Dos corruptos e as palavras do Papa

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em meio as denúncias diárias de corrupção no país, o blog faz  uma homenagem ao Papa Francisco, que comemora hoje 79 anos de vida. Um Papa que vem quebrando dogmas da Igreja, que vem conseguindo aproximar-se de todos os povos, independente de religião levando mensagens verdadeiras e, sem medo, toca na ferida de muitos, principalmente dos políticos, que são corruptos, mas contribuem com a Igreja, tendo, como ele diz “vida dupla.”

Alguns trechos de discurso dele sobre corrupção para  reflexão de todos:

A diferença é que quem peca, pede perdão, se sente fraco, se sente filho de Deus, se humilha. E pede a salvação de Jesus. Mas aquele que escandaliza, o que escandaliza? Não se arrepende. Continua a pecar, mas finge ser cristão, a dupla vida. E a dupla vida de um cristão faz muito mal, muito mal.'Mas eu sou um benfeitor da Igreja! Coloco a mão no bolso e dou à Igreja'. Mas com a outra mão rouba, o Estado e os pobres, rouba. É um injusto. Esta é vida dupla.

E nós devemos nos dizer pecadores, sim todos aqui! Corruptos não. O corrupto não sabe o que é a humildade. Jesus, dizia para estes corruptos, que parecem belos por fora, mas dentro são cheios de ossos mortos e de podridão. E um cristão que se vangloria de ser cristão, mas não vive a vida de cristão, é um destes corruptos.

A corrupção é o mal da nossa época, que se alimenta de aparência e aceitação social, cresce como medida da ação moral e pode consumir a partir de dentro, em uma atitude de "mundanidade espiritual", quando não "esclerose do coração", até mesmo na própria Igreja. E se para o pecado existe perdão, para a corrupção, não. Por isso, a corrupção precisa ser curada.

O corrupto não conhece a fraternidade ou a amizade, mas só a cumplicidade"; tende a arrastar todos à sua própria medida moral. Os outros são cúmplices ou inimigos. "A corrupção é o proselitista. Ela se disfarça de comportamento socialmente aceitável", como Pilatos, "que faz de conta que o problema não lhe diz respeito, e por isso lava as mãos, mesmo que no fundo seja para defender a sua zona corrupta de adesão ao poder a qualquer preço.

A corrupção é a gangrena de um povo.

Alese publica suspensão de licitação para agência de propaganda
Por conta da decisão da Justiça de suspender a licitação para contratação de um agência de propaganda a Assembleia Legislativa publicou ontem,16, no Diário Oficial o aviso da Comissão de Licitação. A Alese deve recorrer, mas com o recesso Florence uma nova decisão somente em 2016.

Atenção MPE e vereadores de Monte Alegre: licitação para veículos na véspera do Natal, às 17h30
O que leva a um gestor público a realizar uma licitação para locação de veículo no dia 24 de dezembro? Véspera do Natal quando todos comemoram com a tradicional ceia natalina.  A Prefeitura de Monte Alegre, no Sertão sergipano vai realizar um pregão presencial dia 24 às 17h30.  Com a palavra o MPE e os vereadores.

Perguntar não ofende
Qual o crime  que os gestores municipais cometem quando, em contra cheque, descontam a parcela do INSS dos servidores municipais e não fazem a devido repasse ao órgão do Governo Federal?

IPTU Aracaju: pleno TJSE declara Constitucionalidade parcial da Lei
Em sessão realizada ontem,16, o Pleno do Tribunal de Justiça, por maioria, indeferiu as cautelares nas Ações Declaratórias de Inconstitucionalidade (ADIN) ingressadas pelo PS) e pelo MPE, para declarar a constitucionalidade parcial das Leis Complementares Municipais nº 144/2014 e 145/2014, que tratam sobre as regras do IPTU do município de Aracaju.

Relator
O relator, desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite, informou inicialmente que o PSB apontou vício formal e material na sua peça de ingresso e que o MPE apontara apenas vício material. Ao analisar o vício formal indicado pela agremiação partidária, o magistrado afirmou que em se tratando de controle abstrato de constitucionalidade no âmbito estadual, é imprescindível que o parâmetro utilizado resida exclusivamente na Constituição Estadual.

Relator II
“As irregularidades na tramitação legislativa indicam ofensas a regras do Regimento Interno da Casa Legislativa e da Lei Orgânica do Município. A Suprema Corte também rechaça a fiscalização abstrata de leis municipais usando como parâmetro a Lei Orgânica municipal. Entendo que a ação direta não seja conhecida neste ponto, relativo ao vício formal por violação a normas regimentais, por não ficar demonstrada a afronta direta à Constituição Estadual”, explicou o relator.

Medica cautelar deferida parcialmente
O magistrado vislumbrou suposta ofensa somente em relação ao “teto de acréscimo” relativo aos imóveis não edificados. “Fortes indícios de violação ao princípio da isonomia e do não-confisco apenas no tocante ao ‘teto de acréscimo’ disposto na LC 145/2014 para os imóveis não-edificados. “Defiro parcialmente a medida cautelar para declarar inconstitucional a exigência que ultrapassar 30% valor do IPTU devido no ano imediatamente anterior, para imóveis não edificados, constante do ‘teto de acréscimo’ previsto no inciso II do art. 2º da Lei Complementar municipal nº 145/2014”, concluiu.

Embargos prejudicados
Com as decisões de indeferimento das referidas cautelares, o Pleno julgou prejudicados os Embargos de Declaração, na ADIN nº 201500104598  impetrados pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B). (Com ascom TJSE).

PC do B lamenta decisão
O presidente do PC do B, Hallison Souza, lamentou a decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe contrária à anulação da lei que reajustou o IPTU da capital de forma progressiva até 2022. “Nós já tínhamos quatro votos favoráveis à derrubada desta lei abusiva. Nossa ação buscava fazer justiça fiscal e tributária em prol dos aracajuanos. A nossa ação já tinha julgamento iniciado. Vimos com certa surpresa a decisão de julgar primeiro a ação do PSB, o que acabou prejudicando o pedido do PC do B, pois houve a perda do objeto”, frisou.

Mérito
Hallison disse esperar que no julgamento do mérito da ação, o TJ reveja a decisão diante do momento de crise em que vive o país. “Não é só um aumento de 30%. Nenhum trabalhador teve um reajuste salarial neste percentual, nenhum serviço foi reajustado desta forma. Como retomar o crescimento, garantir o emprego e enfrentar a crise desta forma? Este foi o presente de Natal do prefeito João Alves Filho aos aracajuanos”, afirmou.

Cancelamento do recesso parlamentar
Preocupado com a crise política e institucional instalada no país, o deputado federal Valadares Filho (PSB), se manifestou contra o recesso parlamentar, justificando que este prejudicará o andamento de todos os processos instaurados no Congresso Nacional.

Esforço de todos
O parlamentar diz que busca apoio dos colegas da Casa para que revejam o caso. “Nesse momento em que vive o Brasil é essencial o cancelamento do recesso parlamentar para superar a crise política. O momento exige o esforço de todos e é fundamental dar respostas concretas em todos os níveis da sociedade”, explica.

Bolsa Atleta
Atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais recebem o Bolsa Atleta, um patrocínio do governo brasileiro. O objetivo é garantir que eles se dediquem com exclusividade ao treinamento e atende jovens a partir de 14 anos. Foi aprovado hoje na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados o projeto de lei do deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade/SE) que propõe a redução da idade do recebimento da bolsa para a partir dos 8 anos de idade.

Justificativa
Na justificativa do projeto, Laercio Oliveira destacou que a partir de agosto de 2016 ocorrerão, no Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. "E, até lá, sem dúvida diversos atletas brasileiros serão formados. Mas, para que a formação seja completa e eficiente, é necessário que o incentivo e apoio financeiro oferecido de forma mais ampla", explicou.

Comprometimento
Para Valadares Filho é imprescindível a união e o comprometimento das instituições responsáveis por definir os rumos dos processos que, no momento, paralisam o País. “A retomada dos trabalhos no Congresso Nacional tem que acontecer já no início de janeiro, para que possamos deliberar sobre questões de extrema relevância para o futuro do Brasil”, defende.

Ações de combate ao Aedes aegypti no MPE/SE
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, estará nesta quinta-feira, 17, às 10h, no MPE, expondo as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, muito conhecido pela população por transmitir a Dengue, mas que agora preocupa ainda mais, visto que também é o responsável pela transmissão da Febre Chikungunya e do Zika Vírus.

Protocolos
Na apresentação  o gestor fará um panorama de tudo que vem sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no sentido de prevenir e orientar a população quanto aos cuidados que precisam ser tomados para evitar a proliferação do vetor. José Sobral falará sobre os casos de Microcefalia em Sergipe – já são 118 casos notificados, com 51 confirmações –, e o protocolo de cuidados instituído pela Secretaria para atender as gestantes e os bebês nascidos com a patologia.

FNE em Sergipe
O superintendente estadual do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, e o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, reuniram-se ontem, 165, para discutir estratégias de melhoria nas contratações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no estado.

Gargalos
Belivaldo falou sobre os gargalos que a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem encontrado na captação de projetos estruturantes  para Sergipe. Durante a conversa com o superintendente Saumíneo, ficou definida uma agenda conjunta de captações de projetos e rodadas de prospecção de investimentos. Além disso, foi firmado o compromisso de envio do acompanhamento semanal, que registra a evolução das contratações de operações do FNE em Sergipe.

Natal 705
Quem disse que a véspera do Natal não pode ser quente? No 705 a festa vai pegar fogo com o pop rock da On The Rox, a animação da DJ Renata Dias, que estará em Aracaju especialmente para a apresentação, e do DJ Marcos Mad. No dia 24 a casa abrirá no horário habitual, às 21h. Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente na Maracar Veículos do Jardins e no Posto VB da Avenida Tancredo Neves. O valor promocional do primeiro lote é R$30.Já no dia 27 vai rolar a feijoada com samba e chorinho do 705. A casa abrirá no domingo, às 11h, para o evento.

Prêmio de CIO do Ano vai para TI da Nassal
O gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Nassal Construtora, Antonio Cruz, foi eleito CIO do Ano pela Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe – CIO-SE. A sigla significa Chief Information Officer, título dado ao responsável pela TI de uma empresa. A premiação aconteceu durante o 8º Encontro de CIOs, nos dias 26 e 27 de novembro, e reuniu executivos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Acompanhar o desenvolvimento das novas ferramentas de TI, e trazer para a Nassal alternativas que melhorem processos e segurança das informações é nosso principal desafio. O prêmio é um reconhecimento e me motiva a continuar evoluindo”, afirma Antônio.

Liquidação de fim de ano no Brechó Jardim Secreto
Imagine um brechó super descolado com roupas, sapatos e acessórios criteriosamente selecionados para agradar a um público antenado, exigente e consciente. Este é o novo Jardim Secreto, um brechó que no mercado com uma nova linguagem de consumo e modelo de negócio pioneiro em Aracaju.Agora imagine que quase todas as lindas do Jardim Secreto estão com 50% de desconto.

Liquidação de fim de ano no Brechó Jardim Secreto II
O saldão do Brechó acontecerá em uma única oportunidade. É esse sábado, 19, das 10h às 18h.Sob a administração da produtora e ex-modelo Daniela Hinch e da maquiadora Ticiane Siqueira, o Jardim Secreto está localizado na Rua José de Faro Rollemberg, 674 – Salgado Filho (pela Av. Hermes Fontes, na rua da imobiliária Japiaçu). O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 14h às 19h e aos sábados com agendamento prévio. Informações pelos telefones: Daniella Hinch (79 9198-5631) Ticiane Siqueira (79 9988-3473).

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca Não abro mão dos meus sonhos em detrimento da falta perspectivas do mundo. Se a gente quiser ir pra frente tem de dar o primeiro passo.

www.twitter.com/Jabbnascimento  Dr Clovis Barbosa. Novo Tempo ! Nova Historia, no TCE. Nada irá  se sobrepor as mudanças.

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE  SERÁ QUE CLOVIS BARBOSA vai ter "espaço" para fazer o que quer? Espero que sim, confiamos no seu pensamento e trabalho.

www.twitter.com/pablovillaca  E gravem aí esse Tweet: se um dia a direita ganhar nas urnas e a esquerda tentar derrubá-la com golpismo, irei às ruas combatê-lo também.

NOTA AMASE SOBRE SUBVENÇÕES

A Associação dos Magistrados de Sergipe – AMASE vem a público registrar apoio irrestrito e enaltecer a importância da atuação institucional e republicana do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe – TRE/SE na condução dos processos relativos a utilização das verbas de subvenções.

Registra que ditos pronunciamentos judiciais foram emitidos no exercício do livre convencimento motivado dos magistrados, com base nos princípios e comandos constantes na Constituição Federal/1988 e na legislação infraconstitucional vigente, em especial ao devido processo legal, ampla defesa e publicidade.

A AMASE posiciona-se pela relevância ao mister da atividade judicante, reafirmando o compromisso de cada um dos magistrados membros da Corte Eleitoral, com a manutenção e estabilidade da democracia e do estado democrático de direito.

DO LEITOR

Veículo com adesivo “secretario adjunto PMA”, estacionado em cima da calçada
E-mail enviado por um leitor: “Sábado, dia 12 de dezembro, por volta das 14h,ao transitar pela rua João Olimpio Mangueira,

 próximo ao Iate Clube,  me deparei com a situação que as fotos em anexo mostram, esse veículo estacionado sobre a calçada dos fundos da Secretaria da Justiça. O que me chamou a atenção foi o adesivo que está colado no para-brisas dianteiro que deixa claro que se trata de uma "autoridade", Se procede ou não , infringe as leis de trânsito e merece um trato melhor a respeito da distribuição desse tipo de adesivo que não coloca nenhum veículo acima das leis.Com a palavra a SMTT e a PMA.”

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A vaidade não se limita a afastar-nos de Deus; torna-nos ridículos.” Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa Francisco, nasceu em 17 de Dezembro de 1936 em Buenos Aires (Argentina).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários