Dermatite Atópica: considerações gerais

Os desafios são inevitáveis; a derrota é opcional ( Roger Crowford ) 

A dermatite atópica é uma doença crônica da pele que provoca crostas e erupções que coçam, sendo mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos, pode ter uma série de causas diferentes, podendo afetar indivíduos de qualquer idade e de qualquer sexo ( bebes, crianças e adultos ),também é conhecida como eczema atópico.

De acordo com os dermatologistas trata-se de uma patologia clínica não-contagiosa, podendo ocorrer associada à asma brônquica e alérgica, geralmente aparece na infância, se tornando menos intensa na fase adulta, graças a Deus pode desaparecer em 75% dos casos.

CAUSAS:

A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas a grande maioria dos especialistas acreditam que uma combinação de pele ressecada e irritável com um mau funcionamento no sistema imunológico do corpo esteja entre as probabilidades.

Além da pele seca, a dermatite atópica pode estar relacionada a outras causas, como: -Genética: as causas deste tipo de eczema podem estar atreladas às causas da asma e da rinite alérgica,no entanto podem apresentar manifestações clinicas variáveis ou seja, para dificultar um diagnóstico rápido nem todas as pessoas com dermatite atópica apresentam asma ou rinite alérgica, além do que nem todas as pessoas com essas doenças desenvolvem dermatite atópica.

Alguns dermatologistas sugerem de que a dermatite atópica pode ocorrer decorrente a fatores ambientais, como tecidos e produtos irritantes, bactérias, suor e clima seco; Esses Profissionais também sugerem que de acordo com a Academia Européia de Dermatologia, os alimentos não causam a dermatite atópica, porém diversos estudos no entanto sugerem que as alergias alimentares podem piorar a condição. Por isso, as crianças que sofrem com a condição tendem a ter alergias alimentares a alimentos como leite e derivados, nozes e mariscos.

QUADRO CLINICO:

A dermatite atópica é caracterizada especialmente por uma pele muito seca com prurido (coceira), que geralmente causa lesões escoriadas; são lesões que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum observar seu surgimento nas regiões de dobras, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos.

Principais Sintomas:

-Pele seca

-Secreção ou sangramento da orelha

·         -Áreas esfoladas da pele causadas por coceira

·         -Alterações na cor da pele

·         -Pele mais clara ou escura que o seu tom normal

·         -Vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas

·         -Áreas espessas ou parecidas com couro, que podem ocorrer após irritação e coceira prolongadas

Dermatite atópica em bebês

Trata-se de uma doença que pode surgir ainda na infância, normalmente, entre os 3 meses e 2 anos de vida,nessescasos a criança apresenta lesões vermelhas, crostosas e bastante pruriginosas, envolvendo cotovelos e joelhos, rosto e couro cabeludo, frisando de que em alguns casos mais graves, pode acometer todo o corpo.

Diagnóstico -Não há nenhum exame específico para diagnosticar definitivamente a dermatite atópica, geralmente ele é realizado clinicamente sendo  feito pelo médico através da análise da pele ou durante uma consulta de rotina, em que se consideram o histórico médico e familiar do paciente, considerando de que em casos duvidosos, pode ser realizado uma biópsia de pele.

Tratamento

Hidratação da pele- Uma das principais partes do tratamento está no cuidado da pele com hidratação constante, usando cremes focados em peles sensíveis e secas, os dermatologistas sugerem que deve ser feita logo após o banho, o que ajuda na manutenção da umidade da pele, por que sabemos de que uma pele desidratada e seca coça mais e a coceira irrita a pele, criando assim um círculo vicioso que agrava o quadro da doença.

Pessoas com dermatite atópica, independente do grau do quadro, devem passar hidratante todos os dias, às vezes até mais de uma vez por dia.

Pomada para dermatite atópica

Embora o uso de hidratantes seja uma medida muito comum para tratamento da dermatite atópica, escolher o produto certo pode ser difícil, por que infelizmente encontramos a presença de substâncias nos cremes que podem causar alergias, sensibilidade natural da pele dos alérgicos, fórmulas mais ou menos hidratantes e resposta natural de cada indivíduo a determinados hidratantes.

A princípio, é provável que um creme ou uma pomada suave de corticosteróide sejam prescritos a esses pacientes., se eles não surtirem efeito, pode ser necessário o uso de medicações orais. Talvez sejam necessários cremes com diferentes concentrações de esteroide para diferentes áreas da pele.

MEDICAMENTO ORAIS: Os anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença, no entanto a maioria das causas do eczema atópico, moderado a grave, são tratadas com medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente.

Tratamentos caseiros Um tratamento caseiro possível é fortalecer a barreira da pele, evitando o contato com alérgenos ambientais, como poeira, pólen, sabonetes com perfume, produtos de limpeza doméstica e tabaco, salientando de que banhos quentes devem ser totalmente evitados – o ideal é tomar duchas frias ou mornas, pois a água quente resseca ainda mais a pele, que já é seca na dermatite atópica; além do que o óleo natural da pele é removido nesses banhos, o que prejudica mais ainda a barreira protetora da pele, que já é deficiente neste quadro. Devemos sempre considerar de como aliviar dermatite infantil com técnica do pijama úmido, que podem ser feitos em casa e consistem em aplicar um hidratante na pele, depois vestir uma roupa úmida por baixo e uma roupa seca por cima e permanecer por algumas horas do dia com essa roupa. Essa atitude simples hidrata a pele, reduz prurido e acalma as lesões.

Infelizmente devemos frisar de que a dermatite atópica é uma doença crônica, logo, não possui cura completa, porém de qualquer forma  sempre será possível controlá-la com tratamento, evitando os irritantes e mantendo a pele bem hidratada.

Não esqueça de procurar um Pediatra, ou um  Dermatologista sempre para esclarecer o diagnóstico correto, realizando o tratamento adequado..

Uma Boa e adequada Semana…

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais