Eleições: Déda preparado para enfrentar João

Cláudio Nunes – O governador acredita que Dilma pode superar Serra nas próximas semanas nas pesquisas eleitorais?

Marcelo Déda –  Eu acredito no crescimento da Dilma e na sua vitória. As pesquisas de todos os institutos nos últimos 12 meses têm apontado uma tendência de crescimento da Dilma e uma queda acentuada do Serra. Quando a campanha for iniciada e o Presidente Lula assumir os palanques a tendência é Dilma ficar ainda mais forte. Entretanto, tenho sempre manifestado a minha opinião de que o adversário não deve ser subestimado e que a campanha será dura. Já começaram as baixarias e provocações, especialmente as tentativas de se “requentar” antigas denúncias contra o PT. Cabe-nos estar preparados para uma campanha dura, sem sapato alto e com muito trabalho.

CN – O governador tinha sido informado antecipadamente que Wellington Dias (PI) seria o coordenador da campanha de Dilma no Nordeste? A escolha é porque ele já foi reeleito e não será candidato? Déda terá alguma atribuição na campanha de Dilma?

MD – Fui sondado sobre o nome do Wellington e apoiei integralmente. O governador do Piauí é um militante histórico do PT, liderança indiscutível no seu estado e tem um excelente trânsito entre governadores e políticos da região, podendo dar uma magnífica contribuição à candidatura da Dilma. Como Wellington está no seu segundo mandato de governador e decidiu não concorrer ao Senado, sobra-lhe tempo para cumprir a tarefa. Quanto a mim tenho colaborado na articulação política e oferecido opiniões sobre o processo, especialmente no Nordeste, quando consultado pelo Presidente Lula ou pela própria Dilma. Como posso ser candidato à reeleição, minha maior contribuição será preparar o palanque da Dilma em Sergipe.

CN – O presidente Lula tem uma média de 80% de aprovação do seu governo, mas ele não consegue reverter este percentual para sua candidata. O que há de errado?

MD – Nada de errado. Aprovação do governo não vira voto automaticamente. A aprovação do Lula é uma prova da excelência do seu governo e da legitimidade da sua liderança, o que dá plena autoridade ao discurso do presidente de querer preservar as conquistas obtidas nos últimos oito anos, elegendo sua sucessora e garantindo a continuidade das políticas que ele implementou, bem como viabilizando novos avanços. Os números da Dilma ultrapassaram a mais otimista das avaliações que nós fazíamos no ano passado, isso se deve em muito a identificação que o povo começa a fazer entre Dilma e Lula.

CN – O governador acredita que o desempenho de Serra pode influenciar na decisão de João Alves ser candidato ao governo ou não?

MD – Sinceramente, não tenho condições de opinar sobre o processo de definição do meu adversário. Continuo achando que ele será candidato a governador e tenho me preparado para enfrentá-lo, se o PT e os nossos aliados definirem meu nome como candidato à reeleição.

Plantadores de arroz Baixo São Francisco

Até quando os produtores de arroz do baixo São Francisco, mas precisamente, da cidade de Telha, vai ficar a mercê dos fabricantes, ou seja, “do fabricante”? É muito humilhante, depois de um longo de período de dedicação, expectativas de uma safra melhor, colheitas satisfatórias, e tem ocorrido, o produtor chega para comercializar os grãos e tem o seu produto desvalorizado, sem razão alguma, convincente.

 

Desmotivação dos produtores

O governo do Estado, através da secretaria da Agricultura, tem que encontrar uma alternativa  para estes produtores. A desmotivação é grande entre os produtores. Não bastassem, os prazos para pagamento chegam até a 90 dias, sendo que a maioria precisa do dinheiro para suprir as despesas da plantação e familiar.

 

Usina de beneficiamento

O Governador do Estado, ainda em campanha, prometeu a construção de Usina de Beneficiamento, visando livrar os agricultores do cartel que existe na região, mas até o momento nada está sendo feito, e os trabalhadores não tem sido assistido.

 

Rua Viva

No último sábado, entre as comemorações do aniversário de Aracaju a Prefeitura realizou o projeto Rua Viva, na Avenida Beira Mar, entre a Francisco Porto e a Anísio Azevedo. Foi um erro, não de local, mas do dia. A Rua Viva deveria ter sido realizada no domingo, quando o trânsito é infinitamente menor no local. Foi um engarrafamento gigante e um desgaste desnecessário. Que sirva de exemplo para o próximo ano.

 

Combustível sobrando no Banese I

O presidente do Banese, Saumineo Nascimento deve ficar em alerta: será que está sobrando combustível no banco? Na última sexta-feira, pela manhã, o Astra AKP 3015, à disposição do diretor de Crédito, Carlos Alberto, passou cerca de 40 minutos com o ar condicionado ligado na rua Laura Fontes, em frente a uma construtora. Lá dentro o diretor e lá fora, no veículo, o motorista. No mesmo dia, mas em outro horário chegou também o Astra do Banese Card, que também ficou esperando com o ar condicionado ligado.

 

Combustível sobrando no Banese II

Se ficar diariamente neste ritmo, com ar condicionado ligado em todos os lugares que estaciona os veículos do Banese devem consumir um tanque em dois dias. Isso dará uma média alta de gastos com combustível. Não é porque o banco deu lucro que é preciso esbanjar combustível. Os pobres mortais que passaram pela rua Laura Fontes agradecem.

 

Maria José

Diversas autoridades compareceram no último sábado pela manhã, em Capela, no enterro de Maria José dos Santos mãe do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos. Ela faleceu aos 74 anos na noite dessa sexta-feira, 19, por falência múltipla dos órgãos. Maria José estava internada há duas semanas, depois de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral. Em Capela, Maria José era conhecida como “São José”, apelido que ganhou por ter sido devota assídua do santo por toda a vida. Por ironia do destino, Maria José morreu na noite do dia 19, Dia de São José.

 

PM investiga certidões falsas

E não é que uma pequena construtora usou do expediente de uma certidão negativa falsa em um importante órgão? O caso foi parar na Polícia Federal. É pelo jeito tem gente que pensa que as certidões não são verificadas. Hoje, com tudo on line, é rápido para descobrir as falsificações.

 

Posto está sendo investigando

Uma denúncia grave está sendo apurada dentro da SSP. Trata-se de um policial que usa veículos e o poder de polícia para fazer segurança em um posto de lavagem próximo ao Batistão. Vizinhos denunciaram, afirmando que veículos da SSP são vistos em alguns horários no local. É só aguardar.

 

Ponte Joel Silveira

O governador Marcelo Déda, ao lado de alguns auxiliares e do prefeito Edvaldo Nogueira, visitou no último sábado as obras da ponte Joel Silveira. Os 1.080 metros da ponte já foram asfaltados e a iluminação está concluída. No momento, estão sendo realizados alguns serviços de finalização das calçadas e pintura da pista. Segundo Marcelo Déda, a ponte será inaugurada até o dia 31 de março, antes da semana santa. Em seguida, o governador visitou as obras da ‘Praça do Jornalista’ e do Anel Viário do Mosqueiro, ambas situadas logo na entrada da ponte.

 

Exposição fotográfica

Ao som do saxofonista Alejandro Habibi foi aberta na noite da última sexta-feira, 19, a exposição fotográfica ‘Aracaju: o passado e o presente é o futuro”, promovida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)  em comemoração aos 155 anos de Aracaju. São 22 painéis que retratam pontos históricos da cidade e fazem um contraponto com o hoje a partir da ótica do desenvolvimento urbano. A mostra ficará aberta ao público até o próximo dia 31 de março, no Mirante da 13 de Julho.

 

Décadas de 1920 e 60

A mostra oferece um passeio pela cidade entre as décadas de 1920 e 1960 e depois revisita esses locais sob as lentes dos repórteres fotográficos da Secom Alejandro Zambrana, André Moreira, Jorge Henrique, Lizia Martins e Silvio Rocha.  A curadoria ficou a cargo do diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), Luis Adelmo Soares, e do historiador Amâncio Cardoso, com produção da publicitária Eliene Nascimento. O texto de apresentação é jornalista Cleomar Brandi.

 

ASEOPP e trabalhadores

O Sinduscon-SE, enviou ofício e nota de esclarecimento para os sócios, informando o cancelamento da convenção coletiva de trabalho 2010/211 e revogando uma tabela que tinha sido divulgada. O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, sugeriu aos associados que adotem a referida tabela e a antecipação da data-base para 1º de março, uma vez que, havendo negociação nos próximos meses, o valor do reajuste deverá ser retroativo, o que acarretará no pagamento da diferença de valores. Luciano Barreto informou que irá proceder desta maneira com os funcionários da Construtora Celi, adotando a tabela já neste mês de março.

 

Pedofilia em Arapiraca (AL)

A CPI da Pedofilia do Senado Federal chegou em Arapiraca (AL) para ouvir dois monsenhores e um padre acusados de manter relações sexuais com coroinhas menores de idade no município alagoano. “Este caso de Alagoas é emblemático. Ele forçou o Vaticano a se pronunciar pela primeira vez sobre o crime de pedofilia praticado por padres no Brasil”, afirmou o presidente da CPI, Magno Malta.

 

Pecado

A revista Carta Capital  desta semana publica uma ampla reportagem sobre a pedofilia praticada por arcebispos e padres da Igreja Católica em todo mundo. Na Irlanda virou epidemia: 15 mil vítimas. O papa vive o dilema na própria família: o monsenhor aposentado Georg Ratzinger, irmão dele, é acusado de pedofilia na Alemanha.  “A omissão é um pecado que se faz não fazendo”, frase do padre Antonio Vieira.

 

PCB entregará a medalha Agonalto Pacheco I

Tendo em vista a comemoração dos 88 anos do PCB, que acontece no próximo dia 25 de março, o Comitê Político  Regional do Partido em Sergipe realizará no dia 27 de março, a partir as 14 horas, na Câmara Municipal de Aracaju, a solenidade de homenagem pela passagem da data histórica, contando inclusive com a presença de Antonio Carlos Mazzeo, membro do Comitê Central do PCB, que fará conferencia sobre conjuntura Nacional e a Historia do PCB.

 

PCB entregará a medalha Agonalto Pacheco II

Na Oportunidade, será entregue a medalha “Agonalto Pacheco”, homenageando camaradas e ex-camaradas que lutaram pela defesa da democracia e do movimento comunista no pais. A solenidade ainda terá uma apresentação musical e será encerrada com um coquetel.

 

Lançamento portal Elber Batalha

Amanhã, 23, a partir das 19h30 no Chopp Time será lançado o portal do vereador Elber Batalha Filho. Pelo www.elberbatalha.com  quem acessar ficará por dentro não apenas do trabalho do parlamentar, mas também sobre cultura, arte, música, pontos turísticos, legislação e tudo mais.

 

VI Semana da Água em Canindé

De 23 a 26 de março, a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, estará promovendo a VI Semana da Água. A abertura acontecerá na terça-feira, 23, às 19h30min, no Clube Altemar Dutra com lançamento da segunda edição do Programa Escola Amiga do Meio Ambiente e ainda exibição de um vídeo educativo sobre a preservação ambiental em Canindé. No dia 24 a programação prossegue com a implantação do Projeto “A Praça que Lê”. O encerramento será na sexta-feira, 26, às 7 horas da manhã, com a tradicional Caminha Pela Vida, tendo participação da comunidade, estudantes e autoridades. A coordenação da programação é do Secretário Municipal de Gestão e Meio Ambiente, Kaká Andrade.

 

Semana da Água

Com o objetivo de conscientizar a população na busca de soluções e participação em iniciativas que garantam quantidade e qualidade de água para todos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoverá, no período de 21 a 26 de março, a realização da “Semana da Água”. Com o tema “Vamos Cuidar das Águas de Sergipe” diversos municípios do Estado estarão realizando, simultaneamente, em suas cidades uma diversidade de eventos em torno da temática proposta. Durante toda a semana serão proferidas palestras, lançadas campanhas, seminário, encontros, workshop, apresentação de teatros, passeios, panfletagem, caminhadas, plantios, além de atividades recreativas.

 

Programação

Em Aracaju, a programação da Semana da Água será aberta hoje, 22, às 9h, no auditório da Codise, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, e o superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha. Haverá apresentação do Coral da Petrobras.Em seguida, haverá uma Mesa Redonda sobre o tema “ Água: Frente às Mudanças Climáticas Globais”.  A palestrante será a pesquisadora do INPE, Viviane Rafael Algarve. Já os debatedores serão o coordenador de Meterologia da Semarh, Overlan Amaral e a professora da UFS Inajá Francisco de Souza.Para conferir toda a programação festiva da Semana da Água, é só acessar o site da Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos www.semarh.se.gov.br

 

Lançamento do livro “O Vôo de Minerva”

Lançamento do livro “O Vôo de Minerva”, de Antonio Carlos Mazzeo, Livre-Docente em teoria Política pela Faculdade de Filosofia e Ciência da Universidade Estadual Paulista ¨(Unesp) e Mestre em Sociologia e Doutor em História econômica pela USP. O livro é fruto de um vasto esforço de compreensão histórico-genética da cultura política da Grécia Clássica. É um ambicioso projeto de reflexão sobre a crise estrutural do capital e sobre as possibilidades da emancipação humana. O lançamento do livro ocorrerá juntamente como a palestra sobre “Democracia Ontem e Hoje”, acontece no dia 25 de março as 19 horas no Auditório da Didática V da UFS, e no dia 26 de março, as 19 horas, no auditório da UNIT centro.

 

Energia nuclear volta à tona

Texto de Washington Novaes, no Estadão: As questões referentes a formatos de energia, já no centro das discussões quando o tema são mudanças climáticas, também por isso alimentam algumas das mais complexas polêmicas de hoje – principalmente a da energia nuclear. E o combustível mais inflamável dessa polêmica é o mais recente livro de James Lovelock, “pai” da “Teoria Gaia”, que entende o universo como um organismo vivo. Lovelock, que já foi adversário acirrado da energia nuclear, agora pensa (Gaia: Alerta Final, Editora Intrínseca, 2010) que não há tempo para esperar outro formato eficaz de redução nas emissões de poluentes, a não ser a energia nuclear. Considera pequenos os riscos de acidentes na operação (no pior desastre, Chernobyl, morreram 70 pessoas, diz). Quanto à falta de destinação para os perigosos resíduos das usinas, afirma que o lixo nuclear de uma geradora de mil MW “cabe num táxi”, e terá sua radioatividade comparável à do urânio natural em 600 anos.

 

Cooperação técnica

A prefeitura de Divina Pastora, abre hoje, 22, a partir das 9h, na praça da Matriz, o Programa de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos.O evento, que irá até o dia 26, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico local, atraindo a população que reside na sede e nos povoados adjacentes.Por Divina Pastora estar localizada próxima a empresas âncoras como a Votorantim, Fafen-SE, Vale e Petrobras, e por ser considerada a quarta maior produtora de petróleo de Sergipe, há interesse de várias empresas e instituições ligadas à área de combustíveis, de forma direta ou indireta.

 

DO LEITOR

Os políticos têm as suas caras, eleitores

Do leitor Messias Gonçalves: “Por acaso você lembra eleitor em quem votou em deputado estadual ou federal? Não? Pois é apostando nessa sua amnésia política que eles, a maioria de candidatos, eleitos ou não, fazem e desfazem do voto que vocês deram para fazerem as maiores negociatas, dentro de um mandato. O político nada mais o é do que a sua própria cara. Se você é daqueles tirado a Deus, com uma santidade do pau oco, escolherá aqueles que blasfemam em nome de Jesus. Se você não tem um direcionamento de posição, de causas sociais, de lutas, estará votando naqueles que toda segunda feira atira pra um lado. Faz a defesa de alguma causa. Mas já na terça ou mesmo na quarta feira, já esqueceu. Mas espere que na próxima semana, ele levantará um novo tema. Não existe um posicionamento. O que importa para esse tipo de político é enganar a vocês. Se você gosta de pedir dinheiro para pagar as suas contas de água e energia, do gás, da farmácia, pode ter certeza de uma coisa. Caso ganhe, ele dirá que não tem nenhum compromisso com a população porque já pagou o voto. Portanto desconfie de político que esboça ter muito dinheiro, e que você sabe que ele não nasceu rico. Sempre questione de onde poderia ter vindo esse dinheiro todo. Em muitos casos, já comprovados, poderão ter vindos de empresas que tem contratos com o poder público, de concorrências marcadas, de empresários nos chamados caixa dois. Durante os quatros anos de um mandato, os deputados como forma de salários, não recebem nem um quarto do que gastaram. Isso vale para aqueles políticos que, repito, não tem compromissos, uma bandeira de luta. Estão no jogo para se darem bem. É só verem com muitos começaram e com estão hoje. Onde moravam e onde moram hoje. Se tinham fazendas, chácaras e se possuem hoje. Só não perguntem aos bovinos e as ouros transformados em jóias, quem são os seus verdadeiros donos, por que nenhum deles fala. Ah, também aos dólares. Portanto como acreditam que nós eleitores temos as memórias curtas, alguns continuarão tentando lhes enganarem. Abram os olhos. O seu voto é muito importante. Não deixe se tornar verdade essa máxima que eles têm as suas caras. Se realmente precisar de alguma coisa e alguns lhe oferecer, receba porque em algum lugar esse dinheiro foi nosso e não retornou em benefícios sociais. Mas, dê-lhes o troco. Não vote em que quer se eleger na base do mel de cabaú”.

 

Espelho, alma e tudo mais

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Machado de Assis escreveu um conto chamado “O ESPELHO”, nele, relata-se que “Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma, que olha de dentro para fora; outra, que olha de fora para dentro…”A alma interior, que olha de dentro para fora, transmite os anseios humanos valorizando a consciência de cada ser. A alma exterior, que olha de fora para dentro, são os valores alheios a cada cidadão.Nesse período que antecede à campanha eleitoral, alguns políticos afloram as duas almas, outros apenas uma. A alma interior demonstra o anseio de vê seu grupo chegar ao topo, valorizando suas consciências, valorizando o que foi feito com objetivo claro, de aumentar o percentual de votos. A exterior é alheia à consciência que, no auge da política, prefere execrar e massacrar o adversário, para não perder o brilho dos seus anseios.Várias formas demonstram como as duas almas se apresentam, através das entrevistas no rádio, jornal e televisão mais concretamente nos programas no horário político. A população sergipana não suporta ouvir de políticos quer seja ele Vereador, Deputado ou Governador, de que suas almas interagiram enquanto estavam no governo, e que agora, na oposição, a interação e bem maior, em que antes tudo era feito e hoje nada é feito, é a alma exterior sobrepondo à interior. Machado de Assis, no seu conto, exemplifica a alma exterior “pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação” no caso dos políticos e a alma exterior a vitória, o poder, como do judeu Shylock que sua alma exterior era o ducado, se, perdesse, morreria, relatou ele a Tubal (personagem bíblico) “nunca mais verei o meu ouro… é um punhal que me enterras no coração”. Falou isso devido à informação que recebeu de Tubal de que a “filha teria gasto, em uma noite em Gênova, oitenta ducados do dinheiro que lhe havia roubado”.A afeição dos políticos pelo poder revela sua alma exterior que, em determinado momento, muda de natureza e de estado, duas, três vezes se necessário, no governo ou durante toda a vida pública, o importante é ela está contemplada.O espelho revela a vaidade do político que, na sua grande maioria, não se conforma com as decisões do seu grupo político. A alma exterior, em uma das suas mudanças, execra e massacra, como a alma de Shylock preferiu a morte de sua filha. Durante o período que se avizinha às eleições estaduais, a alma exterior de vários políticos, refletirá no espelho, se, se projetar, sem se dissolver, é porque as duas almas, a interior e a exterior transcorreram juntas em prol de um governo austero e democrático. A projeção de uma alma (exterior) tende a caminhos diversos com resultados iguais aos relatados por Machado de Assis, através do Judeu Shylock, quando no auge do ciúme, preferiu a morte de sua filha a perder suas pedras e ducados.O espelho projeta imagens que se dissolvem. Aqui, a alma do político e a alma do povo, se projetam e se dissolvem dentro da moldura. Enquanto o político precisa projetar seu poder para se manter vivo, em detrimento das execrações e massacres, a alma do povo talvez necessite de respeito, e que a verdadeira democracia, se posta em prática, atenda aos seus anseios”. Narcizo Machado Filho – graduado em ciências contábeis e pós-graduado em gestão fiscal e planejamento tributário: www.narcizofilho.com.br

 

ARTIGO

 

Governo Déda, a mesmice continuada e piorada? – Marcos Aurélio*

 

A administração pressupõe alguns princípios que, se deixados de lado, comprometem o alcance dos resultados desejados. Ao concluir o curso de Administração de Empresas, pela FaSe – Faculdade de Sergipe, é possível observar que o governo de Marcelo Déda, ao chegar ao seu final, perdeu uma grande chance na história de Sergipe, de contemplar os sergipanos com uma administração exemplar.

 

É verdade que ao assumir o executivo estadual, o atual governo encontrou uma série de dificuldades. Os problemas eram muitos. Situações que iam desde o completo desaparelhamento da máquina pública, até os grandes entraves fiscais que impediam o Estado de contratar, ou receber, os recursos oriundos de repasses voluntários (as tão faladas Certidões Negativas).

 

Os desafios encarados pelo governo de Déda principalmente nos dois primeiros anos se deram na reestruturação da máquina pública, tanto no âmbito administrativo, quanto no aspecto financeiro e fiscal, que ficou sob a responsabilidade do ex-secretário da fazenda, Nilson Lima. O resultado das suas ações à frente da SEFAZ se transformou tanto na sua ascensão junto ao povo sergipano, quanto na sua desgraça perante o governador Déda.

 

A ascensão de Nilson junto à sociedade se deu por conta da amplitude das suas ações, com as suas inserções na imprensa sergipana, demonstrando os resultados alcançados. Recuperou a situação fiscal, resgatando as Certidões e permitindo que o Estado se habilitasse a receber recursos voluntários; ajustou os processos de liberação de dinheiro para as demais secretarias, permitindo que o Estado economizasse nas suas diversas áreas de atuação, exemplo disso foi a redução das despesas de passagens aéreas, que só no primeiro ano do governo, caiu de 30 milhões de reais, para apenas R$ 8 milhões.

 

Esses resultados obtidos por Nilson Lima, apesar de serem extremamente positivos, também significaram a sua desgraça junto ao comandante maior, Marcelo Déda. Alguns dos seus assessores mais próximos, incomodados com o sucesso de Nilson na imprensa, e junto a sociedade, começaram a plantar, na cabeça do governador, as sementes da maldade. Diziam que ele, Nilson, estava aparecendo mais do que Déda, afinal, quase que diariamente ao abrirem os jornais se deparavam com as boas notícias oriundas da Secretaria da Fazenda. Quando não eram os bons resultados financeiros, eram as reuniões com os servidores, através dos sindicatos, na Mesa de Negociação Permanente, que agora, de forma permanente, foi esquecida de vez pelo governo do PT.

 

Cheio de tanto veneno, Déda resolve exonerar Nilson Lima, que além de companheiro do PT, durante mais de 27 anos, era um dos seus melhores amigos, chega a ser inclusive, padrinho de uma das filhas de Lima (aliás, a relação de Déda com os seus amigos precisa ser analisada com carinho e faremos isso em outra oportunidade). De lá pra cá, coincidência, ou não, a verdade é que o governo do petista só enfrentou situações negativas.

 

Ao sair do governo, Nilson anunciou que estava deixando em caixa, a cifra bilionária de R$ 1 bilhão. Notícia que encantou os sergipanos, e os encheram de esperança de, finalmente, verem a mudança acontecer nas suas vidas. Tudo estava apontando para a transformação de Sergipe num verdadeiro canteiro de obras que, de verdade, mudassem a vida dos sergipanos.

 

O ano de 2009 chegou ao final, com ele foram-se as esperanças do povo sergipano. O governo não acertou o compasso. Nas obras, as poucas que foram iniciadas, havia sempre um, ou outro problema. Quando a construtora não abandonava, os serviços eram feitos a passos de tartaruga, lentos. Exemplo disso é a construção de uma rodovia de apenas 5 Km, na Barra dos Coqueiros, em que foram necessários três anos para ser concluída.

 

Na área da saúde, a única coisa que o governo atual tem a apresentar à sociedade é a construção das tão discutidas “Clínicas” da saúde. Uma ação criada pelo Estado, às pressas, no final de 2007, para cumprir os 12% previstos na LRF com os gastos da saúde. Em 2008 a história se repete e novamente foram assinados mais convênios. Isso é tão verdadeiro que somente em 2009, alguns projetos, assinados em 2007, começam a se transformar em realidade e serem entregues à população, numa prova de que, sequer, os projetos básicos existiam. Das 102 “Clínicas” conveniadas, apenas 20 foram construídas.

 

Ainda na saúde, o governo anuncia a “construção” de hospitais. O detalhe é que em algumas cidades que receberão as unidades de saúde, outros hospitais já existiam, e que poderiam ser aproveitados, bastando apenas a reestruturação com a aquisição de novos equipamentos e o mais essencial, a valorização da política de pessoal, incrementando uma política de recursos humanos que fosse capaz de motivar, tanto os que já pertenciam à rede, quanto aqueles que fossem contratados.

 

Na educação, três anos depois de estar no comando do executivo, o que Déda tem a apresentar à sociedade sergipana é apenas, e tão somente, um aumento na quantidade de número de alunos aprovados no vestibular (graças a política de cotas), através de um cursinho, chamado de pré-seed, que corretamente foi combatido pelo SINTESE, o sindicato dos professores, no governo de João Alves. Os petistas, que agora, esqueceram as suas críticas, passaram a elogiar “o grande projeto educacional”. Vale ressaltar que o SINTESE continua com a sua opinião contrária ao projeto.

 

Das quase 400 unidades escolares espalhados no território sergipano, apenas 20%, (algo em torno de 80) receberam algum tipo de reforma na sua estrutura física. Outro dia a deputada Ana Lúcia, do PT, disse que ficou envergonhada, quando, ao chegar num povoado se deparou com alunos que reclamando a não utilização de um computador, recebido pela escola há mais de dois anos, que ainda estava na caixa, por falta de um projeto elétrico na escola.

 

Ao iniciar o seu quarto, e último ano de mandato, Déda tem de conviver com uma dura realidade, das 400 escolas da rede estadual, apenas 30% iniciaram as aulas até o mês de março. Enquanto isso, a rede particular já está completando quase 80 dias de aulas apresentadas aos seus alunos.

 

Ficando apenas nessas áreas do governo, podemos perceber que é muito pouco, ou quase nada, que o governo petista de Marcelo Déda, tem a oferecer aos sergipanos, que depositaram uma confiança muito forte, e nutriram um sentimento de mudança no qual acreditavam, de verdade, que iria acontecer em suas vidas.

 

Infelizmente, temos que concordar com as palavras de Nilson Lima de que, o governo Déda é a “mesmice continuada e piorada”. Uma pena!  *Marcos Aurélio – Radialista e Administrador de Empresas.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Deus faz três pedidos para seus filhos: Faça o melhor que você puder, onde você estiver, com o que você tiver, agora” Provérbio Afro-americano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais