Enfim, solução real p/ eventos em Aracaju

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Depois de alguns meses de discussão inócua, onde alguns poucos defendiam que o Pré-Caju deve sair do atual local, mas não apresentaram nada de concreto, surge uma ideia excelente, fruto da discussão iniciada pela Associação Comercial de Sergipe, com a ASBT e com a Funcaju, através do presidente, o vereador licenciado Nitinho.

A ideia, segundo Nitinho – anunciada no programa de George Magalhães e publicada pelo jornalista Eugênio Nascimento (primeiramao.blog.br)  – é transformar uma extensa área da Coroa do Meio (parte do local onde hoje se comercializa fogos) num espaço Multi-Eventos, não só para o Pré-Caju, mas também para o Forró Caju (cujo local já não comporta a dimensão da festa) e outros eventos, inclusive para festas como, por exemplo, formaturas. Aracaju necessita de um espaço Multi-Eventos. Nitinho disse que o projeto inicial do espaço Multi-Eventos já está em estudo.

Para que o espaço funcione mesmo e ajude na mobilidade urbana é preciso uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Aracaju  para construir uma ponte da Avenida Contorno até a Coroa do Meio, cujo projeto já está pronto na Secretaria da Infraestrutura.  E o espaço Multi-Eventos ficará próximo da Marina que poderá ser um atração à parte.

Justiça seja feita um dos primeiros em Sergipe que defendeu a necessidade da criação de uma área Multi-Eventos foi o saudoso arquiteto e desportista Rubens Chaves, falecido em 2004.  O espaço Multi-Eventos poderá funcionar o ano inteiro, inclusive com cursos e aulas, nos moldes do sambódromo do Rio de Janeiro.

Em recente almoço com os dirigentes da ASBT, os membros da Associação Comercial de Sergipe, de maneira racional e lógica (sem querer aparecer para a mídia, com interesses políticos) levantaram diversas questões pertinentes. Reconheceram a importância do Pré-Caju para o desenvolvimento do Estado, mas deram sugestões, como a troca das manilhas que fecham as ruas, por portões que possam ser abertos pelo dia; que o Pré-Caju reduza em um dia e o primeiro seja no espaço como já ocorreu antes.

É uma prova que com sensatez, diálogo e discussão técnica pode-se chegar a um denominador comum.

Só um detalhe e um desafio, para os que torcem contra o Pré-Caju: peçam ao Ministério Público de Sergipe que divulguem a pesquisa que realizaram com todos os moradores dos prédios da 13 de Julho. Aliás, o blog pede também ao MPE que divulgue a pesquisa.

E que o MPE anuncie quando for divulgar para que os poucos que torcem contra possam tomar um lexotan ou um chá de maracujá.  Só para prevenir o coração…

Largo Durval Santana, será inaugurada hoje, 06
O governador Jackson Barreto fará a inauguração hoje, 6, de duas obras em Aracaju. A primeira, às 15h30, será a reforma da Escola Estadual Rodrigues Dórea no Siqueira Campos. A outra, às 16h30, será a inauguração da urbanização do Largo “Durval José de Santana”.

Justa homenagem a um velho camarada
Durval foi um comunista histórico de Sergipe, pai da ex-vereadora Nilza Santana. Uma bela e justa homenagem. Aliás, quando prefeito, Jackson homenageou diversos “camaradas” do partidão. É mais uma Justiça histórica. Depois do largo, Jackson visitará as obras do complexo da Escola de Esportes do Santos Dumont.

Algo na contramão
Governo do Estado  diz que está no limite da LRF com a folha dos servidores e vai abrir concurso p/ PM e convoca 591 servidores para o Parreira Horta? Alguma coisa está na contramão. Se atingiu o limite, necessita de uma folga até assinar os empréstimos do Proinveste. Como contratar mais servidores? Será apenas joguinho de palavras?

Sugestão
Sugestão para Jackson: É chegada a hora dele chamar todas as lideranças das categorias de servidores, no palácio de veraneio, cara a cara e mostrar a real situação.

Conferência Internacional do Trabalho
Os deputados federais de Sergipe, Valadares Filho e Márcio Macedo fazem parte da representação da Câmara dos Deputados que está participando desde ontem, 05, da da 102ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra (Suíca). O deputado federal Valadares Filho destacou a importância do encontro e disse que o principal tema este ano são os desafios para alcançar um trabalho decente para todos.

Empregos
Ele ressaltou o discurso de abertura, realizado pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder. Segundo Valadares, o diretor da OIT, apresentou propostas importantes, como por exemplo, relativas aos empregos verdes, redução da pobreza, as mulheres no trabalho e o futuro do trabalho.”É uma experiência única, onde podemos perceber que os problemas na área do trabalho atinge todo o mundo, mas ao mesmo tempo percebemos que a solução passa por uma profissionalização cada vez mais qualificada”, disse.

DER: Ondulações são necessárias perto das pontes antigas. Rodovia Rosário/General
Esclarecimento DER/SE sobre a nota "Rodovia Rosário a General Maynard. Ondulações no trecho onde estão localizadas as pontes" publicada ontem: “Gostaríamos de esclarecer que as ondulações são necessárias devido ao fato das pontes serem estreitas, especialmente as pontes antigas, e que são imprescindíveis para proteção das vidas dos motoristas e pedestres. Qualquer dúvida, estamos a disposição”.

Pirambu: vereador solicita Gati. João Eloy cobre o combustível dele
Pelo jeito o município de Pirambu vai continuar nas manchetes dos jornais por conta de atitudes insanas de alguns vereadores. Não é que na última terça-feira à noite, o vereador Juarez, solicitou da SSP segurança por conta da sessão que estava sendo realizada. Detalhe; tudo estava tranquilo. Entre vereadores, funcionários e populares cerca de 50 pessoas.

Quem deveria ser preso?
Porém, o vereador deve ter tido a cúpula da SSP que tinha uma grande confusão na Câmara, porque várias viaturas do Grupo de ações Táticas do Interior (GATI), com policiais militares fortemente armados foram para o local. E não tinha nada resta apenas o questionamento para  o leitor: quem devia ser preso por ter incentivado o gasto de combustível público e o deslocamento de uma força policial que deveria estar prestando serviço combatendo a marginalidade? Apenas para reflexão.

Posição do blog
Para não deixar dúvidas sobre a posição do blog. Ontem, 05, dois leitores, através de e-mail disseram que os vereadores não aprovaram o remanejamento porque o prefeito não presta contas das despesas. Ora bolas! Cabe aos vereadores pedir o apoio do MPE, do TCE e outros órgãos para verificar os gastos. E não engessar uma administração prejudicando toda a população.

SOS Emergência
Nesta quinta-feira, 6, no Huse, o governador em exercício Jackson Barreto, participa da solenidade de inclusão do Hospital de Urgência do Programa SOS Emergência do Governo Federal, com a presença de Helvécio Magalhães – Secretário Nacional de Atenção a Saúde. O programa SOS Emergências tem como objetivo promover a qualificação da gestão com ações de enfrentamento das principais necessidades, ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência e fortalecer a agilidade no atendimento para reduzir a fila de espera. O Huse é o 18º hospital do Brasil a integrar o programa.

Encontro Nordestino da Cultura
Para buscar recursos para a Cultura do Estado de Sergipe, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) se encontrou nesta tarde com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. A reunião contou com a presença da secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, o prefeito de Tobias Barreto, Adilson de Jesus Santos; e a prefeita e o Secretário de Assuntos Parlamentares de São Cristovão, Rivanda Batalha e Armando Batalha, respectivamente.

Proposta da secretária Eloísa Galdino
Na oportunidade, a secretária Eloísa Galdino apresentou a proposta do Encontro Nordestino de Cultura, que tem o objetivo de promover um intercâmbio entre os agentes culturais dos nove estados do Nordeste e demonstrar a pujança e pluralidade da identidade cultural da região. A ideia é que a programação do evento contemple música, teatro, dança, cinema, arte visuais, literatura, artesanato, moda e patrimônio cultural em um evento de três dias a ser realizado em abril de 2014. "Nossa expectativa é que mais de 500 artistas nordestinos participem do encontro atraindo mais de 100 mil pessoas", explicou o senador ao solicitar o apoio do Ministério ao encontro.

Centro de Artes e Esportes Unificados
Valadares também expressou o interesse na implantação do projeto Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) nos municípios de São Cristovão e Tobias Barreto. O projeto do Ministério da Cultura que visa integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileira.

Receita
O senador Eduardo Amorim (PSC) foi designado para ser o novo relator da receita do Projeto de Lei de Orçamento Anual de 2014. O presidente ficou a cargo do senador Lobão Filho (PMDB/MA) e o relator-geral foi designado ao deputado federal Miguel Corrêa (PT/MG). Os parlamentares terão as competências de examinar e emitir parecer sobre o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária, Prestação de Contas do Presidente da República, além do acompanhamento e fiscalização.

Líderes
O nome do líder do PSC no Senado foi acertado em reunião dos líderes partidários na comissão. O anúncio foi feito na semana passada, na reunião ordinária deliberativa. Amorim agradeceu a indicação dos parlamentares e já afirmou que irá trabalhar para enfrentar os desafios. “Temos conhecimento das dificuldades, mas vamos trabalhar para que a distribuição de recursos seja feita de forma equânime e que atenda as demandas do país”, disse Eduardo Amorim.

Turismo: audiência em Brasília
Na tarde de ontem, 05, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) participou de uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto, além de secretários, vereadores, deputados e senadores do estado. Durante a reunião, foram tratados temas como o Forró Caju, reformas em locais turísticos e o lançamento do PAC das Cidades Históricas em Sergipe.

Apoio Forró Caju
Na ocasião, foi solicitado apoio ao ministro para a realização do Forró Caju, que não obteve autorização do ministério por necessitar de ajustes na organização. O presidente da Funcaju, Nitinho, mostrou a importância da festa. O ministro afirmou que falta apenas uma resposta oficial para a liberação das obras do Centro de Convenções de Aracaju. No entanto, ele lembrou que já foram empenhados R$ 20 milhões nesta obra. Segundo Jackson, o projeto para a reforma já está em andamento.

PAC beneficiará cidades históricas
Gastão Vieira também anunciou o lançamento do PAC das Cidades Históricas em Sergipe. De acordo com o ministro, serão beneficiadas as cidades de Aracaju e São Cristóvão.O deputado Fábio Reis (PMDB) afirmou que Laranjeiras também deve ser inclusa no projeto. "É uma cidade belíssima, com alto teor histórico, como a igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a Casa do Engenho Retiro, além de cavernas e grutas", ressaltou. O ministro aceitou o argumento do parlamentar e disse que Laranjeiras também pode ser beneficiada com o programa.

Participação
Também participaram da reunião o Diretor de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Carlos Henrique Sobral, o deputado federal Mendonça Prado, o secretário de Agricultura de Sergipe, José Macedo Sobral, a senadora Maria do Carmo, o presidente do Funcaju, Joselito Vale, o vereador Robson Viana, o secretário adjunto de Turismo de Sergipe, Ivo José Roberto, o assessor parlamentar do ministério do Turismo, Rodrigo Lamego e o coordenador geral de análise de projeto do ministério do Turismo, Bernardo Soares.

Visita
O ex-governador Albano Franco, acompanhado do seu irmão, o empresário Walter Franco, esteve na manhã desta quarta-feira, 05, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para visitar o governador Marcelo Déda. Eles estiveram também no apartamento onde está internado o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade, que se recupera de intervenção cirúrgica.

Rosário: Vereadores lembram trajetória de Padre Geraldo
O trabalho social e humanista do padre Geraldo, prefeito de Japaratuba que faleceu esta semana vem repercutindo em diversos municípios. Em Rosário do Catete, vários vereadores usaram a tribuna para homenageá-lo. Apesar de atuar no município vizinho de Japaratuba, o gestor teve grande representatividade no meio político e social da comunidade de Rosário do Catete, graças as suas ações voltadas para as famílias mais carentes.

Itabaiana: deputada lamenta fato ocorrido
A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na sessão  de ontem, 5, para lamentar um fato ocorrido no município de Itabaiana. Ela disse que embora esta cidade de grande porte do agreste sergipano, através de sua administração municipal, tenha demonstrado com atitudes ser parceiro do governo do Estado, não tem tido tratamento recíproco.

Ordem
Segundo a deputada, o município colocou à disposição do governo do Estado dois terrenos para a construção do prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Ciretran, ambos com 5 mil metros quadrados cada. No entanto, embora o prefeito Valmir de Francisquinho tenha solicitado ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) borra de asfalto para a "Operação Tapa-buraco" no município e o pedido já tivesse sido disponibilizado pelo diretor presidente do órgão, lamentavelmente uma ordem palaciana em contrário impediu que fosse concretizada a solicitação.

Governador de todos
A deputada disse ao governador interino, Jackson Barreto, que como governador interino ele tem que ser o governador de todos, aliados ou não, os que o elegeram ou não. "E olhe que o agrupamento do prefeito Valmir de Francisquinho contribuiu fortemente par a eleição desse governo que aí está", declarou.A parlamentar disse que entende como necessário um atendimento a todos os municípios, sem restrições, sem escolhas.

Atitude tacanha
"Sem atitudes que não fazem o Estado crescer, que não desenvolvem nosso Estado. Foi uma atitude tacanha, pequena dizer que não pode ir a borra porque o prefeito da nossa cidade não é aliado do governo do Estado", disse Maria Mendonça, acrescentando que embora não seja aliado o prefeito de Itabaiana é parceiro do governo e já provou isso com atitudes como a doação dos terrenos.

Max volta a denunciar crime ambiental em área de manguezal
No Dia Mundial do Meio Ambiente, ontem, 05, apresentando fotos, o vereador Max Prejuízo (PSB) voltou a denunciar no plenário da Câmara de Aracaju (CMA),  o aterramento da área de manguezal ao lado da ponte Gilberto Vila-Nova, erguida sobre o rio Poxim, interligando os conjuntos Augusto Franco e Inácio Barbosa, o que caracterizou como crime ambiental.

Aonde está a Adema?
"O aterro é algo claro ali, na área do mangue, às margens do rio Poxim. As construtoras estão, de forma absurda, usando desse mecanismo diariamente. Estão aterrando a área do mangue, de ambos os lados da ponte, e não se vê posicionamento de nenhum Órgão ambiental competente.  Aonde está a Adema? Aonde estão as Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente?", questionou o parlamentar.

Posicionamento
Cobrando um posicionamento dos Órgãos ambientais fiscalizadores, Max apresentou aos parlamentares e à população, diversas fotos da área aterrada, inclusive com o trator trabalhando no aterramento. Ele informou que há um mês relatou a prática na área de manguezal mas até o momento nenhuma providência foi tomada. "Áreas que poderiam ser usadas pelo poder público estão sendo aterradas a revelia pelas construtoras, sem que haja nenhuma fiscalização. A quem pertencem esses terrenos?", indagou o vereador.

Sistema viário do viaduto do Detran será liberado no final de julho
Na manhã da última terça-feira, 4, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, fez mais uma visita técnica ao canteiro de obras da duplicação do Viaduto do Detran, em Aracaju. Acompanhado do presidente do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), Antonio Vasconcelos, e engenheiros, o secretário analisou os projetos e detalhes do andamento das etapas da construção, entre eles a do paisagismo no trecho de acesso ao conjunto Sol Nascente.

71% dos serviços executados
A obra, que está com quase 71% dos serviços executados, sofreu alguns contratempos em virtude da recente greve dos operários da construção civil, o que provocou uma diminuição no ritmo dos trabalhos, mas, hoje, o secretário ratificou com a empresa Celi que até o final de julho, toda a parte do sistema viário será concluída, ou seja, o novo viaduto e seus acessos estarão liberados ao tráfego de veículos nos dois sentidos da avenida Tancredo Neves.

Recuperação do viaduto antigo
"Com o novo sistema viário funcionando, vamos precisar de 30 a 60 dias para a continuidade da recuperação do viaduto antigo. Ainda temos muita coisa para fazer como a recuperação de pilares e alargamento de sessão de pilares, mas esse serviço será feito por baixo do viaduto velho para não atrapalhar o trânsito", informou Valmor Barbosa.

Telha realiza audiência pública
Foi realizada ontem, 05,  no município de Telha, a Audiência Pública, onde foram apresentadas as propostas para Lei de

Diretrizes Orçamentárias 2014, o Orçamento Anual para 2014, bem como, o Plano Plurianual 2014/2017 assegurando o incentivo à participação popular na discussão das políticas públicas a serem implementadas em Telha, em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Coordenação
O evento foi coordenado por José Valmir dos Passos, Diretor Técnico da Cat – Consultoria, contabilidade e Assessoria Pública e, contou com as presenças do executivo municipal, secretários, assessores, professores, representantes da sociedade civil e organizada. O prefeito destacou a importância da audiência não só para ouvir a população, mas para melhorar ainda mais a transparência administrativa no município.

Destino dos resíduos sólidos é debatido em conferência na cidade de Maruim
O município de Maruim está se preparando para tomar uma atitude sustentável em relação ao destino dos resíduos sólidos produzidos na cidade. Para isto, na próxima sexta-feira, 7, acontecerá  a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, evento que reunirá o prefeito Jeferson Santana, o secretário do Meio Ambiente, Diego Silva Cardoso, demais secretários, empresários, vereadores e a população em geral.

Temáticas
O encontro acontecerá no Clube Municipal tendo quatro temáticas que nortearão as discussões. 1º Eixo – Produção e Consumo Sustentável; 2º Eixo ? Redução de Impactos Ambientais; 3º Eixo – Geração de emprego, trabalho e renda e o 4º eixo ? Educação Ambiental.No debate poderão surgir conceitos e propostas economicamente viáveis para que possam ser implantadas no município que quando executadas darão qualidade de vida, dignidade, emprego e renda para os maruinenses.

Transporte Público em pauta no Cabaré
Por ser alvo de muitas reclamações dos usuários, o transporte público de Aracaju não poderia deixar de entrar no quadro de debates do Cabaré, e foi pensando dessa forma que mais uma mesa redonda será formada hoje, 6, com os seguintes convidados: Georlize Teles, Secretária da Defesa Social; Demétrio Varjão, coordenador do Movimento não Pago; Emerson Ferreira, médico e Vereador, e o empresário Adierson Monteiro.

O futuro dos MBAs
Os melhores cursos de MBA custam cerca de 50 mil reais. O MBA é mais uma invenção norte-americana, centenária, por sinal. No embalo da globalização, espalhou-se pelo mundo inteiro. Até mesmo a Universidade de Oxford cedeu aos seus encantos. Hoje, o sucesso mundial do famoso curso não é mais o mesmo. Segundo Dale Stephens, do Wall Street Journal, o conhecimento está hoje disponível na internet, não é preciso pagar por ele. Além disso, as escolas de negócios estão mais preocupadas com a publicação de artigos científicos e com os rankings do que com o ensino. Matéria assinada por Thomaz Wood Jr. e publicada pela revista Carta Capital conclui: “O futuro indicará se os MBAs continuarão a significar bons negócios para profissionais, escolas e empresas.”

Frase
“Agora precisamos pensar também em crescimento.” – Angela Merkel, chanceler da Alemanha. (Essa declaração causou surpresa em todo o mundo. Foi, até mesmo, considerada como um milagre, face à posição que vinha mantendo, por um bom período de tempo).

Frases II
“Buenos dias! Nem dormi direito. Sonhei que fui adotado pela Suzana Vieira.” – @jose simao, pelo Tweeter. (Mais uma do festejado colunista da FSP).

Palestra
Nesta quinta-feira (6), a Cosil trará a Aracaju um dos maiores especialistas de cerveja do Brasil, Maurício Beltramelli. Com o tema 'O Mundo da Cerveja', Beltramelli falará sobre a diversidade dos estilos de cerveja, a temperatura correta para bebê-las, e a história das escolas cervejeiras. O evento será realizado para convidados especiais que conhecerão um pouco mais do imóvel Duo Residence, um projeto sob medida para quem aprecia as boas coisas da vida.

Stand
A apresentação acontecerá a partir das 19h, no stand de vendas Cosil da Adélia Franco. Maurício Beltramelli é mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação pelo Siebel Institute of Chicago (EUA) e formado na primeira turma no Brasil de Sommellier de Cervejas da Doemens Academy (Alemanha). Autor do livro "Cervejas, Brejas e Birras" – material que é referência em cursos sobre o assunto -, Beltramelli é fundador e escritor do site 'Brejas', onde já degustou e avaliou mais de 1000 cervejas de mais de 40 países.

Novidades no Feirão
A União Engenharia leva hoje, para o ‘9º Feirão da Casa Própria’, evento de comercialização de imóveis em parceria com a Caixa Econômica Federal, muitas novidades que farão os sergipanos saírem do aluguel. São promoções imperdíveis que o público só conhecerá durante o evento que será realizado no Centro de Convenções de Sergipe, de hoje a 09 de junho. Este ano, além dessas surpresas, a Construtora ainda oferecerá um exclusivo lançamento no bairro Luzia, com a expectativa de repetir o sucesso de vendas do Feirão da Caixa na Bahia. Não perca!

Agenda
06 de junho – Hoje é o dia NACIONAL DE LUTA CONTRA QUEIMADURAS. E também se comemora o dia NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO. O mês de junho é pródigo em datas que têm relação com a imprensa e seus profissionais. O dia primeiro é o dia da IMPRENSA e no próximo dia 7 ocorrerá a comemoração do dia da LIBERDADE DE IMPRENSA. O dia do jornalista é 7 de abril. E o do radialista é comemorado em 21 de Setembro. Em plena semana do meio ambiente, uma notícia preocupante: o Estado de Sergipe é a quinta unidade da federação que mais devasta a Mata Atlântica. Em 2012, foram destruídos 839 hectares. Números divulgados oficialmente apontam para um dado terrível: nos últimos 12 anos a Mata Atlântica perdeu quase 2 milhões de hectares. A Mata Atlântica é um BIOMA, ou seja, grande comunidade ou conjunto de comunidades distribuída numa grande área geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante.

Futebol

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE A – Em partida realizada no Batistão, ontem à noite, o Bahia, de virada, derrotou o Botafogo, por 2 X 1. Vitinho abriu o placar para o campeão carioca, enquanto que Fernandão assinalou os dois gols do tricolor de aço da Boa Terra. Foi justa a vitória do Bahia. O Botafogo começou bem, mas caiu muito de produção, na etapa complementar. SEEDORF, a grande atração do Botafogo, fez ótimas jogadas, mas acabou cansando e não conseguiu levar o grêmio da estrela solitária a uma nova vitória. Arbitragem regular de Éder Roberto Lopes, do Paraná. A renda somou a importância de 386 mil e 300 reais, com público pagante de 13 mil e 500 torcedores. Os não pagantes chegaram a 1.500. O Bahia recupera-se, sob o comando de Cristóvão Barros, e melhorou bastante sua situação na tabela, saindo de uma grande crise. Os demais resultados de ontem pelo Brasileirão foram os seguintes: Goiás 1 X 0 São Paulo – Criciúma 3 X 1 Santos – Portuguesa 1 X 1 Internacional – Vasco 2 X 0 Atlético Mineiro – Grêmio 1 X 0 Vitória – Atlético do Paraná 4 X 3 Ponte Preta – Náutico 1 X 0 Flamengo  e Cruzeiro 1 X 0 Corinthians. A quarta rodada será complementada hoje, com o jogo Coritiba X Fluminense. SÉRIE D – Em Juazeiro, o quadro local do mesmo nome empatou com o Botafogo, da Paraíba, em um tento. No próximo sábado, o Sergipe enfrentará o Botafogo paraibano, em João Pessoa. ORDEM DE SERVIÇO – Ao contrário do que fora anunciado, a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma do Batistão não foi assinada ontem.

Curtas
FILHA DE MICHAEL JACKSON É INTERNADA POR TENTAR SUICÍDIO. /// DILMA SANCIONA LEIS PARA CRIAÇÃO DE QUATRO NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. /// PROFISSIONAIS DE SAÚDE MANTÊM GREVE E OCUPAM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO. /// JUSTIÇA SUSPENDE ORDEM DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE FAZENDA NO MATO GROSSO DO SUL. /// APÓS GOVERNO ZERAR IOF PARA ESTRANGEIROS, DÓLAR CAI 1,3 POR CENTO. /// FALECE NO RIO DE JANEIRO A JORNALISTA SCARLET MOON, EX-MULHER DE LULU SANTOS. /// DILMA QUEBRA ACORDO DA MP DOS PORTOS E VETA PONTOS POLÊMICOS. /// PROJETO DE DOMÉSTICO EXIGIRÁ QUE PATRÃO PAGUE ATÉ 40 HORAS EXTRAS. /// COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PROJETO QUE DIFICULTA ABORTO LEGAL. /// THOR É CONDENADO POR MORTE DE CICLISTA. /// VICE-PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA, DEBORAH DUPRAT, DISCORDA DO TITULAR, ROBERTO GURGEL, SOBRE LIMINAR CONCEDIDA POR GILMAR MENDES QUE INIBE A CRIAÇÃO DE NOVOS PARTIDOS. /// SABATINA DE LUÍS ROBERTO BARROSO, INDICADO PARA O STF, REALIZOU-SE ONTEM, NO SENADO FEDERAL.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama Trânsito em Aracaju: Pra mim motoboy é um deficiente mental doidinho pra se tornar um deficiente físico…

www.twitter.com/clovis_silveira Eu sou até bonzinho, mas tem hora que: se um cachorro me morder ,quem pega raiva é ele!

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  O fundamentalismo religioso pode nos levar ao acirramento de ódio e da divergência política cultural, precisamos amar e respeitar diferenças.

www.twitter.com/rod_rocha  Comunidade evangélica na Esplanada berrando pela liberdade de expressão. Vamos ser livres? Então deixa todo mundo se amar. Amor não faz mal.

www.twitter.com/dilsonramoslima  Radialista de Sergipe entrevistando radialistas baianos na prévia da partida entre Bahia e Botafogo. É o fim da picada!

www.twitter.com/AmaralFolha  A Vale explora riquezas sergipanas, mas não incentiva nossa riqueza cultural.Grande showmusical patrocinado por ela faz turnê. Menos Aracaju.

www.twitter.com/sargentoedgard  É fácil ser contra o aborto quando não se vai passar  anos cuidando de alguém sem cérebro.

ARTIGO

Bolsa Família e os ataques rasos e injustos

Texto de autoria do procurador do Estado de Sergipe, Pedro Dias, publicado no Facebook que o blog republica hoje para reflexão do leitor. O blog pediu a autorização de Pedro Dias para publicar o texto:

Vejo diariamente várias pessoas – queridas, próximas ou não tão próximas – criticar veementemente o bolsa-família, no intuito de vê-lo extinto definitivamente por ser um programa que nada contribui para o desenvolvimento do Brasil e que só serve para alimentar “preguiçosos”.

Ao ver as críticas, lembro-me perfeitamente de quando ainda morava em Pernambuco e que tinha visitado as favelas e os canaviais pernambucanos, quer seja através da escola ou da Faculdade de Direito. Nas favelas, as pessoas sequer tinham a certeza se iriam se alimentar no dia seguinte. Trabalhavam por qualquer trocado nos grandes centros urbanos. Mulher, filhos, marido, tudo, enfim, se jogavam em qualquer possibilidade de ganhar um trocado.

Nos canaviais, a situação era mais grave. Quanta pobreza se irradiava em seu entorno. Muitos trabalhadores reduzidos à situação análoga à de escravo, crianças de 08 anos largando a escola para cortar cana, cana esta que maltratava os trabalhadores, alijando-os de membros (braços, dedos) e até produzindo cortes fatais. O incêndio que fazia com que todos “corressem” para cortar rápido. A sobrecarga desumana que literalmente matava pela fadiga. Isso ninguém me contou: eu vi com meus próprios olhos anos e anos a fio. Tudo para ganhar um vencimento que hoje seria em torno de um a três reais o dia.

Aí vieram os programas sociais. “Nossa, é um absurdo pagar alguém para não fazer nada!”, diriam os opositores do Cristóvão Buarque, então governador do DF. Depois, FHC aprimorou o programa. Lula veio e melhorou ainda mais. Me lembro perfeitamente da crítica dos donos de canaviais. Em termos atualizados, eles diziam: “agora ninguém quer trabalhar por dois reais o dia. Por causa dos programas sociais, querem dez reais!”. Ora bolas, que audácia do Governo Federal!!!

Então, vamos ver o que é necessário hoje para se ter direito ao benefício. Apenas as famílias extremamente pobres ou “apenas” pobres. Extremamente pobres são aquelas famílias que têm renda per capita de até R$ 70,00 por mês. As famílias pobres são aquelas que têm a renda per capita entre R$ 70,01 a R$ 140,00 por mês, e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos. Enfim, são população de risco social. Nelas, os maiores problemas são as drogas e a evasão escolar.

Para manter o benefício, devem ser observadas as seguintes obrigações:
a) Frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes de até 15 anos e de 75% para jovens entre 16 e 17 anos;
b) Manter as carteirinhas de vacinação sempre em dia;
c) Acompanhamento médico do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos;
d) Pré-natal das grávidas e acompanhamento das mulheres de 14 a 44 anos que amamentam;
e) Frequência mínima de 85% aos serviços socioeducativos para crianças e adolescentes de até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil.

Com esta gama de obrigações para a população miserável, percebe-se que o bolsa família tem um forte poder de alteração do status quo social da população de baixa renda. O filho que estuda tem muito mais chances de evoluir do que aquele analfabeto, que cortava cana porque seu pai o obrigava para poder ter direito a simplesmente comer.

O que poucos percebem é que o bolsa família tem um poder auto-regulador. Que efeito auto-regulador é esse? É o efeito de ser uma bolsa de um valor alto o suficiente para permitir que as famílias saiam da miséria absoluta para adquirir gêneros de primeira necessidade, mas baixo o suficiente para que, assim que a situação melhora, seja para a pessoa ou para a comunidade em que ela vive, a bolsa se torna desprezível. Essa é a “porta de saída” do programa. Atualmente, cerca de 13% dos beneficiários já saíram (quase dois milhões de beneficiários – http://oglobo.globo.com/pais/bolsa-familia-mais-de-16-milhao-de-casas-abriram-mao-do-beneficio-8312947), o que demonstra estar indo, no geral, no sentido correto.
Os efeitos na economia, na saúde e na educação são tão gigantescos como o nosso próprio país. Em excelente artigo, Daniel Jorge Caetano menciona todos os efeitos a longo prazo do programa. http://mariafro.com/2010/09/29/o-melhor-texto-sobre-o-bolsa-familia-que-ja-li/.

E de tão inconteste que são os seus benefícios que nem a mais tresloucada das oposições pensa em retirá-lo (perderia, também, milhares de votos).

Bolsa família e os programas de assistência social fazem do Brasil o país com a maior política pública de distribuição de renda do mundo. Tem problemas na sua aplicação? Com 13 milhões de brasileiros recebendo apenas o bolsa família, seria impossível dizer que não. Mas isso não tira o mérito do programa e nem esconde o fato de que os defeitos devem ser corrigidos e aumentada a fiscalização.

E se pensarmos que ele é um efeito tupiniquim, a maior democracia do mundo, os Estados Unidos, já declararam abertamente que querem levar a experiência bem sucedida do Brasil para a realidade ianque. http://www.indfm107.com/home/hillary-clinton-quer-implantar-bolsa-familia-nos-eua-se-eleita/

É por estas e outras razões que sou fã e defendo o bolsa família de seus ataques rasos e injustos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases  do Dia

“Genialidade e maldade não combinam.”

“A melhor universidade é a felicidade de viver”.

Alexandre Pushkin, nasceu me 06 de Junho de 1799, considerado por muitos o maior poeta russo. Faleceu em 1837.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais