Droga mortal

0

A sociedade precisa se sensibilizar com a dor de milhares de pais, impotentes com os efeitos maléficos que o crack causa em seus filhos. A ação dessa droga violenta vem se alastrando por todo o país. Sergipe, que até um tempo desse só tomava conhecimento dessa praga pela televisão, também já está contabilizando as baixas causadas por este veneno. Ontem mesmo, a Polícia flagrou 12 pessoas, a maioria menores, usando esse “veneno” embaixo da balaustrada da Avenida Rio Branco, centro de Aracaju. Como se vê, o setor policial tem feito a sua parte, prendendo traficantes e retirando boas quantidades de crack do mercado, mas isso não tem sido suficiente. É preciso que todos se unam contra esse mal, antes que nada mais possa ser feito para salvar os jovens que são levados ao vício todos os dias.

Fafen duplicada
O presidente Lula (PT) deixou os sergipanos esperançosos ao afirmar ontem a duplicação da fábrica de fertilizantes Fafen/SE vai ao encontro da política do governo federal de buscar a autosuficiência na produção de adubos. Durante a audiência concedida ao governador Marcelo Déda, Lula telefonou para José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, e determinou que promova uma reunião de trabalho em Sergipe para discutir o assunto. O grande problema para se concretizar a duplicação é o gás, que não existe em volume suficiente no Estado para atender as necessidades de uma Fafen duplicada.

Economia atacada
E A Igreja Católica resolveu bater na política econômica do governo Lula (PT). Fará isso durante a Quaresma e usará como arma a Campanha da Fraternidade de 2010, que será iniciada no dia 17 próximo. O tema deste ano será “Economia e Vida”, e o lema foi extraído de um versículo bíblico: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” O texto da Campanha fustiga a crescente dívida interna brasileira, as elevadas taxas de juros, a alta carga tributária, ao sistema financeiro internacional e até ao PAC. Será que a Igreja tucanou?

Mudanças no IR
A Receita Federal anunciou regras mais flexíveis para quem vai acertar as contas com o Leão a partir de 1º de março. Sócios de empresas, pessoas sem renda mas com patrimônio inferior a R$ 300 mil não estão mais obrigadas a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2010 (ano-base 2009). Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 17.215,08 no ano passado está obrigado a fazer a declaração anual. Este também será o último ano em que a Receita vai receber formulários de papel.

Nordeste sem luz
Um apagão atingiu ontem à tarde todo o Nordeste e os estados de Tocantins e Pará, na região Norte. Ele durou de dois minutos a duas horas e afetou pelo menos oito capitais, entre elas Aracaju. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve pane na linha de transmissão que interliga o Norte e o Nordeste, o que provocou desligamento em cascata do sistema. O Operador não soube informar a causa do apagão.

Impostos nas alturas
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe condenou ontem a aprovação de um projeto de Lei pela Câmara Municipal de Nossa Senhora das Dores aumentando em até 5.400% os impostos e taxas municipais. Os aumentos variam: alvarás para funcionamento de estabelecimentos bancários tiveram reajuste de 5.400%; de postos de gasolina e distribuidora de gás no montante de 1.560%; para lojas de departamentos o aumento chega a 750%; enquanto bares e quiosques foram alcançados por o percentual de reajuste de 200%.

Mais petróleo
A produção de petróleo (terra, e mar) em Sergipe registrou um aumento de 1,21% em dezembro passado, quando comparado com o que foi produzido em novembro no ano passado. A informação é do Dieese. O total de petróleo produzido no 12º mês de 2009 foi de 227,45 mil metros cúbicos. Em relação ao mesmo mês de 2008, a produção aumentou 8,05%, sendo que no acumulado de janeiro a dezembro de 2009, comparado com o mesmo período de 2008, a produção caiu em -6,37%.

Pouco crédito
As pequenas e médias empresas não aproveitaram suficientemente os financiamentos disponibilizados o ano passado pelo BNDES. A revelação é de Rodrigo Rocha, coordenador do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies). Segundo ele, em 2009, o número de operações dobrou. Porém, a fatia em reais foi de apenas 18% do que o BNDES ofereceu em 2008. “Apesar da divulgação sobre os financiamentos, a procura por parte do empresariado é tímida”, diz Rocha.

Evite o especial
O consumidor deve evitar ao máximo usar o cheque especial. É que os juros desse documento bancário sofreram aumento em janeiro, passando para 7,32% ao mês ou 133,44% ao ano. Em dezembro, o cheque especial havia registrado a menor taxa de juros desde 1995: 7,27% ao mês (132,13% ao ano). No caso dos juros do comércio, a taxa passou de 5,74% para 5,79% ao mês, entre dezembro e janeiro deste ano.

Operação adiada
A Deso adiou para depois do Carnaval as obras que realizaria ontem, no Sistema Poxim, e que provocariam a suspensão do fornecimento de água em várias localidades da Zona Sul de Aracaju. “Após uma reavaliação com a nossa equipe técnica, optamos pela suspensão temporária dos serviços, que consistem em modificações nas partes elétrica e mecânica da Estação Elevatória 3”, diz o diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio.

Médicos proibidos
A divulgação pelos médicos de cupons e cartões de descontos usados na compra de remédios está proibida. A decisão foi tomada pelo Conselho Federal de Medicina com base, principalmente, no argumento comercial. A entidade entende que a oferta desses cupons ou descontos pode interferir no processo de escolha dos remédios prescritos. Ainda de acordo com o Conselho, a proibição também pretende proteger o sigilo do paciente.

Confira meu twitter.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários