Dois Sentidos

Faltando 24 horas para o leilão do campo do Confiança, batizado de Estádio Sabino Ribeiro, a diretoria do time proletário peca ao não concentrar todas as energias neste problema. Primeiro, promete coletar 100 mil assinaturas para ingressar com uma ação popular visando garantir que o estádio permaneça com o clube, depois, anuncia a criação de uma frente parlamentar em defesa do campo e, por último, o gerente de futebol, Jorge Luiz, informa que Confiança já conseguiu um terreno em Socorro, com 25 mil metros quadrados, para construir seu Centro de Treinamento. Esta última notícia praticamente derruba todas as outras desencontradas iniciativas, pois se o novo espaço vai abrigar três campos, o “Dragão” não precisa mais do velho Sabino Ribeiro. Até parece que os dirigentes do time proletário não sabem que gato com dois sentidos não pega rato.

 

Juros sobem

 

Levantamento do Banco Central sobre os primeiros dias de outubro revela que os bancos estão pagando juros mais altos para captar dinheiro e, por isso, passaram a cobrar mais dos clientes. É a primeira vez em dez meses que a taxa sobe, em parte devido à expectativa de que a taxa básica vá subir em 2010. Na média dos empréstimos para as pessoas físicas, o juro subiu de 43,6% ao ano em setembro para 46% em 13 de outubro. O BC também informa que cada vez mais clientes estão recorrendo a crédito mais caro, como cartão e cheque especial.

 

De volta

 

O Tamiflu, antiviral para o tratamento da gripe suína, deve voltar a ser vendido nas farmácias brasileiras no ano que vem, quando está prevista nova onda da doença. O governo estuda exigir a retenção da receita e, com isso, evitar o uso indiscriminado. O remédio parou de ser comercializado a pedido do Ministério da Saúde.

 

Mau exemplo

 

A indústria foi o setor que mais contribuiu com as estimativas de emissão de gases de efeito estufa entre 1994 e 2007, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. A indústria foi responsável por 56% das emissões totais. Entre as atividades que mais poluíram o ambiente, estão a indústria de produtos minerais, com 59%, seguida da química, com 55%, e a metalurgia, com 40% das emissões. Outro setor que contribuiu muito para o aumento da estimativa de emissão de gases de efeito estufa foi o de energia, responsável por 54%.

 

Não conversa mais

 

Depois de várias tentativas para encontrar um acordo, a diretoria do Banese desistiu continuar negociando com os empregados do Banco, que estão em greve há um mês. A diretoria da instituição vai esperar agora a reunião na Justiça Trabalhista para discutir o dissídio. Isso quer dizer que as contrapropostas feitas pelo Banese aos grevistas não serão mais levadas em conta, devendo o acordo coletivo ficar na dependência do que for acertado na audiência da próxima semana. Enquanto isso, os clientes pagam o pato.

 

Prazo maior

 

O Banco do Brasil ampliou o prazo de pagamento do BB Giro Rápido, linha de capital de giro voltada para as micro e pequenas empresas. Segundo a instituição, o prazo passou de 18 para 24 meses. A linha atende as pessoas jurídicas com faturamento bruto anual de até R$ 5 milhões. Segundo o BB, o crédito é pré-aprovado logo após a análise cadastral da empresa e são aceitas apenas garantias pessoais e vinculação do Fundo de Garantia de Operações (FGO), mecanismo que complementa as garantias em até 80% do valor do contrato. Há ainda carência de até 59 dias para o pagamento da primeira prestação de capital.

 

Hora da faxina

 

A Prefeitura de Aracaju está preparando os cemitérios da cidade para o Dia de Finados (2 de novembro). Equipes da Emsurb já iniciaram a varrição, capinação, gadanhamento, roçagem e pintura de capelas, muros e meios-fios, com a intenção de deixar os cemitérios prontos para receber aqueles que vão visitar amigos e parentes falecidos no feriado. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos quatro cemitérios municipais: São João Batista, ABC, Helena Bandeira, na Atalaia, e Cemitério dos Náufragos.

 

Rebimboca da parafuseta

 

Em agosto deste ano, a Volkswagem anunciou o recall dos modelos Novo Gol, Voyage e Fox devido a um problema no programa de gerenciamento do sistema auxiliar de partida a frio. Dois meses após o chamado, esses modelos voltaram a apresentar problemas. Dessa vez, o erro ocorre no motor 1.0 desses veículos, que, embora ainda não tenha sido identificado pela montadora, é percebido pelo barulho do equipamento. A empresa ainda não informou sobre a possível realização de um recall, pois o problema não afetaria a segurança das pessoas.

 

Usados em alta

 

E por falar em carros, não foram somente as vendas de veículos novos que registraram crescimento na primeira quinzena de outubro, mas também as de usados. Na comparação entre os dois meses, a alta foi de 2,61%. Já em relação aos primeiros 15 dias de outubro do ano passado, o crescimento foi de 12,25%, segundo dados da Fenabrave. Considerando apenas os automóveis e comerciais leves, também houve alta, de 3,99% na comparação com setembro e de 11,59% em relação à primeira quinzena de outubro de 2008.

 

Alô, puxa-sacos

 

O aeroporto de Aracaju vai ficar assim de “baba-ovo” hoje à tarde. É que, depois de 25 dias fora de Sergipe para se submeter a uma cirurgia no pâncreas, o governador Marcelo Déda (PT) retorna nesta quarta-feira a Aracaju. Em fase de recuperação, o petista não deve assumir logo o governo, que permanecerá sob o comando do vice Belivaldo Chagas (PSB). Naturalmente que além de secretários, familiares e a imprensa, os puxa-sacos vão lotar o aeroporto. Alguém duvida?

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais