltação da identidade sergipana.

Galeria a céu aberto
A primeira edição do Caju na Rua transformou Aracaju numa verdadeira galeria a céu aberto. Inspirado pelo Cow Parade, o projeto distribuiu 11 esculturas de uma das frutas mais caras à identidade sergipana em pontos estratégicos da capital. Através da customização das peças, os artistas que fizeram parte do projeto — Zé Fernandes, Madureira, Edidelson, Hortência Barreto, Antônio da Cruz, João Valdênio e Elias Santos, entre tantos outros – prestaram uma homenagem sincera ao aniversário de Aracaju.

Edital para quem desejar participar
Agora, a intenção é abrir edital para que todos os artistas interessados em deixar o seu traço na escultura possam concorrer em pé de igualdade com os seus colegas. Este ano, dez esculturas serão distribuídas nas seguintes localidades:Orla Por do Sol, Rótula do Mosqueiro; Orla da Aruana, nos módulos dos novos quiosques; Santos Dumont; Bugio; Terminal do Dia, próximo ao Teatro Tobias Barreto; Praça Zilda Arns, Jardins; Calçadão da João Pessoa e Praça da Juventude. Maiores informações a respeito do Caju na Rua podem ser adquiridas junto ao artista e idealizador do projeto Fábio Samapaio (8802 3519) ou Agência Voz (3211 5959).

De olho no entulho
Através da Lei 4.049/2011, de autoria dos vereadores Nitinho (DEM) e Simone Gois (PT), fica determinado a regulamentação dos serviços de coleta de entulho no município de Aracaju. De acordo com a propositura, a remoção do entulho, terras e sobras de material de construção proveniente de construções, reformas e outras obras deve ficar sob responsabilidade do proprietário do imóvel, sendo que este material deve ser levado para um local pré-determinado ou retirada por uma empresa especializada, cadastradas e autorizadas pelo município.

Pela cultura
Projetos de Lei nas áreas de saúde, educação, esporte, transporte público cultura e lazer foram analisados pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju durante todo o ano de 2011. Focando nas proposituras que valorizam a cultura aracajuana, mais de dez foram aprovadas. Dentre elas reconhecimento de utilidade pública de algumas entidades culturais, criação de datas comemorativas e valorização de festas locais.

Eleições Unimed
A eleição da Unimed está marcada para o dia 06 de Março.São dois os candidatos: Dra. Denise Tavares –Cirurgiã Pediátrica (atual Diretora) e  Dr. Lúcio Prado Dias,Médico Clínico e Médico do Trabalho ( ex-Diretor da Unimed e da Somese).

Transmissão
Na manhã  de ontem, 1º, após 11 meses de gestão, a conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d'Ávila transmitiu o cargo para o então vice-presidente, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza. O ato ocorreu no auditório da Corte de Contas, que acaba de ser reformado e foi reinaugurado justamente durante a solenidade. A transmissão do cargo de presidente ocorreu em função da aposentadoria compulsória da conselheira, que completa 70 anos no próximo dia 03.

Agradecimento
Ao discursar a conselheira agradeceu a todos que estiveram ao seu lado buscando construir um Estado mais justo e com menos diferenças. “Nesta altura da longa caminhada, quando olho para trás e analiso as minhas ações e atitudes, tenho a consciência tranquila de que servi ao meu Estado com honradez, seriedade e devoção. Nunca, em qualquer dos vários cargos que ocupei, deixei de dar exemplo como servidora que cumpre horário, trabalhei com dedicação e esmero”, disse

Nova gestão
De acordo com o conselheiro Carlos Alberto, sua gestão será marcada pelo aperfeiçoamento das ações em andamento, além da implementação de novas melhorias. "Vamos aprimorar a execução dos serviços do Tribunal na área da fiscalização e no relacionamento com seus jurisdicionados, buscando cada vez mais aproximar as questões das soluções", destacou o conselheiro, que no momento assume de forma interina, mas no Pleno de hoje, 02, conforme prevê o critério de rodízio adotado pelo órgão, será eleito para comandar o órgão no biênio 2012/2013.

CUT realiza ato e cobra punição dos envolvidos na “Navalha”
A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) deu o seu recado na manhã desta quarta-feira, 01 de fevereiro, durante a solenidade de transmissão do cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) da conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d'Ávila para o atual vice-presidente, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza. Em frente à TCE, a entidade sindical compromissa com a sociedade e com a luta da classe trabalhadora solicitava apuração e punição exemplar dos envolvidos na Operação Navalha, a quase 5 anos atrás.

Operação não pode ser esquecida
"Hoje, várias personalidades da política e da sociedade sergipana estão presentes para parabenizar a conselheira Isabel Nabuco por sua aposentadoria compulsória. E a CUT/SE está realizando esse protesto para que a população não se deixe esquecer da Operação Navalha, que está a quase 5 anos sem conclusão e sem punição da Justiça”, Roberto Silva, dirigente da CUT.O dirigente observa ainda que a população precisa ficar atenta e em alerta, pois "políticos" que outrora estavam envolvidos com esquemas de corrupção, esperam que esses casos sejam esquecidos para depois voltar à vida política como "o novo", "a alternativa".

Dia de Nossa Senhora da Guia
Hoje, 2, é comemorado o dia da Nossa Senhora da Guia em Umbaúba. O município, distante 98 quilômetros da capital sergipana, estará em festa com comemorações alusivas à santa, que é padroeira da cidade. As atividades começarão cedo, às 5h30min, com alvorada festiva. A tradicional procissão com a imagem da santa e de outros padroeiros, passando por várias ruas da cidade, acontece no fim da tarde.

Programação extensa
Com o tema "A Família: o Trabalho e a Festa", o município dispõe de uma extensa programação religiosa desde o último dia 22 de janeiro. As festividades incluem missas de louvor na Igreja Matriz do município, que também leva o nome da Santa. Diversos temas vêm sendo tratados ao longo dos dez dias de celebração religiosa, abordando assuntos relacionados à família. Quem presta homenagem à padroeira nesta quarta-feira, 1º, é a banda Anjos de Resgate, um dos maiores fenômenos da música católica do Brasil. O grupo fará um show para a população, às 19h, na praça de eventos.

Malhador: calçamento recuperado
Funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) de Malhador realizam a recuperação do calçamento na Rua Vereador José Vieira de Jesus no centro da cidade com a finalidade de melhorar o escoamento das águas e eliminar o problema da formação de poças d'águas.A reforma faz parte do cronograma estabelecido pela secretaria de recuperar a pavimentação de pedra granítica nos locais, onde apresenta problemas com buracos e poças d'águas nas ruas.

Museu de Arte Sacra de São Cristóvão
A direção do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão administrada pela Arquidiocese de Aracaju anuncia para toda sociedade sergipana e os trades turísticos os dias de funcionamento em horário especial, assim como os dias Santos e feriados, o estabelecimento cultural ficará fechado. O Museu estará funcionando normalmente de Terça a Domingo no horário das 10 às 15h45min., localizado na Praça de São Francisco no Centro Histórico da cidade de São Cristóvão.

Dias que o Museu estará fechado
Segue o calendário do ano 2012: Fevereiro – 18 a 22/02, Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, fechado; Março – 04/03, Festa de N. Sr° dos Passos horário especial das 10 às 13h; Abril – 05 e 06/04, Quinta-feira Maior e Sexta-feira da Paixão, fechado; Maio – 01/05, Dia do Trabalhador, fechado; Junho – 07/06, Corpus Christi, fechado; 23/06, Véspera de São João horário especial das 10 às 13h e 24/06, Dia de São João, fechado; 28/06, Véspera de São Pedro horário especial das 10 às 13h e 29/06, Dia de São Pedro, fechado; Setembro – 07/07, Dia da Independência do Brasil, fechado; 09/07, Procissão da Padroeira da cidade de São Cristóvão – N. Srª da Vitória, fechado; Outubro – 07/10, Eleição Municipal, fechado; 12/10, Dia de Nossa Senhora Aparecida, fechado; 28/10, Dia do Servidor Público horário especial das 10 às 13h; Novembro – 02/11, Dia de Finado, fechado; 15/11, Dia da Proclamação da República, fechado e Dezembro – 25/12, Natal, fechado.

Piso especial para jogo do Brasil I
O Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, terá um piso especial para a grande partida entre a Seleção Brasileira de Futsal e Seleção Sergipana que acontecerá no dia 11, às 20 horas. A solicitação foi feita pelo presidente da Federação Sergipana de Futsal (FSFS), Manuel Cruz, ao secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, que prontamente atendeu ao pedido.

Piso especial para jogo do Brasil II
Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Renan Tavares, a aquisição do piso teve a intervenção da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). "O presidente da CBHb, Manoel Luiz, intermediou a solicitação ao Comitê Olímpico Brasileiro, que confirmou a instalação para esse jogo", disse. O confronto  vai contar com grandes estrelas como Falcão – eleito pela FIFA por dois anos consecutivos o melhor do mundo e Schumacher, melhor fixo da Copa do Mundo de Futsal, realizada no Brasil em 2008, além de outros destaques que irão brilhar no solo sergipano. A convocação da Seleção Sergipana será anunciada nesta sexta-feira, 4.

EI deve declarar rendimentos à Receita I
Todos os empreendedores individuais (EI) formalizados nos últimos dois anos têm até o dia 31 de maio para prestar contas de seus rendimentos junto à Receita Federal. Aqueles que ainda não realizaram o procedimento podem contar gratuitamente com o auxílio do Sebrae. Para ter acesso ao serviço, basta comparecer à sede da entidade, localizada na avenida Tancredo Neves n° 5.500, das 8hs às 12h e das 14h às 18h.

EI deve declarar rendimentos à Receita II
Ao efetuar a declaração é preciso informar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), os rendimentos auferidos em 2011 e a existência ou não de empregado.  É importante ressaltar que a receita bruta dos EI não pode ultrapassar os R$ 36 mil nos 12 meses, observando a proporcionalidade dos meses decorridos após a formalização.

 PMN realizará Encontro
Amanhã, sexta, as 14h no CIC, o Partido da Mobilização Nacional, PMN, estará reunido para analisar o  cenário eleitoral deste ano, cuja pauta principal será as Eleições Municipais deste ano.Como o Partido está sob nova direção, existe uma grande expectativa por parte dos dirigentes municipais com referência a supostos acordos e prévias alianças que venha a ser costuradas nos municípios.

Projetos
Para Antonio Luiz, Presidente Estadual opartido deve privilegiar seus filiados, promovendo projetos eleitorais em favor das comunidades. “Partiremos  dessa afirmação para analisarmos as situações locais. Não tenho conhecimento de entendimento prévio com outras agremiações partidárias, pelo contrário, penso em uma reformulação administrativa no Partido para fortalecê-lo internamente, por isso estamos convidando todos os filiados a comparecerem ao Evento", acrescentou Antonio.

TRE-SE confirma condenação de onze pessoas por compra de votos e fraude
O Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe, em sessão de 30 de janeiro, manteve a condenação de 11 pessoas por crimes eleitorais na eleição municipal de 2004, em Nossa Senhora do Socorro. Sandra Mônica Teixeira, candidata a vereadora e posteriormente eleita, o seu marido Eduardo Groeschel de Gusmão e mais 9 pessoas identificadas como cabos eleitorais foram condenados por fraudes na inscrição e transferência de eleitores (crime do art. 290 do Código Eleitoral) e por crimes de compra de votos (art. 299 do Código Eleitoral). A sentença foi prolatada pela juíza Gardênia Carmelo Prado, na época titular da 34ª Zona Eleitoral.

Denúncia
De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), assinada pelo promotor Luis Fausto Dias de Valois Santos, os acusados Sandra Teixeira e Eduardo Gusmão reuniram líderes de comunidades de Nossa Senhora do Socorro para cooptar eleitores e realizar a transferência fraudulenta de domicílio eleitoral de Aracaju para aquele município. Além disso, houve compra de voto com a promessa de emprego, distribuição de material de construção, disponibilização de tratamento médico e cirurgias de laqueadura, pagamento de faturas de energia elétrica e água e através de pagamento de valores em espécie de R$ 30.

Aumento da pena
Na decisão, o TRE acolheu parcialmente o recurso interposto pelo promotor eleitoral Sandro Luiz da Costa, para

Clique na imagem para ampliar.

aumentar as penas de parte dos envolvidos, posição que foi defendida no Tribunal em pareceres dos procuradores regionais eleitorais Eduardo Botão Pelella e Ruy Nestor Bastos Mello.O voto da relatora, a desembargadora Marilza Maynard Salgado de Carvalho, com algumas modificações efetivadas pelo juiz federal Ronivon de Aragão, foi seguido por unanimidade pelos juízes do TRE-SE. As penas dos condenados foram fixadas da forma que está no quadro ao lado.

Penas privativas
No acórdão do TRE-SE, constou também a substituição das penas privativas de liberdade inferiores a 4 (quatro) anos por penas restritivas de direito, a serem definidas na fase da execução penal. Quanto às condenações superiores a 4 anos, foi fixado o regime semi-aberto para início de cumprimento da pena e os condenados foram mantidos em liberdade até o trânsito em julgado do acórdão.

Recursos
Após publicação do acórdão, os acusados poderão interpor recurso para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. O MPE também avaliará se recorrerá da decisão, principalmente sobre o entendimento do tribunal de não configuração do crime de quadrilha, pela não decretação da perda do cargo de Eduardo Groeschel, que é auditor da Receita Federal, e com relação ao montante de algumas das penas fixadas.

Apadrinhamento I
A Cosil acaba de renovar sua participação no 'Programa de Apadrinhamento Ser Humano', desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe. A construtora confirmou o apadrinhamento da adolescente Michele Costa da Silva e ficará responsável pelas despesas escolares da menina durante todo o ano de 2012.

Apadrinhamento II
Em 2011, a Cosil iniciou a participação apadrinhando três adolescentes, pagando escola e dando todo apoio necessário aos estudos. Ao longo do ano duas das meninas desistiram e somente Michele, que tem 15 anos, continuou no programa. "Acreditamos no potencial dela e reconhecemos sua dedicação aos estudos. Nada mais justo do que renovar esse incentivo", diz a coordenadora de Marketing da empresa, Fernanda Lima.

Produto que marca I
Com o intuito de levar qualidade e conforto para todos os perfis de público, a Jotanunes Construtora inova e implanta o “marca-produto” em Sergipe. Desde 2009 no mercado, o conceito possui três linhas de comercialização de empreendimentos (Mais Viver,Vida Bela e Art Residence) e já foi muito bem adotado pelos clientes. Segundo a coordenadora de Vendas da empresa, Janaynna Ferraz, “através desse conceito o cliente já sabe qual o  produto irá interessar, pois já conhece suas características, como tamanho, preço médio e diferenciais existentes no empreendimento”. Uma forma mais simples e completa de segmentar os empreendimentos, sem perder a identidade da Construtora.

Produto que marca II
Desde o nascimento desta forma de atuação, a Jotanunes já lançou dez empreendimentos da linha Mais viver, entregando dois (Juazeiro e Alagoinhas), e com entrega ainda em 2012 de mais quatro. Na linha Vida Bela, já são quatro empreendimentos lançados, tendo sido um entregue (Lauro de Freitas), e este ano, mais uma entrega será realizada. Por fim, a linha Art Residence, as obras de arte da Construtora, já tiveram dois lançamentos (o Poema e o Marinas), e estão sendo estudados projetos de novos empreendimentos desta linha nas outras regiões que atua.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jose_simao  Já imaginou a Rita Lee e a Heloisa Helena juntas na delegacia em Aracaju? Rita: "Eu bato no delegado". E a Heloisa Helena: "Não, EUUU bato"!

www.twitter.com/LeonardoMoura84  Se as pessoas que me atacam representam a esquerda sergipana, é sinal que esta vai mal das pernas.

www.twitter.com/cezar_britto  As aulas voltaram e, com elas, as caminhadas em companhia dos pássaros. Assim o dia começa em canto e encanto.

www.twitter.com/ojoaoaugusto  Há momentos na vida que prevalece o dito popular, em boca calada não entra mosquito! Julgado e condenado via ondas do rádio e do twitter!kkk

www.twitter.com/rosangeladoria  Lamentável que a vida de um casal ganhe as páginas policiais! As pessoas perderam noção de respeito, liberdade e amor próprio!

www.twitter.com/depvenancio  E só falar dos CC que tem gente que fica logo aperreado,medo de perder a mamatinha.

www.twitter.com/diegodacosta  eleição é um processo. Este processo deve ser conduzido pelos líderes para apresentar o seu "melhor" cenário no futuro. É o que penso!

www.twitter.com/GracceMelo  Sei de coisas que dariam ótimas respostas às agressões vindas de uma certa categoria profissional organizada. Pena não poder usar…

DO LEITOR

Seixas Dória: o Brasil perdeu o último grande Nacionalista
Do leitor Joseilton Nery Rocha: “Com imenso pesar, somente na manhã desta quarta, tomei conhecimento do falecimento de João de Seixas Dória, ex-governador de Sergipe. Como propriaense, não poderia furtar-me de um manifesto público para saudar o ilustre conterrâneo.

Certa feita, num encontro casual na UFS, numa solenidade, o cumprimentei com as seguintes palavras: – Me sinto orgulhoso em tê-lo como conterrâneo, eterno governador. O senhor é uma referência para todos nós. Ele então respondeu: – Muito obrigado. Mas me diga uma coisa: você é propriaense ou buraqueiro? Sabe porque eu lhe pergunto? Então eu respondi – Sou purupiauense. Entendi sua pergunta. O senhor é natural de Propriá, fez as primeiras letras com D. Rosinha, conheço seus familiares na antiga Rua de Vitória, mas seus ascendentes são de Porto da Folha e lá seus pais possuiam uma propriedade, onde também o senhor conviveu. E Seixas Dória concluiu: – Rapaz, você conhece minhas origens. Assim, pessoalmente, uma figura simples, acolhedora e cativante.

Creio que é um dever de todos os sergipanos conhecer sua história e a dos seus grandes ícones. Homens que realizaram feitos e deixaram marcas. Seixas Dória é um deles. Patriota, na essência. Nacionalista, não por demagogia, nem por conveniência política. Porém, por um ideal: a construção de uma nação forte e soberana, a defesa das nossas riquezas. Destemido. Não se curvou diante dos opressores, durante o regime militar, na defesa dos seus ideais. Preferiu a privação da liberdade ao conforto de um palácio e a ostentação do poder. Por um país democrático e seu povo livre para se expressar em relação à ideologia política e de crença. Mesmo quando atuou em partidos e governos ungidos de setores que apoiaram o regime militar, o fez com retidão e buscou sempre o diálogo. Nada de rancor ou mágoa ao aceitar os novos desafios.

Descansa em paz, Seixas Dória. A minha eterna gratidão.

Sei que devemos sempre homenagear em vida, a quem merece respeito e gratidão do povo. Não sei o quanto, mas Seixas Dória recebeu várias homenagens. Todavia, para que seu nome se eternize na memória dos sergipanos e dos mais novos, sugiro ao Governo de Sergipe (por tratar-se de via intermunicipal, sob execução da esfera estadual), a indicação do seu nome para a nova avenida de entrada/saída de Aracaju, que liga a Santa Gleide à BR-101/235 e vice-versa.

À Dra. Luiza Dória, colega de trabalho na UFS, e aos demais familiares, meus votos de condolências”.

ARTIGO

Pra que serve a arte?  Gustavo Costa*

    Para responder a essa questão não vamos recorrer à velha tentativa de elucidar o conceito do que seja arte. Diversos teóricos, ao longo de muitas décadas e através de muita dedicação e estudo árduo, tentaram em vão encontrar uma definição perfeita. O que nenhum discorda, porém, é do poder que a arte possui de expressar e mexer com as mais diversas e profundas emoções escondidas no âmago de cada um de nós.
    No entanto, esses sentimentos não são (e não devem ser) somente os mais amáveis e belos retratos da vida doce e romântica permeadas de moral e bons costumes. A arte vem do mundo, e o mundo também é feito do bizarro, do grotesco e do subversivo. Por isso, o insulto, a extravagância e a violência também fazem parte do objeto artístico. Chocar a opinião pública é uma forma de cumprir uma das tarefas essenciais da arte, a de agitar os reflexos do futuro.
    Quando Rita Lee subiu aos palcos na noite de sábado da praia da Atalaia Nova, convidou a todos para uma noite de "loucura". O anunciado aparentemente passou despercebido dos aproximadamente 20 mil expectadores que aguardavam o show da roqueira sexagenária, mas logo foi compreendido quando o empurra-empurra entre o público e os policiais militares gerou a "onda" de insultos e gestos obscenos por parte da cantora, que acabou indo parar na delegacia por causa do incidente.
    Na semana seguinte, jornais do Brasil inteiro publicavam minuto a minuto os desenlaces deste imbróglio. As opiniões, as mais divergentes possíveis, suscitaram longos debates que não chegaram a lugar nenhum nas redes sociais. Uns defendem, outros atacam, mas o que pouca gente pensou é que Rita Lee Jones Carvalho, avó aos 67 anos, anunciou há seis anos que largou as drogas e virou careta. A Rita Lee dos palcos, no entanto, aquela que há quase 50 anos de carreira conquista multidões de fãs, esta não envelhece, esta não "encareta", e é isso que a torna a "Rainha do Rock Nacional".
    Isto acontece porque o artista, no palco ou em qualquer momento de expressão de sua arte, não envelhece. Devido ao poder que a arte possui de sempre se renovar (ainda que pareça sempre a mesma). Nos palcos, nas telas, nos livros, o artista tem o seu próprio tempo, suas próprias leis, e para ser bem sincero, não precisa ser levado tão a sério assim. Até porque, o artista nunca foi, e nunca será "exemplo" para ninguém. Seu papel é provocar, incitar e mexer com nossos sentidos. Deixar a arte cumprir o seu papel transformador requer estar aberto à interação entre o artista, a obra e o espectador, quaisquer que sejam as emoções por ela provocadas.
    Caso a Sra. Lee estivesse numa situação comum do dia-a-dia, no supermercado ou na fila do banco, com certeza seus xingamentos mereceriam os tratamentos legais adequados. Mas exercendo sua arte, os "exageros" artísticos podem ser encarados como uma… performance. Faz parte do show.

*Graduando em Jornalismo e amante inveterado de todas as formas de arte.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." (Magalhães Pinto)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais