Na reta final da campanha eleitoral de 2018, os eleitores do presidenciável Fernando Haddad (PT) não escondiam o desespero pela proximidade da derrota. Isso era visível na maioria das pesquisas, em particular nas consultas do Ibope, hoje Ipec. No dia 23 de outubro daquele ano, o candidato Jair Bolsonaro (PL) era o favorito com 57% as intenções de votos, contra R$ 43% do petista. Na pesquisa anterior, o hoje presidente tinha 59% e o Haddad 41%. A pequena queda do líder e a pouca recuperação do segundo colocado deu alguma esperança aos eleitores deste último, porém a grande maioria tinha quase certeza que a eleição estava decidida. Hoje, a situação é totalmente oposta à de 2018. A consulta divulgada ontem pelo Ipec mostrou o presidenciável Lula da Silva (PT) estável e na frente com 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro. Diferente do que ocorreu na campanha passada quando houve uma pequena oscilação, o resultado divulgado ontem é idêntico ao da pesquisa anterior. Ou seja, dificilmente o ainda presidente conseguirá reverter este quatro desfavorável até o próximo domingo. Portanto, assim como os eleitores de Haddad ficaram desesperançosos com os índices do Ibope em 2018, hoje são os bolsonaristas que estão aperreados com os percentuais divulgados pelo Ipec. Misericórdia!
Fim do PTB
A prisão de seu mandachuva Roberto Jefferson marca o fim melancólico do PTB, partido que ele controla com mão de ferro mesmo estando preso. Está marcada para amanhã, uma reunião visando sacramentar a fusão da legenda com o Patriota. Segundo a Folha de S. Paulo, a pauta do encontro é “apreciação, discussão e deliberação acerca da proposta de fusão da agremiação com o partido Patriota e consequente extinção do Partido Trabalhista Brasileiro”. Será que o presidente do PTB em Sergipe, João Fontes, permanecerá na legenda oriunda da fusão ou se mudará de mala e cuia para o PL do ainda presidente Jair Bolsonaro. Aff Maria!
Morte na garupa
É raro o dia que ninguém morre em acidente de motocicleta em Sergipe. Quando escapam da morte, as vítimas ficam hospitalizadas por um bom tempo e a maioria permanece com sequelas. O crescente número de acidentes com este tipo veículo deixara claro que a morte anda nas garupas das milhares de motocas que circulam pelo estado. Apesar disso, não há campanha de conscientização, principalmente no interior, onde o jegue e o cavalo foram substituídos por este perigoso meio de transporte. Danôsse!
Preferido dos delegados
Ao menos em uma categoria profissional o candidato a governador Rogério Carvalho (PT) perde feio para o adversário Fábio Mitidieri (PSD). Entre os delegados de polícia, a maioria promete votar no pessedista. Os e envolvidos diretamente com a política partidária não apenas votam como estão trabalhando duro para eleger o ilustre pessedista. Destacam-se nessa maratona eleitoral os delegados Alessandro Vieira (PSDB), Danielle Garcia (Pode) e Katarina Feitoza (PSD). Ressalte-se que dos três, apenas a pessedista logrou êxito na disputa eleitoral deste ano. Ah, bom!
E tome promessas
Com a proximidade das eleições, os dois candidatos a governador aumentaram o volume de promessas feitas aos eleitores. O postulante Fábio Mitidieri garante que vai alimentar os que passam fome, melhorar os salários dos servidores públicos, reduzir o desemprego, combater a corrupção e oferecer uma saúde de ótima qualidade. Tudo isso foi prometido em apenas uma nota enviada à imprensa. Por sua vez, o candidato Rogério Carvalho (PT) resumiu as promessas aos sergipanos numa única frase: “Nossa principal missão é mudar a vida da nossa gente”. Em se cumprindo todas as promessas a partir de 2023, os eleitores estarão com a mão na roda, seja qual for o eleito. Marminino!
Militância mobilizada
O candidato a governador Rogério Carvalho (PT) reuniu a militância para pedir um maior engajamento nesta reta final da campanha. Estiveram no encontro sindicalistas, parlamentares, lideranças comunitárias, etcétera e tal. “A militância de esquerda é fundamental, porque ela faz parte da nossa história, e trabalha incessantemente pela causa com uma só motivação: transformar vidas”, discursou o candidato. A orientação dada às lideranças foi se envolver de corpo e alma nas campanhas de Lula da Silva (PT) e Rogério, para “mostrar aqueles que acham que mandam em Sergipe, a força e vontade do povo de Sergipe”. Home vôte!
Crime não tem idade
Aterrorizada com a crescente violência urbana, a maioria da população já é a favor da redução da maioridade penal dos 18 para 16 anos. Acredita que esse seja o único remédio para conter a onda de criminalidade. Não é! Mandar simplesmente garotos infratores para os presídios apenas aumentará a população dos horripilantes depósitos de seres humanos. Induzidos pelo meio em que vivem, outros meninos de 14 e 15 anos serão escravizados pelo crack e, como zumbis, continuarão a violência praticada hoje pelos futuros maiores de 16 anos. Como diz o adágio popular, ‘a ocasião é que faz o ladrão’, não a idade. Só Jesus na causa!
Obra pronta
O governo estadual inaugura no próximo mês, o novo mercado da cidade de Simão Dias. Foram investidos R$ 17 milhões no projeto para transformar o empreendimento em um dos mais modernos de Sergipe. Com câmara frigorífica para 100 bois, o prédio tem 122 boxes de carnes, 50 de grãos, 24 para aves, 15 para suínos, 13 para miúdos, seis para ovinos, 19 lanchonetes, além de acessibilidade, iluminação de LED, estacionamento e outras estruturas, numa área total construída de mais de 6.400 m². Supimpa!
Sangue novo
A Câmara de Vereadores de Aracaju empossa, nesta quinta-feira, mais 14 novos servidores aprovados no concurso realizado em 2021. Com essa nova admissão, o legislativo da capital terá dado posse a 38 novos concursados. Esses novos 14 servidores foram convocados em agosto passado e cumpriram todos os requisitos legais, estando aptos, então, para iniciar os trabalhos imediatamente na Câmara. Dos 14 convocados, dois são assistentes administrativos, um assistente legislativo, quatro técnicos em taquigrafia, dois intérpretes de Libras, três analistas administrativos e dois jornalistas. Boa sorte a todos!
Perdendo tempo
A assessoria do candidato a governador Fábio Miridieri (PSD) informa que o concorrente Rogério Carvalho (PT) perdeu nove minutos de inserção comercial por propagar fake news. A ação que resultou no corte de tempo de inserções do petista foi motivada pela manipulação de imagens visando confundir o eleitor sobre o processo que levou à prisão do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), por irregularidades no matadouro municipal. A decisão contra Rogério informa ser patente que os assessores do candidato do PT, dolosamente, extraíram de vídeos trechos que melhor lhes convinha para forjar um cenário desfavorável ao candidato Fábio Mitidieri. Então, tá!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 18 de novembro de 1924.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.