Facebook: identificando o perfil do fã (parte 2)

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Homens ou mulheres? De 18 ou 35 anos? Em que países vivem? E em quais cidades, mais especificamente? Qual o idioma falado por eles (lembrando que nada impede um brasileiro de morar nos Estados Unidos, mas manter o português como idioma formal nas mídias sociais, por exemplo)? Afinal de contas, qual, exatamente, é o perfil do internauta que não apenas acessa, mas também curte a sua fan page?

Para prover esses e diversos outros indicadores, tanto a respeito dos seus seguidores, quanto sobre os acessos à página da sua empresa, o Facebook disponibiliza uma ferramenta gratuita e já incorporada ao sistema da própria rede social. Batizada de Facebook Insights, ela fica acessível aos administradores da fan page (também conhecidos como "gerentes da página") e é bem fácil de utilizar.

Porém, como percebemos que muitos gestores web ainda não são familiarizados com este recurso (nas palestras e cursos que ministramos, apenas 20% dos alunos afirmam já ter ouvido falar do mesmo, sendo que um percentual ainda menor o utilizou na prática), fizemos um compilado das principais informações disponibilizadas ali. Para os prints abaixo, utilizamos os dados de fan pages diversas. Vamos lá!

1) Utilizando o usuário do administrador, acesse a fan page da empresa;

2) No menu que aparece logo no topo da página, selecione a opção ver informações.

3) Pronto! Você já está visualizando a primeira tela do Facebook Insights.

Por padrão, como início, é exibida a aba visão geral, com dados dos últimos sete dias. Aqui, você terá acesso a um panorama macro deste período, como a quantidade de novas curtidas, o total de pessoas alcançadas pelos seus posts e o número de internautas que se envolveram com as suas publicações (ou seja, que curtiram, comentaram, compartilharam ou clicaram nas mesmas).

Rolando a tela, você também terá acesso à lista das suas cinco publicações mais recentes e seus respectivos indicadores. Mais abaixo, vem uma outra funcionalidade bem bacana e que possibilita inserir páginas as quais você deseja acompanhar. Quer comparar os resultados da sua fan page com os de algumas outras (a exemplo das pertencentes àqueles concorrentes nos quais é sempre bom ficar de olho)? Aqui é o espaço para isso! Total de curtidas de cada página, novas curtidas registradas na última semana, quantidade de publicações dos últimos sete dias, envolvimento… Está tudo aí.

CURTIDAS – Ao clicar nesta outra aba, serão exibidos detalhes acerca das curtidas registradas pela sua fan page, ao longo do tempo. Se preferir, você pode ajustar o período que deseja analisar. Além do total atual de fãs, você também pode verificar a evolução cronológica do seu número de seguidores e obter o “total líquido de curtidas” do período (calculado considerando-se as novas curtidas registradas e abatendo-se outras que, eventualmente, tenham sido desfeitas). Dá até para saber se esses novos fãs vieram de forma orgânica (gratuita) ou paga (através de anúncios promovidos no Facebook). Ainda, é possível analisar a origem das curtidas, ou seja, o local através do qual novos fãs curtiram a sua página.

Dica: se a quantidade de curtidas desfeitas aumenta, isto é um sinal claro de que algo não vai bem. Avalie o conteúdo que você está postando, a fim de adequá-lo e torná-lo mais atraente. Lembre-se, também, de que o engajamento (pessoas que se envolveram) é muito mais importante que a quantidade de fãs em si. Para reler o nosso post que trata especificamente deste assunto e ver a fórmula para calcular o engajamento da sua fan page, clique aqui.

ALCANCE – Já nesta seção, estão os indicadores referentes ao número de pessoas que visualizaram as suas publicações. Novamente, é possível especificar o período que se deseja analisar, bem como diferenciar os resultados conquistados através de posts orgânicos e pagos. Um segundo gráfico aponta o envolvimento dos usuários com as publicações do período, mostrando quantos curtiram, comentaram e compartilharam as mesmas.

A quantidade de internautas que ocultaram seus posts, denunciaram sua empresa como emissora de spam ou desfizeram a opção de curtir na sua fan page pode ser igualmente encontrada aqui. O “alcance total”, que consiste no número de internautas que visualizaram qualquer atividade da sua página (publicações próprias, de outras pessoas, anúncios para curtir página, menções e check-ins), também está disponível nesta área.

Dica: o próprio Facebook frisa que taxas mais consistentes de envolvimento "ajudarão você a alcançar mais pessoas”. Já aqueles internautas que ocultaram seus posts, fizeram denúncia de spam ou cancelaram a curtida na sua página têm impacto negativo nos índices do seu alcance.

VISITAS – Esta quarta aba é especialmente destinada às visitas que a sua fan page acumulou, no período especificado. Sabe as guias que ficam na sua página (como “fotos” e outras que você pode criar)? É possível descobrir quantas vezes cada uma delas foi acessada. Menções em outras páginas e publicações feitas por terceiros na sua fan page também ganham gráfico próprio, junto à quantidade de check-ins realizados na sua empresa. Idem para as visitas feitas à sua página, a partir de sites fora do Facebook (aqui rotuladas de “referências externas”).

Dica: criou uma guia que não está registrando os acessos esperados, mesmo com uma série de ações (assertivas, ao menos em termos de comunicação) por parte da empresa? Desative-a. Se um conteúdo demanda esforços constantes para ser atualizado, mas gera pouco ou nenhum resultado, o melhor é investir seu tempo em outra ação.

PUBLICAÇÕES – Aqui, estão reunidos os números que relevam não apenas o dia da semana de maior movimento na página, mas também o horário em que isso ocorre. Como padrão, são exibidos os dados dos últimos sete dias. Para chegar a uma definição segura de quando ocorrem os picos de acesso, basta acompanhar os indicadores de cada semana e, depois, tirar uma média dos mesmos. Como recomendação, fica a análise de um período mínimo de três meses, a fim de obter um resultado mais seguro e com menor influência de sazonalidades.

Dica: para o gestor que deseja conhecer o melhor horário para realizar uma postagem na fan page, este é o espaço ideal. Os momentos de acesso mais elevado são justamente aqueles nos quais o impacto da sua mensagem será maior, já que ela tende a ser visualizada por um maior número de pessoas. Agendar postagens importantes para estes dias e horários é uma excelente opção.

PESSOAS – Chegamos, então, à última aba padrão do Facebook Insights. Como o próprio nome anuncia, é nesta área que você encontrará os detalhes sobre os usuários que, de alguma forma, estão relacionadas à sua fan page. O interessante é que os indicadores são disponibilizados de forma segmentada: 1) por fãs; 2) por pessoas alcançadas pelas suas postagens; 3) por internautas que se envolveram com as suas publicações; e 4) os que fizeram check-in. Quanto às informações disponíveis sobre os usuários, podem ser encontrados a divisão percentual entre homens e mulheres, bem como por faixa etária. Agrupamentos por país, cidade e idioma são igualmente elencados. Vale a pena conferir!

Dica: retomando o tema do post da última semana, é importante analisar se o perfil do seu fã é condizente com o do seu público-alvo. Se a sua empresa vende exclusivamente roupas femininas e 70% dos seus seguidores são do sexo masculino, por exemplo, algo precisa ser ajustado.

Outro diferencial da ferramenta é que ela também permite exportar os dados, e isto em dois formatos distintos: Excel (.xls) ou Valores Separados por Vírgula (.csv). Para isso, basta acessar a opção que fica logo acima destas abas que analisamos e contar com mais esta facilidade que o Facebook disponibiliza para você.

Mais informações e curiosidades sobre o Facebook Insights podem ser igualmente encontradas na fan page da própria ferramenta. Boa leitura… E bons negócios virtuais!

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O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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