Etiqueta à mesa

0

Mesa montada no Espaço Alex Max

Ter boas maneiras à mesa e usar o bom senso para evitar gafes e desconfortos, são atitudes para bem viver e para obter cada vez mais civilidade. As regras de etiqueta continuam valendo no nosso mundo contemporâneo que apesar da correria entre as pessoas, devem ser observadas para melhor convívio social.

Vejam algumas regras que devem ser seguidas:

Quando um casal entrar num restaurante, o homem deve estar sempre à frente da mulher para conversar com o maitre sobre a escolha do local e informar a quantidade de pessoas que devem sentar à mesa. Na saída caberá a ela sair à frente.

Cleonâncio tem enjôo quando vê pessoas falando e comendo ao mesmo tempo
Quando sentar à mesa mantenha postura ereta, os braços junto ao corpo e as mãos sobre a mesa ou nos joelhos. Lembre-se de não ficar debruçado com os cotovelos sobre ela.

É dispensado o uso do aperto de mãos para cumprimentar. Um aceno com a mão ou com a cabeça será coerente.

O ruído dos pratos nos restaurantes seria reduzido se colocassem um moletom – forro de feltro ou flanela –  abaixo da toalha de mesa para absorver ruídos e líquidos derramados ou utilizasse  sous-plat, pequena bandeja de formato de prato raso, sobre os quais, são colocados os pratos. Entre eles coloca-se um pano para amortecer o barulho na troca de pratos.

Não use seu guardanapo para limpar pratos ou talheres, nem limpar o nariz ou suor. Use-o para limpar as mãos e a boca, principalmente antes de beber algo e no colo para proteger o vestuário de partículas de alimentos. Depois de terminada a refeição, deixe-o à

Marise adora lugares com ambiente bem decorado e com alimentos deliciosos
esquerda displicentemente, sem dobrar. Se utilizar o guardanapo de papel, nunca amasse e nem faça bolotas colocando sobre o prato. Deixe-o fora do prato depois de usado.

Lembre-se de que os copos de vinho devem ficar sobre a mesa quando estão sendo servidos, não erga para o garçom servir. A maneira correta de segurar é na junção do pé com o bojo para manter o vinho branco e o champanhe frios e para apreciar a cor.

Quando for comer o pãozinho que fica do seu lado esquerdo no prato de pão, corte-o com as mãos e vá comendo os nacos pequenos. Para passar a manteiga ou patê, pegue uma faquinha apropriada.

Auka fica irritado com o som das pessoas que falam alto nos restaurantes que frequenta, impedindo-o de obter uma conversa tranqüila

Não fale com a boca cheia, principalmente se tiver farinha, (He, He). Coloque uma porção pequena na boca e encha somente uma bochecha, mantendo a boca fechada para mastigar sem mostrar o bolo alimentar aos outros.

A história de palitar os dentes é antiga, na idade média o Cardeal Richelieu, ficou horrorizado quando viu o Chanceler Séguier, palitando os dentes com a ponta da faca, ordenando desde então, que arredondassem todas as pontas das facas. Utilize o toalete para fazer a limpeza dos dentes com palito ou fio dental e também para retocar a maquilagem ou até mesmo só o batom.

Não se assopra a sopa quente e nem se meche o cafezinho, fazendo barulho com a colher, e quando for provar, utilize a borda da xícara, nunca a colher.

Daniel e Polly valorizam ambientes românticos
A carne deve ser cortada numa pequena porção, sem ser de uma vez só.  Quando for comer, corte aos poucos, pedaço em pedaço. Não fique remexendo a comida e nem misturando no prato.

Quando for conversar, não fique gesticulando com os talheres nas mãos, nem chupando as frestas dos dentes, fazendo barulhinhos.

O celular é um vilão nos restaurantes, porque as pessoas estão dando mais atenção ao objeto do que aos acompanhantes que estão próximos. Evite interromper a refeição para atender um telefonema, o melhor seria desligá-lo ou sair para atendê-lo. Se desejar utilize pouco, sem delongas.

As pessoas sentem nojo quando escutam ou vêem pessoas assuar o nariz à mesa. Se desejar fazer isso vá ao banheiro e depois lave as mãos. Se necessitar, enxugue o nariz com um lenço com a

Joselito gosta de gargalhar bem alto nos restaurantes em momentos descontraídos
cabeça baixa e com discrição. Para espirrar e tossir o correto é levar um lenço ao rosto e desviar da pessoa que estiver perto.

Evitar manifestações excessivas, ao falar, beijar, abraçar, pois em lugares públicos o melhor é ter comportamento moderado e discreto.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais