Dois debates, duas posturas

Quem assistiu ontem o debate da TV Sergipe e também assistiu o debate realizado na semana passada pela TV Atalaia, ficou com a impressão que de lá para cá, apresentou-se dois candidatos diferentes do DEM ao governo estadual. É preciso ver os fatos com realismo.

O João da semana passada não fez feio, debateu de igual para igual com Déda. O João de ontem, 28, estava abatido e parecia atordoado, como se tivesse levado um nocaute técnico. Serão os reflexos do final da campanha e dos índices das pesquisas? 

Já o candidato Déda, mostrou-se novamente seguro no vídeo. Esta segurança dele, para alguns passa a impressão de desdém, mas na verdade é a firmeza de quem tem um relacionamento natural com as câmeras e, principalmente, conhecimento do que está falando. Estava disposto a não deixar dúvidas de quem venceria o debate, como aconteceu no debate da TV Atalaia.

A candidata Avilete não apresentou nada de novo em seu discurso. Só melhorou com relação ao debate anterior. Baixou menos a cabeça, mas no início disse que estava “afônica” e pediu desculpas para os telespectadores. Voltou a criticar a polarização do debate entre Déda e João, mas pendeu para o lado do DEM e demonstrou raiva contra a candidata do PT, Dilma, chamando-a de terrorista, seqüestradora e assaltante.

Logo no primeiro bloco (com temas sorteados) João Alves mostrou que estava visivelmente nervoso (e se atrapalhando todo com o cronômetro) quando perguntou a Déda sobre duplicação da adutora do São Francisco e trocou por “transposição. Déda aproveitou para alfinetar João Alves citando que recebeu a Deso envolvida na Operação Navalha com o desvio de R$ 200 milhões. Na réplica, João perdeu-se sem objetividade. Depois debateram sobre segurança, turismo, funcionalismo público, escolas, hospitais, transportes e educação sem nenhuma novidade.

Mesmo com o literal nocaute, que João recebeu, ele não perdeu votos entre o seu eleitorado. Serviu apenas para o pequeno percentual de indecisos, tirar suas conclusões. Déda e João têm eleitores “fidelizados” e uma participação negativa no debate não tira votos de nenhum dos dois. Já a Avilete não soube aproveitar o tempo do debate e cairá no ostracismo.

Dos três debates realizados em Sergipe (TV Cidade, TV Atalaia e TV Sergipe) sem duvida alguma, o da TV Atalaia superou aos outros dois. Mas todos tiveram papel importante no fortalecimento da democracia.

Obs: Sobre a mediadora, Délis Ortiz. O blog entende que a TV Sergipe não precisava importar de outro estado, até porque a justificativa de “isenção” não cabe neste caso, porque jornalistas como Ricardo Marques e Suzane Vidal, têm condutas pautadas na ética profissional.

Escala da PM foi publicada ontem, 28

Por pura coincidência, depois que o blog cobrou ontem, 28, a escala da PM para as eleições ela foi publicada. Porém, na escala tem algo interessante, que certamente o governador não sabe, nem a Procuradoria Regional Eleitoral: a PM tem 30 coroneis, mas escolheu justamente o assessor militar da Assembleia Legislativa para comandar as eleições na área do 4º BPM, de Canindé do São Francisco, base eleitoral de Ulices Andrade, presidente da AL, cujo filho é candidato a deputado estadual. Mas é pura coincidência não teve nenhum pedido político.

 

Ética profissional

Agora, se fosse o coronel, para não deixar duvidas alegava ética profissional e pedia para trabalhar nas eleições em outro batalhão. Já que não fica bem trabalhar justamente na área de interesse político do seu chefe na AL. Com certeza ele vai pedir para sair da área hoje, 29, assim que tomar conhecimento do boletim. Até porque se não pedir a PRE pode ingressar com alguma ação. 

 

Lula em Aracaju

A chegada do presidente Lula a Aracaju hoje, 29, está marcada para às 18hs. Ele segue direto do aeroporto para o comício do mercado central. Lula deve passar poucas horas em Aracaju e do comício retornar para o aeroporto. O credenciamento para o evento foi realizado pela assessoria do PT nacional.

 

Zé Eduardo pede empenho da militância

Ontem o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, divulgou carta a militância petista para ir às ruas e garantir a vitória de Dilma Rousseff no próximo domingo. Na carta ele lembra do processo eleitoral histórico, onde Dilma poderá ser a primeira mulher presidente do Brasil. “É o momento de garantir as conquistas acumuladas nos últimos oito anos; e de avançar ainda mais na construção de um país melhor, mais desenvolvido e socialmente mais justo”, disse acrescentando que “a candidatura da companheira Dilma Rousseff é a certeza de que esse projeto vai prosseguir nos próximos anos”.

 

Compra de voto e impunidade

Para quem acredita na impunidade com a compra de votos em Sergipe é bom lembrar que há pouco tempo Rivanda Farias, foi eleita vereadora em Aracaju e depois perdeu o mandato por conta de uma gravação onde a Justiça Eleitoral comprovou a compra de votos. Por isso, todo cuidado é pouco, mas parece que alguém já derrapou no meio do caminho.

 

Segundo voto do PV

Dirigentes do PV em Sergipe estão pedindo o segundo voto para o Senado Federal para Amorim. O primeiro é Antônio Leite. Alguns reclamam a falta de compromisso do acordo assumido com Albano Franco quando foi feita a coligação proporcional.

 

Blog de Clóvis Barbosa

Você sabia que Oliveira Ribeiro, Procurador-Geral da República em 1906, quando dos assassinatos de Fausto Cardoso e Olímpio Campos, era sergipano de Laranjeiras? E que ele foi Ministro do Supremo Tribunal Federal? Veja como transcorreu a abertura do processo de apuração do crime de Fausto Cardoso no blog de Clóvis Barbosa, bem como uma biografia de Oliveira Ribeiro. Visite http://clovisbarbosa.blogspot.com/

 

Perguntar não ofende

Pergunta do leitor Gilson Consta: Na coluna de hoje, 28, você publicou nota de Bobô Cruz. Sabemos que se trata de José Serra e o salário mínimo por ele anunciado. Mas hoje ouvi no rádio um programa de João Alves onde ele promete anistiar as dívidas dos motoqueiros com o Estado. Se a legislação proíbe você dar um centavo a quem que  seja, será que não é crime eleitoral você prometer anistia de dívidas?”

 

Motos e os falsos profetas

Que os motociclistas – principalmente os que usam o veículo para o trabalho – estão corretos em lutar por melhorias para eles, não há duvida, porém é preciso neste período eleitoral separar a verdade das falsas promessas. Uma delas: isentar o imposto totalmente. Não basta uma lei estadual tem que passar em Brasília, pelo CONFAZ, já que é renuncia de receita estadual, da mesma forma que passou o recente REFINS Estadual. Ninguém muda a regra do jogo com discurso. Todo cuidado é pouco com os falsos profetas.

 

Renatinho consegue liminar no TJ

O desembargador José Alves, do Tribunal de Sergipe, concedeu na segunda-feira, 27, decisão liminar em favor da candidatura de Renato Brandão (PMDB) a deputado estadual. A decisão suspende a determinação da justiça de Propriá, que impedia a candidatura do ex-prefeito, já que no município tramita uma ação rescisória contra o político, referente à época em que Renatinho era prefeito. Contudo, Renatinho é considerado elegível pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

Greve e factorings

Do jornalista Márcio Rocha (http://twitter.com/marciorocha1): “Aviso aos navegantes: Amanhã começa a greve dos bancos. e agora? alguns aí vão ficar de cabelo em pé procurando as famosas factorings”.

 

Visita

Do jornalista Rodrigo Rocha, no twitter (www.twitter.com/rod_rocha): “Olha, acho bem provinciano a visita de um repórter do JN a Sergipe virar capa de jornal”. Faz sentido…

 

Imprensa em SE

Do jornalista Alan Barreto no twitter(www.twitter.com/alanbarretoso): “Assim que as eleições terminarem, vou contar uma historinha sobre a imprensa da direita de Sergipe Del Rey – Passado e Presente!!!”

 

Políticos que assombram

Do jornalista Ademar Queiroz (www.twitter.com/AdemarQueiroz): “Tô só esperando o dia 4 para dar unfollow/block em um monte de políticos que me assombram (seguem). Não faço agora por educação. ;-)”

 

No 69

Do jornalista Brayner (http://twitter.com/braynerr): “Atriz pornô Cameron Brasil, Candidata do PTN em São Paulo, que pede na TV para o eleitor votar “com prazer no 19… 69”.

 

Canção “Em Nome da Paz”

Atendendo a pedidos o vídeo com a canção “Em Nome da Paz” de autoria do jornalista sergipano Theotônio Neto que fez o presidente Lula chora de emoção: Download:cancaolula.wmv

 

Premiere do filme  “O Senhor do Labirinto”

Acontece no próximo dia 01 de outubro, às 21h45, no cinema Odéon/RJ, a Premiere do Filme “O Senhor do Labirinto”, no Festival do Rio de Janeiro de 2010. O longa metragem conta à história de Arthur Bispo do Rosário, filmado em Sergipe com o apoio do Governo do Estado e do Banese. No lançamento estarão presentes o Diretor Superintendente do Instituto Banese, Edson Lima, e representantes do elenco Sergipano.

 

Mais ônibus

É preciso que a SMTT tenha a consciência que serão necessárias novas linhas no terminal Leonel Brizola para suprir a demanda com a remoção das linhas intermunicipais da rodoviária velha para a José Rolemberg Leite. Será um caos se a SMTT não tomar as devidas providencias e beneficiará a quem não deseja a mudança: as empresas e cooperativas.

 

Combate aos clandestinos

Espera-se também que a política seja deixada de lado e cada órgão faça a sua parte, combatendo os táxis clandestinos que ficam ao redor da rodoviária velha. Se não fizerem isso, com a mudança das linhas, aumentará o número de clandestinos e o caos continuará no local. 

 

Extorsão

Era para ser uma separação como outra qualquer que acontece entre marido e esposa, porém, um advogado chamado para defender uma das partes, foi informado que tem muita sujeira por trás: histórias de extorsões a homens públicos, uma empresa formal e várias outras fantasmas. Tudo envolvendo proprietários de um meio de comunicação. Com diz o amigo Osmário, arrepare…

 

Maria aciona justiça contra pesquisa

A candidata a deputada estadual pelo PSB, Maria Mendonça lamenta a postura adotada pelo jornal Cinform         que publicou uma matéria cujo bojo se reporta aos dados de uma pesquisa realizada, em síntese, pelo Dataform. Segundo a candidata a pesquisa aduz que os leitores puderam constatar algumas infringências promovidas pelo mencionado jornal a exemplo da ausência do registro da pesquisa o qual deveria ter sido publicado pelo Cinform, bem como, a ausência do seu nome no quadro/tabela inserido ao lado direito da matéria constando a relação dos candidatos mais citados. Acrescentou ainda, que esta atitude a prejudicou bastante, pois, infelizmente, a maioria das pessoas direcionou seus olhares tão somente a tabela e, sequer, leram a matéria como um todo e, para estas, ficou a informação de que ela não sairia vitoriosa caso o pleito transcorresse naquele domingo. Entretanto, àqueles que fizeram a leitura de todo o teor da matéria puderam constatar que o próprio jornal informa que na pesquisa, ela aparece na 6ª posição.

 

Erro trouxe prejuízos para candidata

Maria disse ainda que este erro lhe trouxe enormes prejuízos, pois todos sabem que uma publicação desta natureza tem o condão de interferir junto à opinião dos indecisos como também acaba por desestimular os que acreditam na sua vitória. Portanto, solicitou a sua assessoria jurídica que adotasse providências quanto a isso que de imediato protocolou junto ao TRE uma representação com pedido de liminar em face do referido jornal requerendo dentre outras coisas o recolhimento de todos os exemplares; a impressão de uma errata no mesmo número de jornais impressos no sentido de que seu nome seja inserido no rol dos candidatos citados e, que esta, seja distribuída de forma gratuita em todos os pontos de venda do jornal com a urgência que o caso requer, ou seja, com a antecedência de no mínimo três dias antes da eleição; a notificação do MPE e a condenação ao pagamento de multa eleitoral.

 

Memória política

1960 é o último ano do governo JK. O grande político mineiro inaugura a nova capital do país, Brasília, situada no coração da Pátria. JK deixa a presidência com o país vivendo um excepcional momento na economia, com média de 7 por cento de crescimento. Nas eleições, Jânio Quadros, uma figura carismática, lança-se candidato a presidente pelo PTN – Partido Trabalhista Nacional, com o apoio da UDN – União Democrática Nacional. Jânio chegou a ter como candidato a vice o engenheiro sergipano Leandro Maciel, indicado pela UDN.Foi, depois, substituído, a pedido do próprio Jânio. O vice-presidente eleito foi João Goulart, o Jango, da coligação PTB/PSD. Em 1961, Jânio, consagrado nas urnas, assume a presidência da República, tendo como lema o combate à corrupção. O símbolo de sua campanha era uma vassoura.

 

Renúncia de Jânio Quadros

Em agosto, o presidente JQ renuncia ao cargo. Os militares impedem a posse do vice, João Goulart, que se encontrava no exterior. A solução encontrada, depois de muita parlamentação foi, justamente, a implantação do sistema parlamentarista de governo. João Goulart assume o poder, e indica Tancredo Neves para exercer o cargo de primeiro-ministro.

 

Esclarecimentos sobre prestação de contas do SEEB/SE

“Somos leitores assíduos da sua coluna e viemos esclarecer aos seus leitores que a atual direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), desde que tomou posse, há três anos, tem realizado regiamente debates e deliberação sobre as contas do Sindicato, conforme manda o estatuto da entidade. No mês de novembro, o debate é sobre a previsão e suplementação orçamentárias; e em março, para prestação de contas. São convocadas assembleias, através do boletim da entidade, onde são apresentadas as peças contábeis, inclusive com apresentação em data show e com gráficos, e com a presença da assessoria contábil, para possíveis esclarecimentos. O Conselho Fiscal examina os documentos contábeis e elabora parecer, mas é a assembleia que aprova as contas. Por fim, penso que a categoria conhece a direção que tem, inclusive confirmou a aprovação da gestão com 97% dos votos na eleição realizada no mês de maio. E nós, da direção do SEEB/SE, temos muito orgulho de sermos os dirigentes dos assuntos de interesse da briosa categoria bancária”. José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários.

 

História do Brasil I

Recontada pelos dois principais pesquisadores/historiadores do país, responsáveis por um novo conceito de relatar os fatos de nosso país. Estamos nos referindo a duas obras que já marcam sua presença firme nos primeiros lugares dentre os mais vendidos livros, nas mais importantes livrarias do Brasil.

 

História do Brasil II

 “1822”, de Laurentino Gomes, editora Nova Fronteira, 2010. Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado. Laurentino Gomes é o mesmo autor de “1808”, grande “best-seller”. “Brasil: uma História”, editora Leya, edição revista e ampliada, 2010. Cinco séculos de um país em construção. O autor, Eduardo Bueno, revolucionou, com suas obras, o método de narrar os fatos que compõem a história de nosso país. A exemplo de Laurentino Gomes, é, também, jornalista.

 

Liberdade de Expressão

 O Clube Militar, do Rio de Janeiro, sediou, no último dia 23, importante debate sobre o tema “A democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão”. Participaram dos debates os jornalistas Merval Pereira, de O GLOBO, e Reinaldo Azevedo, blogueiro da revista VEJA. O mesmo assunto tem sido discutido com acentuada frequência por entidades da sociedade civil, destacando-se os mais importantes organismos sindicais, como por exemplo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

 

Desemprego

6,7 por cento foi a taxa de desemprego apurada no mês de agosto pelo IBGE, a menor desde 2002.

 

Lavagem de dinheiro

Por incrível que pareça, o Banco do Vaticano sofreu sequestro judicial de 23 milhões de euros. A referida instituição financeira está sendo acusada de lavagem de dinheiro. O caso pode ser o mais comprometedor desde 1982, quando o arcebispo Marcinkus, então presidente do Banco do Vaticano, foi indiciado por envolvimento na falência fraudulenta do Banco Ambrosiano.

 

Técnicos administrativos da UFS realizarão ato na Reitoria

Os servidores técnico-administrativos da UFS realizam nesta quinta, 29, ato público no hall da Reitoria, a partir das 10 horas. Trata-se de ação conjunta da categoria, que estará acontecendo em todas as universidades federais, com vistas a reforçar a campanha salarial/2011. A categoria técnico-administrativa estabeleceu como principais itens da campanha salarial/2011 a isonomia salarial e de benefícios; piso de três salários mínimos; step de 5%; racionalização de cargos; alteração do Anexo IV, que trata do incentivo à qualificação, disposto na Lei 11.091; reposicionamento de aposentados e pensionistas; ascensão funcional (defesa da PEC 257).

 

Aperipê TV na Web e no celular

A programação da Aperipê TV já está disponível na web. A partir de agora de qualquer lugar do mundo será possível conferir o conteúdo da TV pública do Estado. Basta digitar o endereço do site da Aperipê ( http://www.aperipe.se.gov.br) e clicar no link Aperipê Ao Vivo na página inicial. E ainda, para aqueles que possuem celulares com acesso a internet a visualização será facilitada, pois, assim que for digitado o endereço do site ,o stream da TV será aberto diretamente. A ferramenta para a transmissão da programação ao vivo foi desenvolvida pela Ideas TEK. Outro passo importante será dado em breve quando a Aperipê TV poderá ser conferida de alguns tipos de Smartphones, a partir de um aplicativo especial que está sendo desenvolvido pela Ideas TEK. Com isso a Aperipê TV irá se lançar como a primeira emissora aberta do Brasil e a segunda do mundo a disponibilizar a programação ao vivo via Smartphones.

 

Curso Básico de Fotografia

O Studio MG Fotografia e Comunicação estará ministrando Curso Básico de Fotografia com carga horária de30h, no período de 07 a 12 de outubro de 2010. O curso será ministrado pela fotografa e jornalista, Isa Vanny Farias, DRT812/SE, Graduada em Comunicação social, habilitação jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e Pós Graduada em comunicação e Mídia Digital pela Universidade Tiradentes, mestranda em Antropologia Visual pela UFS. Com 17 anos de experiência fotográfica, Isa atua como professora Universitária há 08 anos, Já tendo lecionado na UFS e atualmente na UNIT, nos cursos de Jornalismo, Design Gráfico, Artes e Publicidade.

 

Suprindo demanda

O objetivo maior do curso é suprir uma demanda crescente por cursos  de fotografia no Estado, tencionando seguir com módulos Intermediário e Avançado, com noções de trabalho em mídia de tratamento Digital ,Iluminação e estúdio. Criado pelo fotógrafo Márcio Garcez o espaço além de oferecer serviços de comunicação ,fotografia e ampliação fotográfica profissional.  pretende fomentar a cultura fotográfica no estado através de cursos e oficinas de fotografia ministrados por Márcio Garcez , Isa Vanny e fotógrafos convidados. Informações pelo celular  9977.6537, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas ou no e-mail isa.fiatlux@gmail.com.br  ou marciogarcezvieira@yahoo.com.br

 

Dall vai animar Dia das Crianças

O Dia das Crianças promete ser animado no Centro Pediátrico do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). É que a Dall Alimentação e Serviços promoverá um Dia das Crianças de muita diversão e alegria para os pequenos.No dia 11 de outubro, das 08h30 às 12h, a Dall vai distribuir brinquedos e doces, proporcionando o bem estar da garotada com muitas brincadeiras e palhaçadas. Você pode fazer parte desta festa doando brinquedos na sede da empresa, na rua João Ávila Neto, nº 205 – Inácio Barbosa.

 

VCA promove palestras educativas

Com o tema: ‘Cinto de segurança e dispositivos de retenção’ teve início no dia 17 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. Em Aracaju várias atividades marcaram a semana e a programação seguiu até o último dia 25. Órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito puderam debater junto à sociedade civil e também com empresas privadas, assuntos importantes relacionados à prevenção de acidentes. A Viação Cidade de Aracaju (VCA) realizou duas palestras com o objetivo de conscientizar colaboradores sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito para preservar a vida.

 

Nota do Coletivo Nac. de Mulheres do PSOL sobre o prog. de Avilete

Foi divulgada uma Nota Pública do Setorial Nacional de Mulheres do PSOL, repudiando o programa eleitoral da candidata a governadora Avilete Cruz, do PSOL/SE, exibido nesta última segunda-feira, em que expôs posicionamento contrário ao do Partido em relação à discussão sobre a legalização do aborto. Na oportunidade, ela defendeu a continuidade da legislação sobre o aborto, de forma a referendar a criminalização das mulheres que adotam tal decisão.

 

Avilete dá voz a um do setores mais reacionários

Segundo o advogado João Paulo da Silva Santana o comportamento da candidata, foi em total desacordo com o que o partido defende. “Aliás, este não é o único assunto com o qual ela não vem seguindo a linha do partido. Em verdade, o candidato a presidente Plínio de Arruda Sampaio é que apresenta o PSOL como ele é, ou ao menos, deveria ser”, explicou. Um trecho da nota: “Apesar dessas conquistas internas para as feministas do PSOL, e em plena semana do Dia 28 de setembro, nos deparamos com as declarações da professora Avilete,  candidata do PSOL ao governo do estado de Sergipe, que utilizou seu Horário Eleitoral Gratuito na TV para atacar a luta pela legalização do aborto. Não poderíamos nos calar frente a essas declarações, pois elas ferem as resoluções congressuais do partido e se contrapõem à construção de um partido socialista e feminista. Ao declarar publicamente sua posição contrária à legalização do aborto no Brasil, a Professora Avilete dá voz a um dos setores mais reacionários da sociedade: o do extremismo religioso, que hoje se alia com o agronegócio, militares e a grande mídia”.

 

ELEIÇÕES

 

PRE/SE fará plantão até as eleições

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) intensificou seu trabalho nesta semana que antecede as eleições. Como nas eleições de anos anteriores, servidores e procuradores irão trabalhar também no sábado, dia 02, e no domingo em que acontecem as eleições, dia 03 de outubro.Qualquer irregularidade poderá ser denunciada pela população através do telefone (79) 3301-3700, que funcionará inclusive à noite, pelo e-mail pre@prse.mpf.gov.br ou pessoalmente na sede do Ministério Público Federal (Av. Beira Mar, 1064, bairro 13 de Julho, Aracaju). Nas cidades do interior do Estado, as denúncias poderão ser feitas também junto às Promotorias Eleitorais.

 

Polícia Federal

A partir desta terça-feira, 28 de setembro, a Polícia Federal inicia uma operação especial com foco nas eleições do próximo dia 03. Equipes trabalharão na capital e em cidades do interior. A PF também receberá denúncias de irregularidades, através do e-mail denuncia.srse@dpf.gov.br, pelo telefone 0800 284 4565, na sede da PF em Aracaju (Av. Augusto Franco, 2260, bairro Siqueira Campos) ou nos postos onde a PF trabalhará no interior. Em Lagarto e Itabaiana, estes postos ficarão na sede da Polícia Civil, já em Canindé de São Francisco, será na Promotoria Eleitoral.

 

OAB/SE e entidades fazem plantão na véspera e no dia da eleição

No sábado, dia 2, e no domingo, 3, as entidades que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral farão plantão para acompanhar todo o processo eleitoral. Nestes dois dias, haverá equipes atuando no Palácio da Cidadania, local onde funciona a sede administrativa da OAB/SE, localizado à Avenida Ivo do Prado, 1072, no bairro São José, para recepcionar denúncias que envolvam quaisquer ameaça à livre manifestação do voto.Para recepcionar denúncias que caracterizem crime eleitoral, a OAB/SE disponibilizou um Disk Denúncia que pode ser acessado por telefone (3301 – 9130) e também pela internet pelo e-mail eleicoes2010@oabse.org.br.

 

ESPECIAL – DESO e o abastecimento

 

Ato criminoso

Nesta reta final da campanha eleitoral políticos desesperados começam a plantar na imprensa (mais precisamente pela Internet) notícias inverídicas por conta da derrota eleitoral que acontecerá no domingo. O mais recente foi publicar na rede que a água que a Deso distribui para a população está contaminada. Uma falta de respeito com a população sergipana.

 

Denúncia vazia

Ontem, 28, no programa comandado por George Magalhães, na Liberdade FM, o radialista fez uma critica correta a denúncia vazia, lembrando que o momento eleitoral não pode ser usado para espalhar um estardalhaço mentiroso, que pode deixar a população com medo de consumir a água da Deso.

 

Água com qualidade

No programa, o presidente da Deso, Max Montalvão, lamentou que o período eleitoral tenha levado alguns a um ato de terrorismo contra a população. “Os sergipanos sabem que isso não é verdade, a Deso tem compromisso há 40 anos com a população e distribui uma água tratada com controle de qualidade acompanhado pelo Ministério Público e pela vigilância sanitária”, disse, afirmando que a empresa já deu queixa na delegacia responsável e acionou a assessoria jurídica para tomar as devidas providencias.

 

Nota do governo I

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a DESO vão buscar os meios legais para defender a população e a própria companhia de abastecimento de uma série de acusações infundadas veiculadas recentemente pela internet através de sites, emails e panfletos eletrônicos apócrifos.  Essa atitude do Governo do Estado se deve a conteúdos injuriosos que circulam na rede mundial de computadores difamando e desmerecendo o trabalho da DESO, e que atacam de forma vil até a qualidade da água oferecida pela companhia. Para o Governo não se pode prejudicar uma verdadeira instituição sergipana como a DESO ofendendo o competente corpo de servidores dela e tentando aterrorizar a população de uma forma mesquinha, baseada apenas e tão somente na mentira.

 

Nota do governo II

Para que a DESO não siga sendo achincalhada na internet, a PGE vai tomar as providências legais cabíveis. “O Estado e a DESO irão representar ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Eleitoral, no que diz respeito às suas respectivas competências, para que cada um inicie investigação em que se apure responsabilidades e que sejam punidos os responsáveis pela conduta criminosa de causar pânico e insegurança junto a população em geral”, disse o procurador-geral do Estado, Márcio Rezende.

 

Nota do governo III

E como comprovação de que o Governo irá até o fim na busca dos seus direitos nesse caso – o que acaba sendo também uma defesa da própria população – a PGE já encontrou respaldo legal na posição governamental de defender a DESO, já que o art.265 do Código Criminal prescreve esse tipo de difamação de um serviço público como ‘atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública’, inclusive com as penas sendo definidas no texto do próprio artigo: ‘Art. 265 – Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa’.

 

DO LEITOR

 

Bolsa eleitor

Do leitor Messias Gonçalves: “O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do número e da idade dos filhos, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 22 a R$ 200. Diversos estudos apontam para a contribuição do Programa na redução das desigualdades sociais e da pobreza, segundo dados do MDS.Já o bolsa eleitor, instrumento praticado pela grande maioria dos políticos brasileiros, que pode chegar a atingir mais de sessenta milhões, se deixarmos de fora a população do sul e sudeste brasileiro, podemos considerar mesmo cíclico, como a maior jornada empreendida no país, quanto a distribuição de renda. Para participar desse que é o maior programa de distribuição de renda temporária o Brasil, é destinado aos eleitores corruptos brasileiros, com direito a voto e que é praticado a cada eleição, ou seja, a cada dois anos. Enquanto o bolsa família é patrocinado pelo governo federal, através do MDS, o bolsa eleitor é financiado por empresas, empresários e políticos. O dinheiro destinado para esse fim, nunca é contabilizado nas contas dos candidatos e dos partidos políticos. É o chamado ?caixa 2? ou a caixa preta famosa. Não adianta os falsos moralistas pregarem uma coisa e praticarem outra. Neste país chamado Brasil são poucos os políticos que ganham seguidas eleições simplesmente porque trabalham em benefício do povo. Até porque o próprio povo quer sair ganhando alguma coisa. Eles têm consciência de que passadas as eleições, eles serão esquecidos. É o momento de eles serem estrelas, embora paguem depois caro por isso.Vá dizer a uma pessoa pobre, que não receba R$ 20,00, R$ 30,00 ou mesmo R$ 50,00 para votar em alguém, por que isso e aquilo. É mais coerente dizer que receba e que não vote naquele que lhe deu. Até porque essa dinheirama toda, no fundo no fundo foi e é nosso. O problema é saber como saiu pelo ralo do esgoto e foi parar nas mãos deles. O curioso é que foram os próprios políticos que acostumaram essas lideranças comunitárias. Na verdade, hoje se transformaram em verdadeiros “profissionais”, na captação dos chamados à moda antiga de cabos eleitorais. Como a justiça eleitoral brasileira proibiu a utilização desse mecanismo, agora burlam a lei, fazendo verdadeiras listas onde colocam o nome e a seção dos eleitores, para entregarem aos comitês de campanhas, justificando assim essa transação.  Fico pensando se por acaso fosse instituído o voto facultativo no Brasil, se não diminuiria essas práticas. Mas ao mesmo tempo acredito que eles passariam a pagar para os eleitores irem votar. Continuaria o poderio econômico.Na verdade somente a educação é que poderá um dia acabar com essa prática. Ai sim terá candidatos eleitos, por trabalharem e defenderem a população. Venceriam os melhores.Enquanto isso não acontece, o mundo gira e a vida é bela”. Messias Gonçalves.

 

Transporte de eleitores em Laranjeiras

E-mail recebido: “Chegou hora de se unir para valer, com o dever de cidadão. Toda época de eleição em nossa cidade é colocado ônibus para transportar eleitor que vem de todos os povoados. Mas deveriam ser ônibus locado a qualquer empresa e que tenham sempre acompanhado um oficial de justiça. Os Ônibus cedidos ao judiciário seriam da prefeitura, da usina ou de outros órgãos. Mas recentemente os partidos de oposição deram entrada na justiça mostrando fotografia por existir ônibus da usina transportando eleitores para caminhada de um certo candidato ao senado. Gostaria muito de não identificasse o meu nome.Gostaria que tivesse conhecimento dos fatos. Isso acontece em Laranjeiras”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

Para mim é melhor ser impetuoso do que cauteloso, pois a sorte é uma mulher, e se você deseja dominá-la, precisa enfrentá-la e conquistá-la. É claro que ela se deixará perder para os homens que são impetuosos, em detrimento daqueles que agem cautelosamente”. Maquiavel.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais