Já está praticamente decidido: por causa da pandemia do coronavírus, as eleições municipais não deverão acontecer em outubro. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, existe “um certo consenso médico” para adiar o pleito por algumas semanas. Antes que prefeitos e vereadores se animassem com a hipótese de prorrogação dos mandatos, o ministro deixou claro que existe uma “preocupação democrática” para que as eleições ocorram ainda em 2020, evitando o prolongamento dos atuais mandatos. Ou seja, há “um certo consenso” para adiar a disputa, porém existe uma preocupação de realizá-la ainda este ano, o que significa dizer que, mesmo de forma on-line, a campanha vai para as ruas logo após as convenções, marcadas para o período de 20 de julho e 5 de agosto. Aguardemos, portanto!
Assunto proibido
Perde tempo quem tenta conversar com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sobre as eleições em Aracaju. Sempre que é questionado sobre o tema ele esquiva-se, afirmando que o momento é de atenção ao combate ao coronavírus. Mas, mesmo dizendo que o pleito está fora de seu radar, o pedetista fustiga os adversários: “Enquanto a oposição pensa em eleição e em votos, eu penso em salvar vidas”. Então, tá!
Escolha técnica
A química industrial Lúcia Calumby Barreto de Macedo é a nova presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Esta é a primeira vez que uma mulher ocupa a presidência do órgão, fundado há 97 anos. Atual diretora técnica do instituto, Lúcia Calumby é servidora do ITPS há 30 anos. Ela substituirá o engenheiro químico Kaká Andrade (PSD), que deixou o cargo para disputar a prefeitura de Canindé do São Francisco. Ah, bom!
Veneno na mesa
A abobrinha é o alimento com mais resíduos de agrotóxicos. Estudo da Avisa revela que entre as amostras de abobrinha, 48% foram consideradas insatisfatórias, 45% por terem ingredientes ativos não autorizados. O levantamento também constatou excesso de veneno no feijão, alface, fubá de milho, tomate e uva. Com tanto agrotóxico na lavoura, o difícil é descobrir qual alimento não está envenenado. Homem, vôte!
Quarentena mantida
E o governador Belivaldo Chagas (PSD) reeditou, ontem, o decreto mantendo o isolamento social em Sergipe até o próximo dia 15. O objetivo é conter a propagação da Covid-19. Ao anunciar a manutenção da quarentena, Chagas alertou para o risco de o sistema hospitalar colapsar nos próximos dias. Segundo ele, se a taxa de isolamento social em Sergipe permanecer baixa – hoje não chega a 40% – o risco de faltar leitos de UTI é muito grande. Belivaldo deixou transparecer que só relaxará o isolamento social quando a pressão na rede hospitalar for reduzida. Misericórdia!
Carta condenada
A Adufs, entidade que representa os professores da Universidade Federal de Sergipe, repudiou a carta em apoio ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. A correspondência foi assinada por educadores de um tal movimento intitulado “Docentes Pela Liberdade”. Da UFS, assinaram a carta apenas as professoras Brancilene Santos de Araújo e Denise Leal Fontes Albano Leopoldo, esta última candidata a reitora da instituição. A Dufs lembrou que “a nossa luta cotidiana é contra o fascismo, por liberdades democráticas e pela autonomia universitária”. Muito bem!
Desconfiados
Dois em cada 10 brasileiros vítimas de crimes e ofensas, como agressões, discriminação e furtos, procuraram a Polícia para registrar a ocorrência. Pesquisa do Ministério da Justiça revela que aproximadamente 80% dos entrevistados confiam pouco ou não confiam na polícia. Segundo o estudo, os casos em que as vítimas procuram menos a Polícia são discriminação (2,1%), ofensa sexual (7,5%), fraudes (11,6%) e agressões (17,2%). Danôsse!
Sessão virtual
Os deputados estaduais se reúnem virtualmente, nesta terça-feira, para apreciar projetos do governo de Sergipe. Entre eles, destaca-se o que amplia, excepcionalmente, o prazo de pagamento e parcelamento do IPVA relativo ao exercício de 2020. De autoria do deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC), também será votada a propositura considerando o “Festival da Mandioca” como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. Marminino!
Impostos em excesso
Enquanto a classe política escusa-se em discutir uma reforma tributária, o cidadão usa mais de 40% da sua renda somente para pagar tributos. Este percentual é um indicativo de que a carga tributária é excessiva, penalizando os trabalhadores e o setor produtivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, quem ganha entre R$ 3 mil a R$ 10 mil paga a maior carga de impostos, 42,62% da renda. Isso faz lembrar aquele velho adágio: plante e coma, senão o governo toma. Crendeuspai!
Comunista otimistas
O fato de ter perdido o prefeito Edvaldo Nogueira para o PDT não desanimou a turma do PCdoB. Segundo o vereador aracajuano professor Bittencourt, a legenda deve lançar 36 candidatos à Câmara municipal, com amplas chances de eleger dois deles. O comunista calcula que o partido elegerá o 1º vereador com cerca de 11 mil votos. Em 2016, o PCdoB elegeu o próprio Bittencourt, com 2.287 votos, e Isac, com 4.428 votos, sendo que este se transferiu para o PDT. Aff Maria!
Teje preso
A Polícia Civil de Sergipe amanheceu, hoje, prendendo gente. Já foram engaiolados o vereador de Capela, Adaltro Sukita (PTN), que é irmão do ex-prefeito Manoel Sukita, e um empresário. Também com prisão preventiva decretada, outro empresário deve ser apresentar à Polícia a qualquer momento. O trio é acusado de fraudar possíveis cursos e simular eventos para pagar gratificações e diárias aos servidores comissionados da Câmara de Capela, que recebiam certificados por eventos que não aconteciam. Desconjuro!
Recorte de jornal