Ele só pensa neles

Nunca na história de Aracaju um prefeito criou e aumentou tantos impostos como o atual João Alves Filho (DEM). Pelos milhões que as novas fontes de arrecadação, tristemente aprovadas pelos vereadores, estão rendendo, era para a Prefeitura não saber onde colocar tanto dinheiro e a capital ter se transformando na cidade mais bem estruturada e melhor cuidada do país. Infelizmente, não é isso que se vê! Em menos de três anos, os vereadores da situação aprovaram a Taxa de Iluminação Pública e aumentaram o IPTU em mais de 200%. Por sua vez, a Prefeitura implantou o estacionamento rotativo de Aracaju e a fiscalização eletrônica do trânsito, duas minas de recursos, que irrigam diariamente o cofre do município. João Alves, porém, quer sangrar ainda mais o bolso do contribuinte. Na última quarta-feira, enquanto garis e margaridas cruzavam os braços, deixando a capital submersa de lixo, o prefeito estava em Brasília arquitetando, segundo publica hoje o jornal O Globo, sobre a criação da famigerada CPMF. Conclui-se, portanto, que se Alves Filho tivesse nascido entre os anos 26 e 36 d.c., Jesus Cristo teria dito sem pestanejar: “Dai, pois, a João, inclusive, o que é de César”.

Casa caiu

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deram um baita susto em muita gente com a operação “Acesso Negado”. Quem teve ou tem qualquer relação com o suspeitíssimo Instituto Socioeducacional Solidariedade (ISES) ainda está sob efeito de tranqüilizante. É que esta entidade está sendo acusada de “lavar” boa parte dos recursos federais liberados pela União para prefeituras. Segundo a CGU, somente em Canindé, foram desviados mais de meio milhão de reais. Uma lástima!

Folga forçada

E os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju ganharam dois dias de folga por conta da greve dos garis e margaridas. Encarregados de multar quem joga lixo em via pública, estes servidores tiveram que tirar o time de campo, pois se fossem autuar os chamados sugismundos, teriam que notificar quase toda a população. Cruz credo!

Só agora?

Há um mês, o procurador de contas Eduardo Cortês denunciou que no Tribunal de Contas de Sergipe existem 306 comissionados e só 240 servidores concursados. Ninguém o desmentiu até este absurdo ter sido revelado ao Brasil pela revista Veja. Ontem, tanto o presidente do TCE, Carlos Pina, quanto o procurador geral Sérgio Monte Alegre, se apresaram em desmentir Cortês. Enquanto eles se engalfinham, os corruptos sergipanos festejam o fato de poderem derrubar na Justiça os palpites do Tribunal faz de Contas elaborados contra eles por apadrinhados ocupantes de cargos em comissão. Misericórdia!

Bate boca

Como não tem oposição para se digladiar, a turma do PMDB bate boca entre si. Desde a semana passada, parte da mídia se ocupa com o entrevero envolvendo os peemedebistas João Gama, Luciano Bispo e Robson Viana. Os dois primeiros acham que o jovem deputado não tem poder para vetar a candidatura de Zezinho Sobral a prefeito de Aracaju. Por sua vez, Viana chutou o pau da barraca e disse que Gama não manda em nada, e Bispo só entende da política de Itabaiana. Em briga de feira do interior, por muito menos, já tinha saído sopapo pra todo lado. Aff Maria!

Solidariedade

Quatro lojas Bompreço e Hiper Bompreço de Aracaju participam neste sábado, do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Esta é a 1ª edição deste evento no Brasil e a 4ª que conta com o apoio do Walmart Brasil. A campanha conta exclusivamente com voluntários, que abordam clientes nas lojas e os convidam a doar os alimentos não perecíveis mais usados pelas instituições que receberão os donativos. Participe!

Atrás das grades

Sergipe é o estado com o maior percentual (99%) de mulheres presas sem ainda terem sido condenadas. É o que revela o primeiro relatório nacional sobre a população penitenciária feminina do país. O estudo mostra que a população carcerária feminina no Brasil apresentou crescimento de 567,4% entre 2000 e 2014. Revela também que cerca de 50% das detentas têm de 18 a 29 anos, a maioria – duas em cada três presas -, é negra. Entre as presas, 68% perderam a liberdade por tráfico de drogas. Uma lástima!

Jabuti de André

Veja o que publicou no jornal O Globo, o articulista Lauro Jardim: André Moura, um dos braços-direitos de Eduardo Cunha, o que por si só já define um parlamentar sem necessitar de muitas explicações extras, conseguiu enfiar um jabuti de bom tamanho num projeto de lei que está na CCJ da Câmara sobre propriedade intelectual. Em certo trecho do seu relatório, Moura surpreendeu os pares ao incluir no substitutivo uma única alteração ao projeto do deputado Alberto Goldman, o que libera a importação de lítio — tema que, como se sabe, é intimamente ligado à propriedade intelectual…

Desde criança

De um gaiato, estranhando a revolta de alguns contra uma possível ida do deputado estadual Samuel Barreto (PSL) para a bancada de sustentação do governo Jackson Barreto (PMDB): “Desconheço o motivo para tanta zuada, se Samuel é Barreto desde criancinha”. Então, tá!

Quer melar

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) tenta impedir que o jogo Boa Esporte e Bahia aconteça no Batistão, conforme já autorizou a CBF. Os cartolas pernambucanos alegam que o “Esquadrão de Aço” leva vantagem por causa do deslocamento, pois a distância entre Salvador e Aracaju é cerca de 1,3 quilômetros inferior a Salvador e Varginha (MG). Portanto, o jogo marcado para o próximo dia 14 no Batistão, pode ser transferido para o campo do Boa Esporte. Fuleiragem, né?

Recorte de jornal

Publicado no jornal O Tempo, em 31 de maio de 1949

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais