Síndrome do Ovário Policístico: curiosidades e informações relevantes

Amor à beleza é gosto. Criação da beleza é arte. (Ralph Waldo Emerson )

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho, se caracteriza por menstruações irregulares, elevada produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários, e ocorre em quase 10% das mulheres na idade reprodutiva.

Sintomas: Os sintomas e a gravidade dessa patologia varia muito de pessoa para pessoa; e o diagnóstico ocorre quando existe pelo menos dois dos seguintes sinais:

·         Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência do fluxo);

·         Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;

·         Obesidade;

·         Acne.

·         Pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia.

Em casos mais graves, pode predispor o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.

Fatores de Risco: A medicina ainda não descobriu com muita certeza o que causa a síndrome dos ovários policísticos; no entanto, alguns fatores são frequentemente associados com a doença:

Excesso de produção de insulina

Resistência à ação da insulina

Histórico familiar da SOP

Baixo peso ao nascer

Aparecimento dos pelos pubianos no início da puberdade (pubarca precoce )).

Tratamento: 

O tratamento da síndrome dos ovários policísticos depende dos sintomas que a mulher apresenta e do que ela pretende, seno que os principais tratamentos são:

-Anticoncepcionais orais:

Não havendo desejo de engravidar, grande parte das mulheres se beneficia com tratamento à base de anticoncepcionais orais, pois o uso da pílula anticoncepcional melhora os sintomas do aumento de pelos, aparecimento de espinhas, irregularidade menstrual e cólicas, porém não há uma pílula específica para o controle dos sintomas.

Cirurgia: 

Cada vez mais os métodos cirúrgicos para essa síndrome têm sido abandonados em função da eficiência do tratamento com anticoncepcionais orais.

Antidiabéticos orais:

Estando a síndrome dos ovários policísticos associada à resistência insulínica, um dos tratamentos disponíveis é por meio do uso de medicamentos para diabetes, como por exemplo a metformina.

Dieta e atividade física: 

Essas pacientes devem ser orientadas em relação à dieta orientada por um Nutricionista e atividade física orientada por um Professor de Educação Física, simultaneamente é lógico com as medidas terapêuticas.

Indução da ovulação: 

No entanto se por acaso a paciente pretende engravidar, será importante que o médico deve recomendar o tratamento de indução da ovulação, logicamente não sem antes afastar as outras possibilidades de causas de infertilidade; É muito importante que não se deve fazer esse tratamento em mulheres que não estejam realmente tentando engravidar.

Prevenção:

Para prevenir a síndrome dos ovários policísticos é recomendada uma dieta leve e completa, acompanhada de exercícios físicos. Mulheres que estão acima do peso, principalmente as obesas e que têm glicemia, pressão arterial e taxa de colesterol elevadas fazem parte do grupo de risco da doença, por isso precisam se prevenir seguindo uma dieta saudável, praticando exercícios físicos e realizando acompanhamento ginecológico periódico.

Em resumo a SOP é uma doença que pode trazer graves danos à saúde ginecológica da mulher, podendo até mesmo levar à infertilidade. Por isso, assim que apresentar algum sintoma da doença ou se fizer parte do grupo de risco a mulher deve procurar um ginecologista para realizar os exames necessários, para elucidar a presença ou não dessa patologia pois certamente que a saúde dessas mulheres merece uma grande preocupação….

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais