Concerto Natalino – Academia Sergipana De Letras

Jane Guimarães
Acadêmica ASL – Cadeira nº 13

 

No dia 4 de outubro de 2021, na Sessão PLENÁRIA VIRTUAL, da Academia Sergipana de Letras, o Presidente Acadêmico Dr. José Anderson Nascimento, submeteu aos Confrades e Confreiras presentes a proposta apresentada para a criação do Coral da ASL, que tem como Presidente e Mentor o Acadêmico José Anderson Nascimento, Supervisão e Orientação da Acadêmica Luzia Maria da Costa Nascimento, Coordenação da Acadêmica Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira, Condução e Regência do Maestro Edson Silva Nascimento- (Maestro Dida).

A ideia de criação do Coral já vinha sido tratada desde 2019, inclusive sendo aplaudida por diversos Confrades à época. Porém, com a Pandemia, foram suspensas as discussões e posteriormente, posta em prática com o apoio integral do Presidente Acadêmico Dr. José Anderson Nascimento e dos Acadêmicos e das Confreiras e Confrades do MAC da Academia Sergipana de Letras.

Como sempre, o nosso Presidente Dr. Anderson com sua visão de águia, pensando em um grande Coral, autorizou a inclusão dos Coralistas e já pensou na primeira apresentação do Coral da ASL para o Natal de 2021. Assim o fez!

Diante dessas decisões, o Confrade Maestro Edson Dida nos enviou cópias/letras de músicas para que fossem apreciadas pela Diretoria do Coral.

O Coral da ASL só cresce! Com o apoio incansável do Presidente Acadêmico Dr. José Anderson Nascimento, o Coral tem desbravado diversas regiões do nosso país e leva consigo o nome da Academia Sergipana de Letras com apresentações de destaque a nível nacional e reconhecimento com premiações e certificações.

Estamos em 2025 e a ASL realiza de forma brilhante a sua V Cantata de Natal, sendo considerado um importante veículo para o incentivo das ações voltadas à valorização das pessoas e a melhoria contínua da sociedade. Sabemos que o desenvolvimento das potencialidades artísticas, culturais e pessoais dos seus componentes e o caráter integrador e socializador do Coral, constituem expressivas manifestações culturais no campo da música e contribui para a sociedade e a integração da comunidade acadêmica, com um propósito de desenvolver um estilo próprio, aproximando o erudito e o popular e reunindo em seu repertório coral, os mais diversos gêneros musicais, o qual apresentar-se-á para públicos variados, na comunidade acadêmica e fora dela. É importante frisar que houve uma seleta de músicas clássicas e contemporâneas do Natal entre os administradores do Coral e seus componentes com a finalidade de escolher um repertório que pudesse traduzir o real significado do Natal. Vários ensaios e encontros foram concretizados para os devidos ajustes referentes ao dia alusivo à apresentação.

Quanto a realização do Concerto Natalino da Academia Sergipana de Letras, foram selecionadas as músicas pela ordem de apresentação dos Coralistas: Adeste Fideles, Pão da vida, Panis Angelicus, Jesus alegria dos homens, Natal branco, Só em ti viver, Ave Maria Gounod, Seja a Glória, Marcas do que se foi, Noite azul, Boas festas, Natal todo dia, A paz, Ave Maria (Schubert), Cristo nasceu, Noite feliz e O Natal existe. Um grande público esteve presente, contando com os Acadêmicos da ASL e do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, diversas Academias Literárias do nosso Estado, além de vários convidados e visitantes, e aqueles que passavam pela rua e paravam para assistir admirados ao grande espetáculo.

Sabemos que a magia do Natal chega para aquecer muita gente, sendo a época em que abraçamos aqueles que amamos e fazemos de tudo para estar perto das pessoas especiais e celebrarmos o amor, à vida e a pureza. E é através dessas músicas natalinas que entramos em um estado de paz e serenidade. Essas músicas puderam acalentar o grande público que assistia atento à apresentação. De acordo com o Maestro Edson Dida: “essas músicas não poderiam ficar de fora do repertório, porque é um momento de louvar o Menino Jesus e são músicas que cantam o Natal, são tradicionais e que muitas pessoas gostam e cantam juntos também”.

Essa foi a quinta vez que o Coral da Academia Sergipana de Letras realizou a Cantata de Natal da ASL. O Coral é composto por diversas vozes com pessoas ligadas aos movimentos culturais do estado. A Academia Sergipana de Letras tem 96 anos de Fundação e esse Coral torna-se um marco para a Instituição. A Acadêmica Coordenadora do Coral Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira enfatizou que o pensamento da criação do Coral da Academia Sergipana de Letras já é antigo, todavia houve a concretização nesse momento oportuno devido à época inspiradora que vivemos.

O Presidente Acadêmico José Anderson Nascimento menciona a importância da proposta de uma maior interação entre as Academias e o povo, porque é um dos objetivos seja ele educacional, cultural e dessa forma abre para uma atividade social ampla, não somente através dos livros, conferências, palestras, mas também pelo Canto Coral que é uma nova proposta da Academia Sergipana de Letras.

Cumprimentando a todos, desejo muita saúde e paz. Que o Menino Jesus continue nos iluminando. “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce, obrigado amanhecer”.

Feliz Natal e um Ano Novo pleno de grandes realizações!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais