Além da família, a sociedade em geral deve se envolver na luta contra do crack, droga que não escolhe cor, gênero, classe social ou religião. Com poder avassalador, essa praga invadiu a sociedade, quebrou regras, transpôs limites e escravizou milhares de pessoas. Jovens viciados desfalcam os pais, roubam e se prostituem para comprar um punhado do “veneno”. O crack é descrito pelos usuários como uma “droga egoísta”. Dependentes deixam aos poucos o convívio familiar, amigos e trabalho. Isolam-se. Até os companheiros de uso são abandonados. A vida social passa a não existir mais. E as alucinações provocadas pela paranóia pós-droga começam a atormentar. O grito por socorro só vem quando existe uma consciência da própria desmoralização, mas aí já é tarde demais. Uma tragédia!
Impondo condições
A prorrogação do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da chamada linha branca de eletrodomésticos – fogões, geladeiras e máquinas de lavar – em vigor desde abril, pode ser autorizada pelo governo. A redução deveria acabar no próximo dia 31, mas o governo federal admitiu que uma condição para a continuidade seria o comércio e a indústria oferecerem mais empregos e investimentos. Também foi condicionada a extensão à transferência da vantagem obtida por fabricantes e revendedores para o consumidor. O desconto no IPI continuaria em vigor até o fim de janeiro.
Sem vitamina D
Apesar do sol forte o ano inteiro em praticamente todo o território nacional, pesquisadores da USP descobriram que o brasileiro é um povo com carência de vitamina D, que é sintetizada pela luz solar. O problema se deve à má alimentação e à falta de atividades ao ar livre. Jovens que não tomam café da manhã sofrem mais com o problema. Nenhum dos participantes do estudo ingeria a quantidade recomendada de vitamina D. Alimentos como salmão, sardinha, leite e derivados (somente os integrais) são ricos
Missa
Será celebrada às 19 horas de amanhã na Igreja do Salesiano, a Missa de 7º Dia pela alma do odontólogo Elmir Borges Santos, falecido a semana passada
Teste em urnas
A Justiça Eleitoral aprovou todas as 26 inscrições dos interessados em participar dos testes de segurança das urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições do ano que vem.
Os investigadores irão atacar o software do sistema com o objetivo de verificar se há falhas ou brechas para fraudes. Os aprovados são profissionais das áreas de ciência da computação, engenharia eletrônica, análise de sistemas e auditoria.
Mais água
A Deso iniciou ontem as obras de modificação da Estação Compacta de Tratamento de Água existente no povoado Sobrado,
Mais segurança
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster, visitará o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes. Vai solicitar que o policiamento seja reforçado na área central de Aracaju para garantir a segurança dos consumidores que vão às compras para o Natal e Final de Ano. Aliás, as festas natalinas no centro da capital são desenvolvidas em parceria: a SSP garante a segurança, a Prefeitura monta a decoração e a CDL banca as despesas com o Papai Noel que fica no Calçadão da João Pessoa durante todo o mês de dezembro.
PEC do diploma
O projeto que restabelece a obrigatoriedade do diploma de bacharel para o exercício da profissão de jornalista será votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta quarta-feira. O parecer do relator, deputado Maurício Rands (PT-PE), é favorável à constitucionalidade da matéria. Em junho, o Supremo Tribunal Federal acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão com o entendimento de que a exigência feria a liberdade de expressão prevista na Constituição.
“Borrachudos”
Dos 178,2 mil cheques trocados em Sergipe no mês passado, 23,6 mil foram devolvidos sem fundos. A informação é do Dieese. Em termos de valor, a econômica sergipana trocou
Novos restaurantes
O setor de alimentos e bebidas está superaquecido em Aracaju, fato que tem estimulando os empresários a abrir novos estabelecimentos. Segundo o presidente da seccional da Abrasel em Sergipe, Álvaro Egerland, até dezembro próximo deverão ser inaugurados oito restaurantes somente na avenida Beira Mar. “Desde janeiro passado, a capital ganhou cerca de 60 novos bares e restaurantes”, informa Álvaro, que acabou de reativar a famosa feijoada do Albar, na casa Villa Botequim, localizada na avenida Jorge Amado.
Greve continua
Reunidos em assembléia ontem à noite, os bancários do Banese e do Banco do Nordeste decidiram manter a greve. Eles não aceitaram as contrapropostas apresentadas pelas duas instituições. O presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza, disse que o Banese até evoluiu na contraproposta apresentada ontem, porém a categoria resolveu continuar de braços cruzados.