Empresas eleitoras

Artigo de Hélio Schwartsman publicado na FSP do sábado, 19:

Em matéria de financiamento eleitoral, vários desenhos institucionais são possíveis e nenhum é bom. Para cada solução, criam-se dois novos problemas. Isso dito, não creio que tenha sido de todo mal a decisão do STF que torna ilegais doações de empresas.

A mudança é drástica e traz riscos, mas penso que há algo de paranoico na interpretação de que a proibição eternizará o PT no poder e consolidará a república do caixa dois. Ninguém deve ser ingênuo a ponto de acreditar que, a partir de agora, lobbies desistirão de tentar influenciar políticos e obter lucrativos contratos. Alguma corrupção continuará a fluir por mecanismos menos visíveis.

Não me parece exato, porém, decretar que o veto ao financiamento empresarial apenas lançará para baixo dos panos o montante de dinheiro que já circula pelo sistema. A demanda de políticos por recursos eleitorais encontra-se inchada devido a uma espécie de corrida armamentista. Candidatos estão sempre em busca de mais para não correr o risco de ficar para trás dos rivais, mas o preço da campanha não é algo inelástico.

Ao contrário, eleições são uma daquelas raras instâncias em que cortar radicalmente o financiamento não produz nenhum prejuízo. Se reduzíssemos os gastos de campanha a, digamos, 10% do verificado no último pleito, praticamente nada mudaria. Teríamos elegido o mesmíssimo número de governantes e parlamentares. Se os cortes tivessem sido lineares, nem sequer afetariam as posições relativas dos postulantes.

Pode-se até argumentar que a possibilidade de empresas doarem legalmente facilita demais a vida dos corruptos, que nem precisam se preocupar em disfarçar os pagamentos.

É claro que, para a decisão do STF surtir os efeitos esperados, a fiscalização dos gastos de campanha teria de ser muito mais rigorosa do que hoje. E os parlamentares acabaram de aprovar dispositivos que vão no sentido de relaxar a prestação de contas.

Expo Brasil na Orla de Atalaia: cheia de roupas piratas. Cadê a Sefaz?
E não é que a Expo Brasil, exposição que está sendo realizada na orla de Atalaia, tem algo curioso: tem vários estandes com camisas piratas, com marcas famosas. Parece que a Sefaz liberou geral. Um absurdo! Cadê a fiscalização?

Show de Roberto Carlos: esclarecimentos da produção local
A empresa Augustus Produções, responsável pelo show de Roberto Carlos em Aracaju, esclareceu ao blog – por conta de uma nota publicada no espaço do leitor – que vem cumprindo todas as determinações, inclusive em consulta ao MPE, na venda de entradas e meia-entradas. Inclusive, no site de Roberto Carlos e da empresa que produz o show, a DC SET,  o leitor pode conferir que as entradas estão de acordo com os shows dele em todo país.

Magistrados se reúnem em Workshop neste sábado
Corte de gastos, enfrentamento da crise e priorização do primeiro grau serão alguns dos temas discutidos neste sábado, 19, durante o I Workshop da Amase, que se realizará no Hotel Quality, a partir das 8:30hs. “Vários temas por sugestão dos magistrados serão discutidos e vamos tirar uma pauta de sugestões para o Tribunal de Justiça”, informa o juiz Gustavo Plech, presidente da Amase – Associação dos magistrados de Sergipe. Para Plech o evento será de grande interesse da categoria e para a instituição, além de seus resultados efetivos se refletirão na sociedade.

De Sergipe para a Argentina
O fotógrafo e turismólogo sergipano Tito Garcez realizará entre os dias 21 e 26 de setembro em Córdoba, Argentina, uma exposição fotográfica sobre o Encontro Cultural de Laranjeiras. A mostra, que leva o título de "Sergipe: los rostros de su folklore" (Sergipe: os rostos de seu folclore), exibe 25 fotografias de grupos do interior de Sergipe e ocorrerá durante a Semana Cultural Brasil em Córdoba. O evento é realizado pelo Centro de Enseñanza de Portugués para Extranjeros (CEPE) e conta com o apoio do Consulado do Brasil.

Banese lança Universidade Corporativa neste sábado, 19
Será realizado neste sábado, 19, o lançamento da Universidade Corporativa Banese (UCB), do Banco do Estado de Sergipe, que terá a modalidade de Educação a Distância (EAD) como principal ferramenta para a disseminação de conhecimentos corporativos entre os colaboradores da instituição.

Cursos
Segundo o gerente da Área de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Banese, Pablo Boaventura, a Universidade Corporativa irá disponibilizar um espaço voltado para ampliar o número de cursos e de colaboradores capacitados pelo banco, possibilitando a democratização do conhecimento na instituição através da modalidade da Educação a Distância.

Programação
O evento acontecerá no auditório da Agência São José do Banese, na Av. Desembargador Maynard, em Aracaju, com a seguinte programação: 8h às 9h – Café da manhã; 9h às 9h30 – Abertura do evento pelo presidente do Banese, Fernando Mota; 9h35 às 10h10 – Apresentação das estratégias da UCB, pelo superintendente de Gestão Estratégica do Banese, Luciano Passos; 10h15 às 10h55 – Fala do diretor regional da Universidade Estácio no Nordeste, Elísio Alcântara Neto; 11h às 11h30 – Encerramento pelo diretor do Banese, Helom Oliveira.

São Cristovão: transporte escolar será regulamentado
m reunião, realizada na sexta-feira, 18, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), a Prefeitura de São Cristóvão autorizou o encaminhamento do Projeto de Lei (PL) que, mediante aprovação do  legislativo, garantirá a concessão do serviço de transporte escolar privado no município. A assinatura foi realizada na presença do representante dos proprietários do transporte escolar, Joselino da Silva.

Prazo cumprido
O PL deve ser entregue na Casa Legislativa na próxima segunda-feira, 21, para apreciação dos vereadores já na sessão de terça-feira, 22. “Estamos muito satisfeitos porque o prazo de 20 dias foi cumprido pelo prefeito, que tem honrado todas as promessas feitas à categoria. Agora só nos resta esperar que os vereadores do nosso município aprovem a lei e concedam a legalidade do serviço para esses 45 trabalhadores”, declara o representante dos proprietários de vans, Joselino Silva.

Segurança
De acordo com o Prefeito Jorjão com a regulamentação do serviço no município os pais poderão contar com uma segurança a mais ao confiarem seus filhos a estes trabalhadores, que precisarão se profissionalizar e utilizar veículos devidamente identificados. “Vamos eliminar de uma só vez com a insegurança dos trabalhadores, que terão suas reivindicações atendidas, e dos pais que terão a opção de contratar serviço regulamentado para transportar seus filhos, beneficiando centenas de cidadãos”, comemora Jorjão.

NOTA SINTRASE

       O SINTRASE é uma das entidades participantes do Movimento dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual, que inclui duas centrais sindicais, CUT e CTB, e mais de 20 sindicatos, que lutam conjuntamente pelo cumprimento de várias pautas, como a implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs) e subsídios; reposição inflacionária, piso dos professores; contra o parcelamento dos salários dos servidores, entre outros pontos.
       Como já ocorrido em situação semelhante, algumas categorias pertencentes ao Movimento devem paralisar suas atividades nos próximos dias 22, 23 e 24; porém, os servidores representados pelo SINTRASE não vão aderir a esta greve. Mesmo assim, a categoria está convocada para participar dos atos, que acontecem na terça (22) e na quinta (24). “Estamos num período crítico, no qual encerramos uma greve de mais de 60 dias com o propósito de resguardar um novo prazo (30 a 40 dias) para que o Governo apresente medidas concretas sobre o PCCV. Não seria prudente, neste momento, aderir a uma nova greve, já que estamos em processo de negociação”, informou o coordenador do sindicato, Diego Araujo. Na terça, dia 22, um ato ocorrerá na porta da Sefaz, com a realização, em seguida, de uma caminhada em direção ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a partir das 7h. Já na quarta, dia 24, uma nova caminhada será realizada ao Palácio dos Despachos, a partir das 14h. A concentração será no Parque da Sementeira.
NEGOCIAÇÕES
        Neste intervalo de tempo dado pela categoria (desde a última assembleia que encerrou a greve, em 27 de agosto), o SINTRASE esteve em reunião com membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para viabilizar o mais rápido possível a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). A assessoria jurídica do SINTRASE também já peticionou o pedido de audiência de reconciliação, que visa o acordo pela implementação total do PCCV. O prazo para esta audiência ainda não foi divulgado.
        Após o fim da greve, membros do sindicato também estiveram reunidos com representantes de secretarias estaduais, como o do Planejamento e Educação, para resolver as questões sobre cortes de pontos arbitrários de alguns servidores que aderiram à greve. A Justiça acatou a extinção do processo de greve, o que significa que este problema sobre os pontos da greve foi resolvido e finalizado.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 
 

Frase do Dia
"Todos nós temos nossas máquinas de tempo. Algumas nos levam de volta, elas são chamadas recordações. Algumas nos levam adiante, elas são chamadas sonhos." Jeremy Irons, ator britânico, nasceu em 19 de Setembro de 1948.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais