Em SE, 2014 chegou 1º que 2012

Veja em que sinuca de bico alguns aliados estão colocando o governador Marcelo Déda. Em nível nacional nem mesmo Aécio Neves, tucano. que todo mundo sabe que será candidato a presidente, quer falar sobre o assunto. Sabe que antecipar uma eleição nacional faltando tanto tempo pode ser fatal para suas pretensões políticas.

Já a oposição em Sergipe concentra todas as suas forças nas eleições 2012. Uma vitória em Aracaju poderá deixar a oposição numa posição confortável em 2014. Porém, ninguém ouviu falar de algum nome da oposição para ser candidato ao governo em 2014.  Mas em Sergipe, 2014 é tema de vários meios de comunicação através de dois aliados do governador Marcelo Déda. Eduardo Amorim, que nunca declarou ser candidato, mas seu agrupamento não faz questão de esconder, dando como exemplo, quando as lideranças nacionais do PSC estiveram no Palácio de Despachos durante a interinidade no comando do governo da deputada Angélica Guimarães, onde elas (as lideranças) lançaram o nome dele como candidato a governador em 2014.

Até o vice-governador Jackson Barreto, que deveria se preservar, fala sobre o assunto, passando a imagem que não é o início de um novo mandato governamental, mas o final.

Pelo jeito o governador Marcelo Déda deve demonstrar os atributos que um comandante deve ter bem definidos por Sun Tzu: sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência. Não pode vacilar, antes que  seja tarde demais.

É como um jogo de xadrez, onde o grande mestre é aquele que planeja fazendo que nenhuma de suas jogadas seja inútil.

Na estratégia política nem um passo pode ser em vão. Qualquer vacilo pode ser fatal não só para os liderados, mas, sobretudo, para quem comanda.

Mudança de partido I                                                                                                         
Em alguns municípios sergipanos, vereadores estão sendo pressionados por prefeitos e prefeitas para que deixem seus partidos de origem e filiem-se naqueles que sustentam seus respectivos projetos políticos de reeleição. O prazo fatal é no início de outubro e a tensão aumenta, principalmente para os casos que podem até render perdas de mandatos.

Mudança de partido II
Um vereador que tenha, por exemplo, sido eleito pelo DEM, PSDB, PPS, PP e que, agora, esteja sendo obrigado a se filiar no PT, PSB, PSC ou PC do B – partidos historicamente ou circunstancialmente adversários – corre sério risco de perder o mandato conforme prevê a lei da fidelidade partidária. O recurso menos inseguro, portanto, seria a migração para o novo PSD.  Mas, mesmo assim, o risco é grande e nem todo mundo cabe nesse bote salva-vidas.

Mudança de partido III
E o pior: como medida de segurança, prefeitos e prefeitas estão oferecendo soluções alternativas que agridem a ética e a moral, burlam a lei e já começam a desenhar descarada corrupção. O vereador que mudar de partido e vier a perder o mandado seria nomeado secretário municipal e teria “por fora” complementação de honorários, diárias, cargos para familiares e benesses ainda mais escabrosas.

Mudança de partido IV
Esse movimento vem tomando corpo se pode se transformar em um novo escândalo político de proporções gigantescas e consequências desvastadoras. O Ministério Público, o TCE, a imprensa e as organizações defensoras da moral e dos bons costumes precisam empreender imediatamente uma operação eficiente, firme e organizada para punir severamente os envolvidos nesses iminentes atos de corrupção política. O blog continuará de olho.

Centro Cultural: estrutura de ferro descaracteriza prédio histórico
O Banese realiza uma obra belíssima de restauração do prédio do antigo Ateneu na rua da frente. Mais do que louvável a decisão de implantar  um Centro Cultural no local. Ocorre que estão construindo uma estrutura de ferro logo no pátio após a entrada que descaracteriza o ambiente e principalmente a proposta de se ver toda a fachada restaurada.

Aberração
Dizem que nesse local irá funcionar uma portaria para cobrança de ingressos. Será que o governador vai aprovar uma aberração dessa? Esperamos que na próxima visita que ele fizer que puxe as orelhas do “inventor” que teve essa infeliz idéia.

Propaganda governamental
Mensalmente o governo estadual exibe nas emissoras de TV uma propaganda do Detran sobre o licenciamento. A propaganda é bem feita, mas peca em um detalhe: neste tipo de propaganda governamental o certo é não aparecer a marca do carro. Em duas delas aparece a marca do veículo, um Chevrolet Agile. E aí vira merchandising numa propaganda governamental. E na de moto a mesma coisa: aparece a marca Honda.

Valadares voltou a lucidez normal
E ontem, 14, ao conceder entrevista a Gilmar Carvalho, na rede Ilha, o senador Valadares (PSB) parece que refletiu e mostrou a lucidez política de sempre e ao invés de continuar o bate boca com Almeida Lima preferiu esclarecer a população sobre alguns assuntos e explicou o que aconteceu e disse que não falará mais sobre o assunto.

Comparação com Jesus Cristo
Mesmo não querendo mais polemizar com Almeida Lima, o senador falou sobre a nova ordem política pregada pelo deputado. “Ele adota o mesmo discurso violento.Continua sendo autoritário e demonstrando arrogância e falta de humildade”, disse cintando uma passagem bíblica onde Almeida se comparou com Jesus Cristo dizendo que “não ficará pedra sobre pedra”.
  
Presença no Senado
Matéria publicada no “Congresso em Foco” revela que apenas sete senadores estiveram presentes em todas as sessões deliberativas realizadas no primeiro semestre deste ano. Entre essa escassa minoria está o senador Antonio Carlos Valadares (SE), líder do PSB no Senado.

Padilhando
O senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal André Moura (PSC) prestigiaram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com os cumprimentos, em seus 40 anos, completados na quarta-feira. Defensores efetivos da saúde, os parlamentares, não deixaram de falar da implantação dos serviços especializados no tratamento do Câncer, com a implantação de um hospital em Sergipe, cuja proposta já está cadastrada no Sistema de Convênios.

Assinaturas
Nos próximos 15 dias, o senador Amorim e a bancada sergipana, deverão entregar ao ministro Padilha, em audiência, as 150 mil assinaturas dos sergipanos arrecadadas durante a 'Caravana Unidos pela Vida' iniciada em 16 de março deste ano, no centro de Aracaju e terminou cinco meses depois nos municípios de Monte Alegre e Canindé do São Francisco. "Conto com o apoio da bancada, para juntos levarmos ao ministro, essa carência e conseguirmos a liberação da Emenda, que nos permitirá a construção do hospital", disse Amorim.

Policiais civis
Cerca de 100 filiados deixaram o Sindicato dos Policiais Civis depois da decisão da assembleia geral em reconduzir Antônio Moraes a presidência. Na messa assembleia foi aprovada a destituição de alguns membros da diretoria e a mudança dos nomes.  Segundo Morais o sindicato contava com cerca de 1.200 filiados e apenas 100 resolveram sair após o seu retorno a presidência.

Seguro para agricultor rural
Na manhã de ontem,14, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou o relatório do deputado Heleno Silva ao Projeto de Lei 380/11 que concede seguro-desemprego ao agricultor familiar rural que tenha suas terras inundadas por ocasião de enchentes sazonais. O valor do benefício será de um salário mínimo mensal.

Benefícios
Na prática, o PL vai amenizar a situação crítica que agride o produtor rural brasileiro que tem suas terras total ou parcialmente inundadas por ocasião desses fenômenos naturais. “Esse benefício vai arcar com os enormes prejuízos provocados pela cheia em si que às vezes chega a levar a casa, plantações, criações e outros objetos de valor do agricultor", comentou Heleno.

Ponte Gilberto Amado
Na manhã desta sexta-feira, 16, o governador Marcelo Déda, acompanhado por secretários de Estado, deputados estaduais e federais, senadores e imprensa local, visitará as obras da ponte Gilberto Amado, que liga os municípios de Estância e Indiaroba, litoral Sul de Sergipe.  Com 1.712 metros de comprimento e 14,2 metros de largura, o empreendimento corta o rio Piauí e é a maior ponte sobre rio em construção do Nordeste. Comitiva sairá do Palácio dos Despachos às 7h30 e serão disponibilizados dois ônibus para os convidados.

TCE define novos prazos para apresentação de informes
Os gestores sergipanos têm novos prazos para apresentarem os informes mensais obrigatórios junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Por meio dos ofícios circulares nºs 009 e 010/2011, encaminhados aos órgãos jurisdicionados pela conselheira-presidente, Maria Isabel Carvalho Nabuco d'Ávila, o Tribunal Pleno informou que deferiu a concessão dos prazos para encaminhamento das informações mensais de apresentação obrigatória ao Sistema de Auditoria Pública (Sisap).

Datas-limite
Para as unidades administrativas do Estado, os informes relativos aos meses de abril, maio e junho de 2011, deverão ser entregues até 30/09/2011; enquanto os informes relativos aos meses de julho, agosto e setembro de 2011, até 31/10/2011. Com relação às unidades administrativas municipais, os informes relativos aos meses de junho e julho de 2011 têm até 30/09/2011 para serem entregues; já os informes relativos aos meses de agosto e setembro de 2011, até 31/10/2011.

Sanções
Com a recente vigência da nova Lei Orgânica do TCE, houve um enrijecimento nas diretrizes que regulam o envio das informações eletrônicas ao Tribunal através do Sisap. Hoje, o não cumprimento dos prazos, o encaminhamento de informações inexatas ou até mesmo o envio dos informes, mas sem os dados necessários para a análise da Corte, configura uma irregularidade grave. Entre as punições possíveis estão a rejeição de contas e a aplicação de multa de até R$ 50 mil.

Decisões da classe médica
Em pronunciamento na Câmara de Aracaju, ontem, 14, o vereador Dr. Emerson Ferreira destacou as decisões da classe médica do município de Aracaju. "Mostrando maturidade, os médicos negociaram com a PMA e não entraram em grave", disse. O parlamentar petista alerta a população que no próximo dia 21, apenas os pacientes usuários do grupo Unidas serão atendidos mediante planilha do convênio. "Somente o grupo Unidas, que congrega 29 empresas, fechou o acordo de R$ 60 pela consulta", ressaltou. Dr. Emerson explica que o grupo Unidas é composto pelas empresas de autogestão.

Audiência hoje I
Infraestrutura básica será o primeiro assunto a ser debatido no ciclo de Audiências Públicas sobre a revisão do Plano Diretor de Aracaju, que começa nesta quinta-feira, 15/9, às 18h30. As reuniões acontecerão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), localizado na travessa Martinho Garcez, 71, Centro de Aracaju (antiga sede da OAB, próximo a praça Camerino).

Audiência hoje II
Esta primeira noite terá como expositores, representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, seccional Sergipe (Crea/SE). Os debates contarão ainda com a presença de representantes de diversas entidades, a exemplo do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Energisa, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Faculdade Pio Décimo e Universidade Tiradentes (Unit).

Proteção ambiental
O Projeto de Lei nº 154, de autoria do vereador Fábio Mitidieri (PDT), atual secretário Municipal de Esporte, dispõe sobre a preservação da reserva ambiental da mata atlântica que existe dentro do parque governador José Rollemberg Leite, em Aracaju, foi aprovado NA Câmara de Aracaju . “A comunidade no entorno desse parque sente a necessidade da preservação das espécies que existem no local e se ressente da especulação imobiliária que tem sido implacável. Por isso nós legisladores precisamos estar atentos aos anseios sociais e à proteção daquela área”, esclareceu Fábio.

Moradores apreensivos
Já o vereador Jailton Santana (PSC) utilizou a tribuna da Câmara para advertir que moradores do conjunto Orlando Dantas podem ter que desocupar suas residências para que uma nova avenida seja construída. O parlamentar explicou que nas proximidades do conjunto, topógrafos da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) já estão fazendo levantamento do local.

Nota de esclarecimento do Diretório Municipal do PT de Itabaiana
O Diretório Municipal do PT de Itabaiana, em reunião extraordinária no dia de hoje, 14/09/2011, decidiu, por unanimidade, tornar público a decisão em defesa de 17 vagas de vereadores para o Município de Itabaiana, conforme condiciona a emenda constitucional 58/2009. E por assim ser, orienta seu vereador, Olivier Chagas, que se empenhe dentro do parlamento para viabilizar proposta de emenda neste sentido, pois entende que o aumento de vagas para 17 vereadores permite maior representatividade da sociedade dentro do Poder Legislativo.Executiva Municipal do PT de Itabaiana/SE.

Desenvolvimento Econômico  
Durante a reunião almoço do Fórum Empresarial de Sergipe com o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, realizada na última terça-feira, 13, o presidente da ACESE Alexandre Porto voltou a propor a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Na avaliação de Porto a capital precisa de uma política municipal de desenvolvimento na área de economia. Edvaldo se comprometeu em estudar o assunto, mas aceitou a proposta do Fórum de criar de forma embrionária o Conselho de Desenvolvimento Econômico, com a participação de representantes da Prefeitura e dos empresários.

Ferramenta para detectar viabilidade do negócio I
Quem sonha com a possibilidade de abrir o próprio negócio sabe que é necessário estar munido de uma série de informações para garantir o sucesso da empresa. O levantamento de dados sobre presença de concorrentes, mercado consumidor e fornecedores pode ser obtido gratuitamente através de uma ferramenta oferecida pelo Sebrae. Por meio do ‘Bussola Sebrae’ são disponibilizados conhecimentos sobre o perfil populacional de mais de mil municípios e a presença de 5,3 milhões de empresas por ramos de atividade (localização no mapa das companhias de um determinado segmento.

Ferramenta para detectar viabilidade do negócio II
De posse desses dados, o empresário pode avaliar se vale a pena ou não abrir o estabelecimento em uma determinada região. Para mais informações basta acessar o endereço www.bussola.sebrae.com.br ou comparecer à Unidade de Atendimento Individual da entidade, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América.

Modelo de medicina Hospitalista
A medicina hospitalar é uma área de atuação que visa a melhoria na atenção aos pacientes internados, ampliando e intensificando os processos relativos a estes cuidados. Neste processo, há uma junção das características assistenciais às administrativas, presença continua da equipe médica na área de internação (apartamentos e enfermaria), além de um maior envolvimento e cooperação da equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos) com primazia na segurança do paciente. Desta forma, o profissional médico com estas características é intitulado de "hospitalista". Devido à constante demanda das internações e pensando sempre no bem-estar de todos os pacientes assistidos.

Características peculiares
De acordo com o médico André Veiga, coordenador da equipe de medicina hospitalar do Hospital Primavera, conjugando a sólida formação médica ao conhecimento dos processos administrativos vinculados à internação hospitalar, confere ao modelo características peculiares no atendimento do paciente internado. “Isso traz um ganho assistencial de enorme relevância para os pacientes e familiares. Ganha o paciente, o Hospital e as seguradoras de saúde", afirma.

Monitoramento
O coordenador enaltece que a permanente disponibilidade médica presencial, diferencial importante no modelo, favorece à implementação, o monitoramento e os processos de melhorias nos principais pontos: segurança do paciente, equipe de resposta rápida, suporte clínico-administrativo, gerenciamento de leitos e pesquisa educação.O sistema hospitalista implantado no Hospital Primavera dispõe, inicialmente, de médicos em período integral no período diurno, a fim de manter a assistência horizontal e vertical.  A equipe é composta por cardiologistas, pneumologista, clínico geral, nefrologista e reumatologista.

Quem tem o poder do vaticínio?
Muitos tomarão como surpresa, mas está surgindo no cenário político um nome feminino que fará a diferença na campanha do próximo ano, você tem idéia de quem possa ser? Os "medalhões" nunca atentaram para o seu real valor, quando seu nome for homologado à candidatura de prefeita (se ela aceitar, claro) por um partido relativamente pequeno irão despertar interesse e conseqüentemente quererão utilizá-la como trampolim… Aí será tarde. Na próxima semana ela baterá o martelo. Acesse o blog/site: www.entreamigosnatv.com.br

Terraços Beira Mar
A  Cosil iniciou as obras de construção do Terraços Beira Mar, empreendimento que teve 80% de suas unidades comercializadas em apenas seis meses. No canteiro de obras cerca de 25 operários realizam serviços de fundação, que inclui escavação e arrasamento das estacas onde será erguido o projeto. O empreendimento, com apartamentos de três quartos, terá duas torres com apartamentos de 110,05 m².

Nota à imprensa – Petrobras
A Petrobras lamenta informar o falecimento do ajudante de serviços gerais José Ricardo Rosa, de 41 anos, solteiro, empregado da empresa GRAMO Engenharia. Ele trabalhava no Ativo de Produção Sergipe Terra, nas imediações do campo de Castanhal, na cidade de Siriri (SE). O acidente ocorreu hoje, dia 14, por volta das 14h30, durante atividade de fixação de postes de sinalização para demarcação de faixa de duto destinada à coleta de água produzida, interligando o campo de Castanhal à Estação Coletora de Bomsucesso. Durante a operação, um dos postes tombou e atingiu o ajudante, que faleceu no local.José Ricardo trabalhava na GRAMO Engenharia há seis meses. A Petrobras e a GRAMO estão prestando toda a assistência à família do ajudante. A Petrobras notificou oficialmente a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a ocorrência e constituirá comissão interna para apurar as causas do acidente.Comunicação Regional Nordeste.

PELO TWITTER

Quem será o próximo da fila?
www.twitter.com/ildamello O que será que vai acontecer? Dilma vai se cansar de demitir ministros ou eles vão parar de se envolver em escândalos de corrupção?

Interesses meramente eleitorais
www.twitter.com/AntonioJMoraes No jornalismo matutino sergipano só se discute PODER. Quando veremos os políticos discorrerem sobre assuntos concretos de interesse público?

Cuidado com o telhado de vidro
www.twitter.com/WilliamFonseca Ninguém é 100% bom assim como ninguém é 100% mal. Somos fruto do equilíbrio. Deixe sua balança bem calibrada para julgar corretamente!

Sensatez política
www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju @ValadaresPSB é o oposto do desequilibrado Almeida Lima.O Senador consegue ser respeitoso mesmo tendo sido ele o ofendido.

Ferroadas de alto nível
www.twitter.com/gildasio2002 @FalaSergipe @isabelferreiraj Acho o estilo de @ValadaresPSB mais comedido. Mas se vc observar as pancadas indiretas, são fortíssimas.

E o interesse coletivo, onde fica?
www.twitter.com/RailsonSimoes @BlogClaudioNun É imoral como o privado se sobrepõe ao público. Como se retira um ponto de ônibus por causa de um condomínio na Sementeira?

Onde está o bilhete, o gato comeu…
www.twitter.com/RCNradiochatnet RADIO RCN MEU FILHO CADÊ VOCÊ! – Ganhador de R$ 63,9 milhões de Aracaju da Mega-Sena ainda não buscou prêmio.

Só ele não quer?
www.twitter.com/laisamaral2 @clicksergipe essa ausência desse ganhador da mega sena já está me dando nos nervos!!! se ele não quer, EU QUERO!!!!.

Teve um custipiu!
www.twitter.com/antoniaamorosa Acho que o ganhador da mega sena teve um ataque quando soube e perdeu a noção onde colocou o papelzinho.

Caiam na realidade, futuros colegas…
www.twitter.com/laysmillena Por que a turma de jornalismo é tão metida a besta, hein? Pés no chão, meu povo!

DO LEITOR

Comentário sobre o Restaurante Parmegiano
Do leitor Paulo Dantas: “Sobre o relato do cidadão Allan Junior sobre o Restaurante Parmegiano, e como ex cliente de lá não tiro uma virgula do que foi dito. Das vezes que fui ao restaurante tive que esperar por muito tempo para ser atendido. Pedia as coisas e os garçons esqueciam de trazer. Recebí a conta errada também, e pedi para consertarem. O atendimento é demorado. Além de pagar pelo estacionamento, que o valor era um absurdo. Como é que cobram por um estacionamento aos clientes que já estão consumindo? De fato, o amigo estava correto em suas afirmações. Não volto ali mais nunca. O povo de Sergipe não pode mais tolerar a passividade, e ter vergonha de exigir seus direitos. Se não foi bem tratado pessoal, não paguem os 10%. Isso não faz vergonha a ninguém”.

Carro da SSP na UNIT
E-mail recebido devidamente identificado: “Gostaria aqui de registrar que todos os dias da semana a noite um agente da Policia Civil vai a UNIT, no período da noite com uma viatura de placa SSP 0972, mais sem indicação de que delegacia ou setor ela pertence, e ainda estaciona nas proximidades da universidade, diversas vezes flagrada na calçada de uma vendedora de imóveis vizinho a Universidade (DECIDE), gostaria de saber que regalia é essa que este policial tem? cobra de quem? e punição a quem? se fosse Policial Militar teria, Porque nosso excelentissimo Secretário não Punir seus agentes, pelo menos com a suspensão de poder ficar com a VTR fora do Horário de Trabalho”.

Quem é o patrão?
Do leitor Dinho Santana:”Lendo ontem sua abordagem: "Qualidade x Prestação do serviço público"; e digo que realmente não é preciso ser jurista para sabermos que como comentado ainda ontem no blog do Adiberto – Quando boa parte da população, acreditar, que assim como os políticos e seus assessores são nossos empregados e não patrões… Teremos mudanças? –  quero responder a sua pergunta: "de quem é a culpa?" Então comecemos de cima, e pelo presidente dos presidentes o Tiranossauro-Rex Sarney, com seus cinqüenta anos à frente deste país além de quatro mandatos como presidente do senado, descendo para os 80 senadores e os 513 deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, chegando à raia miúda os chamados assessores e por fim o mundaréu dos servidores "instalado nos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal". Utilizando seu "lato sensu" (expressão em latim que significa literalmente em sentido amplo), o Estado mantém – uma vez que todos somos o estado… Onde uma "democracia", cantada em prosas e versos, ainda obriga seus eleitores ao constrangimento de comparecer as urnas na manutenção destes clubinhos fechados e chamados partidos! Partidos que assim como clubes de futebol têm seus donos e por conseqüência seus currais, havidos por cargos! Falando em sindicatos calados… Não se ouviu um só pio, quando do aumento de 62% para parlamentares e de algo em torno de 5,08% para o salário mínimo! Verdade seja dita e digo sempre: se trabalho fosse bom, alguém daria para alguém??? Daí todos quererem ingressar no serviço público, não só por nada fazer; além de livrar o privado das nababescas despesas dos que em seus altos escalões transformam, os cinco meses ao ano de impostos pagos,  em benesses familiares, que o digam; ex-governadores e suas aposentadorias, desembargadores, juízes e conselheiros, aposentados compulsoriamente quando pegos com a mão na butija, grandiosas operações da Polícia Federal, que prende e a justiça solta; sem que vejamos um único centavo supostamente surrupiado retornar aos cofres públicos!!! Eu e mais 190 milhões de brasileiros somos sim os patrões, mas comandados por 594 parasitas do Congresso… Saúde e paz”.

ARTIGOS

Atuação do servidor – Narcizo Machado Filho

Sou servidor público, há os abnegados, os não abnegados, os que nada fazem, os bons e os ruins, como em qualquer categoria profissional. A meu ver, a discussão não deve passar pelos comissionados ou requisitados, nunca deixaram de existir, nem aqui, nem em qualquer lugar do mundo, eles preenchem a laguna, que nós servidores deixamos de fazer ou de ser, Mas isso é outra discussão.
A discussão é o que sonos, e o que fazemos para merecer atenção dos patrões (Estado e Município). Há algum tempo escrevi um texto "O servidor precisa refletir" aqui expos alguns aspectos no tocante à atuação do servidor, nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal), são eles: 1 – Ser leal ao órgão que serve; 2 – Ser assíduo e pontual; 3 – Guardar sigilo sobre o assunto da repartição; 4 – Ser econômico em relação ao material que utiliza; 5 – Atender ao público com bastante presteza.
É possível que alguns desses pontos, alguém deixou de observar e praticar, é ai onde digo que a discussão não é o comissionado ou requisitado, possivelmente eles preenchem todos esses requisitos.
O fato é que, os servidores que não agem dentro desses aspectos, portanto, ser ético, continua dentro do setor público e não responde a nenhum processo de exoneração, creio que foi nesse ponto que o Blog do Jornalista Claudio Nunes quis apontar.
Indo mais além, quem já viu, ou leu, algo desse tipo: Servidor entra em greve por falta de má condição de Trabalho? (falta de birô para trabalhar, falta de cadeira, falta de segurança nas escolas públicas, professor não vai à sala de aula, falta de giz na escola) em fim é varias coisas. As greves são sempre por melhores salários, se alguma dessas observações constarem na pauta de reivindicação, é apenas para não dizer que e só salário, resolveu o problema do salário a greve acaba.
A discussão passa por diversos pontos, nos servidores merecemos mais atenção dos patrões, precisamos ser valorizados em todos os aspectos, os que são parabéns, os que não são merecem uma oportunidade.
Nunca é tarde para que os patrões mudem, reproduzo um peque trecho do texto que escrevi. É evidente que o servidor público age conforme seus padrões culturais que a sociedade define, mas nunca é tarde para refletir e tentar mudar o jeito a forma do relacionamento, buscando dias melhores para si e para os outros.

O aumento do número de vereadores em Itabaiana – Marcelo Barberino*

Admito que este seja um tema polêmico e talvez, essa minha posição cause estranheza em algumas pessoas. No entanto, este tema tornou-se polêmico, acredito que por falta de informação e também à baixa produtividade parlamentar nas diversas câmaras do País.
Em 2004, muitas Câmaras Municipais reduziram o número de vereadores por uma imposição da Justiça. No entanto, o congresso federal aprovou projeto que procura padronizar a composição das Câmaras Municipais. Esta lei tem dois pontos fundamentais, que orientam o Legislativo Municipal: primeiro, define o número máximo de cadeiras de acordo com o número de habitantes das cidades; segundo, estabelece um teto máximo para o repasse da arrecadação municipal para o Legislativo.
Muitos desconhecem que, não há necessariamente relação entre o aumento no número de vereadores com o aumento no repasse do poder executivo ao legislativo, sendo assim acredita-se que, aumentar o número de representantes do povo é aumentar a despesa do município com os mesmos. Com a emenda constitucional 58/2009, fixou-se um teto no repasse independente do número de vereadores na casa legislativa, ou seja, aumentar o número de vereadores, não significa aumentar o repasse à Câmara.
Porque defender o aumento?
Além da difícil missão de ser o mediador entre o Poder Executivo (Prefeitura) e os cidadãos, o Vereador acumula outras tarefas tais como: fiscalizar os atos da administração municipal, elaborar leis, analisar e aprovar leis de competência do poder executivo, fomentar debates sobre temas relevantes ao cotidiano da sociedade, além de encaminhar propostas aos demais poderes que tenham como objetivo a melhoria na qualidade de vida da população. É fato que no dia a dia do vereador, muitas outras tarefas se somam as de sua obrigação, afinal, quem nunca recorreu a um vereador para este socorrer um ente querido ao hospital? Na verdade, o vereador é quase um faz tudo.
Além deste esclarecimento, tenho outros motivos que me levaram a apoiar o aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais, em especial na Câmara Municipal de Itabaiana, cidade onde moro.
Em primeiro lugar, acredito que uma Câmara Municipal com mais "cadeiras" será mais representativa, podendo assim ampliar os setores da sociedade a serem representados nesta Câmara.
Segundo, uma Câmara como hoje temos em Itabaiana, com apenas dez vereadores torna-se vulnerável na relação com o Executivo Municipal. Sabemos que os Vereadores devem fiscalizar o Executivo, além de legislar, sendo assim, com dezessete fiscais, teremos mais "olhos" sobre a gestão de nosso Município.
Como tentei demonstrar, não vejo nenhum empecilho para que se aumente o número de vereadores nas Câmaras Municipais, principalmente em Itabaiana. Precisamos é esclarecer a todos, e romper com esse paradigma, que prejudica a democracia brasileira. Ampliar o Poder Legislativo, primando por aqueles que verdadeiramente se comprometem com o coletivo, nos permitirá como sociedade, uma relação equânime entre o Legislativo e o Executivo.
Precisamos combater, na verdade, é a ignorância do voto, que normalmente o eleitor não se preocupa em conhecer a história de seu candidato e suas reais intenções.
Aumento no número de vereadores, eu aprovo esta idéia!
*Contador e Comerciante

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Vem, oh deusa imortal, vem, maravilha,/ Vem, oh consolação da humanidade,/ Cujo semblante mais que os astros brilha;/ Vem, solta-me o grilhão da adversidade;/ Dos céus descende, pois dos Céus és filha,/ Mãe dos prazeres, doce Liberdade!" – trecho do Soneto à Liberdade, do poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage, nascido em Setúbal, aos 15 de Setembro de 1765.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais