A diferença entre ideia/sonho e realidade,
está na atitude/ação que a materializa.
Na tarde histórica de segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, às 15h, a antiga sala de Sessões da Academia Sergipana de Letras, localizada na rua Pacatuba, 282, em Aracaju, foi palco do nascimento de mais uma Arcádia Literária em Sergipe. Desta vez, a privilegiada foi Itaporanga D’Ajuda, que, através de oito ilustres filhos da terra, deu um passo significativo em prol do desenvolvimento cultural e intelectual do município.
Comissão de fundação da Academia de Letras de Itaporanga D’Ajuda
João Kennedy de Sá Passos, Edésio Garcez Sobral Júnior, Erick Fernando Souza Barbosa, Alexandre Batista Paixão, Jhenifer Cristina Maciel dos Santos, Robson Santos Silva, Adelson Santos Nascimento Júnior, Domingos Pascoal de Melo.
A histórica sessão do dia 13/01/2025, foi enriquecida, com as ilustres presenças e participações do presidente da Academia Sergipana de Letras, Dr. José Anderson Nascimento, da Vice-presidente da ASI – Associação Sergipana de Imprensa, Acadêmica Luzia da Costa Nascimento e da Coordenadora do Mac – Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho, Macadêmica Educadora Cris Souza.
Com grande entusiasmo, os itaporanguenses reunidos demonstraram seu compromisso em promover a cultura, a literatura e o orgulho de suas raízes. Este marco simboliza não apenas a valorização da história local, mas também a criação de um espaço dedicado à preservação e expansão da identidade cultural de Itaporanga D’Ajuda.
Assim, Sergipe segue fortalecendo suas bases literárias, reafirmando o papel das arcádias como alicerces de crescimento intelectual e celebração das riquezas culturais e resgate de memórias de cada município.