Estatística macabra

O número de corpos autopsiados pelo Instituto Médico Legal de janeiro até agora permite dizer que a violência em Sergipe é igual à verificada numa guerra civil. Nos 168 dias deste ano, deram entrada no IML nada menos do que 917 cadáveres, com destaque para homicídios e acidentes automobilísticos. É um absurdo que quase mil pessoas tenham perdido suas vidas no Estado em menos de seis meses. Esse número revela que algo precisa ser feito rapidamente para reduzir o número de assassinatos e de acidentes de carros. Esta última causa também é muito preocupante, principalmente quando se sabe que boa parte das vidas tiradas pelo trânsito foi conseqüência da irresponsabilidade de pessoas que insistem em dirigir embriagadas. Um Estado tido como pacato como o nosso, não pode continuar com essa crescente violência, que deixa o cidadão receoso de ser o próximo número dessa macabra estatística.

 

Baixou a crista

 

Reunião realizada ontem em Brasília, colocou água na fervura do senador Almeida Lima (PMDB). Jackson Barreto, Moreira Franco, Renan Calheiros e o próprio Almeidinha praticamente acertaram que o senador deve mesmo se conformar com uma candidatura a deputado federal. Moreira Franco e Calheiros propuseram que Jackson desse uma ‘mãozinha’ na campanha de Almeida, tendo o deputado garantido que isto será feito. Hoje, os dois primos devem fechar o acordo numa conversa com o governador Marcelo Deda (PT).

 

Acordo vai melar

 

Pelo andar da carruagem, os verdes sergipanos não devem fechar acordo político com o ex-governador João Alves Filho (DEM). Pelo menos é assim que pensa o presidente estadual dos verdes, Carlos Pina Júnior. Segundo ele, o partido se preparou para apresentar uma chapa majoritária em Sergipe. Portanto, um acordo para seguir a caravana de Alves Filho não apenas enfraquecerá o PV como desarticula no Estado a campanha presidencial de Marina Silva.

 

Carros sobem

Nos cinco primeiros meses deste ano, os preços do carro zero quilômetro ficaram 2,71% mais caros em relação ao ano passado. Desde setembro de 2009, o ritmo de queda sofreu uma reviravolta, fazendo com que os preços avançassem regularmente, atingindo 3,78% nos últimos oito meses. O aumento se deve à volta gradual da alíquota do IPI, a partir de outubro do ano passado.

Posse no Sintese

 

A professora Ângela Melo será empossada hoje como a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Síntese). O ato solene está marcado para às 20 horas no Iate Clube de Aracaju. A nova vice será a professora Lúcia Barreto. As duas, juntamente com o novo Conselho Fiscal, obtiveram 95,44% dos votos na eleição que renovou a diretoria do sindicato mais mobilizado de Sergipe. Sindicalista atuante, Ângela vai substituir o também competente líder sindical Joel Almeida. Boa sorte à nova diretoria do Síntese.

 

Turismo rural

 

A Emdagro conclui hoje o ‘I Seminário Estadual Sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar’. Iniciado terça-feira passada no Centro de Treinamento da Cidade de Boquim, o evento tem por objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável mediante a implantação e fortalecimento, pelos agricultores familiares, das atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais. A idéia é gerar renda e trabalho no meio rural e, conseqüente, melhorar as condições de vida.

 

Clientes reunidos

 

Aracaju vai receber no próximo dia 26, a 14ª edição do Encontro Cliente & Bompreço. Será no Teatro Tobias Barreto e no Centro de Convenções de Sergipe. O tema deste ano será “Saúde e Família: Para uma vida em harmonia”.  Na programação, diversão e conhecimento com palestras, apresentações culturais, dinâmicas, sorteio e a realização das feiras do Comércio Solidário e do Fornecedor. O cantor Fábio Júnior fará o show de encerramento do Encontro.

 

Comércio em alta

 

O comércio varejista de Sergipe registrou em abril passado, uma alta nas vendas de 10,98% ante o mesmo mês de 2009. É o que informa o Dieese com base em dados da Pesquisa Mensal do Comércio produzida pelo IBGE. No Brasil, as vendas do varejo cresceram em abril 9,08%. Entre os estados nordestinos, as maiores altas foram verificadas no Maranhão (20,81%), Alagoas (18,72%), Ceara (17,15%), Sergipe (10,98%) e Pernambuco (10,24%).

 

Café com lojistas

 

O Sindicato dos Lojistas de Sergipe (Sindilojas), oferece hoje um café da manhã aos associados e convidados. Será a partir das 8 horas no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia. O presidente do Sindilojas, Marcelo Oliveira, aproveita para apresentar a nova diretoria do Conselho Consultivo de Negócios de Shopping Center e Lojistas em Geral, que tem como presidente Gilza Góis. Também será lançado o Projeto Lojista de Sucesso, visando prestará consultoria gratuita em áreas administrativa, tecnológica e contábil.

 

Falta TV

 

Já começou a faltar modelos de televisores de LED de 32 polegadas. O pique de vendas é atribuído pelos lojistas à Copa do Mundo. A TV de LED é um aparelho que tem tela mais fina que o televisor tradicional com monitor de cristal líquido (LCD, na sigla em inglês) e possui maior qualidade de cor, graças a mais de uma centena de LEDs (diodo emissor de luz) nas bordas. A TV possui a tecnologia mais moderna entre as disponíveis nas grandes redes varejistas e seu preço é 50% maior que o de um televisor de LCD comum com as mesmas dimensões.

 

Surra feia

 

E a torcida do Sergipe está envergonhada com surra que o time levou ontem do ABC de Natal. O chamado ‘Mais Querido” sergipano tomou 5 gols e não fez nenhum, numa prova que não tem a menor condição de disputar essa tal de Copa do Nordeste. Diferente do que aconteceu com o Sergipe, o nosso Confiança fez bonito no Batistão ao derrotar o América (RN) por 3 a 1. Com a vitória, o Dragão do bairro Industrial ocupou a terceira posição na Copinha. Dá-lhe Confiança!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais