“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Uma entrevista esclarecedora juridicamente que mostra como alguns tentam passar para a imprensa decisões de um caso como se fosse de outro. Assim pode ser definida a precisão da entrevista do promotor Henrique Ribeiro Cardoso, coordenador do Grupo de Combate à Improbidade Administrativa do MPE, concedida ontem, 13, a imprensa sergipana. (Quem não leu vale à pena conferir a matéria da infonet, de Aldaci de Souza sobre a coletiva do promotor em: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=174987&pagina=1
Interessante é que tentaram passar para a imprensa que a decisão do desembargador do TJSE, Alberto Romeu, beneficiaria Augusto Bezerra com a suspensão de toda investigação do caso das subvenções e servira de jurisprudência para os outros. O promotor mostrou que a decisão foi em um inquérito civil já arquivado. E a investigação é um processo criminal específico, instaurado por ele. E somente o STJ poderia decidir sobre a suspensão da investigação. Como ele disse o desembargador “enforcou o defunto”.
Não é assumir a culpa? – Aliás, as redes de televisão Atalaia e Sergipe estão “comendo mosca” com o caso. Como é que não enviam para virar pauta nacional o pedido de habeas corpus de um deputado para não ser investigado? Quem não deve não teme. Abre todos os sigilos, escancara todas as portas.
O desembargador Alberto Gouveia tentou ressuscitar o defunto no que o promotor lembrou bem como “jus esperniandi”.
Tentar suspender processo é estampar na testa: “Sou culpado”. Ou a culpa é do MPE e da Procuradoria Eleitoral que estão investigando?
Escritório de advocacia renomado
Circulou ontem a informação que um renomado escritório de advocacia foi contratado para subsidiar os advogados da terra no caso das subvenções. A ideia do habeas corpus já foi deste escritório. Segundo uma autoridade que investiga o caso tem informações que uma autoridade que deveria fiscalizar as contas vem dando ajuda aos investigados. O motivo? Estava no lado de lá há pouco tempo. O renomado escritório não pode aparecer porque não teriam como explicar os altos valores advocatícios. Como diz Osmário, arrepare Sergipe!
Governador Belivaldo homologa situação de emergência em Frei Paulo
Alguém precisa avisar ao governador em exercício, Belivaldo Chagas, que as chuvas chegaram em várias partes do Estado
A "seca" em Frei Paulo. Vale repercussão nacional. |
, entre elas no município de Frei Paulo. Ontem, 13, foi publicada no Diário Oficial a homologação de emergência no município por causa da seca. Não tem jeito, muda os governantes, mas todos apoiam a “indústria da seca”.
Para Reflexão
“O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado.” – Jean-Jacques Rousseau, nascido em Genebra, Suiça, morreu aos 66 anos, em Paris. (1712/1778). Um dos grandes nomes da Filosofia. Escreveu “O contrato social”, dentre outras obras.
Inquérito contra professor: falsificação de diploma de mestre e doutor
E ontem também, no DO, foi publicada a abertura de inquérito administrativo contra um professor da rede estadual de ensino por supostas irregularidades quanto à falsificação de documentos comprobatórios para o título de mestre e doutor.
Sanções para as teles
Se depender do projeto de lei do senador Eduardo Amorim, PSC, as prestadoras de serviços de telecomunicações terão sanções aplicáveis com base nas reclamações fundamentadas registradas nos órgãos públicos de defesa do consumidor.
Na pauta em comissão
O projeto está na pauta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle desta terça-feira. “É necessário aprimorar a Lei Geral de Telecomunicações para tornar a atuação da Anatel mais efetiva e responsiva às demandas da população”, explicou Eduardo.
Samu/SE: como um gestor reduz a carga horária? Concurso foi para 36 horas e agora só trabalham 24 horas
No início deste mês o TCE aprovou o pedido da Secretaria da Saúde, de um prazo de 60 dias para retornar a carga horária de 36 horas para condutores de ambulância do Samu e auxiliar de enfermagem II. Os profissionais fazem concurso para 36 horas, têm a carga reduzida em 12 horas e o salário continua o mesmo.
Se fosse na empresa privada dele o gestor faria um acordo destes?
A pergunta que fica: Se fosse na empresa privada dele, será que o gestor da saúde faria um acordo reduzindo a carga horária de seus “colaboradores” com eles recebendo o mesmo salário? São ações como estas que trazem prejuízo para a saúde pública.
Manhattan Connection
Tradicional programa de TV, transmitido direto dos Estados Unidos para a Globo News, apresentado aos domingos às 23 horas e reprisado nas segundas-feiras, às 17 horas. O comando é de Lucas Mendes, ex-repórter da Rede Globo, e conta com a participação, na bancada, de Caio Blinder e Pedro Andrade, e, ainda, de Diogo Maynard, direto de Veneza e Ricardo Amorim, de São Paulo. Abstraindo-se o fato de ser tremendamente tendencioso com relação aos fatos que ocorrem no Brasil, é um programa bem feito. Como ponta-de-lança avançado nos ataques que têm como alvo a presidente Dilma, destaque para Diogo Maynard, que, esta semana, mais uma vez, grunhe pedindo a cabeça de Dilma Rousseff. Salva-se a atuação de Ricardo Amorim, que entra de São Paulo. O ano passado, esse programa ridicularizou os nordestinos. No mínimo, falta absoluta de ética profissional.
Crédito consignado
O governo brasileiro aumentou para 35 por cento o limite para os participantes que estão em débito. A medida não estimula o consumo. Mas contribui para os devedores poderem saldar suas dívidas.
Desvio
Recursos do FUNDEB foram desviados em 3 estados (Bahia, São Paulo e Minas Gerais). Operação específica já foi deflagrada pela Polícia Federal. O Distrito Federal também está na jogada.
ECA
O UNICEF, órgão das Nações Unidas, divulgou relatório a respeito da situação do Brasil.
Veto
O ministro Nelson Barbosa confirmou ontem que o governo vai vetar o aumento já aprovado para os funcionários do poder Judiciário.
Recorde
O estado que lidera nos desvios de verbas do FUNDEB é a Bahia. 18 municípios e rombo (roubo) cujo montante chega a 57 milhões de reais.
Livro João Oliva Alves
“Sobretudo a imprensa” – Obra de autoria do experiente jornalista sergipano João Oliva Alves, nascido em 1922, em Riachão do Dantas. Tem, portanto, 93 anos. A partir de 1956, atuou como repórter da Gazeta Socialista (depois Gazeta de Sergipe), redator-chefe do jornal católico A Cruzada e editorialista do Diário de Aracaju. Foi cronista da Rádio Cultura, escrevendo textos para os programas Nossa Opinião e Pingo de Fogo, tendo, de igual forma, produzido e apresentado A Grande Entrevista da Semana. Foi secretário de imprensa do governo Seixas Dória, e Assessor de Imprensa na Associação Comercial e de Relações Públicas na
Universidade Federal de Sergipe. Ocupa a cadeira número 24 da Academia Sergipana de Letras. Nesse livro, João Oliva apresenta uma coletânea de artigos sobre os mais variados temas. Editado pela Brava Editora, em 2004. João Oliva Alves é um dos mais antigos jornalistas de Sergipe.
Parto Normal
Entrou em vigor, na semana passada, a nova regra da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para estimular o parto normal nos planos de saúde. Mas o Hapvida já vem estimulando esta prática há mais de 15 anos. A operadora reconhece que o parto normal é mais saudável para a mulher e , através do projeto Gerando, da Medicina Preventiva do Hapvida (HapPrev), oferece suporte especializado com o objetivo de estimular o parto normal entre as suas pacientes.
Ainda repercute sucessão do Clube Karatê União em Campeonato Nacional
Realizado no início deste mês, em Salvador, o XXII Campeonato Nacional de Karatê Interestilos, trouxe dividendos para Sergipe. O
evento contou com 18 estados e 420 atletas. Sergipe foi o campeão geral com destaque para o Clube de Karatê União que levou oito atletas e trouxe 19 medalhas, mostrando assim o comprometimento dos alunos com o esporte e o clube.
Veteranos e calouros
Entre os vencedores veteranos no Dojo como José Cláudio, como também os calouros no brasileiro como Eduardo correia, Luiz Gustavo e Gladson. Os medalhistas: Thiago Loeser 6 medalhas, patrocinado pela Nassal; José Claudio, 2 medalhas patrocinado pela indaiá; Robert Yan , 2 medalhas; Givaldo Neto, 2 medalhas patrocinado pela Garra União motoboy; Emerson Thaislan, 1 medalha apoiado pelo Café no Ponto; Andre Luiz, 1 medalha; Gilmara Adriana 3 medalhas patrocinada pela Katchi material esportivo. Luiz Gustavo, 2 medalhas. O atleta Gladson ficou entre os oito melhores. Eduardo Correia, 2 medalhas patrocinado pela Casas Oliveiras e Café no Ponto. O Clube de Karatê União parabeniza todos seus atletas.
UM POUCO DE HISTÓRIA – A Revolução Francesa
14 de julho é a data nacional da França. Guerras desastrosas e a incapacidade de Luís XVI para enfrentar a crise financeira do Estado desencadeiam, em 1789, a Revolução Francesa, marco da defesa da liberdade que inspirou outros movimentos libertários em todo o mundo ocidental, tendo sido, ela mesma, influenciada, em parte, pela Independência dos Estados Unidos, ocorrida em 1776. É formada uma Assembleia Nacional, que vota a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, extingue privilégios do clero e da nobreza e elimina instituições feudais. Em 1792, nasce a primeira República. O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta , condenados por traição após tentarem fugir do país, são executados, em 1793. No mesmo ano, os jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, impõem uma ditadura. O próprio Robespierre é guilhotinado em 1794, e instaura-se o governo do Diretório. Em seguida – 1799 – Napoleão Bonaparte comanda um vitorioso golpe militar e institui o Consulado. Tem início o período napoleônico. A França, na atualidade, é o país mais visitado do mundo. Abriga importante patrimônio histórico, com destaque para o Museu do Louvre, a Catedral de Notre-Dame e a Torre Eiffel. É, ainda, um dos pilares da União Europeia, ao lado da Alemanha. O país tem uma população de 65 milhões de habitantes (dados de 2014). Já a capital, Paris, tem mais de 10 milhões. Em seguida, vêm Marselha, Lyon, Lille e Nice. O hino francês é “A Marselhesa), um dos mais admirados em todo o planeta. O lema da Revolução Francesa era: ‘Liberté, égalité, fraternité’ – Liberdade Igualdade, Fraternidade.
PELO TWITTER
www.twitter.com/Rafael_Salomao o que os olhos não vêem o whats'app sente
www.twitter.com/ClovisCBMelo Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.
www.twitter.com/vieiramattoss a exemplo das subvenções, ninguém será punido, e o dia da pizza já passou, vergonha x vergonha =
www.twitter.com/revinhogama As piores loucuras são as mais sensatas alegrias. O que fiz hoje deixarei de herança para aqueles que sonham ser como eu: louco, porém feliz
www.twitter.com/OdeCarvalho Quanto mais inculto um sujeito é, mas se sente habilitado a julgar e condenar o que não conhece nem compreende.
www.twitter.com/JoseRaimundos Se um deputado tido por todos, como o mais sujo, não será investigado, vão investigar a quem? Onde a estamos? Para onde vamos?
Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“Silencio-me. Penso. Imagino.” António Quadros, escritor português, nasceu em 14 de julho de 1923 e morreu em 1993.