Duas ações  do MPE

0

O Ministério Público Eleitoral de Sergipe, através da Procuradora Eunice Dantas, anunciou, em entrevista coletiva que ajuizou ação  pedindo a cassação da chapa liderada pelo Governador Belivaldo Chagas e integrada também por Eliane Aquino como candidata a Vice-Governadora. Ela acusa Belivaldo de fazer uso repetido da propaganda institucional e da máquina administrativa do Governo do Estado com “o objetivo de promover sua imagem o que beneficiou sua candidatura”. Segundo ela, o governador realizou a assinatura de dezenas de ordens de serviço, em solenidades públicas, em diversos municípios sergipanos. “Esses eventos – diz a nota do MP Eleitoral –  contavam com a presença de correligionários e apoiadores e serviam  para o anuncio de obras que não foram sequer iniciadas, não estavam concluídas ou não haviam entrado em  funcionamento”.  A ação da promotoria eleitoral soa como uma retaliação, já que no momento certo, durante a campanha, o governador Belivaldo Chagas não perdeu um só direito de resposta, pedido pelo candidato adversário. Por que é que, durante a campanha, o Ministério Público Eleitoral não alertou o Governador de que as solenidades promovidas pelo Governo do Estado estavam sendo observadas como objetos de campanha? Só um mês depois de encerrada a campanha, d.Eunice Dantas veio descobrir que estava tudo errado? O pedido dela sobe agora para o Tribunal de Justiça que poderá ou não julgá-lo acertado.  Como decisão da Justiça não se deve contestá-lo mas cumpri-lo, fica uma dúvida no ar: no caso de a ação ser julgada legal, Sergipe ficará sem governador eleito. Quem tomará posse então no Governo do Estado daqui a 30 dias, ou mais exatamente, a 1º de janeiro? O segundo colocado, ou serão convocadas eleições suplementares? É um caso a acompanhar, sem dúvida. A outra ação do Ministério Público Eleitoral é contra o candidato a deputado estadual Talison de Francisquinho, filho do Prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, hoje afastado das atividades administrativas. Segundo o MPE, Talyson  foi beneficiado com a vinculação da cor, dos símbolos e dos slogans de sua campanha com a publicidade institucional e com atos de governo do município de Itabaiana. A ação diz ainda que o advogado Romerito Oliveira da Trindade trabalhou na campanha e foi pago pelo município além de que Talyson usou veículos alugados por terceiros que não foram declarados na prestação de contas da campanha. O candidato chegou a ser processado mais de 20 vezes, em ações que o Tribunal Regional Eleitoral  condenou o candidato pela reincidência das irregularidades na afixação de adesivos, de placas em vias públicas, uso de bandeiras, uso de carro de som, colocação de faixas e utilização de paredes de som em volume acima do máximo permitido.

Agência do Banese é fechada

Sem comunicação prévia – existe apenas um aviso impresso na porta da agência – o Banco do Estado de Sergipe  fechou a agência do primeiro trecho da Rua João Pessoa, onde por muito tempo funcionoiui a Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe. No aviso de que a agência está “desativada” diz-se apenas que os clientes podem ser atendidos na agência da Rua João Pessoa, 100. O local está sob conserto mas não há previsão de recuperação. Ou se a agência vai certamente voltar a atender os clientes. Bem que a direção do BANESE poderia emitir um aviso aos clientes.

Sancionado reajuste do STF

O Presidente Michel Temer (olha ele aí de novo…) sancionou o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria Geral da República. O aumento foi garantido após a Suprema Corte cumprir acordo com Temer, condicionando o aumento do salário à revogação  do auxílio-moradia a juizes de de todo o País. O projeto de lei sancionado na 2ª feira altera o subsídio dos onze integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33.7 mil para R$ 39 mi. A medida  provoca um efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do Presidente da República. Agora o salário mínimo continua sem reajuste até bom tempo adiante..,

Audiência pública sobre desmatamento

Ontem à tarde, no plenário da Assembleia Legislativa, foi realizada a audiência pública sobre a campanha contra o desmatamento no Estado. A deputada Ana Lúcia fez pronunciamento trazendo importantes dados sobre a devastação das matas sergipanas. Segundo ela, Graccho Cardoso foi o municipioi sergipano que mais desmatou a Mata Atlântica, entre 2014 e 2015, com  eliminação de 61 hectares, aproximadamente a área de 61 campos de futebol, de florestao  nativa. No sentido inverso, Pirabu foi a cidade que mais conservou o seu bioma co 32,2% do total natural preservado.  Isso é o que mostra o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (NPE), Disse a parlamentar petista que neste ano, a SOS Mata Atlântica  está comemorando 30 anos de existência. O mapa da entidade mapeou os 100 municipios que mais desmataram o bioma entre 1985 e 2015. Sergipe não conta com nenhum municípios entre os 200 que mais desmataram em todo o país, nesse período. Os dez municípios que mais conservaram a Mata Atlântica em Sergipe: Pirambu, Santa Luzia, Santo Amaro, Pacatuba, Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, São Cristóvão, Areia Branca e Itaporanga. Os dez que mais desmataram: Graccho Cardoso, Itabaianinha, Nossa Sra. das Dores, Laranjeiras, Cumbe, São Cristóvão, Arauá, Itabi e Cedro de São João. A Bahia tem 10 cidades no levantamento dos 100 municipios que mais desmataram a Mata Atlântica em 30 anos, seguida por Minas Gerais(9), São Paulo (6), Mato Grosso (4), Espírito Santo (3), Piauí (2) e Rio Grande do Sul (2).

Morre Bernardo Bertolucci

A arte cinematográfica está de luto, com a morte do italiano Bernardo Bertolucci, aos 77 anos de idade. Ele fez poucos filmes  desde que estreou no inédito no Brasil “La Commare Seca”, em 1962. Sua filmografia compôrta algumas obras-primas, como  “O Conformista”  (1970), “O Último Tango em Paris” ( 1972), “Novecento” (1976),  ”La Luna” (1978), “O Último Imperador” (1987), entre poucos outros. .Bertolucci inscreveu o seu nome entre os mais populares e criativos realizadores do cinema moderno.

Comércio amplia horário de atendimento

O funcionamento do comércio adota novo horário, a partir de sábado, primeiro de dezembro. O centro comercial de 1º a 15 de dezenbro vai funcionar das 8 às 21h. De 16 a 31 o fechamento do comércio será estendido até às 22h. Nos Shoppings Centers, o funcionamento, de 1º a 15 de dezembro será de 10 às 22h. De 16 a 31 de dezembro, o funcionamento será das 10 às 22h.  De 16 a 31 de deembro o funcionamento será até àss 12h.

 

 

Comentários