Do desabafo de Belivaldo,da “mea culpa” e o sintoma de fim de governo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em entrevista à radialista Magna Santana, na FAN FM, o governador Belivaldo Chagas desabafou sobre os correligionários que estão abandonando o governo. “As pessoas convivem com o governo até o minuto final e depois abandonam,” disse Belivaldo que também analisou o caso do ex-deputado Ivan Leite, do PRB, que tem jurado fidelidade a ele, mas pode ser o candidato a vice de Amorim, num furo dado pelo FaxAju, do jornalista Brayner.

O problema é velho. Belivaldo precisa entender que a debandada é fruto do governo que ele herdou de Jackson e não conseguiu forças para mudar.Não é só Heleno e a turma do PRB, tem também Gustinho Ribeiro, Fábio Henrique, muito antes Mendonça Prado e outros que sairão nos próximos dias.

A causa começou no governo Jackson

E tudo começou lá atrás quando, com a conivência do vice-governador, o ex-governador Jackson Barreto, que hoje postula uma vaga no Senado Federal e enfrenta índices altíssimos de rejeição, começou a se utilizar dos cargos comissionados para atrair os mais variados tipos de lideranças políticas em favor do projeto governista. Naquele momento não importava qual a tendência ou o pensamento de Chico ou Francisco, a ordem era utilizar a estrutura do governo para esvaziar a oposição. Situação que era comemorada pelos aliados do governo.

Assessores e auxiliares faziam zombaria nas redes sociais, enquanto líderes da oposição alertavam que o governo não iria conseguir com tal gesto comprar a mente do povo sergipano.

Por conta da farra com a distribuição de cargos, o Estado sofreu um agravamento nas suas finanças, contribuindo para o cambaleante quadro de atraso e parcelamento no pagamento dos salários dos servidores do Estado, além de tratamento desumano aos aposentados e pensionistas. Sem contar no atraso no pagamento de fornecedores, permitindo a descontinuidade na prestação de serviços e atraso na execução de várias obras. No bojo desse quadro algumas desistências poderão ocorrer.

Hoje, o que existe é um governo esfacelado, com as contas públicas deficitárias e sendo utilizado para potencializar a campanha de um candidato sem carisma e sem projeto que possa oferecer ao povo sergipano a esperança de que faça algo diferente do que fez o seu aliado Jackson Barreto.

Por isso, além da deserção de alguns partidos, Belivaldo enfrenta o quadro de uma aliança complicada com o PT, na qual apenas a cúpula do partido se mostra contemplada, e vai enfrentar o problema na definição das coligações.

A verdade é que num balaio de gatos não se pode querer contemplar todos os interesses. Agora mesmo o PCdoB e o Podemos não querem participar do chapão para não sacrificar seus quadros. No chapão, professor Bitencourt e Zezinho Sobral não terão nenhuma chance de eleição para a Alese.

E toda essa debandada de alguns partidos por completo do barco do governo pode criar o último dos complicadores e o único que faltava para que a candidatura à reeleição de Belivaldo Chagas possa ser considerada plenamente inviabilizada.

Ivan aceitou a candidatura a vice-governador E ontem, 31, no início da noite, o jornalista Brayner informou que o ex-deputado Ivan Leite aceitou ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Amorim. Ivan é mais um que deixa o barco do governo.

Revista IstoÉ cita Belivaldo Chagas como governador do PSD que apoiará Alckmin

Revista erra ao citar Belivaldo como governador do PSD que apoia Alckmin A revista semanal IstoÉ errou feio esta semana numa matéria sobre “O momento Alckmin” por conta da construção de uma grande aliança com o apoio do centrão. Numa das páginas, a revista divulgou os nomes dos apoiadores do que chamou “Um exército em campanha” e entre os governadores do PSD (que apoiará Alckmin) Robinson Faria, do Rio Grande do Norte, e Belivaldo Chagas, de Sergipe. Esqueceram de avisa que em Sergipe o PSD está com o MDB e o PT e vai apoiar o candidato do PT, seja Lula ou outro.

Areia Branca: prefeito Alan Adrelino sofre nova derrota na Justiça eleitoral. Parecer do MPE é contra embargos e pede condenação E ontem, 31, foi publicado o parecer do MPE sobre os embargos declaratórios (recurso eleitoral 461-69) impetrados pelo prefeito de Areia Branca, Alan Adrelino (e o vice, José Francisco das Chagas Filho), contra a condenação sob a acusação de compra de votos. No parecer foi pedido que “sejam reconhecidos e desprovidos os presentes embargos”, bem como pede o afastamento do prefeito e do vice.


Em Socorro, evento de aliado cita presenças apenas de Belivaldo e Jackson.

Em Socorro, evento de aliado cita presenças apenas de Belivaldo e Jackson O print é do evento organizado pelo vice-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Betinho, que será realizado no próximo sábado, dia 04. Batizado de  “Grande Encontro da Juventude de Socorro”, o convite cita a presença dos pré-candidatos Belivaldo Chagas e Jackson Barreto. E não consta presença de Rogério Carvalho. Depois dizem que a culpa é da imprensa, mas a impressão de todos é que a aliança está ruindo…

Suplente de Heleno Embora o silêncio sepulcral permaneça, o movimento para retirar o primeiro suplente do candidato ao Senado Heleno Silva continua entre lideranças do próprio agrupamento. O nome indicado pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, do ex-secretário Adailson, melhorou a performance de Heleno no município. E o desespero tomou conta do próprio aliado.

O dilema de Edvaldo O comportamento de Edvaldo Nogueira, PCdoB, sempre foi discutido. Dizem que quando está fora do poder é um poço de candura e quando investido de cargo público se transforma em caldeirão de fervura. Tem até um famoso episódio em que deu um demorado chá de cadeira em Jackson Barreto. Mágoas a parte, muita gente se aproxima de Edvaldo por comandar o maior colégio eleitoral de Sergipe.

O dilema de Edvaldo II O comunista até o momento não se envolveu, pelo menos publicamente, em atos políticos: ignorou a passagem de Lula em Sergipe, tem evitado falar em apoios e tem uma sintonia muito amigável com André Moura, líder de Michel Temer no Congresso Nacional, como ele mesmo faz questão de informar.

O dilema de Edvaldo III O prazo de definições se aproxima e muitos aguardam o veredicto do prefeito de Aracaju: se rifa seu mais noVo “best friend” André Moura e fecha com Jackson e Rogério, ou, por gratidão, abraça a candidatura ao Senado de Moura e, neste caso, pretere JB ou Rogério. Até porque no Maranhão, estado governado por Flávio Dino (mesmo partido de Nogueira), o correligionário tem um leque de alianças de cerca de 15 partidos que abarca até o Democratas. Portanto tudo é possível e como diria Leonel Brizola “tem gente que cacareja na esquerda, mas bota o ovo na direita”.

Governo em ação x médicos do HPM E hoje, 01, tem mais uma edição do programa governo em ação no interior, desta vez em Tomar do Geru. Entre as ações atendimentos médicos, com profissionais da Funesa e pasmem, do Hospital da Polícia Militar. Anote: o MPE vai se pronunciar por conta do desvio de função.

Defensoria Pública perde uma defensora Foi publicada no Diário Oficial de Sergipe a exoneração do cargo de defensora pública, por conta de diversas decisões judiciais, de Rivanda Carvalho Oliveira Barreto. Foi uma notícia bastante comentada no Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.Com tal exoneração, a Defensoria Pública de Sergipe reduz o seu quadro de pessoal para 93 defensores públicos.

Jackson na inauguração acompanhado de perto por Belivaldo Chagas.

MP ajuíza ação contra Jackson Barreto por farsa na inauguração do Centro de Nefrologia por NE NOTÍCIAS: “O Ministério Público Estadual ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-governador Jackson Barreto (MDB) e o ex-secretário de Saúde, Almeida Lima (MDB). A Ação Civil Pública decorre da farsa da inauguração do Centro de Nefrologia do HUSE, ocorrida em 5 de abril de 2018.”

Condenação e suspensão dos direitos políticos Na ação, o MP pede que os dois sejam condenados à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 a 5 anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de 3 anos.

Belivaldo participou e não teve coragem de fazer auditoria E o atual governador Belivaldo Chagas não só participou do evento como também não teve coragem de auditar, mesmo com todas as denúncias feitas pela imprensa e a associação de renais. Não poderia ficar conivente com uma ação que foi notícia nacionalmente e deixou os sergipanos indignados.

Gestão dos recursos O pré-candidato ao Senado, Henri Clay Andrade (PPL), voltou a criticar, mais uma vez, a forma de gestão dos recursos públicos adotada pelo governo do Estado, principalmente no tocante ao número de cargos comissionados.

Incompetência “A gestão do Estado é inoperante, incompetente. Precisamos de ideias novas, sangue novo. Se o Estado não consegue fazer o básico, serve para quê? Para ter um monte de cabide de emprego, de mamata. É o poder pelo poder. Isso precisa acabar. A gestão pública precisa ser enxugada”, disse Henri Clay em entrevista na Itabaiana FM.

Salários atrasados Ele também criticou o atraso dos salários dos servidores. “O Estado não está cuidando da sua casa. Os servidores públicos precisam ser respeitados e receber os seus salários em dia. Já há quatro anos eles passam por essa humilhação. Isso é uma falta de respeito. Como é que o Estado tem condições de ofertar um serviço público de qualidade se nem o salário ele paga em dia e de forma devida?”, questionou o pré-candidato.

Ato de democracia “Acabei por aceitar e hoje estou submetendo o meu nome, mas nesse momento tenho que chamar as pessoas a refletirem as propostas, investigar os candidatos. Temos uma imensa responsabilidade pela frente e no dia 7 de outubro vamos chancelar o futuro do país. É a hora de dar o troco e expulsar os maus políticos do poder”, finalizou Henri Clay.

Inventário Florestal Nacional em SE Na sexta-feira, 3, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizará a apresentação do primeiro Inventário Florestal Nacional em Sergipe (INF-SE), uma ação coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro, que visa à produção de informações estratégicas sobre os recursos florestais. A solenidade acontecerá a partir das 8h, no auditório da Codise, em Aracaju.

Acordo Para a realização do inventário em Sergipe, o Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, firmou acordo de cooperação com a Semarh, no qual, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh), custeou atividades necessárias para a realização do inventário no valor de R$ 1,6 milhão, ficando a cargo do Serviço Florestal a coordenação do trabalho de coleta de dados em campo, a complicação e análise dos dados e publicação dos resultados.

Diversidade Por serem provenientes de dados coletados diretamente em campo, em larga escala e de forma sistemática, as informações geradas no âmbito do IFN representam uma oportunidade de conhecimento a respeito de estoques e da diversidade dos recursos florestais e de sua importância para as comunidades rurais, orientando os governos e a sociedade no desenvolvimento e implementação de políticas de manejo e conservação das florestas.

Entidades de classe buscam melhoria da qualidade profissional Na terça-feira, 31, ocorreu na sede regional do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) em Aracaju, reunião entre os representantes do Sindicato dos Radialistas (Sterts), representante da ACDS e o diretor regional do Senac, Paulo Eirado.

Curso Na ocasião, foi pedida a abertura do curso de especialização em narração esportiva na instituição. De antemão, Paulo Eirado manifestou simpatia com a demanda e disponibilizou a equipe técnica do Senac para a realização de estudo sobre pedido da categoria. Assim como, a inclusão de solicitação na grade curricular do curso de rádio e televisão. O curso será ministrado para os profissionais em formação em rádio e televisão.

Bell e Durval dividirão o palco do Mambo Beach Bar Resgatando a sua paixão pelo carnaval fora de época, Aracaju receberá dois grandes nomes do axé music numa festa exclusiva. Em um encontro inédito, Bell Marques e Durval Lelys mostrarão que a folia momesca tem espaço garantido na cidade no dia 6 de setembro, véspera de feriado.

Bell e Durval dividirão o palco do Mambo Beach II O evento vai rolar no Mambo Beach Bar, a partir das 21 horas – abertura dos portões. O público terá duas opções de espaços para curtir a festa: pista ou camarote com área vip. O primeiro lote de ingressos está à venda até dia 6 de agosto, na Central do Ticket (RioMar Shopping). Entre no clima e garanta logo o seu porque o acesso é limitado! Mais informações através do telefone (79) 3219-2069.

NOTA PÚBLICA

A QUEM INTERESSA A FALTA DE REPASSE DOS RECURSOS FINANCEIROS AO PLANO DE SAÚDE DOS SERVIDORES DA EMDAGRO?!

A atual diretoria da ASSEM, Associação dos Servidores da EMDAGRO, está há 55 meses à frente do Plano de Saúde. A partir de dezembro de 2014 até fevereiro de 2017, totalizando 27 meses a EMDAGRO não repassou os recursos devidos para a manutenção do plano, acumulando uma dívida de R$ 2.317.926,73 neste período.

Em 2017 houve um acordo entre EMDAGRO, SINDICATO e ASSEM, com aval do CRAFI, Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal de Sergipe, ficando acertado que seriam repassados os recursos de um mês atual e de uma parcela em atraso. Esse pacto foi executado de maio até dezembro de 2017, período em que foram pagas 8 parcelas atrasadas, restando 19 parcelas. Portanto, a partir de janeiro de 2018 até a presente data, nada foi repassado pela EMDAGRO com relação às 19 (dezenove) parcelas em atraso, totalizando uma dívida com o plano de saúde no montante de R$ 1.551.740,06.

Vale ressaltar que outros planos patrocinados pelo Governo do Estado, não sofreram suspensão do repasse dos recursos, ficando evidenciada a falta de interesse da atual diretoria da EMDAGRO em garantir a continuidade do processo acordado entre as partes, comprometendo a saúde de aproximadamente 1.000 vidas.

ASSEM – Associação dos Servidores da Emdagro.

SINTER/SE – Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

São Cristóvão: oficina sobre redes sociais E amanhã, 02, o jornalista e locutor André Menezes realiza mais uma oficina de redes sociais. Desta vez é em São Cristóvão a convite da Prefeitura local. Na oficina, além de tirar várias dúvidas sobre a utilização das redes sociais, principalmente para dar divulgar um produto no sistema de maior visibilidade do mundo, os participantes conhecem as novas tendências nas redes sociais. Será a partir das 8h da manhã na Associação de Moradores do conjunto Eduardo Gomes.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Novenário em honra a co-padroeira de Maruim começa no dia 6 de agosto Os católicos do município de Maruim, na região do Vale do Cotinguiba, iniciam os preparativos para a festa em honra a co-padroeira Nossa Senhora da Boa Hora, a partir de segunda-feira (6). Com o tema: “Virgem Mãe da Boa Hora, lançai sobre nós vosso olhar, fazei de nós, sal da terra e luz do mundo”, as celebrações acontecem na igreja, que leva o mesmo nome da co-padroeira.

Missas Na primeira noite, acontece novena, às 19h, e celebração de missa, às 19h30, presidida

Igreja da Boa Hora em Maruim (foto Keiser Santos).

pelo Padre Valdes Aparecido Ferreira Lima, da Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Aracaju/SE). No domingo (12), o arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José Costa, celebra missa na Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora, às 19h30. O pároco de Maruim, Padre Rodrigo Maia, que está em Roma, na Itália, celebrará sua primeira missa após o retorno, no dia 13 de agosto, Padre Rodrigo participa de eleição da congregação ao qual faz parte.

Missas II Na última noite do novenário, dia 14, o celebrante será o vigário paroquial, o padre peruano Fredy Carlos Manchi Condor. Nesta noite, os convidados serão os colaboradores da Paróquia Senhor dos Passos, da Prefeitura Municipal de Maruim, funcionários públicos, Câmara de Vereadores e Banda Filarmônica Euterpe Maruinense.

Novenas e alvorada festiva Outros grupos religiosos, escolas municipais, associações e poderes públicos constituídos também participarão das novenas em honra a Nossa Senhora da Boa Hora. Todas as noites, a partir das 19h, haverá novena e missa. No dia 15 de agosto, feriado municipal, haverá alvorada festiva, às 6h, missa solene, às 10h. Ao meio-dia haverá repique de sinos e queima de fogos. No turno vespertino, às 15h, acontece missa solene e, às 16h, procissão pelas ruas da cidade.

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/DalaiLama A transformação interna não é uma questão de fé ou oração. Envolve a razão e o uso da inteligência humana. Uma mente calma e saudável tem um efeito muito positivo sobre a nossa saúde física e bem-estar.

www.twitter.com/BlogdoNoblat Bolsonaro é contra a política de cotas. Diz que não se sente em dívida com a escravidão. E que os portugueses não pisaram em África atrás de escravos. Meu Deus! Ele não sabe nada de História. Nada.

www.twitter.com/marcelorubens Cheguei à conclusão que Bolsonaro não é de extrema-direita, mas de extrema-burrice.

www.twitter.com/frednavarro O Brasil é um país superlativo: tem mais escritores do que leitores, mais cientistas políticos do que eleitores e mais artistas do que público.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O sublime da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o próximo, sem oculta intenção.” Allan Kardec.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais