Do Jackson de ontem e de hoje

O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) assumiu ontem, 05, o cargo de governador com as férias do titular, Marcelo Déda (PT), por dez dias. Em outubro do ano passado, Jackson assumiu por 14 dias o cargo de governador quando Déda viajou à Itália representando o governo do Estado.

Jackson Barreto é antes de tudo um político que gosta de polêmica e não esconde o que pensa.  Quando quer vai direto da jugular do adversário.  Apesar de iniciar a carreira do antigo MDB e passar por vários partidos, Jackson foi forjado na escola do antigo Partidão, o PCB, quando na clandestinidade. Foi lá que teve o apoio, juntamente com Jonas Amaral, em algumas eleições dos comunistas quando estavam na clandestinidade. Conviveu e aprendeu com figuras históricas, Manoel Vicente, Gervásio (Careca), Lourival, Burguesia, Lídio da Cocada, José Nunes, Agonalto Pacheco e os ainda lúcidos Antônio Bittencurt e Asclepíades José, o Bengala. E na década de 80 com Wellington Mangueira, Faustino, Marcélio Bomfim, Cerivaldo Pereira, Laura Marques, entre outros.

Foi o prefeito mais votado proporcionalmente do país em 1985, quando do retorno das eleições diretas. Teve o apoio

de várias lideranças, entre elas do então governador João Alves. Mas pouco depois teve que amargar uma intervenção na Prefeitura de Aracaju e em 1988 elegeu Paixão como prefeito e estourou de votos para a Câmara Municipal levando uma “penca” de candidatos com ele. Em 1989, numa manobra política, a Câmara rejeitou as contas de Jackson tornando inelegível para 1990, quando disputaria o Senado e teve a candidatura cassada.

O estilo de Jackson do passado pode ser rememorado com o cartaz ao lado que foi colocado nos quatro cantos de Aracaju (cuja autoria foi atribuída a JB na época). Num belo dia Aracaju amanheceu parecendo uma cidade do faroeste norte-americano, cheia de cartazes no estilo  “Procura-se”. Com o mesmo tipo de letras e a manchete “Os carrascos de Jackson Barreto”.  No comando o governador de então, João Alves, o prefeito Paixão (que aquela altura tinha rompido com JB), José Carlos Teixeira e José Carlos Machado. Valadares         foi poupado por sorte, já que naquele período estava sem mandato e fora da vida pública.

O cartaz distribuido por toda Aracaju quando da rejeição das contas de Jackson pela Câmara de Aracaju.

O ápice foi em 1994, quando Jackson ganhou a disputa pelo governo estadual para Albano Franco no 1º turno. Mas a força da máquina, comandada por João, deu a vitória a Albano no 2º turno.

Chega 1998 e o divisor de águas para Jackson Barreto. Rasga sua história política deixando todos boquiabertos com um acordo com o governador Albano Franco que disputaria a reeleição e Jackson a única vaga para o Senado. Não deu outra o acordo foi rechaçado pela população e Jackson perdeu para Maria do Carmo. Depois de retornar a Câmara dos Deputados, Jackson chega a vice-governadoria em 2010.

O Jackson de hoje está bem diferente do Jackson da década de 80. Aprendeu com as derrotas e os amigos que deixou pelo caminho. Ainda tem a língua afiada, mas sua metralhadora giratória não dispara aleatoriamente como no passado, mas em direção do alvo que deseja acertar.

Jackson quer chegar ao governo em 2014 e já deixou claro pela imprensa que não “abre nem para um trem”. Tem contra ele diversos empecilhos, não só políticos, mas adversários de peso como é o senador Eduardo Amorim.

Em 2014 Jackson completará 70 anos. Dizem que é a idade onde o homem pode mostrar que é como vinho, quanto mais velho, melhor. Porém, em 2014 a maioria do eleitorado estará renovada. E o Jackson que representou a renovação (não só na idade) na década de 80 não será mais novidade, pelo contrário, representará um governo que prometeu mudanças e um novo Sergipe.

E até este momento, 06 de Janeiro de 2012, o governador Marcelo Déda tem uma divida muito alta com o eleitorado sergipano. Resta saber se ele terá coragem e vontade para saná-la até 2014.

Sobre posto de combustível no canteiro de Avenida
Como o blog noticiou ontem, 05, o DER notificou o responsável pela obra que tem 15 de prazo para retirar todo o material da área. O mais sensato é o proprietário procurar junto a Petrobras outra área. Se for a Justiça pode até conseguir uma liminar, mas qual o juiz que se responsabilizará por uma obra que pode causar acidentes fatais, além de prejudicar o trânsito de centenas de famílias da região?

Encontro Rubro-Negro
Alguns leitores estão enviando e-mails para o blog pedindo informações sobre a confraternização rubro-negra que será realizada nos próximos dias em Aracaju, por conta da divulgação no ano passado, que o titular deste espaço iria organizar o evento com toda estrutura profissional. O titular deste espaço não faz parte da organização do evento que será realizado agora.

2012: mais um ano eleitoral repleto de vedações a agentes públicos
Um excelente texto do advogado e jornalista Fausto Leite sobre prestações de contas eleitorais e as vedações para quem for concorrer este ano. Confira em: https://.infonet.com.br/faustoleite/ler.asp?id=122623

Atenção Emurb: invasão de rua no Robalo
Moradores do povoado Robalo (Zona de Expansão) que na Avenida 1, onde se localiza o Recanto das Chácaras a construtora Cunha construiu um muro em um terreno, porém invadiu parte da via.  Será que a Emurb vai notificar e tomar as devidas providências? Ou fechará os olhos?

Novidade em Carmópolis
E o vereador Sérgio Vieira já vestiu a camisa de pré-candidato a prefeito de Carmópolis e vem conversando com diversas lideranças. Se conseguir fechar com o ex-prefeito Volney Leite pode surpreender e jogar pela janela o sonho de reeleição da prefeita Esmeralda.

Emendas
O senador Eduardo Amorim, que encontra-se licenciado sem remuneração, fez um balanço do primeiro ano no Senado onde beneficiou cerca de 40 municípios com emendas parlamentares. Municípios de todas as regiões de Sergipe estão sendo beneficiados com várias ações.

Recuperação de drogados
“Além da emenda de bancada destinada ao Hospital do Câncer, foram empenhadas várias emendas individuais, que vão beneficiar muitos municípios sergipanos, e a Fazenda Esperança de Gararu e Lagarto, que tem uma história reconhecida com projetos de recuperação de pessoas envolvidas com drogas. Isso é gratificante!”, enfatizou Eduardo Amorim .

Saúde
Outras foram destinadas a aquisição de equipamentos para o Corpo de Bombeiros, os Hospitais de Cirurgia, Santa Isabel e a Maternidade São José (Itabaiana), a construção da Academia da Saúde para Siriri, Japoatã, Nossa Senhora da Glória, Itaporanga, Propriá, Malhador, Cumbe, além das emendas para infraestrutura de vários outros municípios.

PPS lamenta ausência de SE nas indicações do MinTur para Copa_2014
A divulgação, por parte do Ministério do Turismo, das sugestões para os turistas, estrangeiros e brasileiros, durante a realização da Copa do Mundo, de 2014, deixando de fora todo o Estado de Sergipe, foi rechaçada pelo PPS – Partido Popular Socialista sergipano.

Jogo de cena
“Nós já sabíamos que tudo que era falado aqui, pelo Governador Marcelo Déda e pela Secretaria de Turismo, que está sob o comando do PSB do Senador Valadares não passava de jogo de cena”, condena o Secretário Geral do Partido, Marcos Aurélio.

Vergonha
Para Marcos Aurélio é profundamente vergonhoso saber que, das 184 localidades indicadas pelo Governo Federal, que é do PT, partido do Governador de Sergipe, não conseguimos indicar nenhum dos nossos Produtos como ponto de visitação turística no período do maior evento do Planeta.

Simpósio I
Iniciou ontem, 5, o Simpósio do 37° Encontro Cultural de Laranjeiras, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com o tema “Patrimônio Cultural: consciência da preservação’, o evento reuniu pesquisadores, grupos folclóricos, estudantes e autoridades no auditório da UFS do campus de Laranjeiras, a exemplo da secretária da Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, da Secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, e da Superintendente do Iphan de Goiás, Salma Saddi.

Simpósio II
O evento segue durante esta sexta-feira com palestras e debates. No período da manhã, o tema do painel será ‘Políticas Públicas e Patrimônio Cultural’ . Entre as palestras mais esperadas está a da Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. No período da tarde, o foco do painel será ‘Os sentidos das festas populares: religioso, sacro-profano e profano’, e terá como mediadora a pesquisadora, Secretária de Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes. O acesso do público ao simpósio é gratuito. Participe.

Regulação do SAMU
Preocupado com os trotes telefônicos e com a eficiência na regulação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o médico e vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) realizou inúmeras visitas ao Samu e ao Ciosp. Este trabalho resultou na elaboração de uma proposta para centralização da regulação de todo sistema, utilizando as instalações do Ciosp, que se apresenta subutilizada.

Melhor tecnologia
O parlamentar petista já conversou com vários secretários municipais da saúde e com o comando do Ciosp. A centralização permitiria a utilização de uma melhor tecnologia pela regulação e impediria, por exemplo, que de modo desnecessário, uma viatura do Samu e outra do Bombeiro se dirigissem para um mesmo evento.

Segurança: Carteiros são orientados
O Comandante do Batalhão de Choque, Major Carlos Rolemberg, ministrou na última quarta-feira, 04, uma palestra para os profissionais dos Correios de Aracaju, que foi realizada na agência da Rua Acre, no bairro Siqueira Campos, contando com aproximadamente 80 participantes.

Segurança pessoal
Foram realizadas duas palestras sobre segurança pessoal, visto que, atitudes seguras no cotidiano profissionais dos carteiros, contribuem para a diminuição de atos de violência e cometimentos de crimes, dentre eles estão a atenção, postura defensiva, não revidar possíveis ataques, manter-se seguro em situação de disparo de arma de fogo, dicas de segurança na condição de veículos, observar, observar possíveis suspeitos.

Ferramenta para detectar viabilidade do negócio I
Quem sonha com a possibilidade de abrir o próprio negócio sabe que é necessário estar munido de uma série de informações para garantir o sucesso da empresa. O levantamento de dados sobre presença de concorrentes, mercado consumidor e fornecedores pode ser obtido gratuitamente através de uma ferramenta oferecida pelo Sebrae. Por meio do ‘Bussola Sebrae’ são disponibilizados conhecimentos sobre o perfil populacional de mais de mil municípios e a presença de 5,3 milhões de empresas por ramos de atividade (localização no mapa das companhias de um determinado segmento.

Ferramenta para detectar viabilidade do negócio II
De posse desses dados, o empresário pode avaliar se vale a pena ou não abrir o estabelecimento em uma determinada região. Para mais informações basta acessar o endereço www.bussola.sebrae.com.br ou comparecer à Unidade de Atendimento Individual da entidade, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América.

Monitoramento dos manguezais
Uma importante ação para preservação dos manguezais de Sergipe. A Adema, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, desenvolveu projeto especial para permitir que o Bioma, além de altamente monitorado, seja enumerado. A iniciativa será feita via imagens de satélite e ainda, através de metodologia desenvolvida pela equipe multidisciplinar do órgão.

Preservação garantida
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, que também preside a Adema, revela que desconhece iniciativas outras no Estado que permitam monitorar o bioma como um todo. Além de ser numerado, o acompanhamento permitira o acompanhamento da vida do bioma, ou seja, monitoramento para prevenção da degradação antrópica  e ou, do seu crescimento e preservação.  Explica ainda, por exemplo, que atualmente, cada empreendimento a ser licenciado pela Adema,  é verificado apenas se o mesmo se encontra em área de Área de Preservação Ambienta(APA).

Levantamento
Segundo detalha, o projeto permitirá o levantamento de todos os manguezais do Estado, e disponibilizará mapas temáticos e acesso via sistemas de Geoprocessamento para todo o bioma, garantia da preservação ambiental do bioma e o seu ecossistema.

PELO TWITTER

www.twitter.com/betocego  Aracaju, Sol, Mar e Amar. E pena que eu tenha que trabalhar!

www.twitter.com/epgranelli  Comunicação não é o que a gente fala, mas o que as pessoas entendem. Tem gente que fala e pensa que se comunica.

www.twitter.com/laysmillena  Jornalista que faz matéria e, por preguiça, entrevista gente da própria redação ou parente, achando que o leitor não percebe. ATÉ QUANDO?

www.twitter.com/AndersonJPT  Pode-se levar o cavalo à fonte, mas não se pode obrigá-lo a beber.

www.twitter.com/SergioAlmeida_  Ao invés de criar expectativas, deixe as coisas acontecerem naturalmente. É melhor se surpreender, do que se decepcionar.

DO LEITOR

Trânsito e suas contradições
Comentário de Marcelo Costa:”:Difícil e morar em uma cidade aonde os mandatários do transito só fazem o que querem,pois bem na nova obra do governo em frente ao Detran haverá uma passarela porém segundo a SMTT com o chefe maior Samarone em entrevista recente a um programa da tv atalaia crianças e idosos enfrentam enorme dificuldade de passar por elas o que segundo ele inviabilizou até agora passarelas na Heráclito Rollemberg sentido Centro/Orlando Dantas. Agora imagine com o pré caju com praticamente uma única via para se chegar na zona de expansão como ficará o transito se só temos a Heráclito Rollemberg e a parada em cada rua e não em cada faixa de pedestre por esta estreita,mal sinalizada e com agentes perdidos logo não conseguem controlar a população do São Conrado que atravessa em todas as ruas que dão acesso a esta avenida,É esperar para ver o caos”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água”. Benjamin Franklin.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais