Etiqueta Empresarial

0

Mayra Maynard

Devemos ter a preocupação para que o nosso comportamento no ambiente de trabalho seja harmonioso e cortês para mantermos as boas relações entre as pessoas e termos o nosso desenvolvimento profissional.

Existem situações que o profissional deve atentar para os detalhes de comportamento para não prejudicar a si mesmo e aos colegas. Ter boa apresentação pessoal e boas atitudes de comportamento é o básico para se obter etiqueta empresarial.

O mercado de trabalho altamente competitivo exige maior qualificação profissional, mas o maior número em demissões é devido aos problemas de conduta. Esse é um dos motivos para levarmos em consideração o quanto é valoroso observar as características dos funcionários e de suas atitudes.

Os especialistas costumam dizer que, se o profissional que estiver competindo no mercado de trabalho, desejar galgar melhor cargo, tem de ter cordialidade para  conseguir. Ter atitudes agressivas, desrespeitosas, prepotentes, autoritárias e mal educadas mancham a imagem dos funcionários que se tornam cada vez mais inconvenientes, gerando relacionamentos conflituosos.

A maneira de sentirmos mais confortáveis no ambiente corporativo é através do conhecimento pragmático da etiqueta profissional básica para fazermos nossas escolhas em relação ao uso das regras e ficarmos mais confiantes nas rotinas de trabalho.

O aprimoramento das boas maneiras leva a civilidade para o intercâmbio profissional. Lamentavelmente, uma grande quantidade de pessoas que nos cercam apresenta comportamentos tão inadequados que é difícil conviver com elas. A cobiça e a inveja são marcantes em pessoas que usam o egoísmo para alcançar o sucesso. Essas pessoas desconhecem o comprometimento da equipe e fomentam atritos e discórdias.

Existem algumas qualidades que devemos cultivar para termos etiqueta empresarial: cortesia, pontualidade, bom-humor, lealdade, compromisso, diplomacia, espírito colaborador, responsabilidade, disciplina, humildade e afabilidade.

Dicas de Etiqueta Empresarial:

1 – Seja gentil – Observe se você é gentil com seus familiares porque se for desatencioso também não será educado com os seus colegas de trabalho. Boas maneiras compensam, pois melhoram a qualidade de vida.

2 – Seja Generoso – Mostre respeito com atitudes generosas – Erguer a ponta do nariz e ser pretensioso não deixa a pessoa mais competente e nem mais respeitada.

3 – Seja educado – É difícil ser educado nas relações onde existem conflitos. Deve-se aproveitar o momento adequado, contornando resistências para mostrar os objetivos que beneficiam a todos sem egoísmos.

Denise Rodrigues

4 – Organização e Respeito – Mesas de trabalho e estantes geminadas exigem maior organização. Não avance com papéis e pertences para a mesa vizinha. Devolva o que pedir emprestado. Não coloque música para os outros escutarem o seu repertório. Não suje o birô do outro. Fale moderadamente ao telefone.

5 – Seja ético e discreto – Reflita se você anda fazendo mexiricos, contando sobre a vida de pessoas, dizendo segredos pessoais dos outros.

6 – Tenha consideração – O contato visual direto entre profissionais é considerado uma excelente prática de negócios. No popular, olhe nos olhos das pessoas quando estiver falando ou dando alguma explicação. Levante-se  quando for atender alguém e quando for se despedir leve até à porta.

7 – Seja eficiente – resolver os serviços corretamente sem burocracia e sem deixar pessoas esperando pela morosidade na tramitação. Cumpra prazos.

8 – Sorria – Um simples sorriso melhora qualquer ambiente de trabalho. A famosa cara feia por insatisfação ou raiva afasta as pessoas.

9 – Ajude – Comportamento positivo reflete boas maneiras e promove vantagem competitiva. Utilize a gentileza e a generosidade no compartilhamento de informações.

10 – Tenha imagem voltada para o trabalho – O traje profissional emite uma imagem positiva caso seja adequado ao ambiente profissional. O jeito como você se arruma e se apresenta em público deve ser de modo discreto: Para mulheres, evitar bijuterias grandes, sandálias exageradas de salto alto, roupas apertadas, decotadas e transparentes, barriga ou ombros de fora.
Para homens: Usar camisas de tecidos discretos sem grandes logomarcas e abotoadas sem mostrar o peito. Manter os sapatos engraxados e com solas que não estejam gastas. Os tênis devem estar limpos. Os cabelos aparados e barba feita ou aparada.

Você poderá também vestir-se de acordo com o cargo que almeja ao mesmo tempo em que se veste apropriadamente para o seu trabalho.

11 – Ter boas atitudes – A linguagem não verbal também é importante. Evite falar com um colega muito próximo a ele, colocar o dedo em riste, falar cuspindo ou falar quando estiver comendo, mostrando assim o bolo alimentar. O modo de sentar deve ser ereto e não caído na cadeira, bem relaxado.

12 – Não fazer Bullying – Chamar as pessoas pelo nome e com formalidade. Evitar apelidos e chacotas. Nada de garota, baixinha, querida, camarada. O menosprezo e humilhação trazem sérios problemas de saúde aos colegas.

13 – Respeitar a hierarquia – Não misturar os papéis sociais. Mesmo que você tenha intimidade com o seu colega não use dessas intimidades no ambiente de trabalho.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais