Dos professores e o direito de opinar

Se existe um espaço que valoriza e respeita o magistério é este aqui. Sempre, não só divulga, mas também reconhece o trabalho dos professores. E as opiniões divergentes sempre são respeitadas. Na semana passada, por exemplo, publicou a opinião do jornalista da Agência Voz, Paulo Victor Melo defendendo o magistério e hoje, 01, publica outro artigo dele criticando a campanha publicitária do governo. Agora, o que o espaço não pode aceitar é que alguns poucos (ainda bem!), não aceita uma opinião divergente e venha logo dizer que está à serviço de “A” ou “B”. E quando reconhece o trabalho dos professores está à serviço de “quem”?.

Desde a semana passada o titular deste espaço vem conversando com alguns amigos e até parentes que são professores da rede pública. A realidade é uma só: a categoria está dividida. A greve não é unanimidade. Muitos professores entendem que deveriam aceitar a última proposta do governo, com o parcelamento, já que outras categorias, como a PM, por exemplo, recentemente fizeram acordos deste tipo. E qual o problema para o magistério aceitar?

E ouvindo ontem, alguns debates nas emissoras de rádio, como na Liberdade FM, deu para notar qual é o problema. Engraçado o Sintese, antes lutava pela qualificação profissional dos professores. Hoje, após, a Lei do Piso, como se abrigando no artigo que atualmente garante o pagamento do piso a todo magistério a partir do nível básico, ou seja, ao professor que não fez curso superior. De alguma forma o sindicato apregoa que os professores não devam se qualificar, buscar um nível à mais só para obrigar o Governo a este pagamento do piso.

Não seria uma luta controvertida do Sintese? Será que o sindicato vai lutar para que seus filiados que estudaram apenas o segundo grau não almejem melhorar de nível de salário? E depois, o sindicato não contar que esta é uma carreia natural em extinção porque muitos dos quase 400 professores dos mais de 12 mil da carreira estão estudando em cursos superiores e outros irão se aposentar.

Agora será mais uma luta do Governo do Estado buscar a qualificação de seus quadros e o Sintese na antítese do que luta brigar para que um grupo de professores não evoluam só porque o nível básico garante o pagamento do piso. Outra intransigência do Sintese é quanto ao parcelamento do pagamento do piso proposto pelo Governo. Outras categorias receberam seus reajustes parcelados.

É por isso que a categoria está dividida. São vários os professores que avaliam que a greve deveria ter sido mais discutida.  O acirramento não prejudica a categoria que vai receber o piso porque o Governo já se comprometeu com isto e não discorda só quer parcelar uma fatia e em setembro todos receberão integrais os 15,86%.

E um acordo neste momento não seria vitória nem do governo, nem dos professores. Seria a vitória do bom senso em nome dos alunos e de toda sociedade.

Seria a vitória do comprometimento.

O TCE fez média para João Alves I
Sobre o artigo publicado no último sábado, “TCE cobra, mas não faz a sua parte”, o titular deste espaço recebeu e-mails de alguns técnicos competentes do Tribunal de Contas e detalhes do parecer que será analisado mais cuidadosamente para mostrar ao leitor como foi feita a manobra, para “gerar” nas contas de João Alves de 2006 sua aprovação. Ele gastou apenas 10,91% em saúde, quando é obrigatório pela Constituição, 12%. E o parecer do Ministério Público Estadual era pela rejeição, mas o pleno conseguiu mudar todo trabalho.

O TCE fez média para João Alves II
Entre os técnicos do TCE, a piada que corre é que o “TCE fez média (literalmente) para João Alves”. Um casos deste, com um Conselho fiscalizador muita gente  teria que se explicar. Aliás, não teria o que explicar. Mas o leitor aguarde que o blog vai mostrar como foi feita toda “a média”. Mais uma vergonha para um órgão tão desgastado perante a sociedade sergipana.

Nelson Jobim em Aracaju
Na próxima sexta-feira, 03, o ministro da Defesa, Nelson Jobim estará em Aracaju para proferir palestra no encerramento do curso de Extensão em Defesa Nacional da Universidade Federal de Sergipe. O curso foi realizado em parceria com o Ministério da Defesa, o Laboratório de Estudos de Conflitos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (Labecon) promoverá no período entre 30 de maio a 03 de junho, o 1° Curso de Extensão em Defesa Nacional no Nordeste (CEDNN).

Déda em Brasília, depois Recife
O governador Marcelo Déda retorna a Brasilia hoje, 01, para algumas audiências que estavam marcadas há muito tempo. Antes, tem uma reunião-almoço com a bancada governista. Na pauta, com certeza, o reajuste dos servidores. De Brasília,  vai a Recife na sexta-feira, onde participará de uma reunião com outros governadores do Nordeste com representantes do Banco Mundial.

Os invasores de Nitinho
Há uma semana, o vereador Nitinho tem reunido um grupo de pessoas, supostamente retirados das invasões do Canal Santa Maria, na porta do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. Toda madrugada eles chegam num ônibus alugado pelo vereador e se instalam nas calçadas das casas da vizinhança. Durante o dia recebem água e quentinha. Ontem (terça), os moradores levaram à Prefeitura um abaixo-assinado solicitando que os manifestantes saiam dali, pois estão incomodando, fazendo barulho e sujando suas portas.

Enganados e usados
O que os manifestantes não sabem é que estão sendo enganados e usados como massa de manobra pelo vereador do DEM, que garante que eles receberão casas – como se ele tivesse autoridade para isso. Essas pessoas chegaram às invasões quando souberam que a Prefeitura estava retirando as famílias daquela área de risco, dando abrigo e auxílio moradia para aquelas famílias que viviam no lugar, além de garantir que em breve receberão casas.

Cadastro realizado
Assim mesmo, a Secretaria Municipal de Assistência Social cadastrou os invasores retardatários. Só que eles entraram numa fila que tem uma ordem a ser obedecida: os primeiros cadastrados serão os primeiros beneficiados. Porque não tem lógica beneficiar primeiro quem chegou depois, como quer o vereador.

Rádios e o ministério da Comunicação
A lista publicada ontem, 31, pelo blog, e divulgada no dia anterior pelo Ministério da Comunicação deixou espantada muita gente. É que nela tinham nomes de sócios de rádios falecidos há algum tempo, como Valter Cardoso Costa, em Estância, Jorge Luiz, em Canindé e outros.

O motivo
A pergunta que fica no ar, literalmente destas emissoras: O ministério das Comunicações não é informado da mudança dos sócios por qual motivo? O que tem por trás? E aí. Com certeza o ministério a partir de agora tomará as providências devidas.

Rede Ilha: processo kafriano
E a rede Ilha: formada pelas emissoras da Barra, de Estância, de Propriá e de Tobias Barreto? O nome do empresário Edvan Amorim não consta em nenhuma delas. Então Sergipe viver um processo kafkiano onde o que se discute como destaque não existe. O que deve dizer aquele parlamentar ao descobrir que ele tem dado continência a quem não tem patente? E mais: três delas tem nome de parentes de João Alves, ou seja, então a briga entre Amorim e o ex-governador não passa de mais um processo kafriano?

FSF e o regulamento
O blog foi informado que no regulamento do Campeonato Sergipano, que todos os clubes assinaram, diz que as finais serão disputadas em estádio com capacidade, no mínimo, para 5 mil torcedores sentados. E o estádio de Carmópolis e de São Domingos não tem. Mas Itabaiana tem e se Carivaldo fosse mais sensível colocava um jogo lá. Mas a insensibilidade falou mais alto.

OAB/SE quer afastamento de Palocci
Em Sessão Ordinária realizada na noite da segunda-feira, 30, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) aprovou, por unanimidade, Moção de Apoio ao presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, pela postura em defender pedido de licença do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para que haja apuração rigorosa, sem qualquer interferência política, de denúncias sobre a evolução patrimonial do ministro em questão.

Código
O líder do PSB no Senado, senador Valadares, foi a tribuna ontem abordar o polêmico Código Florestal, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados.  Valadares afirmou que cabe agora ao Senado aperfeiçoar o Código que, segundo ele, não pode ser visto como vitória ou derrota do oposição ou do governo.

Punição  
“A vitória ou derrota será do país, porque é ele quem pagará a conta do desfecho dessa votação que, entre outros equívocos, retirou do projeto os instrumentos punitivos para quem foi condenado como desmatador em processo administrativo e é reincidente na infração. Isto transcende a questão ambiental, pois o Legislativo não pode legitimar o que é ilegítimo”, enfatizou.

Precedente  
O senador disse não ser justo, nem adequado, nem muito menos moral, o que estabelece uma emenda ao código, liberando plantações e pastos feitos em áreas de preservação permanente até julho de 2008. “O governo, nesse particular, preocupa-se não só com o dano ambiental, já por si só gravíssimo, mas com o sentido moral e simbólico de beneficiar quem não cumpriu as normas de preservação ambiental, ainda que a anistia só valha até julho de 2008. Abre-se aí um precedente para que os desmatadores continuem a agir e, no futuro, pleiteiem nova anistia”, avaliou.

Maurício Pimentel presidente
Começa a crescer o movimento para que Maurício Pimentel seja candidato a presidente da FSF. É preciso renovar com gente que tenha força e sangue na veia para mudar o futebol sergipano. E Maurício seria um excelente nome.

Livro
Amanhã, 02, às 19hs, Antônio Francisco de Jesus, ou melhor,  Antônio Saracura estará lançando seu segundo livro, "Meninos que não Queriam ser Padres". Será no SESC Centro situado  na rua Dom José Thomaz, em frente ao Colégio Arquidiocesano, em Aracaju.

Suprimento de fundo
O blog recebeu a informação que um gestor que tem direito a usar suprimento de fundo resolveu usar o mesmo para comprar um terno para uma festa. Arrepare! Como diz o amigo Osmário.

Fim de multas para secretários de Estado e governadores I
Freqüentemente, são propostas ações contra o Estado, a fim de que esse ente publico interdite delegacias, construa clinicas ou adquira remédios específicos, reforme escolas, asfalte ruas etc. O problema é que os autores das ações (no pedido) sempre requerem que o judiciário conceda liminar, com o adendo de que o descumprimento, ou ate mesmo a mora no cumprimento dessa medida, implicara multas diárias (chamadas pela lei de astreintes), não em desfavor do Estado, réu da ação, mas em desfavor do governador e do secretario da pasta correlata (segurança, saúde, educação, infra-estrutura etc.).

Fim de multas para secretários de Estado e governadores II
Ontem, 31.05, todavia, o site do STJ noticiou decisão unanime da 5a Turma do Tribunal (REsp 847.907), dando conta de que, doravante, o judiciário, nessas ações, não mais poderá aplicar multas aos governadores ou aos secretários, mas tão-somente ao Estado (pessoa jurídica de direito publico). Leia a noticia, extraída do site do STJ: O governador e o secretário de Gestão Administrativa do Distrito Federal não podem ser multados devido ao descumprimento de sentença judicial que condenou o Governo. A decisão é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fim de multas para secretários de Estado e governadores III
O Distrito Federal foi condenado pelo Tribunal de Justiça local a proceder a imediata incorporação do percentual de 84,32% referente ao Plano Collor como vantagem pessoal nos proventos de servidores. A obrigação deveria ser cumprida no prazo máximo de 60 dias, sob pena de aplicação de multa diária imposta ao Distrito Federal, ao governador e ao secretário de Gestão Administrativa.O Distrito Federal recorreu ao STJ, alegando que o Código de Processo Civil não permite a aplicação de multa coercitiva (astreinte) aos agentes públicos. Já os recorrentes questionaram a legitimidade do Distrito Federal para recorrer da decisão.

Fim de multas para secretários de Estado e governadores IV
A relatora do caso, ministra Laurita Vaz, afastou a ilegitimidade apontada porque o rol de competências da Procuradoria do Distrito Federal traz autorização para promover a defesa dos ocupantes de cargos de governador e secretário em processos judiciais decorrentes de atos praticados no exercícios da função.No mérito, a relatora afirmou que a jurisprudência do STJ estabelece que as pessoas do representante e da entidade pública não se confundem. Além disso, não é possível aplicar multa cominatória a quem não participou efetivamente do processo. Desta forma, Laurita Vaz considerou que as multas aplicadas ao governador e ao secretário ofendem o ordenamento jurídico, tendo em vista que eles não são partes na ação.

Verme ou algo semelhante
No último sábado dois casais foram almoçar no restaurante China Town, em Aracaju, e quando chegou a entrada, rolinho primavera, para surpresa de todos, tinha uma espécie de verme (ou algo semelhante) dentro do rolinho de queijo. O garçom foi chamado e os clientes pediram para chamar o responsável ou o dono. O garçom informou que o dono era quem estava na cozinha. Retornando o garçom avisou que se quisesse falar com o dono teriam que ir na cozinha porque ele estava muito ocupado. Cuidado leitor! Pense duas vezes em ir ao China Town.

Recuperação da Avenida Melício Machado
Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanismos (Emurb) está permitindo intervenções para melhorar as condições do pavimento da avenida Melício Machado, na zona de expansão de Aracaju. A via, que é o principal acesso às praias do litoral Sul de Sergipe, foi danificada pelas recentes chuvas que atingiram a capital.        

Acordo
Pelo acordo entre as duas esferas administrativas cabe a Emurb os reparos no sistema de drenagem e a cessão da máquina vibro-acabadora para a finalização do serviço asfáltico. Por sua vez, a Seinfra, através do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), fornece a massa asfáltica, produzida pela própria usina, e o transporte do produto até a rodovia.

Visita técnica
O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, fez uma visita técnica a alguns trechos que serão recuperados. “Esta ação é mais um compartilhamento de serviços entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. Parcerias semelhantes foram realizadas na Praça Amintas Jorge, no bairro Industrial; no recapeamento asfáltico da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia; as estradas dos povoados São José e Matapuã; e mais algumas ruas de Aracaju”, destacou.

MS reestuda valores da média e alta complexidade
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se comprometeu ontem com o prefeito Edvaldo Nogueira a proceder a um reestudo para a atualização dos valores pagos em Aracaju pela atenção de média e alta complexidade na prestação de serviços do SUS. Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, o prefeito foi a Brasília para a audiência, de onde saiu satisfeito pela recepção que o ministro deu a esta e outras duas reivindicações de Aracaju: a mudança de nomenclatura dos Hospitais Nestor Piva (zona norte) e Fernando Franco (zona sul) para Unidades de Pronto Atendimento e a inclusão no PAC-2 de 12 reformas de unidades básicas de saúde.

Pacientes do interior e de outros Estados
“O ministro compreendeu não só o crescimento de Aracaju, mas também que a capital sergipana dá conta de boa parte do atendimento de saúde aos pacientes vindos do interior e até de municípios da Bahia e Alagoas”, disse Edvaldo Nogueira, lembrando que o reestudo do Ministério da Saúde deverá ficar pronto até agosto.Hierarquicamente, a atenção à saúde é dividida em três níveis: básica, média e alta. As atenções de média e alta complexidade variam desde o atendimento até as cirurgias mais complexas, passando pelos exames e internamentos.

Quase 20% do orçamento em saúde
“Pesou a nosso favor o fato de Aracaju hoje investir quase 20% do orçamento em saúde, quando o obrigatório por lei são 15%, e também a competência como temos agido, por exemplo, no combate à dengue. O ministro ficou muito satisfeito com os números que nós o apresentamos”.Quanto à transformação legal dos hospitais em UPAs, Edvaldo Nogueira informou que o ministro se comprometeu a regulamentar a mudança até o próximo mês de julho, mantendo os atuais hospitais como unidades de urgência e emergência.

Albano convida Temer para Conferência da OAB em Sergipe
O vice-presidente da República, Michel Temer deverá ser um dos participantes da Conferência Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Sergipe, que acontecerá em outubro próximo. O convite foi oficialmente apresentado na tarde desta terça-feira, 31, pelo ex-governador Albano Franco, durante audiência que aconteceu no gabinete da Vice-Presidência, em Brasília.

IFS promove I Simpósio de Licenciatura em Química
Com o tema ‘Química também é educação’, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) promove o I Simpósio de Licenciatura em Química. O evento, que integra as comemorações do ano internacional da Química, acontece nos dias 2 e 3 de junho no Miniauditório I do Campus Aracaju.Entre os temas em debate estão a inserção das licenciaturas nos Institutos Federais; os experimentos da química em nosso cotidiano; e poluentes ambientais. O simpósio conta com diversos palestrantes, como os professores Djalma Rodrigues, Marlene Rios e Alysson Barreto e as pedagogas Graziela Gonçalves e Katiene Estácio.

XII Forró Sarado vai animar trabalhadores da saúde
O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) divulgou semana passada, a data da 12ª edição do maior forró já realizado por uma entidade sindical em Sergipe. A festa acontece dia 10 de junho, sexta-feira, no Espaço Gonzagão, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju. A animação começa às 20h.As atrações que vão animar a festa até a madrugada são: Jeanny, Samuel Sertanejo, Samfonada e vários trios pé de serra. Segundo Augusto Couto, presidente do Sintasa, todo trabalhador filiado à entidade poderá curtir o forró. “Basta ir até a sede do sindicato, à rua Lagarto, 755, Centro da capital, e levar o último contracheque. Assim, poderá retirar o seu ingresso dá direito a levar outros convidados”, diz.

Unidades Termoelétricas da Paraíba
Com 43 anos de excelência no cenário da construção civil de Sergipe e do Brasil, a Construtora Celi mantém-se cada vez mais atuante, moderna e eficaz no segmento de obras públicas. A marca Celi também está no Estado da Paraíba, com um grande projeto elaborado para beneficiar toda a comunidade: é a construção das Unidades Termoelétricas (Termonordeste e Termoparaíba), que pertencem à EPASA (Centrais Elétricas da Paraíba S.A. – EPASA).  O projeto integra uma forte equipe de engenheiros da Celi: Murilo Possidío (Gerente de obra), Oriosvaldo Batista (Engº de Produção), Thiago Gomes (Planejamento) e Weslei Carlos (Planejamento).

Projeto
“As UTEs Termonordeste (170,5 MW) e Termoparaíba (170,5 MW), estão projetadas para queimar HFO (Heavy Fuel Oil – óleo combustível), como combustível principal e óleo diesel como combustível de partida. Ambas estão concentradas num mesmo sítio e são compostas, cada uma, por 20 motores de fabricação MAN”, explica o engenheiro Murilo Possidio. As Unidades Termoelétricas da Paraíba possuem características fortes. O projeto conta com uma Casa de Força composta por motogeradores com 38 motores diesel tipo 18V 32/40 e 02 motores diesel tipo 9L 32/40, que utiliza óleo combustível comum e óleo diesel como combustível alternativo. Há também uma Subestação com Conexão construída de BAY na SE Mussure II, da CHESF no município de João Pessoa. A Linha de Transmissão da usina possui aproximadamente 5 Km, com conexão em 230 KV.

Normas técnicas
As usinas estão conectadas ao SIN em subestação Mussuré da CHESF, localizada a cerca de 6,5 Km de distância de uma subestação integradora que faz parte do empreendimento, além das duas subestações. A Termoelétrica está constituída por Guartita e Vestiário, Refeitório, Sala de Pesagem/Balança, Abastecimento, Tancagem, Pump House, Power House, Administração, Almoxarifado, Oficina e outros pavimentos. A construção das Unidades Termoelétricas da Paraíba, cujas obras de construção civil foram executadas pela Celi, é considerada a maior termoelétrica por motores a óleo combustível do mundo e visa aumentar a capacidade de geração de energia para toda a região. A usina conta com potência instalada de 341,6 MW e disponibilizará energia de 246 MW. Os serviços da Celi foram realizados com perfeição de acordo com todas s especificações e as Normas Técnicas em vigor, reafirmando capacidade técnica, gerencial, administrativa e financeira da construtora para executar empreendimentos similares e de vulto equivalente.

Tecnologia
Segundo Holon Fonseca, diretor operacional da Celi, as obras foram executadas com muita precisão, alta tecnologia e extrema qualidade. “Trata-se de um projeto muito moderno e inovador que certamente vai beneficiar todo o Estado da Paraíba e o Nordeste Brasileiro, aumentando a capacidade de geração de energia para toda a região. É uma grande satisfação ver que essa obra saiu do papel e está pronta para servir toda a população, declara Holon.

Conferência
Na manhã de ontem31, o vereador Olivier Chagas (PT), esteve participando da III Conferência Municipal de Saúde, que teve como objetivo fomentar a discussão sobre a qualidade e formas de atendimento na Saúde, além de eleger os representantes do Município de Itabaiana na V Conferência Estadual de Saúde. Além de autoridades municipais, estive presente ao evento o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. Ao longo de toda manhã foram realizadas palestras sobre o Sistema Único de Saúde e suas características e legalidades, proporcionando assim aos participantes uma visão ampla sobre a problemática do sistema e seus objetivos.

Sedetec acompanha empresa norueguesa que atuará no Pré-Sal
Em março de 2010 a Petrobras anunciou investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para projetos de Exploração & Produção de Petróleo (E&P) em Sergipe. Desse total, R$ 415 milhões serão destinados ao segmento de exploração. Atenta a essa oportunidade, a empresa norueguesa Odfjell Drilling, que ganhou concessão para operar um dos blocos a serem explorados, trará ao Estado um navio-sonda capaz de perfurar no fundo do mar depois de até 3 mil metros de água, para operação no bloco BM-SEAL-11, localizado na Bacia Sergipe e explorado em parceria com IBV Brasil, com entrada em operação prevista para início de janeiro de 2012.

Rede Petrogás
A expectativa gerada em torno da vinda do navio-sonda se deve ao fato de que ele favorecerá a Rede Petrogás, especialmente pelo grande número de oportunidades que surgirão não só em aquisições e serviços especializados, mas pelo aumento da produção de petróleo offshore. A Odfjell é líder no mercado global de transporte marítimo de químicos e outros produtos líquidos.  E o navio-sonda Deepsea Metro II, que irá operar em Sergipe-Alagoas, está em fase final de construção no estaleiro Hyundai, na Coréia do Sul.

Twittadas sergipanas
Devido ao sucesso das twittadas publicadas na semana passada vários leitores pediram que diariamente sejam postadas as que o titular do blog achar mais interessante. Mas como o leitor é co-autor do blog pode sugerir e enviar por e-mail ou até mesmo pelo twitter. As de hoje:

www.twitter.com/FalaSergipe   Setores da justiça parecem gostar da história do Pão e Circo. O povo precisando de tanta coisa e vão gastar milhões com festa.

www.twitter.com/jussiermoreno @BlogClaudioNun Os meios de comunicação deveriam ser entregues a Jornalistas e não a politicos.

www.twitter.com/marciorocha1     No dia mundial sem tabaco. Consegui ficar um dia inteiro sem fumar.

www.twitter.com/rosalvosoaresfm     Piada da semana- Federação Sergipana de futebol marca decisão do campeonato com times do interior para a Capital.

www.twitter.com/tonyalmeida73  Se fala de gays, maconha, cigarro, mas ninguém debate pq um preso custa R$ 1.200,00 ao Estado e o trabalhador ganha R$ 550,00 #justiçasocial

www.twitter.com/Montalvaobarra  Barra dos Coqueiros, triste, chora elo fechamento do Dioro Resort. Mais de 200 desempregados. A maioria mora aqui na Barra. Solidariedade.

www.twitter.com/kadydja   Depois vem o pessoal da era de Aquarius dizer que devo ter uma atitude amorosa com todos os humanos. Não, não dá.

Assembleia conjunta dos comunicadores – Hoje, 01, às 19, no Sindicato dos Radialistas
Mesmo com o crescimento recorde do faturamento dos meios de comunicação em 2010, (17,7% em relação a 2009),

movimentando R$ 29,1 bilhões, a classe patronal acena com apenas 5%, um ‘aumento’ inferior ao INPC do mesmo período que foi de 6,2959% (de Maio/10 a Abril/11). Os trabalhadores reivindicam 11,29% de aumento, sendo 6,29% do INPC mais aumento real de 5%.Há pelo menos 20 anos, os trabalhadores de Sergipe tentam avançar em ganhos sociais, mas esbarram na má vontade e falta de comprometimento patronal. O piso dos radialistas e jornalistas de Sergipe deveria ser uma vergonha para os patrões!STERTS e SINDIJOR farão assembleia geral para que as categorias votem a contraproposta patronal. Em seguida, voltam a se reunir com o sindicato patronal, representado pelo sr. Messias Carvalho (dia 08/06), na sede da SRTE.Fonte: Sindicato dos Radialistas

Assembleia geral – SENGE
Convocamos os Engenheiros Estatutários do GSE – Governo de Sergipe, para AGE – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que será realizada às 8h, do dia 01 de Junho de 2011, no Auditório da SENGE – Sindicato dos Engenheiros de Sergipe, para tratar seguinte pauta: 1 – Encaminhamento e Aprovação de Propostas de Mobilização da Categoria, com Finalidade de Obter do Governador Marcelo Déda o Cumprimento das Promessas: Plano de Carreira de Estado para a Engenharia; Valorização da Engenharia com Melhores Condições de Trabalho e Salário; e Realização de Concurso Público para Recuperação da Capacidade do Estado nas Áreas de Planejamento e Fiscalização de Projetos e Obras.Rosivaldo Ribeiro – Presidente do SENGE-SE

DO LEITOR

Placas iguais na nova sinalização
E-mail recebido: Na Avenida Anizio Azevedo, próximo ao Batistão foram colocadas duas placas com informações aos

turistas. O curioso é que as placas estão com uns 15 metros de distância entre elas e as informações são as mesmas. Na primeira placa está a indicação do Centro de Convenções, Shopping Jardins, Shopping Riomar e Centro. Na segunda logo em seguida está a indicação do Centro de Convenções, Shopping Jardins e Centro. A única diferença entre as placas é que na segunda não está indicado o Shopping Riomar. Então pergunto: porque colocar essa segunda placa? Além do gasto com essa segunda placa, que não acrescenta informação alguma, houve gasto também com o poste de sustentação da mesma.

Quadrilha Junina Asa Branca no Globo Repórter
Do leitor Ricardo Nascimento: “De Sergipe não é só o nosso poeta Araripe Coutinho que ganha destaque na mídia nacional !Na próxima quarta feira (01/06) a quadrilha Junina ASA BRANCA participa da gravação de uma reportagem especial para o GLOBO REPÓRTER. A Asa Branca, sob a direção de D. Gilda, tem 27 anos de existência. E o que marca esta senhora e esta quadrilha é a constante luta pela valorização da tradição e da cultura popular. Dona Gilda desenvolve um árduo trabalho a frente do seu grupo, e nesses próximos dias todo o Brasil poderá ver um pedacinho do seu trabalho. É aguardar para ver a reportagem”.

A CARAVANA VAI SEGUIR – Resposta do DM-PT de Graccho Cardoso
No dia 23/05/2011, o PT de Graccho Cardoso foi surpreendido com ataques, encaminhados a este Blog por um leitor sonegado na identidade de José Carlos Oliveira, que se incomodou com faixas afixadas na cidade, por ocasião do Graccho Forró e Folia, com os seguintes dizeres: Onde o PT Governa Dá Certo. Experimenta, Graccho!
O leitor, chama o discurso verdadeiro e identificado com os problemas da cidade, das lideranças do PT, de “bonzinho” “e que nunca empolga a população”. Há controvérsias, senão, vejamos: nas eleições de 2000, o PT elegeu dois vereadores, sendo que um obteve a segunda maior votação do município. E em 2004, o vereador do PT foi o mais votado da coligação que participou. E ainda: em 2008 o PT elegeu dois vereadores. Teve a vereadora mais votada do município e foi o partido que recebeu o maior número de votos da coligação.
Graças à iniciativa dos vereadores do PT, projetos importantes foram aprovados no parlamento municipal, como o Estatuto do Servidor Público, o Plano de Carreira do Magistério, a Tribuna Livre etc.
Quando afirmamos que “onde o PT governa dá certo” é porque podemos mostrar isso com números. Basta verificar as ações do Governo de Sergipe, na gestão do petista Marcelo Deda, em Graccho Cardoso: reforma do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento e cessão do prédio do C.E. Maria Horácia para o município; construção de 01 Clínica da Família; doação para o município de 01 ônibus escolar e 02 ambulâncias; aquisição de terreno para construção de 200 casas para atender famílias carentes; recuperação das rodovias que liga Graccho Cardoso à Feira Nova e Itabi; doação de tratores e implementos agrícolas para os pequenos agricultores; apoio a projetos de iniciação musical para crianças e adolescentes; calçamento da rua da Pereira e da sede dos povoados Gavião e Queimadas; asfaltamento das ruas Frei Paulo, Alto do Cruzeiro e rua da Maternidade; construção da praça da Câmara de Vereadores; projetos de construção de 01 delegacia de Polícia , 01 Ginásio de Esportes e 01 Quadra coberta. Com relação ao Governo Federal, vamos lembrar apenas que o Governo do presidente Lula, do PT, zerou o déficit de energia elétrica na zona rural de Graccho Cardoso.
O Governo do PT em Sergipe, realiza ainda outras importantes parcerias com o município de Graccho Cardoso, o que nós do PT louvamos e apoiamos, uma vez que objetiva melhorar as condições de vida da população graquense.
Se esse modo petista de governar, não pode ser experimentado em nossa cidade, que nos diga então, o atento leitor de faixas, o que devemos experimentar.
Durante mais de 20 anos, o PT luta intransigentemente na defesa do povo de Graccho Cardoso, e isso sem dúvida, incomoda àqueles que vivem da exploração desse povo. Pretendemos disputar as próximas eleições com candidatura a prefeito, sim. Mas não nos descuidaremos da busca de entendimentos com partidos aliados. Essas agressões não intimidarão nossas lideranças. Nossa caravana vai sempre seguir, apesar dos cães, que ladram!

ARTIGO

Um pouco de tanta mentira – Paulo Victor Melo, jornalista

Um antigo e conhecido provérbio popular diz que: uma mentira contada diversas vezes torna-se verdade. Certamente, é baseado nisto que o Governo do Estado de Sergipe vem investindo em propaganda afirmando (mentindo) que já cumpre a lei do piso e que ofereceu um reajuste de 15,86% aos professores.

Em Outdoors, notas pagas em jornais, inserções na TV e nas rádios o Governo afirma que o SINTESE é quem optou pela Greve. O Governador Marcelo Déda bem sabe que sindicalismo atuante, como feito pelo SINTESE, não “opta” pela greve, mas busca o diálogo, a negociação, e se a pauta não avança, aí sim se acessa o recurso da greve, como instrumento legítimo de reivindicação.

Fica claRo que essas  manifestações do Governo têm um único objetivo: colocar a sociedade sergipana contra a maior categoria de lutadoras/es de Sergipe: as/os professoras/es organizadas/os.

Não bastasse o descumprimento da lei, a não pagar o piso salarial para toda  a categoria, o Governo resolveu apelar e dizer que o sindicato é que rejeitou a proposta.

Na mesma nota pública, o Governo diz que em nenhum momento os professores sofrerão perdas. Para o SINTESE, a propostas apresentada pelo Governo têm duas consequências graves: ou dividem a categoria (ao estabelecer revisão difereciada para nível I e nível II) ou destroem a carreira (com a extinção do nível I do quadro permanente).

A Presidenta do SINTESE, Ângela Melo, refuta as duas propostas: “Estamos lutando por um direito que é nosso que é a revisão do piso de forma igualitária para todos, afinal a carreira do magistério é única”.

Quando fala em direito, Ângela se reporta ao artigo 29 da Lei Complementar 61/2001 que regulamenta o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério e garante que: “Fica assegurada, nos termos da Constituição Federal, a revisão geral anual da remuneração dos profissionais do Magistério Público do Estado de Sergipe, sempre nas mesma data, 1º de maio, e sem distinção de índices”.

Na mesma nota oficial, o Governo diz que “Sergipe atravessa uma difícil situação financeira, assim como os outros estados brasileiros, em decorrência da crise internacional”. Em Audiência Pública na Comissão de Educação da ALESE, Ângela Melo, mais uma vez, desmentiu o Governo e mostrou  que as receitas do estado aumentaram se comparadas ao ano de 2010. O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) aumentou em 25,4%; o FPE (Fundo de Participação dos Estados) em 32,83% e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) teve um crescimento de 26%.

Ao final da nota veiculada nos principais jornais do estado, o Governo afirma que continua aberto ao diálogo, mas  que os professores também precisam fazer a sua parte.

Para rebater o argumento do Governo, mais uma vez, uso palavras da professora e Deputada Estadual Ana Lúcia (PT): “O SINTESE é um sindicato educador, que tem proporcionado os grandes debates educacionais em nosso estado, atuando decisivamente na formação permanente dos professores, na busca incansável pela gestão democrática e batalhado para que ocorra regularmente a manutenção e a reforma dos prédios das escolas”.

Governador Marcelo Déda, as/os professoras/es estão fazendo muito além da sua parte. Estão lutando por seus direitos, pela sua dignidade, por uma educação pública, gratuita e de qualidade social para os filhos da classe trabalhadora.

Luta que deveria ser emcampada também pelo Governo do Partido dos Trabalhadores…

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase
“No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”. Dante Alighieri, poeta e escritor italiano que nasceu em 01 de junho de 1265.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais