Botulismo: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo. ( Norman Vincent Peale )

O botulismo é uma doença grave causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum, que provoca sintomas severos como náuseas, vômitos, queda da pálpebra superior, visão dupla, fraqueza dos músculos dos braços e pernas, dificuldade para respirar e paralisia dos músculos respiratórios, o que pode colocar a vida em risco; convém salientar de que a bactéria produtora da toxina botulínica pode entrar no organismo por meio do consumo de alimentos contaminados ou mal conservados, feridas na pele, alterações da microbiota intestinal ou até por injeção de botox em procedimentos estéticos, e pode atingir  adultos ou crianças. É muito importante referir que o tratamento do botulismo deve ser feito o mais rápido possível pelo clínico geral ou infectologista, no hospital, para evitar a progressão da doença, pois certamente de que ela pode colocar a vida em risco, em virtude disso é que ao identificar sintomas da doença deve-se procurar atendimento médico imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo.

Quadro Clínico

· Boca seca; Visão dupla ou embaçada e queda da pálpebra superior; Dor de cabeça; Febre;

· Náuseas, vômitos e vertigem; Cólicas abdominais, diarreia ou prisão de ventre; Retenção urinária;

· Dificuldade para falar e engolir, alteração na voz ou fala arrastada ou embolada; Fraqueza e paralisia progressiva dos músculos das pernas e dos músculos respiratórios.

Os sintomas do botulismo normalmente aparecem entre 4 a 36 horas após a entrada da toxina no organismo, sabe-se de que quanto maior for a concentração de toxina no sangue, mais cedo surgem os sintomas.

À medida que a doença progride, os sintomas se tornam mais graves e debilitantes, principalmente devido à fraqueza dos músculos respiratórios, o que resulta em dificuldade para respirar e insuficiência respiratória, podendo causar a morte.

No caso do botulismo infantil, que é caracterizada pela entrada da bactéria no organismo e posterior produção de toxinas, o quadro clínico pode variar desde a prisão de ventre leve, fraqueza, dificuldade para se alimentar, choro fraco, até a morte súbita, por causa disso, é muito importante identificar o botulismo logo nos primeiros sintomas para que possa ser feito o tratamento.

Diagnóstico

Geralmente é feito pelo clínico geral ou infectologista, no hospital, através da avaliação dos sintomas, exame físico, histórico de saúde, avaliação da alimentação nos últimos dias e presença de feridas; além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de sangue, para identificar a presença da toxina produzida pela bactéria no sangue, ou fezes que indiquem a presença da bactéria no organismo. No entanto, como o resultado desses exames demoram alguns dias, o tratamento é iniciado imediatamente com base na avaliação clínica, caso o médico suspeite de botulismo.

Uma boa e agradável semana…

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais