Dúvidas nas coligações

 

   Um influente membro do PSDB fez uma interessante avaliação, segundo ele com exceção do PT e do PFL partidos que estão apresentando os candidatos a governador, nenhuma outra sigla votará integralmente em qualquer candidatura, tanto no PMDB ou em todas as demais siglas existem preferências, interesses e insatisfações que vão levar parte de seus membros a votar em João Alves (PFL) e uma outra parte a votar em Marcelo Deda (PT).

     Até mesmo no PDT que pretende lançar candidatura própria, alguns dos seus membros acabarão votando em João Alves ou até mesmo em Marcelo Deda, por conta de insatisfações internas contra a forma como João Fontes vem dirigindo o partido. No próprio PT, pode ocorrer de algum membro resolver boicotar o nome de Deda ou Zé Eduardo em função das questões internas. No PFL esse comportamento torna-se mais difícil, mas não impossível, porque há insatisfações nas regiões do agreste e centro-sul do Estado.

    Mas retornando à questão inicial, o social-democrata revelou que parte dos tucanos que tem defendido publicamente o apoio ao nome de Marcelo Deda (PT), estão começando a desaprovar o comportamento desagregador do deputado federal Jackson Barreto (PTB), que ora tenta desarticular a indicação de Belivaldo Chagas para vice e num momento seguinte tenta impedir que Albano participe da aliança com o PT.

    O tucano admitiu que não existem amadores nesse jogo e que se ficar caracterizado que as palavras de Jackson são articuladas e avalizadas silenciosamente pelo ex-prefeito Marcelo Deda essa situação pode acabar levando o PSDB de mala e cuia para os braços do atual governador e não tenham dúvidas de que se isso ocorrer Abano Franco (PSDB) vai se esforçar para mostrar a Jackson Barreto (PTB) que na política não há lugar para ressentimentos. Porque a avaliação final é a de que Jackson carrega mágoas de Albano em função do processo eleitoral de 1998, há dentro do agrupamento de oposição quem afirme que Jackson carrega a mesma mágoa em relação a Marcelo Deda  por ter contribuído com o processo de cassação do seu mandato de prefeito, mas que essa mágoa ele tenta superar pela possibilidade que Deda tem de se tornar governador.

   Pelas informações que foram passadas, é fácil perceber que as turbulências se estenderão até o próximo dia 30 de junho de 2006 e que a única certeza que rodeia as duas coligações é simplesmente a dúvida.

 

 

 

Senado

A possibilidade do advogado Carlos Alberto Menezes ser candidato ao Senado Federal pelo PDT pode tirar alguns votos da senadora Maria do Carmo (PFL). Um assessor próximo do governador João Alves confidenciou neste final de semana que Carlos Alberto tem um grande respaldo junto aos pefelistas por conta do trabalho que vem realizando como advogado particular de João Alves Filho.

 

Camisas

Sobre a indecisão do ex-governador Albano Franco de definir qual o caminho tomar nas eleições deste ano, um tucano bem próximo dele conta aos amigos que a única certeza que ele tem todos os dias é a cor da camisa que vai vestir. Detalhe: como todos sabem Albano gosta da cor azul e por isso a grande maioria das camisas são desta cor. Ou seja, se tivesse outra cor ele demoraria muito para escolher. Ontem a informação de um tucano é que o ex-governador anunciará a decisão hoje através de uma coletiva na sede do PSDB.

 

 

Abuso I

Sobre o artigo “Abuso de Poder” publicado nesta coluna no último dia 14/06 e que obteve uma grande repercussão, como é corriqueiro este colunista publicou no dia seguinte o conteúdo do e-mail de um leitor que discordou da opinião publicada em relação à atitude do governador de ter enviado para a reserva oficiais acusados por sindicalistas que politicamente são aliados do governador, de praticarem ação arbitrária, não tiveram assegurado o seu direito de defesa e o privilegio de serem julgados pela justiça que com certeza dispensaria as simpatias partidárias tanto dos sindicalistas quanto dos oficiais.

 

Abuso II

Num determinado trecho do e-mail o leitor defensor da punição aplicada pelo governo afirma que: “estamos cansados de ver policiais, civis e militares, envolvidos em tráfico de drogas e prostituição. Sem ir muito longe, aqui na Coroa do Meio e Atalaia, existem inúmeros prostíbulos que são gerenciados com a “ajuda” de policiais”.

 

Abuso III

Se o leitor tivesse feito a leitura do  artigo com um pouco mais de observância teria percebido que a  defesa foi exatamente por dois aspectos: Primeiro,  porque embora existam policiais envolvidos com ações criminosas, cuja a participação do mesmo já está mais que comprovada, a ação do governo para puni-los não costuma ser tão rápida. Segundo, os oficiais punidos são cidadãos que embora estejam desempenhando as suas funções em apoio a uma administração que politicamente é adversária do atual governo, não têm seus nomes associados ao tráfico de drogas e muito menos à prostituição, porque como já dizia o ex-governador Albano Franco, em Sergipe todo mundo se conhece.

 

PSB

A Executiva Estadual do PSB marcou para o próximo dia 30 de junho, na sede do partido em Aracaju, o Congresso Estadual a fim de escolher os candidatos, as coligações majoritárias e as diretrizes políticas para celebração de coligação para a eleição proporcional. Ainda será discutida no Congresso a conjuntura política estadual.

 

PFL

O PFL vai realizar uma grande festa no dia 30, no ginásio de Esportes Constâncio Vieira para realizar a convenção estadual que vai deliberar sobre a coligação partidária e a escolha dos candidatos em todo os níveis. A festa está sendo organizada para ser um grande show parecido com o que é feito nas convenções democrática e republicana nos Estados Unidos.

 

 

Antes tarde…

A política é mesmo dinâmica. Depois de três anos e meio recebendo criticas e acusações de como deixou o Estado, o ex-governador Albano Franco foi homenageado indiretamente na última semana com a reinauguração da agência do Banese em Laranjeiras, com o nome do saudoso e um dos mais valorosos políticos que Sergipe já teve Augusto Franco. Será que a intenção foi mesmo homenagear ou foi para aparar as arestas depois de três anos e meio de turbulências. É por isso que vários tucanos já avisaram a Albano que mesmo que ele feche um acordo com o PFL vai sobrar espaço no palanque porque eles não têm nenhuma vontade de subir.

 

Internet I

Excelente o artigo do jornalista e historiador Luis Antônio Barreto publicado no último final de semana neste portal sobre a Internet e os meios de comunicação mais particularmente os jornais. É a pura verdade que está  ocorrendo atualmente um novo confronto de tecnologia. Como bem disse “depois do rádio e de algum modo da televisão, os jornais enfrentam a Internet, como seus provedores que oferecem instantaneamente em tempo real farto volume de informações, comentários e tudo o mais que antes era encontrado apenas nas páginas dos jornais. O efeito tem sido devastador”.

 

Internet II

Esse efeito devastador deve-se, sobretudo ao preço dos computadores e outros materiais de informática que estão com preços acessíveis a várias camadas da população. Por falar em Internet, ao completar um mês com esta coluna neste portal este jornalista agradece a todos os leitores que estão propiciando um acesso além do esperado e a todos que fazem a Infonet, pela maneira como foi recebido em especial ao jornalista Ivan Valença, um dos gurus da imprensa sergipana.

 

Frase do Dia

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. (Fernando Pessoa)

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais