Dos sonhos: de Nabucodonosor a Almeidadonosor

Há uma passagem bíblica, no livro de Daniel (capítulo 4), onde se relata um acontecimento fascinante. O poderoso rei Nabucodonosor, da Babilônia – até então andando contrário à palavra de Deus – tivera um sonho e, perturbado, buscou o auxílio de Daniel, para que o desvendasse. Em seu sonho, o rei via uma gigantesca árvore no meio da terra. Sua folhagem era viçosa e havia muito fruto que alimentava toda sorte de animais embaixo dela. Enquanto tinha esta visão, um “vigilante” (anjo) desceu do céu e ordenou que cortassem a árvore, deixando, porém, o tronco que deveria ser amarrado com correntes de bronze. O toco da árvore deveria ficar ao relento, junto com os animais. Era uma alusão à possibilidade dele vicejar novamente. Então a palavra do vigilante muda e a árvore vira um homem. “Mude-se-lhe o coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ela sete tempos.” (versículo 16) Um ano depois, o rei admirava suas grandiosas obra e cidade, quando do céu lhe foi dito que o reino havia sido tomado dele e que, durante sete anos, ele perderia o entendimento e o juízo, passando a agir como um animal e que comeria capim como um boi. Imediatamente, se cumpriu a sentença.

 

Pois bem, quem ouviu as declarações do senador e vice-presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), no programa de Gilmar Carvalho ontem, 09, percebeu que o senador Almeida Lima está “pintando” um quadro eleitoral para a direção nacional do partido, que não reflete a realidade. Pelo que Valdir disse, Almeida vem mostrando números de pesquisas que são favoráveis à reeleição dele, aliado também às assinaturas de dezenas de prefeitos, os quais, segundo ele, apóiam sua reeleição. O sonho eleitoral de Almeida Lima cabe bem com a passagem de Nabucodonosor, que era poderoso e chegou a pôr em dúvida a existência de Deus. Teve que perder o juízo para depositar fé na divindade. No caso de Almeida, o sonho é problemático. Só Deus resolveria o problema eleitoral dele, já que ninguém, da situação ou da oposição, quer sua candidatura ao Senado Federal. Almeida, no quadro sem João Alves para o Senado, fica em quarto lugar, perdendo para Valadares, Amorim e Albano. Acontece que ele não entendeu tanto o recado das urnas em 2008, em Aracaju, com sua fragorosa derrota, nem a profecia, que os “anjos” estão trazendo dos céus.

 

O mais interessante é que Almeida Lima sempre foi um crítico voraz das pesquisas eleitorais. E, agora, está usando exatamente as pesquisas para dizer à direção nacional que pode ser candidato à reeleição. As pesquisas divulgadas em Sergipe mostram um quadro bem desfavorável a Almeida.

 

No caso do rei Nabucodonosor, passados sete anos como um lobisomem, Deus restituiu sua mente, sua aparência física e revelou a razão da humilhação. Depois disso, Nabucodonosor acreditou em Deus e o glorificou. No caso de Almeida Lima ele passou oito anos como senador e pensava que o céu (o Senado) era infinito. Caiu na realidade tarde demais… Que Deus não o castigue, obrigando-o a comer capim feito animal…

 

Almeida e Jackson conversam

Ontem pela manhã, por quase uma hora, Almeida Lima e Jackson Barreto conversaram no gabinete do último, na Câmara dos Deputados em Brasília. Almeida entende que o PSC não tem densidade eleitoral para lançar um candidato ao Senado e que ele merecia mais. Ora! O PSC em Sergipe tem sete deputados estaduais, um federal e montou um grupo forte eleitoralmente. Não dá para comparar com Almeida, com todo respeito. Jackson sugeriu que Almeida fosse candidato a deputado federal, mas ele não aceitou.

 

PT tenta acerto com PMDB em 3 Estados antes de convenções

Deu na FSP de hoje, 10: Maranhão, Paraná e Ceará são os últimos Estados em que PT e PMDB buscam acerto para evitar problemas em suas convenções nacionais que, no fim de semana, vão oficializar a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) à Presidência.O PT reúne amanhã seu Diretório Nacional para discutir as pendências, mas admite que o caso maranhense é o mais complicado: o PT local está dividido entre o apoio a Flávio Dino (PC do B) ou Roseana Sarney (PMDB). Obs: Pelo que se vê, Sergipe não é problema para a nacional.

 

Agenda presidencial

O presidente Lula chegou a Aracaju no final da noite de ontem, 09 e dormiu no Hotel Mercury na orla. Ainda teve tempo de conversar com o governador Marcelo Déda, durante o trajeto do aeroporto para o hotel. Hoje, logo cedo concede entrevista coletiva aos programas de rádio, segue para o bairro Santa Maria e depois para o município de Estância. De Estância seguirá para Salvador.

 

Posição de Albano

Tem gente da imprensa dando como exclusividade a decisão irreversível de Albano em ser candidato ao Senado, mesmo se João Alves resolver candidatasse ao mesmo cargo. Na última segunda-feira, com o título “Decisão de Albano, faz João esperar mais”, este jornalista publicou essa decisão de Albano, após conversar com uma importante liderança do DEM. Tem gente tentando soltar factóide para se manter em evidência. Coisa feia!

 

Decisão Interna

Ao conceder entrevista no programa de Gilmar Carvalho para explicar a decisão do PSC em apoiar Marcelo Déda, o deputado federal Eduardo Amorim questionado sobre o PMDB e o pleito de Almeida Lima disse que em nenhum momento preocupou o partido porque é uma decisão interna do PMDB e que depois de extrapolar o nível partidário caberá a decisão para o condutor do processo que é o governador Marcelo Déda. “Não dos preocupou em nenhum momento e é natural que vários partidos pleiteiem seus espaços políticos”.

 

Anúncio

Para o deputado federal Eduardo Amorim (PSC) o governador Marcelo Déda não deve adiar o anúncio da chapa majoritária por conta da tentativa de Almeida Lima junto a direção nacional do PMDB.

 

Projeto de decreto legislativo

Na sessão da AL foi lido ontem,09, o decreto legislativo escolhendo o deputado estadual Uices Andrade para conselheiro do TCE em decorrência da vaga deixada pela aposentadoria do conselheiro Antônio Manoel Carvalho Dantas. Ontem a AL, foi constituída uma comissão especial formada pelos deputados Antônio Passos, Venâncio Fonseca, Garibaldi Mendonça, Conceição Vieira, Francisco Gualberto e Zeca da Silva, para analisar o decreto e realizar a sabatina com o futuro conselheiro.

 

Perseguições

Ontem, 09, na coluna Periscópio foi publicada uma nota informando que os filiados ao PT de Aracaju estão sendo perseguidos por Samarone na Secretaria Municipal de Saúde. As queixas são muitas, inclusive com pressões para votar em determinado candidato e esvaziamento do trabalho de alguns deles. Um relatório detalhado está sendo elaborado para ser entregue ao governador para que converse com o presidente do PDT, partido o qual Samarone é filiado. Se o relatório “cair” nas mãos deste jornalista os leitores terão conhecimento total.

 

Policiais na Orla

E uma boa notícia! Os policiais militares do pelotão que fazem o policiamento ostensivo de bicicletas reapareceram na Orla da Atalaia. Ontem, 09, quatro deles passaram pelos lagos e foram para a praça do forró. Espera-se que não seja apenas neste período junino.

 

Feirão da Caixa e o desrespeito

Ontem, 09, foi aberto o Feirão da Caixa no CIC, em Aracaju. Lamentavelmente a organização do evento desrespeitou os clientes: no panfleto promocional foi divulgado que o feirão abriria às 14h. Mas quem chegou ao local logo cedo teve que ficar na chuva. O espaço só foi aberto às 16h, com aproximadamente 400 pessoas esperando no local.

 

Dilma vai a São João no NE, mas não dança forró pé de “Serra”

Deu no site Terra: O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta quarta-feira (9) que a pré-candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, irá visitar as festas de São João em Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Aracaju (SE) com o compromisso de não dançar forró pé de “Serra”. Principal adversária do tucano José Serra na corrida pelo Palácio do Planalto, a ex-ministra da Casa Civil também compareceu, no início do ano, às folias de Carnaval no Recife e no Rio de Janeiro.

 

Aracaju, a melhor de todas

“A Dilma vai fazer um périplo pelo Nordeste. Ela vai às festas de Campina Grande, Caruaru e na de Aracaju, que é a melhor de todas”, brincou Dutra, ex-senador eleito por Sergipe. “Acho que ela pode dançar forró. Só não vai ser forró pé de serra, que pega mal. O nome já está dito”, disse.”O São João no Nordeste é a grande festa popular, muito mais até que o Carnaval. Da mesma forma que todo artista tem que ir onde o povo está também o político tem que ir onde o povo está, principalmente em ano de eleição”, afirmou o presidente do PT.

 

Riachão: acusação sem sentido

O ex-deputado Jorge Araújo ironizou a acusação feita pela presidente do PR em Riachão do Dantas, Gerana Costa, de que o candidato a prefeito Pedro da Lagoa, teria cometido abuso eleitoral ao jogar num time de futebol com a camisa número 18, porque é o dia da realização da eleição. “Se ele tivesse jogado com a camisa 17 o número do partido e, consequentemente, o dele ainda poderia ter sentido a acusação”, lamentou Jorge.

 

Sobre Maria do Carmo e Albano

Como ex-tucano e ex-auxiliar de Albano, Jorge Araujo, questionou em seu twitter:  O que queria dizer a Senadora Maria do Carmo de “impublicável” sobre Albano Franco em matéria de Jozailto no Cinform? E foi mais longe: “Como já comentei, lamento que uma liderança como Albano Franco fique a reboque dos ataques da turma do DEM!”

 

Acidentes e motoristas apressados

Por dois dias seguidos (terça e quarta) desta semana ocorreram colisões envolvendo mais de dois veículos na ponte do rio Poxim (Avenida beira Mar) todas as duas antes das 7hs da manhã, sentido praia/centro. Os acidentes neste horário provocaram um grande congestionamento. Pelas colisões percebe-se que foram provocadas pela pressa de alguns motoristas que saem em cima da hora para irem trabalhar ou levar os filhos na escola. Não respeitam a distância entre os dois veículos e quando freiam é tarde demais.

 

Ingressos no Tobias Barreto

O governo estadual precisa encontrar uma alternativa de venda de ingressos para o Teatro Tobias Barreto. Hoje são vendidos apenas no local, mas poderia ser estendido para alguns outros pontos, como também aceitar cartões de débito. O leitor Luiz Brandi alertou bem para o problema. Por exemplo, o espetáculo de Cláudia Raia, tem ingressos de R$ 140,00 e quem for comprovar ingressos para dois casais (O4 pessoas) tem que ter em mãos R$ 560,00. Aceitar cartão de débito seria uma opção mais segura, tanto para o Teatro como para o público.

 

Presidente do BNB em Sergipe

O Presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, estará hoje, 10, no encerramento das comemorações do Dia da Agricultura Familiar, que acontece no município de Simão Dias. O evento, que terá início às 14h no BNB Clube da cidade (AV. Senador Leite Neto, s/n – Centro) conta com a participação e apoio do Governo do Estado, MDA, CONTAG e Prefeitura de Simão Dias e demais municípios que compõe os Territórios Agrestes Ocidental e Serras Sergipanas. Na oportunidade serão assinados contratos de financiamento do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf), apresentações artístico-culturais e serviços de atendimento aos agricultores rurais dos municípios de Simão Dias, Poço Verde, Pinhão e Pedra Mole (SE) e Paripiranga e Adustina (BA). 

 

JB é representado por propaganda antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) representou, por propaganda antecipada, o deputado federal Jackson Barreto e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ao qual é filiado. Ele é acusado de utilizar o horário destinado à propaganda partidária do PMDB para fazer propaganda eleitoral para o pré-candidato à reeleição, o governador Marcelo Déda.

Caso sejam condenados, Jackson Barreto e o PMDB poderão ser obrigados a pagar multa de R$ 25.500 cada um.

 

Cacho profere palestra

O advogado criminalista e pré-candidato a senador da República pelo PPS, Emanuel Cacho profere palestra nesta quinta-feira (10) sobre o sistema prisional e a política de segurança pública. A exposição ocorrerá durante a plenária do PPS, realizada todas as quintas-feiras na sede do partido, (a partir das 17 horas, na rua Vila Cristina) com o objetivo de colher propostas e sugestões dos mais variados segmentos sociais para colaborar com a elaboração do projeto de governo da agremiação que tem Nilson Lima como pré-candidato a governador de Sergipe.

 

Sala 3D e protesto

Depois do artigo do último sábado, mostrando Aracaju é a única capital brasileira que ainda não tem uma sala 3D para exibição de filmes, alguns leitores enviaram e-mails sugerindo que seja feito um protesto explícito de boicote ao Cinemark para demonstrar as direções dos cinemas e dos shoppings toda indignação dos cinéfilos de Sergipe. Quem sabe se uma pressão causar “uma dor no bolso” eles decidam implantar uma sala 3D em Aracaju. “Boicote ao Cinemark já!!!”.

 

Delegação do PT Sergipe Convenção Nacional

No próximo domingo, 13, ocorrerá em Brasília a Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores, onde será homologada a candidatura de Dilma Roussef  como candidata do Partido à Presidência da República, e do deputado Michel Temmer PMDB como candidato à Vice presidente. Na coordenação do evento, José Eduardo Dutra. Além de Zé Eduardo, Sergipe terá a seguinte delegação: Marcelo Déda, Silvio Santos, Márcio Macêdo, Rogério Carvalho, Iran Barbosa, Ana Lúcia, Conceição Vieira, professor Anderson Farias, Manoel de Rosinha, Ricardo Roriz, vereadora Rosângela Santana e Chico Buchinho.

 

Seminário em Itabaiana contra Trabalho Infantil

O Ministério Público do Trabalho em Itabaiana, realiza nesta quinta-feira, dia 10, a partir das oito horas da manhã, no auditório da Universidade Federal de Sergipe em Itabaiana, o seminário “Trabalho Infantil: por que devemos combatê-lo”. No evento haverá a apresentação dos temas como “Os prejuízos do trabalho precoce à saúde e ao desenvolvimento psíquico e social” e “A legislação aplicável ao trabalho de crianças e adolescentes”. De acordo com o procurador do Trabalho e coordenador do evento, Luis Fabiano Pereira, o objetivo do encontro é marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 de junho, e discutir os fundamentos de combate ao trabalho infantil. Devem participar do seminário auditores fiscais do Trabalho, conselheiros tutelares, professores, agentes de saúde, empresários, dentre outros.

 

Reivindicações a SMTT

O vereador Dr. Emerson foi recebido pelo superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, oportunidade em que tratou das indicações de sua autoria, com sugestões para melhoria do trânsito em nossa capital. Através do seu mandato o vereador procura viabilizar aspirações da sociedade aracajuana.  Foram reforçadas as seguintes indicações: mobilidade dos moradores e transeuntes da Av. Adélia Franco nas imediações de Supermercado Extra; faixa de pedestres e redutores de velocidade na avenida Jorge Amado; sinalização da Avenida Pedro Calazans, entre São Cristóvão e Avenida Coelho e Campos, principalmente no cruzamento com a rua Divina Pastora; prorrogação da reorientação do trânsito através da colocação de barreiras, no retorno da Avenida Contorno, próximo à saída do complexo JK, Sol Nascente e Santa Lúcia, prolongando até às 9 horas; fechamento do cruzamento entre a rua Neópolis e a Avenida Maranhão e abertura de um retorno que não coincida com os cruzamentos da avenida; redistribuição e revitalização das faixas de pedestre e campanha educativa ostensiva e continuada para obediência à sinalização das referidas faixas.

 

Copa e festejos juninos: recomendações da PRE/SE

Com o objetivo de evitar que se realize propaganda eleitoral antecipada durante os festejos de São João, São Pedro e nas comemorações dos jogos da Copa do Mundo, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe expediu recomendação a partidos e políticos que pretendem disputar as próximas eleições. O documento é assinado pelo procurador regional eleitoral, Ruy Mello, e pelos procuradores eleitorais auxiliares Lívia Tinôco, Pablo Barreto e Rômulo Almeida.

 

Propaganda e autopromoção

Os procuradores recomendam que os partidos políticos e os pré-candidatos não se utilizem das festividades para fazer propaganda eleitoral. Aos que já ocupam cargo público, a PRE orienta que se abstenham de utilizar os atos custeados pelo Poder Público para autopromoção ou mesmo para promover outros possíveis candidatos.

 

Artistas não podem citar nomes de candidatos

A recomendação também ressalta que os ocupantes de cargos públicos devem orientar as empresas e artistas contratados para que, durante os shows, não façam propaganda de potenciais candidatos às eleições de 2010. Ressaltam os procuradores que os próprios artistas podem responder por realizar propaganda antecipada e serem condenados a pagar multa.

 

Pré-candidatos e artistas podem ser punidos

Os procuradores lembram que, caso descumpram legislação eleitoral, os pré-candidatos, partidos e mesmo os artistas estarão sujeitos às sanções previstas na lei eleitoral, tais como “representações por propaganda irregular cabíveis, possíveis ações de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico e/ou político, sem excluir possíveis reflexos de ordem criminal em face dos responsáveis pelo descumprimento”.O procurador Regional Eleitoral Ruy Mello destaca ainda que todos os Promotores Eleitorais foram acionados a fiscalizar o cumprimento da recomendação, com o fim de coibir os possíveis desvios e comunicar com urgência à PRE/SE sobre eventuais irregularidades. (Ascom/PRE/SE)

 

Renda irlandesa em Sergipe

A Petrobras, através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe – Fafen-SE, e a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora – Asderen, lançam nesta quinta-feira, 10 o projeto Renda Irlandesa. O lançamento acontece às 16h na Associação de Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, localizada na Praça Getúlio Vargas, 125 – Centro de Divina Pastora.

 

Pós Graduação em Planejamento governamental

Com o tema “A importância do Planejamento Estratégico no Desenvolvimento de Sergipe”, o presidente do Conselho Superior do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), Marcel Fortes, abriu nesta terça-feira, 8, a Pós Graduação em Planejamento Governamental. O curso, promovido pela Universidade Tiradentes (Unit), é resultado do interesse das Secretarias de Estado da Administração e do Planejamento em dotar os gestores das pastas de condições cada vez mais aprimoradas para o atendimento ao público.

 

Aspectos abordados

“Na aula inaugural, foram abordados aspectos referentes ao processo de construção do Planejamento Estratégico de Sergipe; avaliação do mesmo; análises de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além de apresentação de aspectos práticos de planejamento e desdobramento das estratégias”, resumiu Marcel Fortes. Participaram também da aula inaugural o reitor da Unit, Jouberto Uchoa; o coordenador dos cursos de pós-graduação da Universidade, Sérgio Todt; a diretora da Escola de Administração Pública do Sergipe, Maria do Carmo Marcondes; a coordenadora do curso, Maria Anaber Melo e a secretária adjunta do Planejamento, Ana Cristina.

 

Venham para o Iate Clube de Aracaju

Quem gosta de assistir os jogos da Copa em boa companhia, num ambiente familiar, poderá curtir os jogos  no Bar do Bel, localizado no Iate Clube de Aracaju. A partir das 15hs desta sexta-feira os jogos da Copa serão exibidos com um TV de 60 polegadas  e sonorização especial de Ricardo Sá.  Durante os jogos do Brasil um sanfoneiro vai animar a galera antes, no intervalo e depois do jogo.

 

ARTIGO

 

O blog reproduz hoje o artigo do juiz de direito e professor José Anselmo de Oliveira, publicado no JC de ontem, 09, por entender que em poucas palavras o juiz foi justo e retratou fielmente o atual momento que passa a Segase. Um órgão público que é exemplo para o país com uma diretoria, comandada por Luiz Eduardo Oliva, que prima pela correta aplicação dos recursos públicos e pensando no futuro e na história. A prova maior é a Editora da Segrase, moderna e valorizando os escritores sergipanos atuais e do passado, através do resgate de obras históricas. O artigo completo:

 

Luiz Eduardo Oliva e a nova Segrase – José Anselmo de Oliveira*

 

Uma nova geração vem ocupando os espaços públicos e construindo novas paisagens até mesmo no que era tradicionalmente esquecido dos registros de feitos governamentais. Especialmente no campo da preservação da cultura, da história e da comunicação.

 

O Diário Oficial do Estado sempre foi considerado um instrumento utilizado pelo governante para cumprir o princípio da publicidade dos atos administrativos, posto que só alcançam a eficácia com a publicação no órgão oficial.

 

Ainda alcancei o velho Diário Oficial em impressão tipográfica e sem regularidade de publicação. Vi seus velhos equipamentos serem substituídos pelo off set e o ar de contemporaneidade chegar às suas oficinas.

 

Mais recentemente as máquinas de impressão foram adquiridas de modo a propiciar ao Estado um verdadeiro parque gráfico para atender as suas necessidades internas e até mesmo podendo atender e gerar recursos advindos de serviços externos.

 

Não é a toa que dei a este artigo que de forma despretensiosa, porém justa, procura fazer justiça ainda no tempo presente (tendo em vista que também nesses casos justiça tardia não é justiça) a este jovem idealista e que vem contribuindo com suas idéias na modernização da Segrase, trata-se do advogado Luiz Eduardo Oliva, que além da formação jurídica tem a experiência e a vivência de homem de cultura e das artes, e não poderia ser diferente em face de pertencer ao que costumamos falar brincando da “oligarquia cultural dos Oliva”, sendo filho do jornalista e imortal João Oliva, irmão da doutora em história Terezinha Oliva, sobrinho de Almiro Oliva, só para citar estes.

 

Luiz Eduardo Oliva tem se mostrado um admirador competente e criativo, dando ao Diário Oficial ares de atualidade pela via de rede mundial de computadores e pela criação da Editora Diário Oficial que já mostrou a que veio com a publicação de altíssimo nível de livros de autores sergipanos e de material promocional do próprio governo do Estado.

 

A presença do Estado de Sergipe no mundo editorial através da Segrase é a melhor notícia que se podia ter neste momento em que a republicação de clássicos sergipanos como Tobias Barreto, Silvio Romero, João Ribeiro, Gumersindo Bessa, entre outros, vem despertando o interesse de estudiosos no Brasil e no exterior, além de uma nova geração de autores que necessitam de apoio para publicar seus trabalhos.

 

Por todas essas razões, é preciso parabenizar Luiz Eduardo Oliva, seus colegas diretores e colaboradores da Segrase por uma mudança efetiva e para melhor da imprensa oficial sergipana, e parafraseando Nelson Cavaquinho em “Quando me chamar saudade”, ao amigo as flores e os elogios da vida.

 

*Juiz de Direito e professor, artigo publicado no Jornal da Cidade no dia 9/06/2010.

 

Há um menino, há um moleque…   Mirela Magnani

 

Ontem à noite eu vinha escutando no rádio uma música antiga e que me motivou a escrever este texto. A letra diz algo mais ou menos assim: “Há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração. Toda vez que o adulto fraqueja ele vem pra me dar a mão…” Muitos de vocês já devem conhecê-la pela beleza e singeleza com que expressa uma visão otimista da vida. Mas por que falar dessa música ou desse menino?

 

Nesse mesmo dia, na hora do almoço, assisti à triste notícia do caminhão de laranjas que virou na ponte da rodovia que liga Estância a Boquim e fui tomada pela revolta. Mas por quê? Que tenho eu com aquele acidente? Perdi algum parente? Não. Saí ferida? Talvez não fisicamente. Mas posso dizer que pude sentir pela tela da tv um pouco da dor das famílias dos mortos e feridos. Tenho mais o que fazer do que me revoltar com o noticiário da TV? Sim, e como tenho! Nem vou começar a enumerar minhas obrigações diárias, assim como a de qualquer cidadão comum do mundo atual. Certo? Sim. Mas é aí que entra o menino da música que “me fala de coisas bonitas que eu acredito que não deixarão de existir” e que parecem ser esmagadas pela pressa do nosso dia-a-dia. O que me causou revolta foi a maneira como os correspondentes do SE TV trataram do episódio. Segundo eles, o acidente teria sido causado por problemas na estrutura da ponte. Novamente, senhoras e senhores, eu vos imploro!

 

Imploro que, por uma fração de segundo de suas vidas, lancem um segundo olhar sobre essa questão. Antes que o flash da nova novela apague das nossas memórias casos como o do caminhão de laranjas. Segundo o noticiário, o caminhão transportava 20 toneladas de laranja e mais 28 pessoas (todos trabalhadores rurais) por cima da carga. E a culpa do acidente é jogada única e exculsivamente sobre a ponte? Quer dizer então que as pontes sergipanas precisam ser desenhadas para suportar a carga dos caminhões mais o peso de cerca de 30 pessoas por cima? Entendi. Na verdade não entendo muito de engenharia, então talvez fosse melhor consultar um engenheiro, não? Talvez ele conseguisse explicar melhor a linha de raciocínio dos correspondentes do SE TV, pois confesso que eu, na minha santa ignorância, não entendo. Não entendo como um caminhão nessas condições pode ter passado sem nenhum tipo de fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal. Não entendo como se pode transportar seres humanos nessas condições sem que NINGUÉM seja responsabilizado! Em NENHUM momento, a notícia exibida pela TV Sergipe esboçou qualquer tentativa de entrevistar alguma autoridade da Polícia Rodoviária Federal e sequer mencionou o fato de que ALGUÉM em algum momento tenha sido responsável pelo transporte de laranjas de um ponto a outro do Estado.

 

Mas será que me enganei? É… realmente acho que minha ignorância matemática talvez não permita que eu entenda certas questões. Questões como caminhões flutuantes carregados de laranjas e seres humanos (que parecem importar menos que elas) sendo transportados como bichos e atravessando o Estado de ponta à ponta. Talvez eu tenha de fato me enganado, não? Se os caminhões atravessam as estradas “espontaneamente”, sem que ninguém os tenha solicitado, talvez não seja de fato necessária a fiscalização. Afinal, o que se transporta são bichos… oops, trabalhadores rurais. E ainda que fossem bichos! O menino da música teima em me dizer que mereceriam melhores condições de trabalho. Mas, além da fiscalização, quem é afinal o proprietário da(s) fazenda(s) de laranja? A notícia exibida pela TV Sergipe também ignora esse “personagem” do episódio. Aliás, nem sequer cogita que haja alguma relação entre o acidente e o transporte ilegal (sim, ilegal, porque se houvesse fiscalização assim seria considerado) de mercadorias e pessoas na carroceria de caminhões de uma fazenda à outra. Ao invés disso, fizeram questão de entrevistar as vítimas ainda traumatizadas do acidente e que, infelizmente, não possuiam na ponta da língua as armas afiadas da oratória. Era de cortar o coração ver pessoas humildes, que tentam ganhar a vida honestamente, falando com a voz embargada e tentando expressar inutilmente, na variante de menos prestígio da língua portuguesa, sua dor e revolta. Diante de tudo isso, o que mais revolta é saber que o acidente vai ficar por isso mesmo e que os verdadeiros responsáveis NÃO serão punidos! Graças à eficiência do nosso jornalismo.  

 

Depois de assistir a tudo isso, a gente acaba mesmo ficando revoltado, desanimado, perdendo a fé. Felizmente, o menino segurou minha mão ontem à noite, falou das coisas bonitas da vida e pediu que eu escrevesse este pequeno texto a quem quer que se disponha a lê-lo, já que enviei uma nota de repúdio ontem pelo site da TV Sergipe e não recebi resposta. Caso alguém mais se revolte com a situação, sugiro que faça o mesmo, manifestando sua opinião pelo site, já que uma andorinha só nunca faz verão. Voltemos sim aos nossos afazeres diários e não percamos tempo com futilidades, mas de todo meu coração, eu e o menino da música acreditamos que a tragédia do povoado de Fonte Nova passa longe ser fútil ou descartável. Sei que já virou lugar comum criticar o jornalismo e a mídia e que serei severamente criticada por muitos, mas faço isso hoje porque acreditamos, eu e o menino, que é justamente o fato de deixar histórias como essa passarem em branco que faz com que “aceitemos sossegados qualquer sacanagem como coisa normal”.

 

As flores da Previ  – por José Souza*

 

Os novos dirigentes da Previ, eleitos pelos funcionários e indicados pelo Banco do Brasil, foram empossados no último dia 1º. Nenhuma observação quanto aos eleitos. Nossa advertência se dá com relação aos indicados pelo banco. O BB indicou o substituto do presidente Sérgio Rosa, que não podia mais permanecer no cargo. Até aí tudo bem. 

 

Não entro no mérito se o novo presidente indicado para a Previ tem lá suas ligações com José Sarney. O mundo bem informado da política sabe do poder do autor de Marimbondos de Fogo. O bigodudo não se satisfaz apenas com o controle do Senado. Manda no setor elétrico, através do ministro Edison Lobão, e agora expande seus tentáculos para a Previ.

 

O problema da sucessão dos dirigentes da Previ foi o BB substituir seus dois diretores indicados que teriam condições de permanecer nos cargos por mais dois anos.

 

Sei que promover a troca de dirigentes indicados é uma prerrogativa da empresa, mas esse fato é grave, pois gera problemas de governança na entidade. A Previ adota um sistema de substituição de seus diretores de maneira parcial. A cada dois anos troca-se uma parte da direção e outra, permanece, justamente para não haver perda de foco da gestão.

 

O todo poderoso senhor do Maranhão, aos poucos, vem tornando o presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores reféns de sua sede de poder. Um dia exige um ministério no governo, outro, cobra cargos no maior Fundo de Pensão da América Latina, e na hora da eleição exige do PT o apoio para a eleição de sua filha Roseana Sarney, para continuar mandando no Maranhão.

 

Os interesses que envolvem o fundo de pensão são muito expressivos, por isso a preocupação e uma pergunta que não quer calar: O que pretendem o governo e o BB com a Previ? Ainda é cedo para sabermos a resposta dessa pergunta, mas é bom que nós, funcionários, fiquemos de barbas de molho, porque, pelo que parece, daqui pra frente nem tudo serão flores. 

 

* Presidente do Seeb/SE e membro do Conselho Deliberativo da Previ. Ele participou do ato de posse dos novos dirigentes, no Rio de Janeiro. 

 

DO LEITOR

 

Comemoração do centenário do Escotismo no Brasil

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “Em abril de 1910, os Oficiais e Praças da Marinha que retornavam da Inglaterra ao Brasil, principalmente aqueles embarcados no encouraçado Minas Gerais, trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses e a idéia de implantar aqui o novo Movimento. No dia 14 de junho do mesmo ano reuniram-se todos os interessados pelo escotismo, e foi oficialmente fundado o “Centro de Boys Scouts do Brasil”, plantando assim a primeira semente do Movimento Escoteiro em nosso país, que cresceu e frutificou.No momento em que alcançamos 100 anos de existência, convidamos todos os membros da UEB a participar do evento de Celebração do Centenário.Em uma mesma noite no dia 12 de junho, às 20 horas (hora de Brasília), os Escoteiros de todo o Brasil estarão reunidos em Fogos de Conselho, celebrando o Centenário do Escotismo em nosso país. A União dos Escoteiros do Brasil (UEB-Sergipe) fará o Fogo de Conselho no espaço cultural sob a ponte Aracaju-Barra ao lado da antiga Fábrica Confiança, na Orlinha do Bairro Industrial, Para o Escotismo o Fogo de Conselho é uma reunião em que à noite, iluminados e aquecidos por uma fogueira, todos se reúnem para se divertir, cantar, representar peças ligeiras, danças, e também para refletir ou aprender algo de novo pela palavra do chefe. Neste momento, de celebração do Centenário do Escotismo no Brasil, queremos comemorar a presença do Movimento em nosso país, e a alegria de fazer parte do Maior Movimento Mundial de Jovens”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas”. Isaac Newton.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais