Exortação ao bom senso

A sociedade sergipana tem acompanhado atentamente a polêmica que envolve o pedido de autorização de empréstimo formulado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. A oposição, liderada pelo deputado Venâncio Fonseca, aparenta discordar da solicitação, argumentando, dentre outras coisas, que não sabe onde a totalidade dos recursos será aplicada; que a situação financeira do Estado pode se agravar, comprometendo a gestão administrativa dos futuros governos; que este empréstimo pode ocasionar consequências danosas para o servidor público etc.

O interessante desse discurso da oposição é que em nenhum outro momento da história política deste Estado, colocou-se tantos óbices para que o mesmo pudesse contrair empréstimos junto a instituições oficiais.

Aprovações no passado – Por exemplo: no Governo de Albano Franco, onde o Estado viveu momentos financeiros críticos, chegando-se, inclusive, a atrasar o pagamento da folha de pessoal por diversas vezes, o Poder Executivo conseguiu aprovação da Assembleia Legislativa para tomar diversos empréstimos. Conseguiu, inclusive, observem caros leitores, a aprovação para a venda da antiga Energipe (sob a alegação de que o Estado precisava de recursos para investimentos), isso com o voto a favor de alguns deputados que hoje se encontram nas hostes da oposição. Foi naquele governo que o Estado aderiu ao Programa de Ajuste Fiscal do governo de Fernando Henrique Cardoso, que foi importante para a governabilidade naquele momento. Mas um detalhe importante chama a atenção: apesar de toda a crise financeira daquele época, nenhum dos governos que sucederam ao de Albano Franco se viu prejudicado pelos empréstimos que foram contraídos naquele período.

Outros Estados – Não é segredo para ninguém que o Estado de Sergipe, assim como quase todos os outros Estados da Federação, não atravessa um bom momento financeiro, decorrente, sobretudo, da queda da principal fonte de receita – o FPE. E vejam que a maioria dos Estados já conseguiu autorização para acessar a linha de crédito disponibilizada pelo Governo Federal, a exemplo de Pernambuco ( http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/verprojeto.php?paginapai=3624&com=11&numero=1015/2012&docid=552CA901BEA333D903257A54004BA5FF  ), permitindo, com isso, a realização de diversos investimentos em aéreas como saneamento básico, mobilidade urbana, saúde, educação, segurança pública etc.

Crise financeira – Notem que a crise que atinge os estados, também atinge os municípios brasileiros. Basta observar que a principal fonte de receita da grande maioria dos municípios brasileiros, o FPM, teve queda neste mês de outubro de 30% em relação à expectativa que se tinha (confiram: http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21063:outubro-tem-o-pior-fpm-do-ano-30-menor-que-o-previsto-&catid=52:fpm&Itemid=156 ). O município de Aracaju, por exemplo, apesar de estar muito bem financeiramente (http://www.contaspublicas.caixa.gov.br/sistncon_internet/consultaDeclaracoes.do?acao=imprimir&numeroDeclaracao=408107  ), pode, a depender da extensão e duração da crise, também ser afetado. Por conta disso, o Governo Federal, a pedido da Confederação Nacional dos Municípios estuda disponibilizar uma linha de crédito específica para os mesmo, que minimize essa frustração reiterada de receitas.

Então, num juízo hipotético, pergunta-se: será que o futuro prefeito de Aracaju, João Alves Filho, não se valerá dessa prerrogativa de tomar empréstimo a juros baixos e prazo dilatado para a realização de obras e o atendimento de outras necessidades de nossa capital? Será que  algum vereador votará contra um pedido como esse? O bom senso indica que não. Mas isso só o futuro dirá!

Déda retorna amanhã
O governador Marcelo Déda retorna amanhã, 20, a Aracaju. Como ele mesmo informou pelo twitter acabou a segunda etapa da quimioterapia. Déda vem reagindo bem ao tratamento. Este final de semana Déda deve ter uma reunião com o governador em exercício Jackson Barreto.

Proinveste e Cultura I
Sergipe pode receber R$ 727 milhões de reais do Governo Federal para promover avanços significativos na qualidade de vida da população sergipana. Os recursos são oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) e só aguardam a aprovação da Assembleia Legislativa para serem liberados. Diversas áreas ganharão com esse aporte de recursos, inclusive a Cultura.

Proinveste e Cultura II
Com o recurso, o Governo de Sergipe, via Secretaria da Cultura, planeja investir mais de R$ 8 milhões na revitalização da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e do Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES). A BPED pode se tornar um Complexo Cultural, com um café, um anfiteatro e a modernização do acervo. Já o projeto da APES prevê uma ampla reestruturação do prédio e modernização do acervo.

Paradoxo I
Enquanto recebe verba especial do governo do Estado para ajudar na reforma da Catedral Metropolitana, a Arquidiocese de Aracaju suspende as visitas ao Museu de Arte Sacra, localizado na cidade de São Cristóvão, prejudicando o turismo sergipano numa época em que começa a alta estação.

Paradoxo II
É um caso típico de atitude em mão-única. Simplesmente inadmissível. O fechamento do museu é um verdadeiro absurdo. Os serviços que servem de motivo podem, sim, ser executados com o museu aberto ao público. É só colocar a cabeça para funcionar.

Correta a decisão da Justiça em Itabaiana
De parabéns a juíza da Comarca de Itabaiana, Maria Diorlanda Castro Nóbrega, acatou a ação civil pública, impetrada pelo Ministério Público de Sergipe, e determinou  ontem, 18, o bloqueio das contas da prefeitura.  O bloqueio é para que o prefeito priorize o pagamento dos salários atrasados dos servidores.

Promessa não cumprida
De acordo com o MPE, desde maio de 2010 que o prefeito Luciano Bispo vem atrasando o pagamento dos salários dos servidores. Só para lembrar: na campanha de 2008, Luciano Bispo prometeu em praça pública que não atrasaria mais os salários dos servidores como nas suas gestões anteriores. Não cumpriu a promessa e foi derrotado este ano.

Capela
O prefeito eleito de Capela, Ezequiel Ferreira Leite Neto (PR), concedeu entrevista esta semana na Ouro Negro FM (Carmópolis). Se apresentou firme e falou exclusivamente sobre os projetos que pretende levar para o município. Mostrou especialmente preocupação com as áreas da educação, saúde e de geração de emprego e renda.

Escolas fechadas
O futuro prefeito tem afirmado que administração atual, por conta de uma política educacional deficiente, protagonizou o fechamento de dez escolas rurais; o aumento do índice de analfabetismo e a queda doIDEB. Também, segundo ele, promoveu a maior greve de professores detoda a história do município e ainda ofereceu, ao longo dos últimosanos, uma merenda escolar de péssima qualidade nas unidades de ensino da rede municipal.

Economia local
Dentre as ações que pretende executar, Ezequiel citou o incremento da economia local com a instalação de um polo industrial. O prefeito eleito, que é capelense e também empresário, emprega atualmente no município mais de 1.200 pessoas. Ele, junto com Chico de Ary, venceu o pleito nas últimas eleições para a desembargadora aposentada, Joseja Paixão (PSB), candidata do prefeito Manoel Messias Sukita.

Erradicação da fome no mundo
O deputado federal Márcio Macedo (PT) registrou, em plenário, nesta semana, a passagem do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. "Esse é um dia dedicado a chamar todos os países para adoção de políticas, programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e garantir a segurança alimentar dos povos", disse.

Redução
O parlamentar afirmou que "o Brasil é um dos maiores destaques do relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na semana passada, pois conseguiu reduzir de 14,9%, no período de 1990 a 1992, para 6,9%, nos anos de 2010 a 2012, o percentual de subnutridos". O relatório foi elaborado conjuntamente com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e o Programa Mundial de Alimentação.

Plano Diretor I
A votação das emendas ao Plano Diretor será retomada na próxima terça-feira, 23/10. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), as sessões acontecerão na terça, quarta e quinta-feira. As primeiras proposituras a serem votadas, correspondem ao volume de emendas que foram aprovadas nos dias 25 e 26/9 e tiveram de ser anuladas. A anulação das emendas ocorreu porque feriu o Regimento Interno da Casa. O regimento apregoa que as votações devem acontecer em Sessões Ordinárias. Porém, o Plenário estava votando as proposituras em Sessões Extraordinárias.

Plano Diretor II
O presidente da Câmara garante que o Parlamento Municipal defenderá os interesses da sociedade aracajuana. O parlamentar ainda acrescentou que a previsão para o término das votações de todas as matérias relacionadas ao Plano Diretor será ainda na atual legislatura. As sessões da câmara são abertas ao público e transmitidas ao vivo através do canal Legislativo (TV Alese – SIM TV – canal 16) ou da internet (www.camaradearacaju.com.br) em áudio e vídeo. Outra opção é ouvir a transmissão pela Rádio Liberdade 930 AM.

Congratulações do Senado a José dos Anjos
O senador Valadares (PSB) apresentou ontem, 18, requerimento de voto de congratulação ao Desembargador José dos Anjos por ocasião de sua posse no Tribunal de Justiça de Sergipe. O novo desembargador, que tomou posse no dia 9 de outubro, foi escolhido após formação da lista tríplice pelo critério de merecimento, na sessão administrativa do Pleno do dia 26 de setembro.  Como o blog já destacou José dos Anjos é um homem simples, correto e com uma carreira brilhante. Todas as homenagens são justas.

Visita à CMA
Na manhã desta terça-feira, a Câmara Municipal de Aracaju recebeu a visita de mais três vereadores eleitos, que serão empossados em 2013. Foram recepcionados pelo atual presidente da Casa Parlamentar, Emmanuel Nascimento, os vereadores Iran Barbosa, que retorna à Câmara no próximo ano, Augusto do Japãozinho e o Pastor Roberto Moraes. Os futuros parlamentares aproveitaram para conhecer o prédio que abriga o Parlamento Municipal, que passou por reformas, visando acomodar melhor os servidores e a população em geral.

Definindo diretrizes
secretária da Cultura, Eloisa Galdino, reuniu-se na tarde da última quarta-feira, 17, com a direção da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) e debateu com o diretor artístico, Guilherme Mannis e o diretor administrativo Cláudio-Alexandre Silva os rumos do grupo para 2013. Durante a reunião, foi realizado também um balanço sobre a temporada deste ano, e pensada uma reestruturação para a ORSSE, no que diz respeito à compra de instrumentos e aprimoramento dos músicos.

Participação
Outro ponto bastante discutivo foi a participação do grupo no projeto Orquestra Jovem, principal ação da Secult para 2013, que irá capacitar jovens para entrarem no mundo da música clássica.

Abertas inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo
O Prêmio Sebrae de Jornalismo está com as inscrições abertas para a sua quinta edição. A proposta é reconhecer os trabalhos desenvolvidos para mídias tradicionais como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. Com a temática voltada para os pequenos negócios, o trabalho se consolidou ao longo dos últimos quatro anos com a inclusão da etapa estadual na premiação.

Receptividade
“Não temos dúvida de que a receptividade do Prêmio é positiva nas redações, pois as últimas edições mostraram que a imprensa regional tem força. O jornalismo local também pode chegar ao topo como vencedor nacional ao lado dos grandes veículos de imprensa do país”, diz a gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae Nacional, Cândida Bittencourt.

Sergipe
Um bom exemplo é o caso de Juliana Almeida, da Rádio Liberdade 930 AM, de Aracaju, que inscreveu na última edição uma matéria sobre a história das catadoras de mangaba. Com essa reportagem ela venceu a 4ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Radiojornalismo.

Inscrições
Para ter acesso a todas as informações do Prêmio, basta acessar www.premiosebraedejornalismo.com.br . As inscrições vão até o dia 21 de janeiro de 2013. Poderão ser inscritas reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012, com pautas ligadas aos seguintes temas: empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas e gestão empreendedora nos pequenos negócios.

Terça-feira do cinema alternativo no SESC
Todas as terças, às19h, o Sesc exibi filmes gratuitos no auditório da unidade Centro. Na próxima semana, dia 23/10, o filme da vez é "Aquele que Sabe Viver (1962) do diretor Dino Risi. Programa-se! O Sesc unidade Centro está localizado à rua Dom José Thomaz, 235.

José Eugênio de Jesus I
Ontem foi o aniversário de uma grande personalidade sergipana. Completou 94 anos José Eugênio, considerado o decano da imprensa de nosso Estado. Nascido em 1918, exerceu as funções de gráfico e depois tornou-se professor da antiga Escola Industrial, que funcionava na rua Lagarto com Maruim. Um dos pioneiros e dos maiores ícones do rádio sergipano, iniciou sua carreira na Rádio Difusora, onde atuou ao lado de Alfredo Gomes. Foi fundador da ACDS – Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe.

José Eugênio de Jesus II
Ajudou a criar os sindicatos dos gráficos, dos jornalistas e dos radialistas. Presidiu a ACDS e a ASI – Associação Sergipana de Imprensa. É, também, poeta. Não abre mão de fazer suas caminhadas, todos os dias. Eugênio desfruta de grande simpatia e acolhida nas diversas camadas da sociedade sergipana. José Eugênio comemorou, ontem, ao lado de filhos e netos, mais uma data natalícia. O blog associa-se às homenagens prestadas a José Eugênio de Jesus.

A diversão desse sábado é na In Box
nesse sábado, dia 20, a casa noturna, In Box, está recebendo o renomado Paulo Pringles, que animará a pista com os sucessos do mundo eletrônico. E para receber o DJ, a In Box fez algumas alterações na sua estrutura física: montou um palco menor, possibilitando uma interação maior do DJ com o público.

4º Empe de Tênis I
Começa amanhã, sexta-feira 19, às 18 horas, nas quadras do Racket Club, em Aracaju, o 4º Empe de Tênis – único torneio em Sergipe que premia com uma raquete os campeões de todas as categorias. As partidas decisivas acontecerão no dia 27, quando os campeões ganharão uma raquete Babolat – considerada a mais moderna do mundo. Além de troféu, os campeões de todas as categorias ganharão uma raquete de tênis Babolat. O evento será aberto ao público e a programação poderá ser acessada através do endereço www.racketsport.com.br.

4º Empe de Tênis II
Este ano o número de inscritos superou a expectativa da organização. Serão 340 tenistas de Aracaju, Salvador e Maceió  – 40 a mais em relação ao ano passado. O circuito sergipano de tênis promovido pela construtora Empe será aberto ao público e acontecerá no Racket Club, localizado avenida Heráclito Rolemberg, em Aracaju, nos dois próximos dois finais de semana (sexta das 18 às 22 horas; sábado e domingo das 8 às 22 horas).

Flagrantes esportivos
VÔLEI DE PRAIA – As brasileiras Juliana e Larissa conquistam o campeonato mundial pela sétima vez e batem recorde. /// Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, contraria a FIFA e diz que Copa das Confederações terá 6 sedes. /// Índios não vão pagar ingresso na Copa de 2014. /// Campeonato brasileiro da série A perde 500 mil torcedores. /// Por causa do problema da ambulância que não teve acesso à pista STJD pede interdição do estádio de Vila Belmiro. /// Joaquim Feitosa, presidente do América de Propriá, confirma que vai assumir a direção de futebol do Sergipe. /// Seleção faz último jogo de 2012 contra a Colômbia, em novembro. /// Alex descarta possibilidade de voltar à seleção brasileira.

Curtas
Lewandowski muda voto e empata julgamento de Costa Neto. /// Brasil terá pelo menos 5 novas montadoras de automóveis em 3 anos. /// Dirceu acusa a GLOBO de fazer campanha para SERRA. /// Justiça manda GOOGLE tirar do ar blog contra Haddad. /// BNDES aprova 1,2 bilhão de reais para aeroporto de Guarulhos. /// Falta de chuva provoca a ligação de termoelétricas. /// Contas de luz deverão ficar mais caras. /// Saldo de FGTS já pode ser consultado através de torpedo. /// Colômbia e FARC iniciam diálogo de paz na Noruega. /// Justiça proíbe telão em comício na Bahia com a presença de Dilma. /// Bombardeios matam 44 na Síria pouco antes da chegada de mediador.

PELO TWITTER

www.twitter.com/glauco_vinicius  Queria perder peso na mesma velocidade que o Serra perde votos.

www.twitter.com/ivonaldo  ‏@D0_BEM Durante seu dia pense em coisas boas e pronuncie palavras positivas; concentre-se no bem. Evite pensamentos maus

www.twitter.com/GracceMelo Bom dia. "Os sonhos não determinam o lugar em que você vai estar,mas produzem a força necessária para chegar até lá" -Augusto Cury

www.twitter.com/clsamu192  Não adianta fazer campanha contra o café da manhã dos TUITEIROS, pq o evento é APARTIDÁRIO, participa quem quiser #FICAADICA.

www.twitter.com/rosangeladoria Sempre que vejo pessoas como Lucas Aribé constato o quanto eu sou limitada!

www.twitter.com/sarahvivians  Não acenda um fogo que não pode apagar.

www.twitter.com/SandroAndrade_  O problema de Sergipe é que tem muito pão com ovo se achando Mc Donalds. E olha que eu prefiro Subway. Hahay!

Nota esclarecimento – prefeito eleito de Rosário do Catete, Laércio Passos

Eu, Prefeito eleito de Rosário do Catete – SE, José Laércio Passos Júnior, venho através desta, esclarecer o que segue, em razão do que foi publicado em alguns sites e blogs, nesta última quinta-feira, dia 18 de outubro de 2012:
1) Durante toda a campanha política, fui bastante agredido e humilhado pelos meus adversários políticos; sofri inúmeras ofensas, ameaças e provocações. Meus adversários utilizavam pulseiras de prata e algemas; simulando minha prisão. Além de músicas e danças; tudo para denegrir minha imagem, zombar, maltratar a mim, minha família e meus eleitores.
2) Diante da vitória consagrada no dia 07 de outubro de 2012, juntamente com meus eleitores; comemorei com entusiasmo, no qual, vibrava em mim a alegria e a gratidão ao querido povo rosarense. Em momento nenhum, houve humilhação perante o Ministério Público e a Polícia Federal. A manifestação foi para mostrar aos meus adversários que o Poder Judiciário não pertence a eles e sim às autoridades competentes. Foi um ato exclusivamente, voltado para os meus adversários políticos, mostrando a eles que estávamos “Livres” das perseguições, ofensas e ameaças, proferidas por eles, durante toda Campanha Política.
3) Em momento algum, afrontei, ofendi ou zombei do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e demais autoridades ligadas ao Poder Judiciário. Nunca tive dúvidas da competência e credibilidade do Poder Judiciário e da Polícia Federal; mesmo porque, como cidadão brasileiro, utilizo, acredito, confio e respeito com orgulho a Justiça Brasileira, o Poder Judiciário, a Polícia Federal e demais órgãos públicos.
4) Ressalto que, os rosarenses conhecem meu trabalho, pois serei Prefeito de Rosário do Catete pela 4ª vez. Irei administrar com muita dedicação, ética e respeito, resgatando a dignidade do povo e buscando incansavelmente o crescimento deste município que precisa de um gestor competente.
JOSÉ LAÉRCIO PASSOS JÚNIOR – Prefeito Eleito de Rosário do Catete – SE

DO LEITOR

1º Suplente do PV-PSDB na AL é Evaldo Campos
Do leitor Cícero Dantas: “Com a vitória de Gracinha para o cargo de prefeita do município de Itaporanga, quem passa condição de 1º suplente, é o advogado Dr. Evaldo Campos. Anderson Gois, como mudou de partido perdeu essa condição. Tendo em vista que, entendimento firmado pelo TSE, o mandato pertence ao partido e não ao candidato. E havendo coligação pertence a coligação”.

Reforma da Escola Estadual Dom Antônio Cabral em Propriá/SE
Do leitor Gileno: “A escola citada acima foi fechada para reforma no mês 03/10, e atéagora nada foi feito, algumas cobranças já foram feitas e o pessoal da Seed da suas justificativas,mas, pelo tempo que a escola está fechada nada justifica.Apesar de estar funcionando no Caic o numero de matriculas caiu e muito. Como você é uma pessoa que gosta das coisas corretas, gostaria que cobrasse uma explicação do Secretário Belivaldo. E que a reforma comece o mais rápido possivel”.

ARTIGO

2 considerações sobre a política de Sergipe   por Camilo Feitosa Daniel*

Muito mais que citar a quantidade de Prefeituras que Governo e oposição fizeram; muito mais que falar da importância simbólica da eleição de Simão Dias e Capela (como uma perca para Valadares) ou até de Japaratuba (como uma perca para André Moura e os Amorins); ou analisar a densidade eleitoral de cada município para prever o próximo governador de Sergipe, o objetivo desse texto é analisar 2 fenômenos da política em Sergipe: Recrutamento e Reagrupamento;

Primeiramente irei explanar sobre o fenômeno que ocorreu nessas eleições 2012 em Sergipe. Aparentemente o governo mostrou a sua força política ao eleger mais prefeitos, mas o fenômeno eleitoral foi a tática de recrutamento das novas lideranças políticas organizada pelos “Amorins”.

Enquanto o agrupamento do governador apoiou candidaturas de antigas lideranças, que carregava na maioria das vezes um certo “desgaste natural” por já ter participado da vida política do município por várias vezes; o agrupamento dos “Amorins” apostou em candidaturas “novas”.  Nos casos vitoriosos, por exemplo: Simão Dias, Divina Pastora, Porto da Folha e Capela; os Amorins recrutaram empresários, advogados, fazendeiros ou médicos e os filiaram nos seus partidos.

Essas escolhas não foram simplesmente fatos isolados, como muitos pensam,  posso considerar que foi uma tática eleitoral muito bem utilizada, pois foi feito em quase todos os municípios. Carregando um enorme prestígio por conta das vidas salvas, do emprego dado, da causa ganha, ou do assistencialismo prestado, esses candidatos com baixa rejeição receberam uma “injeção de campanha” dos “Amorins” e conseguiram vencer os pleitos disputados.

Ao jogar esses elementos para a grande política, consorciando-os com a economia política, percebo ligeiramente que o que veio a ocorrer foi um reagrupamento da burguesia e dos seus projetos numa ruptura a ideia de “governo de consenso entre as classes sociais” que fora projetado pelo Partido dos Trabalhadores no início do Governo Marcelo Déda, e de consolidação de um novo grupo, que agora tem outro agente.

Já é visível a construção desse novo agrupamento no período eleitoral de 2010, onde a candidatura de Amorim ao senado, carregava nas suas duas suplências as representações dos empresários da construção civil e dos transportes, representado respectivamente por Kaká Andrade e Lauro da Bomfim. Sem falar ainda na representatividade de Laércio Oliveira como o nome do setor de serviços.

Então chego a conclusão imediata que esses dois fatores consideráveis da política de Sergipe, chegam numa hora onde há uma fragilidade das forças populares considerável, e consequentemente, essa fragilidade também ecoa na política e na economia; a derrota nas urnas desses setores também resultará numa derrota na concentração de riquezas e um possível avanço social.

*Acadêmico de Ciências Sociais da UFS. Camilo673@gmail.com ; www.twitter.com/@camilo673 ;

ARTIGO

Vereador ou Ventríloquo?  Magner Andrade*

Ventriloquia é a arte de projetar a voz, sem que se abra a boca ou mova-se os lábios, de maneira que o som pareça vir doutra fonte diferente do falante. Os gregos antigos chamavam esta arte de gastromancia. O ventríloquo usa do artifício de falar, ao tempo que manipula um boneco, por exemplo.(Wikipédia)

A grande vantagem de termos um Ministério Público, independente, imparcial, comprometido com verdadeira democracia é o pedido de abertura de inquérito pelo promotor da 2ª Zona Eleitoral junto à Polícia Federal, com a investigação do candidato TIJOI BARRETO EVANGELISTA (PSL), eleito com 5.091 votos no último pleito municipal, usando o pseudônimo de Adelson Barreto Filho, caracterizando-se fraude eleitoral e falsidade ideológica.

Se realmente à Justiça Eleitoral autorizou o candidato TIJOI BARRETO a usar o nome Adelson Barreto Filho, criou-se com isso um mar de dúvidas para o eleitor, que achava que estava votando no deputado estadual Adelson Barreto (PSB), uma vez que o postulante à Câmara de Vereadores de Aracaju usou o programa político eleitoral veiculado em todas as emissoras de rádio e televisão para expressar a seguinte frase: “Quero dizer que sinto orgulho do trabalho do meu pai, o deputado Adelson Barreto, dedicando a sua vida ao povo pobre”(…) Todos nós sabemos que o jovem TIJOL BARRETO, não é filho, nem mesmo adotivo do parlamentar, então, por que enganar o eleitorado dessa forma? Qual o objetivo?

A Justiça Eleitoral com certeza não autorizou o candidato a vereador a falar que era filho do tio! Se o deputado estadual Adelson Barreto não queria induzir o eleitor, por que autorizou a confecção do material de campanha (banner, praguinhas, santinhos, cartazes, plotagem de automóvel e vinhetas) do candidato a vereador TIJOL BARRETO com a foto do deputado bem maior que a do próprio candidato a vereador por ele apoiado? Qual a verdadeira intenção desse marketing político?

É com muita tristeza que vejo um jovem político, iniciando seu mandato com práticas arcaicas do tempo do coronelismo, (a exemplo, a novela da Rede Globo – Gabriela Cravo e Canela). O que esperar de um legislador dessa espécie, que não apresentou um único Projeto em beneficio da população nos programas eleitorais? Que se utiliza de pseudônimo chegando até mesmo a imitar a oratória e os gestos do tio? No afã de iludir e enganar ainda mais a população, principalmente, a mais carente onde as ações do Estado não se faz presente.

Por favor, deixem a Justiça Eleitoral sentenciar!

*Servidor publico / magnera@al.se.gov.br

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases do Dia
“Eu morro ontem. Nasço amanha. Ando onde há espaço. Meu tempo é quando”.

“O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado”.

1913 – Vinícius de Moraes, diplomata, poeta e compositor brasileiro, nasceu em 19 de Outubro de 1913 e morreu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais