Eles e a imprensa

Para reflexão texto do jornalista Janio de Freitas publicado na FSP:

Após a ditadura, houve a substituição, na classe política, do interesse público pelos interesses pessoais

A imprensa e a depreciação dos políticos na opinião pública, em âmbito mundial, estão conjugadas em uma nova tese formulada para explicar o objetivo da primeira e a causa da segunda.

Mas tamanha novidade passou despercebida, por força da exclusão feita pelos meios de comunicação brasileiros, no seu noticiário, do Fórum Mundial Temático de Porto Alegre, sufocado em jornais, TV e rádios pelas atenções dadas ao sempre inconsequente "fórum econômico" de especuladores e bilionários internacionais, em Davos, Suíça.

A tese é do ex-ministro da Justiça e hoje governador gaúcho Tarso Genro. Já conhecido também em sua produção intelectual, pelos que conseguiram desembaraçar seus artigos e declarações ministeriais aprofundadas ao nível do pré-sal.

O primeiro pilar da tese é a conclusão de que existe "uma orquestração mundial da imprensa". Constatação verdadeira, mas imprecisa.

Se considerarmos só o Ocidente, para não complicar como Tarso Genro talvez preferisse, são muitas, e não uma, as orquestrações mundiais da imprensa.

O que, pode-se dizer à margem da tese, explica muito da igualdade dos jornais e telejornais, na seleção e no tratamento dos temas.

Na essência, os interesses próprios são os mesmos e os interesses intermediados pela imprensa só diferem em razão de circunstâncias estreitas e passageiras. A regra geral da orientação é o capitalismo. Ponto.

O segundo pilar está na ideia de que "a orquestração" é "contra a classe política" e "tem um interesse: é a despolitização e a despartidarização na democracia".

Se, no Ocidente, tomarmos só o caso do Brasil, que é a óbvia fonte da tese, pode-se admitir a despolitização e a despartidarização como verdadeiras. Mas no sentido oposto ao que Tarso Genro vê ou quer que seja visto.

Do fim da ditadura aos primeiros anos depois da Constituinte, em 1988, a população mobilizou-se politicamente em todos os níveis sociais e quadrantes geográficos.

Foi um estupendo capital político -em dimensão, em aspirações e em envolvimento- entregue à classe política.

O processo que se desenvolveu desde então foi a substituição, na classe política, do interesse público pelos interesses pessoais. Com o necessário e crescente abandono dos escrúpulos políticos, pessoais e, vá lá, partidários.

Os escândalos de corrupção que se sucedem dia a dia são a face, ou uma parte dela, do que a classe política fez e faz de si mesma. A imprensa não produz escândalo: usa-o. Capitalisticamente.

A despolitização e a despartidarização vistas por Tarso Genro são produtos da despolitização e da despartidarização da classe política, no processo de desfazer-se de todas as noções de compromisso, de coerência, de representação e de decência.

Partidária inclusive, com a descaraterização dos partidos pelas alianças quaisquer e as traições pós-eleitorais ao eleitorado.

Tarso Genro poderia até perceber que, não houvesse dilapidado por interesses inescrupulosos o capital político recebido, a classe política teria condições de colaborar para termos meios de comunicação mais ao seu agrado. E, ainda que por outros motivos, ao de todos, parece.

Missa de Sétimo Dia – Seixas Dória, dia 06
Os familiares do ex-governador Seixas Dória convidam para a Missa de Sétimo Dia em sufrágio de sua alma, a ser celebrada segunda-feira, 6 de fevereiro, às 19h30, na Igreja Jesus Ressuscitado. Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Rindo à toa I
O prefeito Edvaldo Nogueira tem motivos suficientes para comemorar esta semana. Depois de realizar um dos seus grandes sonhos, que era dar início às discussões para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju, marcou data para a publicação do edital de licitação do transporte público no Diário Oficial do município: 17 de abril de 2012.

Rindo à toa II
Também essa semana inovou com o lançamento de um projeto de educação ambiental ‘Cidadão consciente, cidade limpa’. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em parceria com a Torre Empreendimentos, o projeto contará com a atuação de quatro educadores e 36 agentes ambientais (jovens aprendizes), que irão trabalhar com a educação ambiental visando a conscientização e colaboração da comunidade para a manutenção da limpeza e preservação do meio ambiente.

Rindo à toa III
O chefe do executivo municipal lembrou que a limpeza pública tem um alto índice de aprovação, tanto pelos moradores, quanto pelas pessoas que visitam Aracaju. “A população dá nota nove ao nosso serviço de limpeza, mas temos muito o que fazer. Vamos evoluir para que, além dessa limpeza extraordinária, Aracaju seja uma cidade com consciência ambiental, com consciência preservacionista”, frisou.

Almeida destaca decisão do STF sobre CNJ
O deputado federal Almeida Lima (PPS) afirmou, nesta sexta-feira, que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ontem, favorável à manutenção das prerrogativas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para julgar magistrados antes das corregedorias restabelece a vontade do Poder Legislativo, expressa na Constituição Federal.

Crise evitada
Embora tenha classificado de pífio o placar de 6 a 5, o parlamentar disse que a derrubada da liminar que retirava o direito do Conselho de iniciar investigação sobre juízes acusados de desvio de conduta, além de fortalecer o colegiado, evita um crise entre o Legislativo e o Poder Judiciário.

Sarau Entre Amigos
Hoje o Sarau Entre Amigos será gravado em seu Studio oficial no Recanto das Chácaras no povoado Robalo e terá as presenças do prefeito de Umbauba Anderson Farias (PT), Dr. Alan Chester (neurologista – especialista em cefaléia) e Elizabethe Milward Terapeuta Nutricional e Ortomolecular, professora de consciência com formação em neurolingistica e idealizadora do sistema Raiz da Vida (além da inteligência Nutricional). O Sarau é conduzido por Ludwig Oliveira e Nivaldo Cândido, que tem o apoio do Banese Card, Schin, Gleide's Festas, Toldos Déda, Prosigner comunicação visual, Postos Presidente, Sindifisco, Vange Produções e Sergipe Eventos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edson_Bomfim "Que deseja a alma com mais veemência do que a verdade?" (Santo Agostinho) /// Aos FAKES.

www.twitter.com/laysmillena Bom dia! Lembrem-se: nem a folha de uma árvore cai sem o consentimento de Deus! Ele cuida de todos nós!

www.twitter.com/eugenio_nas SÓ DEUS MESMO-Tem uma mulher da Igreja Universal que diz na Record que era viciada em maconha,crack,cocaína,heroína e alcool e Deus salvou.

www.twitter.com/cezar_britto O Brasil amanheceu mais transparente. O STF fez prevalecer a tese de que todo servidor deve prestar contas ao público, magistrado ou não.

www.twitter.com/zeehsoares  Antigamente as pessoas dividiam o tempo entre antes e depois de Cristo. Hoje, a divisão é antes e depois da internet (FB, TT, afins).

www.twitter.com/jsantana61 Ingratidão: uma das maiores faltas da natureza humana. Ei-la intensamente presente na relação de uma conhecida categoria com o governo.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Aquele que diz que o TCE é um órgão independente e imparcial,ou é hipócrita ou ingênuo. Ñ existe independência por indicação política!

DO LEITOR

Diário de um infrator de trânsito na cidade de Aracaju

Antes de tudo, solicito que não divulgue meu nome completo, pois não quero receber algum tipo de represaria. Gostaria que desse uma olhada com carinho no que escrevi abaixo.

Me chamo Rafael, tenho 25 anos, atualmente trabalho e estudo em uma Universidade instalada no bairro Farolândia. Como a maioria dos solteiros, possuo um ciclo de amigos e amigas frequentadores de festas, bares e outras localidades, no qual sempre estamos com nossos copos de bebidas alcoólicas em mãos. Nos divertimos, descontraímos, dançamos, paqueramos e bebemos. E na hora de ir embora o que fazemos? Chamamos um taxi? Alguém que não bebeu dirige para nós? Não. A verdade é que damos a partida no motor e vamos dirigindo para as nossas casas! Irresponsabilidade? Total, e todos nós que bebemos e dirigimos sabemos disso. E porque fazemos isso? POR SABERMOS QUE NÃO HÁ UMA “OPERAÇÃO LEI SECA” DE VERDADE EM ARACAJU!

Talvez o Capitão Machado, comandante do CPTran venha com números para provar que a Companhia está atuando, mas a verdade é que não há uma fiscalização mais atuante. Pra se ter uma ideia, a Lei Seca entrou em vigor no ano de 2008, e a única Mega Operação que eu vi foi no final de semana da Odonto Fantasy, no dia 19 de novembro do ano passado. No último dia 02, aconteceu um show na Orla de Atalaia, que teve como a principal atração a despedida do grupo Exaltasamba. Teve MEGA OPERAÇÃO LEI SECA? Não.

Façam uma blitz obrigando a todos os frequentadores do San Choppança, Seresta do Baiano e Labareda Grill passarem por ela. Quando houver evento na F1/Scuderia, coloquem uma antes da Ponte dos Cajueiros e outra próxima ao restaurante Gota Serena.  Há uma gama de estratégias que podem ser adotadas para repreender os infratores irresponsáveis que continuarão a se encontrarem em bares pra beber e voltarem dirigindo para os lares enquanto não sentirem o “medo” de encontrar uma blitz logo ali.

E quanto as nossas ruas e avenidas sem radares? Pois é, e pra completar a SMTT foi proibida pela Justiça de multar através das câmeras instaladas na nossa capital. Acho que multar por excesso do limite de velocidade pelas câmeras é complicado, mas retorno proibido? Avanço de sinal vermelho? Acho que há sim algumas infrações que podem ser aplicadas através desse recurso, como acontece em outras localidades no nosso país. E devido a esse “afrouxamento”, eu excedia o limite de velocidade, avançava o sinal vermelho, entrava em contramão, fazia retornos proibidos, ultrapassagens perigosas, até sofrer um acidente sério, que não houve danos à terceiros, porém teve um dano imenso a minha consciência . Eu resolvi mudar, pois Deus me concedeu a dádiva de me tornar pai, e acho que deu um aviso através desse ocorrido que agora eu tenho que viver em função dessa criança para construir um mundo melhor. Mas se eu atropelasse alguém? Deixasse alguém preso entre as ferragens? Se eu matasse alguém?

Afinal caro Cláudio, a culpa do acidente que sofri foi minha? Sim, por não ter a educação necessária para respeitar as leis. A culpa foi dos órgãos fiscalizadores? Também, sem eu tivesse passado pelo constrangimento de ir preso por dirigir embriagado, eu não faria novamente. Entretanto, toda vez eu saia com o seguinte pensamento: não tem polícia, não tem câmeras, então bora desrespeitar!

Muitos vão reclamar, me chamar de delinquente por ter pedido mais rigor das autoridades, mas eu vejo que posso alertar muitos outros que pensam como eu pensava, que infringem as leis, e cometem irregularidades piores que eu cometia. Pensem bem, eu poderia ter atropelado o seu filho, deixa-lo paraplégico ou quem sabe leva-lo a óbito, e com isso você iria correr atrás das autoridades procurando Justiça. Não é melhor agirmos na prevenção?

Agradeço o espaço. Atenciosamente, R.O. ( o nome foi preservado a pedido do leitor para que na sofra retaliações dos próprios amigos).

ARTIGO

Comprometer-se a ser rico  – Robson Carvalho de Menezes*

As pessoas ricas se comprometem a serem ricas.

As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

Meus amigos, nos já trabalhamos diversos artigos relacionados a dinheiro e sucesso. Diante dos textos trabalhados e explicitados pergunte as pessoas se elas querem ser ricas? A maioria vai dizer: é claro que sim. Mas e porque ao menos não tentam enriquecer?

No meu artigo anterior eu lhes relatei sobre o poder do cérebro e da mente na condução e construção da riqueza.
Por isso eu afirmo que as maiorias das pessoas não são condicionadas a buscar sucesso e riqueza.  Vejam bem o que eu disse: “buscar sucesso e riqueza”.

Em momento algum eu disse que somente alguns são os privilegiados a terem grandes fortunas, pelo contrario, todos nós estamos em mundo aberto, ou seja, a oportunidades para todos sem exceção. O que acontece é que alguns conseguem mais do que outros, e outros bem mais que os outros, e alguns muito mais que a grande maioria.

Gente não adianta você ficar reclamando da vida ou achando que as coisas iram cair do céu. Lembre-se que eu já falei em outro artigo que os ricos fazem acontecer na sua vida, às pessoas de mentalidade pobre acham que na sua vida as coisas acontecem.

Um grande fator é esse comprometimento que tem que vir de você, de dentro de você para fora. Algo já programado dentro do seu cérebro, algo do tipo: estou disposto a tudo, sem limitações para alcançar fortuna.

Meus queridos a definição de comprometer-se é dedicar-se incondicionalmente.
Muitas pessoas que eu conheço não têm pelo menos a vida confortável da qual gostariam, porque não são comprometidas e dedicadas incondicionalmente. Essas pessoas são limitadas quando o assunto é dedicação e sacrifício. Não admitem sacrificar-se, embora digam que estão prontas para fazer o que for necessário para conseguir o seu objetivo.

Quando vou afundo na conversar, faço perguntas, e busco informações concretas para o sucesso, descubro que a realidade é outra.Elas simplesmente se impõem e se limitam a determinadas atividades ou rotinas costumeiras que as levara para o sucesso.

Uma coisa eu sempre falo: ficar rico não é nenhuma tarefa fácil, eu nunca disse que ficar rico é como um passeio no cinema. Ficar rico é ir além das expectativas, é andar no limite a busca do sucesso.
Eu não estou me referindo a pessoas que herdam heranças, ganham nas loterias ou coisas desse tipo. Até porque já relatei também esse tipo no meu artigo “Aprenda a Enriquecer”.
Mas voltando ao nosso texto, Comprometer-se a ser Rico, são aquelas pessoas que determinam o seu objetivo, que tem sua mente programada para o sucesso, e que se afastam e deixam as atitudes costumeiras em prol desse objetivo.

Enriquecer exige foco, metas, determinação, especialização, 100% de dedicação e atitude de não desistir jamais. A programação mental é essencial, pois ela lhe dará um segmento, sua mente estará vislumbrando seu sucesso.
Agora lhes pergunto: quantas pessoas que conhecemos desistem ou falam mal do dinheiro?
Eu digo que muitas. Conheço várias pessoas que desistem ou nem ao menos se esforçam para obterem o sucesso que elas mesmas desejam.

E o porquê disso! Deve-se pelos esforços a serem realizados, nos quais essas pessoas recuam, voltando ao inicio do texto, essas pessoas deixam que na sua vida as coisas aconteçam. Mas também digo que nunca almejaram seus objetivos.

Explicitados várias situações, agora vamos às perguntas que valem milhões.
Quer ficar rico? Você esta disposto há trabalhar 16 horas por dia? Concorda em trabalhar aos finais de semana? Admite sacrificar seu tempo a família e amigos? Admite perder eventos e confraternizações em prol de algo construtivo para o sucesso? Se privar de suas diversões e hobbies? Dedicar todo seu tempo e energia em algo que teoricamente lhe levara para o sucesso?

Eu os digo que os ricos estão. E vocês?

Para finalizar vou contar algo pessoal meu: certo dia, uma amiga de trabalho me disse: Robson já não agüento mais essa vida de poucos recursos, quero ganhar mais dinheiro, ser reconhecida no trabalho.
Eu disse: Amiga, o que estas fazendo para adquirir uma vida com recursos financeiros em fartura? Cabe baixa ela me disse que queria ser rica, queria um cargo melhor, queria um salário maior, mas estava na mesma rotina de sempre.
Então eu a respondi: Você fala tudo no verbo passado “queria”, não tem atitude nenhuma de mudar de vida, não possui metas, não estabelece objetivos em sua vida, não move ações que as gerem pelo menos resultados mínimos. Ou você muda seu modo de pensar, suas atitudes costumeiras, ou permanecera reclamando de tudo. E o pior, continuara com poucos recebíveis.

Observem que é bem mais fácil e prático permanecemos reclamando da nossa vida, do que enfrentar os obstáculos para vencermos.
Eu garanto que se minha amiga enfrentar-se uma faculdade, depois uma especialização, escrevesse em um papel metas a curtos prazos, foca-se nos objetivos, tivesse visão futura, atitude empreendedora, muda-se do operacional ao plano estratégico, mudam-se suas atitudes costumeiras e fosse comprometida e empenhada ao máximo no trabalho e fatores paralelos, eu garanto que em longo prazo ela já enxergaria alguns resultados, por menor que fossem.
Meus queridos, se vocês querem realmente o sucesso e riqueza, se comprometam a serem pessoas de mentalidade rica.

Boa reflexão e sucesso.

*Professor especialista
Sites: http://www.administradores.com.br/home/robsongestor/
http://www.robsongestor.blogspot.com/

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo”.Paulo Francis, jornalista e escritor brasileiro, que morreu em 04 de Fevereiro de 199

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais