Do patrimonialismo e do impeachment

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A Comunidade política conduz, comanda, supervisiona os negócios, como negócios privados seus, na origem, como negócios públicos depois, 

em linhas que se demarcam gradualmente. O súdito, a sociedade, se compreendem no âmbito de um aparelhamento a explorar, a manipular, a tosquiar nos casos extremos. Dessa realidade se projeta, em florescimento natural, a forma de poder, institucionalizada num tipo de domínio: o patrimonialismo, cuja legitimidade se assenta no tradicionalismo – assim porque sempre foi.” Raymundo Faoro, no livro Os Donos do Poder, que analisa a formação política no Brasil.

O trecho acima do livro foi usado pela OAB como abertura para o pedido de impeachment de Temer protocolado ontem na Câmara dos Deputados.

O caso envolvendo Temer e a JBS é mais um exemplo de que o patrimonialismo – quando um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado – é a tônica em todo o país.

Cabe bem também para Sergipe e o caso da Operação Babel se for realmente mais fundo vai provar que é mais um caso onde o público e o privado se confundem desde 1994 em Aracaju e depois em todo o Estado.

Fazendo uma analogia com o que  Raymundo Faoro escreveu assim como os reis portugueses, hoje no país, muitos governam como se fosse a própria casa, não distinguindo o tesouro pessoal do patrimônio público.

O impeachment de Temer será uma realidade. Porém, será que o aparelhamento e a manipulação entre o público e o privado acabarão em todo país?

Remédio amargo
Presente a entrega do pedido de impeachment de Temer ontem em Brasília, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, defende a inexistência de condições mínimas de governabilidade de Michel Temer. Para Henri Clay, “o impeachment do presidente da república será o remédio amargo e necessário para estancar a sangria do Brasil”.“Não há como restabelecer a estabilidade política e o crescimento econômico com a manutenção de Temer na presidência da República”, assevera Henri Clay.

Crimes
O pedido da OAB, com respaldo de 25 seccionais da entidade, leva em consideração a prática de infrações cometidas por Temer ensejadoras de crimes de responsabilidade previstos no art. 85, V e VII, da Constituição Federal de 1988, combinado com art. 9, 7, da Lei n. 1.079/1950.

Crimes II
Para a Ordem, a conversa entre Michel Temer e Joesley Batista, no Palácio Jaburu, já é considerada um crime de responsabilidade do presidente, independentemente de uma suposta edição da gravação da conversa entre Temer e um dos executivos do grupo J&F.

Emdagro: cerca de 40 carros sucateados?
O blog recebeu ontem, 25, uma foto de vários carros sucateados no pátio, cujo autor da foto, disse que é da Emdagro. O blog vai tentar comprovar a veracidade para questionar a diretoria porque não faz um leilão.

Maternidade de Capela
E no programa apresentado por George Magalhães na FAN FM, vereadores da região Leste Sergipano prometem realizar uma manifestação na sede da Secretaria de Estado da Saúde para que a maternidade de Capela funcione plenamente.

Ministério Público
Foi esclarecedora a entrevista do procurador do MPE, Eduardo D`Avila também a George Magalhães.  Sobre o processo de apuração das subvenções em relação aos deputados está chegando ao fim.

Subvenções
“Já ouvimos todas as testemunhas e hoje o processo está concluso para o relator que possivelmente que em dois meses esteja levando ao pleno para iniciar o julgamento final dessa ação. O MPE/SE vem combatendo a verba de subvenção há algum tempo”, disse, lembrando que não é o simples fatoDe destinar subvenção para uma instituição que se comete irregularidade. “A subvenção tem que ser analisada primeiramente que era legal. Destinar subvenção na época eleitoral começou a ter irregularidade”, explicou.

Deixa as baionetas caladas
Deu no Fax Aju, de Brayner: “Muito triste. Triste mesmo, ouvir profissionais da comunicação de Aracaju pedir no ar intervenção militar. A democracia ainda é o regime que deixa o profissional falar.Quem já viveu em regime de repressão não tem coragem de sugerir isso.” O blog concorda plenamente.

Programa PSDB
Nesta sexta-feira, 26, será exibida uma nova inserção do PSDB Sergipe no horário nobre da TV. O presidente estadual do partido, senador Eduardo Amorim, destaca o compromisso do PSDB em trazer mais Saúde para os sergipanos.

Eduardo e a Medicina
Ainda hoje , 26, o senador Eduardo Amorim (PSDB) fará palestra no 1º Congresso Sergipano Multidisciplinar da Dor, no Hotel Radisson, em Aracaju, que tem como tema “Ampliando Conhecimento: Tratamento Interdisciplinar e Intervencionista da Dor”. Na oportunidade, Eduardo Amorim falará sobre a sua especialidade médica e a relação com as dores sociais da população.

Valadares Filho disse que não retirou emenda para Aracaju
O deputado federal Valadares Filho, PSB, considerou infundadas, frágeis, e totalmente incoerentes as declarações que o prefeito Edvaldo Nogueira fez à imprensa, na quarta-feira, sobre a sua pessoa. Ele se referiu também a emenda para a área de saúde em Aracaju, de R$ 1 milhão, que o prefeito disse que ele retirou.

Contingenciamento
“Primeiro que não se retira emenda. No caso, ela está colocada para Aracaju. Portanto, mesmo que eu quisesse, e isso jamais iria ocorrer, eu não poderia retirá-la. Houve sim, um contingenciamento, mas, desde a semana passada, eu trabalho para recuperar boa parte dessa emenda. Do total, R$ 500 mil já estarão como crédito na próxima semana, pronto para que a prefeitura apresente e cadastre a proposta no Fundo Nacional de Saúde”, argumentou.

Gabinete aberto para o prefeito
A propósito, o parlamentar lembrou que em outubro será a ocasião de apresentar as emendas para o orçamento de 2018: “Estarei com o meu gabinete aberto para receber o prefeito, não há problema nenhum. Ele pode levar os projetos que sejam relacionados aos interesses dos aracajuanos que eu irei colaborar no que for possível para viabilizá-los. Mesmo ele não tendo uma atitude correta quando não fala a verdade a meu respeito”, disse o deputado.

Planejamento
Sobre o Forrócaju, o parlamentar demonstrou que, mais uma vez, faltou planejamento: “Hoje, a festa é um dos principais eventos juninos de Sergipe, a exemplo do que é realizado, por todo o país, em prefeituras do porte de Aracaju. São eventos grandiosos e que não devem ser bancados pelos cofres públicos e sim com parcerias com a iniciativa privada. Mas, como fazer? Com planejamento e com um projeto bem elaborado para que possa atrair as empresas para ajudar a realizar uma festa tão importante a para nossa cultura e para o turismo. Aliás, nós ainda não temos secretário de Turismo na Prefeitura, mostrando que o setor não é uma prioridade da gestão.”

Cenário de escândalos
Fazendo um alerta para o momento que o país vive, com escândalos de corrupção surgindo a cada dia, deixando a população atônita, Valadares lembrou que a administração de Edvaldo Nogueira também faz parte desse cenário: “Quem diz isso não sou eu, é o Ministério Público e a Polícia Civil, que encontraram no contrato emergencial do lixo suspeitas de corrupção. E mais grave, agora do ponto de vista ético, na semana passada, o prefeito tirou fotos com o emblema da empresa que está sendo investigada justamente por suspeita de corrupção. Aí não dá! A conduta ética é uma obrigação. Sempre foi, mas nesse momento é muito mais".

Dívida Pública do Estado Brasileiro
O Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) fará  hoje(26), às 07h da manhã, uma Coletiva à Imprensa, com o doutor em História Econômica e professor da Universidade Federal de Alagoas, José Menezes Gomes. O professor é um estudioso do endividamento público, que hoje sufoca as finanças dos estados brasileiros.

Congresso Sindifisco
José Menezes Gomes vem a Aracaju para abrir o 9º Congresso do Sindifisco, com a palestra ‘A Dívida Pública do Estado Brasileiro’. A abertura do Congresso do Fisco será também nesta sexta, às 20h, na sede do Sindifisco.José Menezes também é coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Estado de Alagoas.

13º Feirão Caixa da Casa Própria
O prefeito Edvaldo Nogueira participou, ontem, 25, da abertura do 13º Feirão Caixa da Casa Própria. O evento, uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, que conta com a parceria de 20 construtoras e imobiliárias, se estende até o próximo domingo (28) e disponibiliza 3 mil imóveis para comercialização em seis municípios sergipanos (Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto e Lagarto). Para Edvaldo, a realização do feirão de imóveis é uma demonstração da coragem e determinação do empreendedor sergipano.

Realidade
O superintendente regional da Caixa em Sergipe, Marco Antônio Queiroz, também fez referência às declarações de Edvaldo Nogueira. “O prefeito Edvaldo Nogueira costuma citar um poema que diz o seguinte: ‘sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade’. Concordo com ele. Só a união permitirá superarmos este momento. De mãos dadas atravessaremos o caminho que o Brasil precisa e merece em direção ao crescimento”, declarou.

Força da indústria da construção civil
Para o presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto, destacou a força da indústria da construção civil em Sergipe, que, segundo ele, é a maior do Nordeste. “Neste feirão, é o momento de ressaltar quão importante é a nossa atividade para a economia e para a geração de empregos”, afirmou. De igual modo, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Sergipe, Tarcísio Teixeira, ressaltou que a criatividade e a união farão a diferença neste momento do país. “O feirão mostra a grandeza do nosso mercado”, frisou.

Canais Aracaju
O vereador Carlito Alves (PRB), voltou a salientar a falta de responsabilidade dos gestores passados e atuais com relação às canais da capital durante a sessão de ontem, 25, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Em seu discurso, ele reafirmou que é aliado do prefeito, mas não vai fechar os olhos para os problemas do município.

Irresponsabilidade
Carlito destacou no pequeno expediente que foi aconselhado a se calar ou mudar de opinião após os comentários em meio a fala do colega Anderson de Tuca (PRTB), na última quarta-feira, 24, que tratava da situação dos alagamentos na cidade. Mas, ele repetiu que vai cobrar dos órgãos competentes e dos gestores uma posição para melhorar a vida da população. "Todos, exatamente todos foram irresponsáveis com Aracaju, principalmente os que foram prefeitos e governadores. Como governador, tem muito a fazer, mas não ajudam", comentou.

Produção de petróleo em alta
Do Valor Econômico: A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê que a produção de petróleo do país alcance aproximadamente 5 milhões de barris diários em 2026. A projeção está incluída no Plano Decenal de Energia (PDE) 2026, entregue ao ministério de Minas e Energia e que deverá ser colocado em consulta pública em junho.

Expectativa de consumo
Segundo José Mauro Coelho, diretor da EPE para a área de petróleo e gás natural, a expectativa da estatal é que o consumo aparente de petróleo em 2026 seja da ordem de 3 milhões a 3,5 milhões de barris diários. Com isso, avalia o diretor, o Brasil tem forte tendência de ser exportador líquido de petróleo na próxima década. Para 2017, Coelho prevê que a produção de petróleo de 2,8 milhões de barris diários no Brasil.

Último dia da Mostra Cinema e Direitos Humanos
Hoje , 26, é o último dia a 11a Mostra Cinema e Direitos Humanos em Aracaju. Quem ainda não foi, corre que dá tempo. Após a temporada de sucesso no Museu da Gente Sergipana, o circuito está na Unit (Campus Farolândia) com a exibição de curtas e longa metragens que abordam a cidadania, solidariedade, respeito às diversidades. Além disso, a Mostrinha (destinada ao público infantil) também encerra no Auditório Antônio Vieira, anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, no Siqueira Campos. A criançada tem curtido muito!

Último dia da Mostra Cinema e Direitos Humanos II
Todos os filmes contam com Closed Caption e há sessões com Audiodescrição e Libras. A 11ª Mostra é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e acontece nas 26 capitais e no Distrito Federal. Confira a programação na Fanpage "11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos – Aracaju" e no Instagram @mostracinemadireitoshumanosaju.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ninoarruda   Num país que precisa amarrar a CANETA na casa lotérica para não roubarem, vai esperar o que?

www.twitter.com/emirsader   Há uma semana q o Brasil não tem mais presidente, só um homem acuado, lutando para sobreviver.

www.twitter.com/ahcor_sevla   Nunca antes na história deste país, ninguém fez tanta merda em tão pouco tempo. FORA TEMER. FORA TODOS OS CORRUPTOS. @Cathala

www.twitter.com/jrobertotgomes   Bala perdida: 1 homicídio a cada 9 minutos e você ainda acha que o Brasil é o país do samba e do futebol e o brasileiro um povo pacífico…

DO LEITOR

Aquidabã: moradores denunciam uso de máquinas da prefeitura em terreno particular
Denuncia de  moradores  do município de Aquidabã no Facebook: “Enquanto as estradas do município estão precisando de reparos por conta 

Segundo moradores máquinas da Prefeitura de Aquidabã foram usadas para demolir casa particular.

dos buracos, as máquinas públicas flagradas fazendo serviço de uma empresa privada (a informação recebidas na FAN FM de Carmópolis de é que esse prédio que foi demolido pelas máquinas do município foi adquirido pela OSAF. E será feita a ampliação do comércio. E as máquinas do município trabalhando neste serviços.  Cadê os vereadores para fazer a denuncia……”

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

AMESE OFICIA SUBCOMANDANTE DA PMSE, QUE É O PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA PAGAMENTO DA RETAE, FAZENDO CONSIDERAÇÕES E SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS PARA O PAGAMENTO DA MESMA.

Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a AMESE, através da sua assessoria jurídica, na pessoa do Dr. Márlio Damasceno, oficiou o Subcomandante da PMSE, que é agora o presidente da comissão de pagamento da RETAE, fazendo considerações e sugestões para o pagamento da mesma, face as denúncias que foram apresentadas na associação e que motivou inclusive uma representação junto ao Ministério Público Estadual para apurar tais fatos.

A AMESE pontuou no ofício, quatro considerações que achou importantes, quais sejam:

1. Consultando o portal da Transparência, do Governo do Estado de Sergipe, estamos a verificar que há alguns meses diversos policiais militares classificados nos grande comandos (inclusive seus comandantes), e algumas seções do QCG estão a receber “n” RETAEs, mensalmente, sem que a devida escala seja tornada pública para toda a corporação. Ressaltamos a temeridade desta situação – especialmente no período em que vivemos, de passar o “Brasil a limpo” – que determinadas retribuições pagas com o dinheiro do contribuinte não sejam de conhecimento público;

2. Tais militares ao receberem “n” retribuições por mês, sem publicidade, tem ocasionado a não realização de operações pelos batalhões e companhias com a frequência de outrora, haja vista que os recursos retributórios não estão chegando aos que efetivamente estão na linha de frente no combate diuturno à criminalidade;

3. Como é de vosso conhecimento, nossa tropa está há vários anos sem reajuste salarial. O pagamento da RETAE, da forma que está realizada no dia de hoje, a nosso ver pode estar servindo como “reajuste disfarçado” a apenas uma pequena parte da corporação, enquanto a maioria sofre com os soldos congelados;

4. As ajudâncias dos diversos batalhões se encontram com “bancos de voluntários” policiais militares para exercer esta atividade visando ao incremento dos seus vencimentos já corroídos pelos anos de inflação acumulada. Registramos aqui, o alto nível de decepção ao saberem que não mais existem escalas extras nas unidades operacionais e ao consultarem o portal da transparência verificar que outros colegas concentram diversas retribuições mensalmente sem enxergarem a escala de serviço ou até mesmo sem verem estes colegas em nenhuma operação.

Foi solicitado também ao Subcomandante da PMSE as seguintes providências:

a) Que TODAS as escalas ou plantões ou serviços de qualquer natureza, com pagamento de RETAE, sejam tornadas públicas em Boletim Geral Ostensivo ou Portal eletrônico, seguindo o princípio da moralidade e publicidade;

b) Que os serviços retribuídos com RETAE sejam prioritariamente distribuídos aos policiais militares de unidades operacionais;

c) Que se busque uma forma de distribuir com o máximo de equilíbrio possível as escalas e plantões de forma a beneficiar o maior número possível de voluntários.

ESPECIAL – ELEIÇÕES ACDS

CHAPA: “UMA ACDS PARA OS CRONISTAS”

O blog já divulgou esta semana a chapa 1, que disputa a eleição para a Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe – ACDS, no próximo sábado, 27. Agora divulga a chapa 2, comandada por Carlos Magno e que3 o blog torce pela vitória, que é uma verdadeira mudança para a entidade.

Diretoria:

Presidente: Carlos Magno (Rádio Jornal)

1º Vice-presidente: Genário Santos (FM Itabaiana e rádio Cultura)

2ª Vice-presidente: Felipe de Pádua (TV Sergipe e rádio Jornal)

Conselho Fiscal

Titulares

Tâmara Oliveira (TV Sergipe)
Josafá Neto (Rádio Cultura)
Waldson Diniz (Rádio Juventude FM e rádio Cultura)

Suplentes
Raimundo Morais (Rádio Liberdade e rádio Aperipê)
Eron Ribeiro (Rádio Jornal)
Valderlan Lemos (Tobias Barreto FM e rádio Jornal AM)

Conselho Deliberativo

Titulares

Paulo Júnior (Rádio Jornal)
Manelão (Rádio Abaís)
Paulo Roberto (Rádio Aperipê)

Suplentes

Roberto Carioca (fm Princesa e rádio Jornal)
Erivan Pessoa (rádio Jornal)
Kleber Sorriso (Rádio Jornal)

Patrono: Reginaldo Gouveia

QUINZE MUDANÇAS PARA ACDS:

1- Recadastramento de todos os associados. ACDS terá de fato apenas os cronistas com filiados.

2- Criaremos polos da ACDS no interior do estado. o cronista não trabalha apenas na capital.

3- Buscar junto à Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores, meios legais para que a ACDS possa, como entidade, dar o apoio necessário às equipes esportivas nas competições que os clubes sergipanos estiverem participando.

4- Viabilizar parcerias junto aos clubes sociais  para os filiados. dentre esses clubes, já estamos conversando com a Assomise e clube do Banese.

5- Curso de reciclagem para os profissionais da crônica esportiva em convênio com o Senac, Unit, UFS, entre outras instituições de ensino do estado.

6- Realização de intercâmbio com profissionais renomados do país. Dessa forma, também buscaremos renda para a entidade, trazendo nomes consagrados para realização de palestras e cursos.

7- O retorno de fato da sede da ACDS. Com isso, o retorno do encontro semanal  dos cronistas (um momento para o lazer do associado).

8- Volta do time de futebol da ACDS, com jogos na capital e interior. Já fechamos uma parceria com um excelente campo de futebol para a realização dos jogos em Aracaju.

9- Em um dia da semana, iremos realizar a pelada do cronista (também já fechamos uma parceria com um campo society para a realização da mesma). Custo zero para a associação.

10- Criação da rádio 'web ACDS' e pelo Youtube a 'TV ACDS” . a ideia é conseguir meios de receita para a entidade, além de viabilizar oportunidade para novos jornalistas e radialistas.

11- Melhorar a segurança do cronista nos jogos na capital e interior. além disso, garantir a segurança dos automóveis.

12- Vamos buscar a ampliação das cabines do estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana.

13- O camarote da ACDS no Batistão terá uma logística totalmente diferente. posso adiantar que o cronista será muito bem tratado e realmente será um camarote digno da nossa classe.

14- Iremos disponibilizar lanches no interior do estado, em especial, para o cronista que estiver trabalhando. Faremos um cadastramento para os jogos. Esse cronista cadastrado terá um tratamento especial e um kit lanche. Também iremos criar o kit jogo cronista, com material que ajude e facilite o trabalho do filiado.

15- Resgatar a história da associação e dos filiados. criaremos um espaço na nossa sede e uma revista ou até mesmo um documentário com os grandes nomes que contribuíram para o avanço da nossa classe. uma maneira de homenagear nomes da crônica esportiva de Sergipe.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“A angústia é a disposição fundamental que nos coloca perante o nada.” Martin Heidegger, filósofo alemão, morreu em 26 de Maio de 1976 (n. 1889).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais