Dos motoristas “Indignados” do dia a dia

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O leitor já sabe que este espaço é favorável a fiscalização eletrônica. Infelizmente o trânsito de Aracaju virou um salve-se quem puder, onde são poucos os motoristas que respeitam a sinalização, principalmente o sinal vermelho. Por isso, o blog não só apoia a fiscalização eletrônica, mas defende que em cada semáforo de avenidas e ruas movimentadas tenham o fotossensor, para multar os avanços de sinais.

A SMTT vem divulgando que o número de acidentes de trânsito em Aracaju reduziu 20% se comparados com o ano passado. Já é reflexo do monitoramento através das câmeras e do sistema de fiscalização eletrônica. Infelizmente é preciso sentir no bolso para que alguns motoristas respeitem a sinalização.

Aliás, é engraçado perceber alguns que pelas redes sociais criticam a corrupção,  falam de Dilma, falam de Cunha, mas no dia a dia não perdem a oportunidade de praticar suas malandragens no trânsito. Isto mesmo, malandragens como ultrapassar sinal vermelho, não respeitar a faixa de pedestre, estacionar em local proibido, em vaga para idoso e deficiente. Aliás, qual a diferença de um corrupto de um motorista que estaciona numa vaga para deficiente? Deveria não só ser multado, mas passar uns dias preso. E tem aqueles que ainda dirigem nas areias das praias e dão quadriciclos para crianças dirigem também.

Tem gente que chega a alertar que PM “estagiários” que estão se formando vão participar de blitz e que vão até fiscalizar pneus carecas e lanternas carecas.Oxente! É normal andar com pneu careca e lanterna quebrada? Aliás, no caso do pneu careca, quase sempre o dono do veículo, quando tem acidente, leva com ele, outro motorista ou pedestre que não tem nada com a irresponsabilidade dele.

Como se percebe. Muitos dos indignados com Dilma e Cunha são unha e carne. Cometem seus crimes diariamente.

Emurb asfalta até quadra da praça Alcebíades Paes. Ninguém faz nada
Lamentável. O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos precisa ensinar a diretoria da Emurb o respeito ao meio ambiente. A empresa continuou ontem com o “Rodando no Macio” na praça Alcebíades Paes, na Farolândia e acabou asfaltando não só quase todo entorno da praça, mas a quadra de esportes. Medida excelente, para quem não respeita o meio ambiente e não finge que não sabe nos males do asfalto. Parabéns, agora a PMA pode dizer que revitalizou a praça.

Vereador foragido apresenta atestado de oito dias para tratamento de saúde
Desde o dia 27 de julho, o vereador de Poço Verde, Ricardo Henrique Nogueira de Oliveira, PSC, encontra-se foragido por conta da denúncia de que ele fornecia explosivos para uma quadrilha de roubos a bancos. De lá para cá ele usa de artifícios regimentais para não perder o mandato. No último dia 12, acabou a licença sem remuneração para tratar de interesses particulares. Agora são contadas cinco sessões para ele perder o mandato.

Blog pediu uma cópia do atestado
Só que o irmão de Ricardo Oliveira, protocolou na Câmara um atestado médico de oito dias. O blog entrou em contato com o presidente, Pedro de João Rodrigues para ter acesso ao atestado. Ele disse que consultará a assessoria jurídica para enviar ou não uma cópia. Na verdade, a SSP, através do delegado responsável precisa pegar uma cópia e intimar o médico que deu um atestado a uma pessoa foragida.

Mesmo com atestado, já são duas sessões sem presenças
Segundo o presidente, mesmo com o atestado, Ricardo já faltou a duas sessões. Pelo regimento perde o mandato quem faltar a cinco consecutivas, sem justificativa. As sessões são as segundas e terças-feiras. Na segunda, dia 02, é feriado. Com isso ele ganha mais uma semana, já que terá apenas uma sessão. Na outra, se não aparecer nenhum atestado, serão cinco consecutivas. Porém, o blog tem a certeza que até lá mais um médico vai atestar a doença do foragido. Cadê o cioso CRM e as entidades médicas?

Novo membro do TRE
O juiz de Direto Francisco Alves foi o escolhido para ocupar a vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Ele concorreu com os colegas João Hora, Edivaldo dos Santos, Betzamara Macedo, Áurea Corumba e Leonardo Almeida.

Aracaju: PSB tem conversado com base aliada, diz presidente
O presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, usou ontem o twitter para reforçar que o partido faz parte da base aliada do governo Jackson Barreto e por isso, sobre as eleições 2016, tem conversado com os partidos aliados. “Apesar de sempre ter tido uma ótima relação pessoal com o deputado Andre Moura, não tenho conversado com ele sobre as eleições 2016 em Aracaju”, disse Valadares rebatendo as insinuações.

Bola fora ao promover evento em frente à sede da OAB. Lembrança dos antigos showmícios
Nos corredores do Fórum Gumercindo Bessa, ontem, o assunto entre os advogados foi a bola fora de Henri Clay ao tentar fazer um grande evento de lançamento de sua candidatura à presidência da OAB em frente à sede da entidade. Esses eventos são proibidos pelos estatutos da entidade e vistos com maus olhos pelos advogados, pois remetem aos antigos showmícios da velha política. Um advogado comentou que o desespero por um terceiro mandato faz Henri Clay ignorar as leis que jurou proteger.

Trânsito: sinalização não é respeitada na Rua Santa Catarina
O leitor Luiz Brandi alertou que tem alguns pontos na cidade de Aracaju que a sinalização não é respeitada, deu como exemplo a proibição de estacionamento na Rua Santa Catarina, esquina com Rua Bahia, na lateral de uma agencia do Bradesco. “Comumente verifica-se vários autos parados com o famigerado pisca alerta ligado, como hoje (ontem) às 14h10  tinha 06 veículos estacionados irregularmente”, escreveu, lembrando que “a SMTT poderia fazer uma campanha alertando à todos, que o uso do pisca alerta dever ser somente em casos de emergência, e não a toda hora como facilmente se verifica em nossa Cidade.”

Centro: duas vagas destinadas ao Senac serão alvos do MPE
O blog foi informado que um promotor resolveu questionar a SMTT o motivo pelo qual cedeu duas vagas de estacionamento no centro – ao lado do Cacique Chá – para o Senac. Um absurdo! A SMTT fala de mobilidade urbana, mas não faz o dever de casa: não multa os veículos que estacionam irregularmente (vide o caso em frente a SSP) e ainda faz agrados para alguns privilegiados (no caso o Senac), com o patrimônio público.

Lacres nas placas dos veículos: Detran fecha os olhos para clandestinidade em seu quintal
De um leitor: “Ontem após fazer um abastecimento no posto de combustíveis ao lado do DETRAN, me deparei com uma cena que deve acontecer diariamente e as autoridades fazem vista grossa quanto ao assunto. Acredito que a colocação de lacres em placas de carros, seja ele novo ou usado deve ser uma atribuição exclusiva do órgão de transito, mas não é isso que vemos aqui em nossa capital, onde pessoas comercializam livremente e sem serem incomodados pela lei. Não é algo difícil de ser flagrado, basta uma rápida volta na Avenida Tancredo Neves pra se constatar tal irregularidade, onde os vendedores oferecem livremente suas "mercadorias". Ai deixo a pergunta: Onde essas pessoas que não são credenciadas conseguem esses lacres??? Com a palavra, o Detran.”

Repercute entrevista de Edson do Raio X na Folha do Salu
O pré-candidato a prefeito de Laranjeiras, Edson do Raio X, PRB, concedeu uma entrevista ao jornal Folha do Salu, que circula na região do Vale do Cotinguiba, que repercutiu muito. Edson deixou claro que poderá ser a diferença nas eleições 2016 contra os dois grupos que se revezam no poder há muito tempo. De origem humilde e evangélico, Edson vem conseguindo apoios importantes e já tem uma chapa proporcional competitiva com o respaldo de outros partidos.

Contas do ex-prefeito Paulinho das Varzinhas rejeitadas
E ontem, 28, por maioria os vereadores rejeitaram as contas do ex-prefeito de Laranjeiras Paulinho das Varzinhas. Com a decisão fica difícil uma possível candidatura dele a prefeito no próximo ano.

Canindé
Mesmo ontem, 28, no dia do servidor, ponto facultativo em Canindé, o prefeito Heleno Silva, visitou algumas obras, entre elas a construção da praça da Bíblia na entrada da cidade e o Centro de Artesanato e Comidas Típicas, também na entrada da cidade, que será um espaço para os artesãos e pequenos comerciantes do município.

Liberdade FM: rádio é notificada
O Ministério do Trabalho acabou de notificar a rádio Liberdade FM e deu o prazo de até terça-feira (03) para a regularização dos

Diretoria do Sindicato Radialistas há dois dias faz vigilia de apoio a paralisação na Liberdade FM.

 salários.Permanecemos em frente a emissora, aguardando a direção ou o dono para que ao menos esclareçam o que está acontecendo com a empresa. “Mas parece que a Liberdade FM é uma empresa fantasma, sem direção, sem dono…”, lamenta Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas.

Reuso e gestão de água
O superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH/SE, Ailton Rocha, a convite do Banco Mundial, estará no Estado de Israel no próximo período de 30 de 0utubro a 09 de novembro, em visita técnica a projetos de reuso e gestão de água.

TJSE inaugura Ouvidoria Ambiental
Estimular o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos é um dos objetivos da Ouvidoria Ambiental do Tribunal de Justiça de Sergipe, inaugurada na semana passada. A população em geral, servidores e magistrados podem participar com sugestões e denúncias de questões relacionadas ao uso da água, energia, mobiliário, papel, combustível entre outros fatores que alterem a qualidade ambiental nas unidades do Poder Judiciário.

Primeira do país
Ao receber sugestões, reclamações, denúncias e/ou propostas de qualquer cidadão, a Ouvidoria Ambiental vai acompanhar a tramitação e a análise das demandas recebidas e transmitir as soluções dadas ao interessado ou a seu representante legal. Segundo a Ouvidora-Geral do TJSE, Desembargadora Iolanda Guimarães, a criação da Ouvidoria Ambiental surgiu de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da importância da sustentabilidade no ambiente do Judiciário. “É a primeira Ouvidoria Ambiental em um Tribunal de Justiça no país.”, disse.

Recursos para saúde
o deputado federal Fábio Reis (PMDB) e o presidente da Codise, Sérgio Reis, se reuniram ontem,28, com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em reunião que teve como principal objetivo pedir celeridade na liberação de recursos para diversos municípios do estado de Sergipe.

Ambulâncias e acelerador linear
O parlamentar, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, também levou ao ministro um convite formal do governador de Sergipe, Jackson Barreto, para que Castro visite o estado no fim de novembro, quando o governo fará a entrega de quinze ambulâncias para o SAMU, anunciará a ampliação da radiologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), para área que irá instalar um novo aparelho de acelerador linear e, ainda, visitará as obras do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe, no campus de Lagarto.

Acordo
Fábio Reis solicitou ao ministro que concretize um acordo firmado ainda pelo ministro Padilha, que consiste em aumentar o valor do teto do Fundo Estadual de Saúde em R$ 5 milhões para que o governo possa custear os novos serviços de urgência e emergência.De acordo com o deputado “o governo cumpriu sua parte e há mais de um ano foi implantado para dar melhor resolutividade aos hospitais regionais e aumentou, de forma substancial, a oferta de serviços, a capacidade instalada nos hospitais e suas despesas”, afirmou. “Agora cabe ao ministro cumprir sua parte para custear parte desses serviços”, completou.

Recuperação do prédio da Polícia da Caatinga
Assembleia Legislativa aprovou ontem indicação do deputado Luiz Mitidieri(PSD), solicitando providências do Governador do Estado visando a recuperação do prédio em Vaca Serrada para que a Policia da Caatinga , retorne ao seu local de origem na divisa entre Porto da Folha, Monte Alegre e Poço Redondo.

Localização
No requerimento, o deputado explica que é considerado como local estratégico a localização da Policia da Caatinga no povoado de Vaca Serrada continua sendo cobrada por prefeitos, vereadores, lideranças e comunidade sertaneja como forma de garantir uma melhor segurança.

TJ reconhece responsabilidade dos notários e registradores em danos causado a terceiros
O Superior Tribunal de Justiça – STJ decidiu, através do recurso especial nº 1.552.488/SE, que os notários e oficiais de registro devem ser responsabilizados pelos danos causados a terceiros. Essa decisão se deu por conta da interposição do Estado de Sergipe, através da Procuradoria-Geral do Estado – PGE, contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE, que alegava a legitimidade do Estado em responder pelos atos praticados por cartorários.

Responsabilidade
De acordo com o procurador do estado, lotado na Procuradoria Especial do Contencioso Cível, Marco Aurélio de Almeida Barros, a responsabilidade é dos notários e oficiais de registro por danos causado a terceiros. “Não deve-se permitir a interpretação de que a responsabilidade é pura do ente estatal. Com essa delegação, essa atividade se dá por conta e risco do notários”, declarou.

Delegação
A relatora do STJ, Ministra Assusete Magalhães, alegou ainda que: “Em hipóteses como a dos autos, em que houve delegação da atividade estatal, verifica-se que o desenvolvimento dessa atividade se dá por conta e risco do delegatário, tal como ocorre com as concessões e as permissões de serviços públicos, nos termos do que dispõe os incisos II, III e IV da Lei nº 8.987/95”.

Semfaz funcionará nesta sexta-feira em horário estendido
A Secretaria Municipal da Fazenda comunica aos contribuintes que apesar do ponto facultativo do próximo dia 30 de outubro, o Departamento de Atendimento ao Contribuinte vai instalar um plantão, funcionando no horário estendido das 8h às 17h para que os contribuintes possam emitir seus boletos e sejam beneficiados com o Refis.

Boletos
O Departamento de Atendimento ao Contribuinte da SEMFAZ, fica na Praça General Valadão, 341, ( antigo Banco do Brasil) bairro Centro,estará  funcionando  para emitir os boletos com que os contribuintes poderão quitar suas dívidas contraídas junto ao município.

Descontos
Por conseguinte, o contribuinte que desejar ser beneficiado com o REFIS, cujo prazo termina dia 31/10/2015, poderá, também, gerar os boletos, com desconto de 100% dos juros e multas, através do site da Prefeitura, e efetuar o pagamento nas casas lotéricas, nos pontos BANESE ou nos caixas automáticos e auto atendimento internet banking dos bancos conveniados ( Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, ou via internet).Lembrando ainda que as pessoas que tiverem o boleto com data do dia 31, sábado, poderá pagar na próxima terça-feira, dia 03 de novembro.

Justiça determina derrubada de quiosque às margens do Rio São Francisco
Em atendimento a ação do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a Justiça Federal condenou Ana Paula Menezes Gurgel Tenório, Josan Pereira Tenório e a União à demolição de um quiosque às margens do Rio São Francisco. O imóvel está localizado na Ilha de Arambipe, Município de Brejo Grande.

Investigações
Segundo as investigações, Ana Paula e Josan possuem três construções na Ilha de Arambipe: uma casa residencial, um imóvel que serve para o carregamento de coco e um quiosque, que fica afastado, às margens do Rio São Francisco.

APP
De acordo com o MPF, o perímetro que envolve o quiosque faz parte de Área de Preservação Permanente (APP) e foi construído irregularmente com a conivência da União. Além disso, o quiosque também escoava esgoto para as margens do Rio São Francisco, gerando graves danos ambientais ao ecossistema local.

Decisão
A Justiça Federal condenou todos os réus a demolir o quiosque no prazo de 60 dias. Além disso, os condenados deverão apresentar à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), no prazo de 30 dias, o Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prodap) e, após aprovação, deverão executá-lo. Por fim, os três réus estão proibidos de erguer qualquer edificação às margens do Rio São Francisco.Em caso de descumprimento dessas medidas, será aplicada multa diária de R$ 1 mil, com valores revertidos ao favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.Da decisão, ainda cabe recurso.

Natal: Shopping Garden +DECOR reúne as grandes tendências de decoração e jardinagem
A atmosfera natalina, dos enfeites mágicos e lúdicos, já está presente na tradicional feira de natal realizada pelo Shopping Garden. Aberta desde o início de outubro para garantir ao público maior planejamento no décor, a Feira Garden +NATAL traz peças inovadoras e com 20% de desconto até o fim de dezembro.

Referência
De acordo com a arquiteta e paisagista Anarlene Ribeiro, proprietária do Shopping Garden, hoje a feira é referencia no setor de decoração. As novidades vêm dos principais eventos de decoração de São Paulo e dos produtos importados que, segundo ela, estão cada vez mais versáteis e sofisticados, possibilitando diversos tipos de ambientações natalinas. “A Feira Garden +Natal já é um evento aguardado por profissionais da área de arquitetura e design, e pelas pessoas que adoram arrumar a casa para o Natal”, explica Anarlene.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Gente falsa, enganadora e hipócrita, podia ser convidado a se retirar do mundo. Neste momento estamos precisando de gente de bem!

www.twitter.com/gestor_robson  Uma grande sabedoria: "aceite a vida como ela é "

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  "Roberto Cabrini estava atrás de sensacionalismo e não de verdade" Magistrado, Manoel Costa.

www.twitter.com/ComsensoWeb  Mix FM: Zezinho Guimarães diz que Prefeitura de Aracaju não vai fazer é Nunca o BRT.Ressalta custos altíssimos do modelo de sistema.

www.twitter.com/sargentoedgard  Doze anos no poder e o PT ainda não assentou o povo do MST?

www.twitter.com/Mmauriciolobo   Acaba de sair, depois de 15 dias o número do protocolo de Cunha na comissão de ética da Câmara Federal, 15171, malandro é malandro! Mané …

RADIALISTAS – NOTA SOBRE A CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016

Na tarde desta quarta-feira, 28, fechamos a convenção coletiva dos trabalhadores em Rádio e TV para 2015/2016. Ficou convencionado que as empresas de rádio e TV reajustarão os salários dos trabalhadores (dos três setores) de forma linear em 9% (nove por cento) retroativo a maio de 2015. As empresas têm até 90 dias para quitar o retroativo, que pode ser pago em uma, duas ou até três vezes, não ultrapassando os 90 dias.

Foram nove rodadas de negociações, com a mediação do Ministério do Trabalho (SRTE). A convenção acabou ficando longe do que pretendíamos, mas dado o momento econômico, político, e principalmente por conta da retaliação dos 'donos da mídia' por causa da nossa luta, conseguimos o possível.

Lamentavelmente, não há o que comemorar, pois o avanço social conquistado este ano ficará restrito ao Sistema Atalaia, que se comprometeu em implementar o Vale Alimentação para todos os funcionários, a partir de março de 2016.

O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS!
STERTS É LUTA!

NOTA PÚBLICA

Atendimento do Ipesaúde para Servidores Municipais de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), esclarece a notícia de que servidores municipais poderiam ficar sem atendimento do Ipesaúde por falta de pagamento da gestão e tranqüiliza a categoria. Vale ressaltar que a Seplog assinou um novo convênio com o Ipesaúde, executado no dia 23 de julho de 2015. Este novo convênio apresenta uma revisão de valor, já que o convênio com o Ipesaúde estava desatualizado desde 2009. Em agosto deste ano, o Ipesaúde solicitou por ofício o envio dos contracheques dos servidores ativos e inativos da PMA, com prazo de 30 dias o qual foi atendido. O esclarecimento é salutar, pois a prefeitura está cumprindo seus pagamentos com base em valores que vinham sendo descontados antes desta atualização até agosto. Em setembro foi realizado pagamento conforme base quantitativa proveniente do que foi repassado pelo Ipesaúde. Cabe frisar que todos os meses a prefeitura efetua regularmente o repasse devido das contribuições dos servidores, bem como as parcelas patronais, conforme planilhas enviadas pelo IPESAÚDE a esta municipalidade.

Na manhã de ontem, 27, ocorreu uma dentre as diversas reuniões que estão sendo realizadas com técnicos da Seplog e representantes do Ipesaúde, no intuito de alinhar as diferenças encontradas pela Prefeitura Municipal de Aracaju nas planilhas repassadas pelo Ipesaúde e que até o início de novembro serão devidamente ajustadas. A Seplog reforça a importância desta parceria na garantia da assistência por direito aos servidores.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” – Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, nasceu em 29 de Outubro de 1897 e morreu em 1945.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais