E o salário, ó!

Nunca antes em Sergipe o servidor estadual sofreu tanto com sucessivos atrasos de salários quanto agora. Para se ter uma ideia, os aposentados da Justiça, antes pagos no dia 20 do mês em curso, estão recebendo a última parcela do benefício no dia 22 do mês seguinte, portanto, com atraso superior a 30 dias. Além da angustia de não saber a data certa para receber o salário, o servidor está usando parte do pouco que ganha para pagar juros elevados pelas contas atrasadas. Enquanto isso, o governo se lamenta das constantes quedas do Fundo de Participação dos Estados, mas não adota medidas duras para cortar as gorduras da máquina. O que dizer do cabide de mordomia chamado conselhos das estatais e autarquias. Tem apadrinhado aboletado em até seis destas gordas tetas, que juntas rendem ao felizardo conselheiro cerca de R$ 30 mil mensais, pagos em dia. E o exagerado número de cargos em comissão distribuídos com aliados políticos e cabos eleitorais? A crise existe, ninguém nega, mas falta competência para minimizá-la. De barriga cheia, os iluminados assessores do governo preferem criticar os servidores que, segundo dizem, não enxergam o esforço do Executivo para pagar os salários com atraso de quase um mês. Lastimável!

Viraram réus

E os deputados estaduais afastados Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB) viraram réus no processo que apura o mau uso das verbas de subvenção da Assembleia. Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe acatou denúncia feita contra os dois pelo Ministério Público Estadual. Bezerra e Paulinho são acusados de corrupção ativa, peculato e lavagem ou ocultação de dinheiro e bens oriundos de corrupção. Ambos juram de pés juntos serem inocentes. Então, tá!

Carapuça

Veja o que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) postou ontem no twitter: “Aos oportunistas, covardes e traidores, que abusaram de nossa boa-fé e confiança, devemos responder apenas com o nosso desprezo”. Pra quem será este recado tão desaforado? Misericórdia!

Vai falar

É esperada para hoje ou amanhã a entrevista coletiva do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), visando anunciar sua candidatura à reeleição. Após se encontrar com o demista em Brasília, o deputado estadual Robson Viana (PEN) informou que José Carlos Machado (PSDB) será o candidato a vice de João. A ameaça de desistir do pleito e a demora para definir a chapa, fizeram Alves Filho perder aliados importantes. Vários vereadores joãozistas já se aboletaram no palanque do prefeiturável Valadares Filho (PSB).

Velhos amigos

O governador Jackson Barreto (PMDB) foi recebido ontem em Brasília, pelo presidente tampão Michel Temerário (PMDB). A despeito da posição de JB contra o impeachment de Dilma Rousseff, os dois discutiram sobre a renegociação das dívidas dos estados e as obras federais em Sergipe. O biônico prometeu se empenhar para atender os pleitos de Jackson, que saiu do encontro radiante: “Foi um conversa de velhos amigos e companheiros”. Aff Maria!

Obras paradas

Aracaju virou um terrível canteiro de obras paradas. Segundo o supersecretário da Prefeitura, Carlos Batalha, 40% dos poucos empreendimentos iniciados pela atual gestão foram paralisados por falta de verbas ou porque as construtoras, sem ver a cor do dinheiro, deram no pé. Ao receber a capital nesta lastimável situação, o futuro prefeito concluirá desolado que todo este estrago foi João quem fez!

Cara de Cunha

De um bebinho, sobre o líder ficha suja do governo, deputado Andé Moura (PSC). “Diante da proximidade deste rapaz com o ainda deputado Eduardo Cunha, bem que ele poderia ser rebatizado de André Cara de Cunha”. Homem, vôte!

Campo de pouso

E o governo de Sergipe ainda alimenta esperanças que a Infraero conclua a demorada reforma do acanhado Aeroporto de Aracaju. Há três anos, a estatal promete reiniciar o empreendimento, mas fica só nisso. Nesse tempo, o governo estadual já investiu R$ 55 milhões em obras no entorno do campo de pouso, carinhosamente batizado de aeroporto. Quem sabe agora, este governo temerário não atende aos insistentes apelos do aliado Jackson Barreto. Quaquaraquaquá!

Fichas sujas

A Justiça Eleitoral recebeu ontem, do Tribunal de Contas de Sergipe a relação de gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares. No listão aparecem nomes conhecidos como os do ex-deputado estadual Luciano Bispo, dos ex-prefeitos Alex de Oliveira, Armando Batalha (São Cristóvão), Ananias Menezes (Salgado), Diógenes Almeida (Tobias Barreto), Enoque Salvador (Poço Redondo), Jerônimo Reis (Lagarto), João Bosco Machado, Gilma Chagas (Carira), e Fernando Lima (Dores).

Vem aí o blá-blá-blá

Faltam pouco mais de 20 dias para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, marcada para começar no próximo dia 26. Na campanha para prefeito serão dois blocos de 10 minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado. A Lei nº 13.165/2015 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. Estes vão aparecer nas inserções veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos. Prepare as oiças!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 21 de março de 1933

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais