Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Uma disputa eleitoral é marcada por várias estratégias no seu decorrer. E elas são essenciais para definir o resultado final. Uma estratégia errada pode pôr fim a um projeto que até poderia se sair vencedor. Palavras ditas na hora errada, entrevistas foram de contexto e declarações agressivas são exemplos de erros imperdoáveis em uma campanha. E geralmente o candidato recebe orientações dos seus conselheiros mais próximos abalizado pelo marketing.
E no final da semana passada, um fato chamou a atenção envolvendo as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe. Bem diferente do seu estilo “paradão”, Inácio Krauss, que concorre à reeleição, agrediu não somente todos aqueles que compõem a Chapa 02, mas a todos os colegas advogados e advogadas que apoiam a oposição e querem a mudança na OAB.
Chamou seus colegas de profissão de odientos, difamadores e mentirosos, ao afirmar em uma entrevista a um site jornalístico que “Lamentavelmente, a campanha da chapa adversária tem pautado suas ações no ódio, na difamação e na disseminação de informações falsas. Quem mente não merece dirigir a advocacia sergipana. Digamos um sonoro não às fake news”.
Ao seu questionado sobre o que seriam essas mentiras, Krauss simplesmente se limitou em dizer que: “Eles inventam coisas e até prometem fazer o que já está sendo feito faz tempo, como o Auxílio Maternidade, que implantei desde quando fui presidente da Caixa de Assistência”. Ora presidente, onde a Chapa 02 prometeu fazer o tal Auxílio Maternidade? Nem nas propostas apresentadas pela oposição consta esse item. Seria esse o motivo do senhor agredir tão radicalmente seus colegas, a quem o senhor, mesmo licenciado como presidente da Ordem, ainda representa?
Aliás, parece que após o evento do lançamento das propostas da Chapa02, que reuniu centenas de advogados na última quinta-feira, 28, o desespero bateu à porta da Chapa1. Conselheiros e marketing começam a utilizar a tática bastante usada pelas ideologias extremistas que, acuadas, berram que todas as denúncias e críticas contra elas é fake news, mas não provam e nem apontam nada.
Turismo: Alagoas se apropria da grota do Angico para faturar muito com o turismo do cangaço Nas redes sociais e em até algumas publicações destacam que a grota do Angico é em Piranhas, Alagoas, quando na verdade é em Poço Redondo. Cadê o governo de Sergipe para barrar mais esta vergonha! Rangel Alves da Costa, advogado, jornalista, historiador de Poço Redondo foi um dos primeiros a postar a revolta nas redes sociais.
Sepultado o ex-prefeito de Maruim, Murilo Mota. Um homem de bem, cordial, sereno e que na vida pública foi a essência da palavra: servir a coletividade Os amigos do titular deste espaço sabem que este jornalista raramente vai a eventos, lançamentos e, principalmente, a velórios e sepultamentos. Jamais vai para algum evento por obrigação. E em casos de velórios e sepultamentos vai porque aquele que partiu para o outro plano espiritual fez por merecer. No último domingo, 30, foi sepultado em Maruim o ex-prefeito Murilo Mota de Oliveira. No velório foram várias homenagens dos amigos e familiares. Murilo partiu aos 80 anos depois de se submeter a uma cirurgia e ter feito um cateterismo. Deixou a esposa, Maria das Graças, conhecida como Dona Lili, os filhos Ricardo, Teresa e Patrícia e netos.
Homem de bem e cordial Murilo Mota era protético, teve farmácia passando pelos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito de 1989 a 1992. A gestão de Murilo ficou na história não apenas pela inauguração do estádio de futebol, mas por levar infraestrutura para diversos povoados dando dignidade a uma população que carecia de ações voltadas para o social. O último mandato foi como vice-prefeito de 2013 a 2016 na gestão de Jeferson Santana. Murilo foi-se, mas deixou um legado de retidão na vida pública. O titular deste espaço teve o privilégio de compartilhar de sua amizade. Ele pregava a prática do bem sempre sereno e cordial. Orgulho para a família e os amigos.
Na próxima sexta-feira, 5, será lançada a 11ª edição da Revista Advogados E a nova edição da Revista Advogados promete. Na capa o advogado da nova geração, Danniel Alves Costa, que concorre pela primeira vez a uma cargo eletivo na Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Sergipe. Pelo ineditismo do nome, é Danniel Costa quem figura na capa desta edição e que é o personagem da matéria principal. Nela, oadvogado de 38 anos, se apresenta, fala da carreira, das crenças e dos ideais, além de esclarecer os motivos que o levaram a encarar um pleito eleitoral no grupo de oposição. A eleição será no dia 16 de novembro e a outra chapa é encabeçada pelo atual presidente, Inácio Krauss. A revista está recheada de artigos e matérias inéditas.
ELEIÇÕES CRCSE: Salete Barreto percorre interior e conquista apoios para Chapa 1 Com 32 anos de atuação na área contábil, sendo 27 deles dedicados à luta pela valorização e fortalecimento da classe, a contadora estanciana Salete Barreto, candidata à presidência do Conselho Regional de Contabilidade em Sergipe (CRCSE), está percorrendo o interior do estado para apresentar as propostas da Chapa 1 e conquistar o apoio da categoria para o projeto que busca avançar na defesa dos contabilistas sergipanos.
Qualificação Acompanhada de integrantes da Chapa 1, que é composta por 16 profissionais experientes e qualificados para representar a classe, Salete Barreto já visitou instituições e escritórios de contabilidade localizados nos municípios de Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, e Umbaúba, além de manter uma agenda constante em Aracaju. De acordo com a candidata, os encontros possibilitaram um diálogo maior com a categoria sobre as propostas da chapa liderada por ela, que tem como pilares o registro e a fiscalização da profissão; a educação continuada; a gestão responsável e transparente; o fortalecimento das relações institucionais e a valorização da imagem profissional.
Avanços “A união é a chave para continuarmos avançando e obtendo mais benefícios para nossa classe. É por essa razão que fizemos questão de visitar os municípios e conversar com os contadores para levar as propostas da chapa. Ficamos felizes com o acolhimento da categoria, que está abraçando o nosso projeto e confia no corpo técnico capacitado que teremos à frente do CRCSE”, afirma Salete Barreto.
Adesões Esse trabalho intenso tem obtido resultados positivos para o grupo que está ampliando o número de adesões pelos lugares que passa. E o contador e delegado do CRCSE em Estância, Sandrio Ottiniel, é um dos profissionais que recepcionaram a comitiva da Chapa 1 e apostam em Salete Barreto para conduzir o Conselho. “Por ser estanciana, por ser uma excelente profissional e, principalmente, por conhecer a sua índole, estou com Salete Barreto nesta disputa”, disse.
Amanhã, 04, lançamento do livro: “Justiça Restaurativa e Perdão” Amanhã, 04, às 18 horas, na Livraria Escariz da Jorge Amado, haverá o lançamento do livro “Justiça Restaurativa e Perdão”, da autora sergipana Luciana Leonardo. A obra, fruto da dissertação de mestrado em Direito pela UFS, é um convite a pensar a Justiça Criminal através da reflexão sobre conceitos filosóficos – em especial, a Justiça Restaurativa, fundamentada na ação humana e encarada como autêntico mecanismo evolutivo do sistema criminal, e que poderia proporcionar o florescimento do perdão genuíno entre vítima e ofensor.
ABAV/SE: Ravison Souza é o novo presidente A chapa Renovação foi eleita para a diretoria da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (ABAV/SE), no período de 2021 a 2023. Com o resultado, Ravison Souza, empresário da área de agência de turismo, que foi por três mandatos presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Sergipe (Sindetur), devido ao grande trabalho realizado à frente do turismo sergipano, foi eleito presidente da associação.
Membros A direção tem ainda os nomes de Sérgio Lima, vice-presidente administrativo; José Alberto Balbino Almeida, vice-presidente financeiro; Adailton Vilela de Almeida, vice-presidente de capacitação; Kátia Sandra Gadelha, vice-presidente de marketing e eventos; e Manuela Simões Leite Bezerra, vice-presidente de turismo especializado.
Membros II A chapa também definiu que o Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem terá os nomes de Gilvan da Silva Barreto, José Hamilton Nascimento e José Clóvis Araújo de Abreu. Já para o Conselho Fiscal, foram escolhidos João de Souza Ávila, Waldyr Guedes e Paulo Roberto da Silveira Junior. Na comunicação, está o conceituado e experiente jornalista Nivaldo Candido.
Curso de Ultrassonografia em Anestesia Em comemoração ao Dia do Anestesiologista, 16 de outubro, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), promoveu cursos de atualização para seus associados durante todos os finais de semana de outubro. O último ocorreu no sábado, 30, encerrando o mês dedicado aos médicos, no Hotel Vidam, em Aracaju. “Em comemoração ao dia da nossa categoria, desenvolvemos uma agenda científica extensa. Todos os finais de semana tivemos cursos de atualização na formação do anestesista. E estamos encerrando com o curso de ultrassonografia, que é uma das grandes inovações hoje da anestesia. Praticamente todas as anestesias estão sendo guiadas por ultrassom”, informou Dr Áley Newton Marinho Andrade, presidente da entidade.
Curso de Ultrassonografia em Anestesia II Segundo ele, o uso da ultrassonografia em anestesia é algo mais recente. “Por isso achamos muito importante capacitar todos os associados, para que possam incorporar no dia a dia essa tecnologia”, informou Dr Áley, complementando que, com a anestesia guiada por ultrassom, o profissional consegue fazer o trabalho com mais precisão, trazendo mais segurança para o paciente. “Nós conseguimos chegar com precisão aos locais que queremos bloquear, a quantidade de anestésicos é menor e consequentemente os riscos diminuem. Além de qualidade, vamos ter um pouco mais de segurança”, ressaltou.
Curso de Ultrassonografia em Anestesia III Um dos instrutores do curso de ultrassonografia em anestesiologia foi Dr Lucas Wynne Cabral, que ministrou a aula sobre “Bloqueio do membro inferior”. Ele destacou a importância de deixar os profissionais familiarizados com esta prática. “Esse é um curso que existe em todo o Brasil e que com a pandemia deu uma retraída. Agora, com a amenizada da pandemia da Covid-19, estamos retomando os cursos, para passar não só a parte teórica, mas também a prática, mostrando como fazer o escaneamento de cada região, nos nervos, nos plexos, para que o anestesista consiga fazer no dia a dia esse trabalho com mais facilidade”.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
3º Exame de graduação do Clube de Karatê União foi sucesso. Numa parceria com o Aracaju Parque Shopping foi realizado o 3º Exame de graduação do Clube de Karatê, na última sexta-feira, 29. 40 atletas passarão pela banca examinadora, entre eles seis faixas marrons que serão os futuros faixas pretas no próximo ano. O professor e atleta Yoacan Jócelis um dos coordenadores do Clube de Karatê União agradece a todos os patrocinadores e parceiros que ajudaram no sucesso do evento.
Fome em Lagarto: desesperada, mulher come carcaças e pensa em suicídio Deu no SITE “o Bolo é Grande”: Ao vivo, na segunda-feira, 1º, uma mulher confessou ao repórter do programa Sergipe em Destaque, Nando Moreno, apresentação de Aclécio Prata, que come carcaças de galinha do Mercado Municipal. Desesperada, revelou a possibilidade de cometer suicídio. “Semana passada eu pensei em comprar chumbinho”, disse aos prantos.Ela disse que procurou a Secretaria Municipal de Assistência Social, mas a última cesta básica que recebeu foi no ano passado, próximo das eleições. Inclusive, justamente nas eleições de 2020, a prefeita reeleita de Lagarto, Hilda de Gustinho (SD), prometeu o “Auxílio Emergencial” aprovado em maio pelos vereadores da oposição, mas ainda aguardando sanção da gestora, enquanto o povo padece na fome e pensa em tirar a própria vida. Toda matéria com o áudio aqui:
https://www.oboloegrande.com.br/fome-em-lagarto-desesperada-mulher-come-carcacas-e-pensa-em-suicidio/
Até o dia 12 de novembro THE MAUPI https://www.instagram.com/mpamauriciopimentel/ estará divulgando o lançamento do segundo EP da trilogia INFLUÊNCIAS , a primeira música é VELA AO VENT, uma parceria com o grande poeta e músico @bigpaulinhoalmeida
EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
Amanha, 04, live FANESE com a participação de Paulo Eirado, Antônio Samarone e Roberto Rodrigues Economia , saúde e educação são temas basilares em qualquer sociedade, é necessário entender as macro e micro relações que esses temas tem entre si, para enfrentar os desafios e explorar o potencial de melhora na qualidade de vida que os avanços em cada uma dessas áreas pode proporcionar . Para isso a Pós FANESE reuniu um time especialistas que no dia 04/11 estará conversando em nosso canal do YouTube a fim de tratar de entender melhor essas temáticas. Não fique de fora participe !!!
https://www.youtube.com/user/fanesesergipe/featured
O Labirinto das Obras Públicas. Edição Sergipe No dia 16/11, às 14h30, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBUC) realizará mais uma edição do evento que tem como objetivo visitar todos os estados do Brasil para entender os entraves locais e buscar soluções para superá-los. O evento tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Inscreva-se e já garanta a sua vaga: https://brasil.cbic.org.br/cbic-coinfra-o-labirinto-das-obras-publicas-edicao-sergipe-16-11-2021
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
NOTA PÚBLICA – Deputado estadual Iran Barbosa
Na condição de membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), quero lamentar e repudiar a ação desmedida e inaceitável praticada por alguns policiais militares contra jovens que participavam de atividades culturais no espaço da praça que se localiza sob a Ponte Aracaju-Barra, no Bairro Industrial, na noite do último sábado, 30/10.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra policiais militares encerrando a atividade cultural, acuando e ameaçando jovens, a maioria negros, quando, em determinado momento, um rapaz é jogado ao chão de forma violenta e uma outra pessoa, ao tentar ajudá-lo, recebe um chute na barriga e, na sequência, de forma covarde, uma cotovelada brutal no rosto. E este foi apenas um dos registros capturados.
Segundo informações relatadas por pessoas ligadas aos movimentos Negro e de Juventude das periferias, ações semelhantes por parte da polícia têm sido registradas em bairros como o Santa Maria e América, entre outros bairros da periferia de Aracaju.
Não há nada que justifique tamanhas agressões contra jovens que apenas buscavam cultura e lazer numa parte da nossa cidade onde chega pouca ou quase nenhuma opção de lazer e entretenimento.
Confira a nota completa no site: https://iranbarbosa.com.br/2021/11/01/nota-publica-violencia-pm-juventude/
OPINIÃO
O Ninho de Arapuá.
Por Antônio Samarone, médico sanitarista http://blogdesamarone.blogspot.com/
“Oricuri madurou é sinal de que arapuá já fez mel” – João do Valle.
Bateu um peso na consciência: o que fazer com ninho de arapuá, que impera soberano no alto de uma canafístula-brava, aqui em São José dos Náufragos? No fundo não é ninho é uma colmeia.
O ninho é uma bola preta de meio metro, de barro, gravetos e cera. Friável e grudento.
A Arapuá (Trigona ruficus) é uma abelha social, pretas, com reflexos violáceos. São as únicas que fazem ninhos pendurados em árvores, parecendo cupinzeiros.
As arapuás são valentes, mas não possuem ferrão ou se possuem não os usam. Quando são atacadas pelos humanos, reagem enrolando-se nos cabelos do agressor. O cabelo enrola e vira uma gosma inodora.
O mel é pouco e de gosto desagradável. São úteis na polinização das bananeiras. Mas são avexadas, terminam destruindo algumas flores, em especial de laranjeiras e coqueiros, atrapalhando a produção.
O povo acredita que elas são daninhas e prejudicam a frutificação.
São tratadas como pragas, com fogo e veneno.
Fui aconselhado a expulsá-las, mas resolvi protegê-las.
PELO TWITTER
www.twitter.com/walela15 Hoje o clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo, nossas plantações não florescem como antes. A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo.
www.twitter.com/zeantoniotoledo O meu Brasil é o do Tom Jobim. Do Radamés. Do Cartola e tantos músicos geniais. E, hoje, principalmente, o Brasil do Nelson Freire, gigante do piano que conquistou o mundo. E não o dessa excrescência eleita, que envergonha o planeta. O meu Brasil tá vivo, só falta acordar. E vai.
www.twitter.com/profanselmo Não tenho muitas expectativas quanto ao futuro do planeta. Nós iremos matar o planeta e todos os seus habitantes por pura incapacidade de ser solidário.
www.twitter.com/ayres_britto Os governantes do mundo todo precisam combinar eles mesmos passarem fome por uns dois dias, porque, aí, não deixarão mais ninguém passar.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“O humor é uma afirmação da dignidade, uma declaração da superioridade do homem diante de tudo aquilo que sofre.”Romain Gary.