Entidades médicas pedem adoção de medidas mais restritivas

 

Em nota, entidades  médicas de Sergipe pedem aos gestores adoção de medidas mais restritivas efetivas:


Venda sob suspeita E a venda de um terreno, na Zona de Expansão de Aracaju, tem causado muito murmurinho nas rodas de conversa dos grupos de WhatsApp no estado de Sergipe. Um terreno foi vendido por uma certa instituição religiosa, mas a forma de pagamento está levantando suspeita por causa do método utilizado. Basta uma investigação séria e imparcial para perceber que há algo errado. Misericórdia!

Edvaldo sabe que a educação municipal não cumpre determinação dele? E servidores da Secretaria de Educação do município de Aracaju estão cobrando do prefeito de Aracaju que determine a secretária a cumprir os decretos dele. Enquanto em todas as pastas o expediente é das 7h às 13h, na educação a secretária determinou que o horário seja estendido até a tarde. Os servidores estão fazendo um relatório para encaminhar ao MPE, inclusive relatando alguns casos de não cumprimento dos protocolos de enfrentamento da Covid-19.

             

Mudança no Banese Deu no Valor Econômico: O presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe (Banese), José Augusto Chaves Resende, renunciou ao cargo alegando motivos pessoais. O posto permanecerá vago até que haja indicação de novo conselheiro pelo controlador, eleição em assembleia e homologação pelo Banco Central. Esta semana, Resende votou contra a proposta de reajuste na remuneração dos administradores já a partir de janeiro. Ele e Gilberto Occhi defendiam a entrada em vigor do reajuste só a partir de janeiro de 2022. Ainda assim, o reajuste em janeiro deste ano acabou sendo aprovado.



Socorro, combate ao coronavírus: ontem, 14, prefeito faz reunião on line com secretariado e anuncia medidas proteger servidores e a população socorrense O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, reuniu todos os seus secretários, de forma on line ontem, 14, com o objetivo de debater medidas administrativas, que possam ajudar no combate ao Coronavirus, no âmbito da administração municipal, protegendo os servidores públicos e a população de um modo geral.

Medidas anunciadas Com o aumento do número de casos e de mortes, em todo país, precisamos estar atentos e nos doar para evitar ainda mais a propagação, afirmou o prefeito. Dentre as medidas anunciadas, estão: rodízio de servidores, agendamento para atendimento presencial, desinfecção das sedes de todas as secretárias, campanha de esclarecimento, junto à população, para que sejam obedecidas as regras de segurança, ação de fiscalização e conscientização por parte da Guarda, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e SMTT, dentre outras.

Proteção e cuidado Ao agradecer aos secretários a disponibilidade de se reunirem em pleno domingo, o prefeito Padre Inaldo reafirmou sua disposição de continuar trabalhando e adotando todas as medidas para proteger e cuidar dos socorrenses, num momento tão difícil como esse. Informou ainda que, através da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo estudadas medidas que visam ampliar o atendimento nas unidades de saúde, a exemplo da UPA, que terá o aumento do número de leitos.

Um “tico” de chuva no sábado, 13, encheu ruas do conjunto Lourival Batista em Aracaju. Moradores temerosos por conta do passado de casas invadidas pela água da chuva, móveis perdidos e todo tipo de transtorno. O que a Prefeitura fez ou está fazendo para que as águas de março não inundam as casas novamente? As fotos acima foram do último sábado, às 11h.


HOMENAGEM

Foi sepultado ontem, 14, o professor Clodoaldo Alencar Filho, ex-reitor da UFS Foi sepultado ontem, 14, no cemitério Santa Isabel, em Aracaju, o professor Clodoaldo Alencar Filho, 88 anos, ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe. Clodoaldo Alencar Filho nasceu em Estância e era filho do poeta Clodoaldo Alencar e de dona Eurydice Fontes de Alencar. Foi casado com a professora Aglaé D’Ávila Fontes, tinha dois filhos: Del e João Marcelo.

Homenagens póstuma Uma das homenagens foi prestada pelo ex-deputado federal João Fontes pelas redes sociais lembrando de um texto de Jorge Amado: “…Realmente ALENCAR FILHO é um dos responsáveis pelo movimento cultural de Sergipe, orientando sempre sua ação no sentido de valorizar, impulsionar e revitalizar a criação do povo em seus mais diversos aspectos. A atividade de ALENCAR FILHO impulsiona realmente a vida cultural sergipana, é fator de propostas válidas e de múltiplas realizações.”

Homenagens em vida Em novembro do ano passado, o radialista Flávio Lima – que apresenta há 14 anos de forma voluntária o programa Sabina Musical na rede Aperipê de rádio – e o historiador Maurício Neves fizeram uma homenagem ao professor Clodoaldo Alencar Filho que ele gostou muito quando ouviu. A homenagem para os leitores conhecerem mais sobre a vida de Clodoaldo Alencar Filho: 


HOMENAGEM


Faleceu ontem, 14, vítima da Covid-19, o professor da Universidade Federal de Sergipe,José Augusto Machado, 73 anos, fundador do Grande Oriente do Brasil-Sergipe e da loja maçônica José Mesquita da Silveira, na cidade de Itabaiana. Ele recebeu diversas homenagens pelas redes sociais de amigos e ex-alunos. Uma delas foi do médico Antônio Samarone que o blog republica aqui:

Professor José Augusto Por Antônio Samarone, médico sanitarista

José Augusto Machado (73 anos), natural de Itabaiana. Filho de José de Oliveira Machado (Zé da Manteiga) e dona Maria Maurícia Machado. Quatro irmãos: José Arnaldo (Manteiguinha), Maria do Carmo, Vera e Aparecida.
José Augusto fez o primário no Grupo Escolar Guilhermino Bezerra. Foi aluno de Maria Pereira, Helena de Branquinha, Helena Priscina, Maria do Carmo de Pedrinho e Lenita Porto.

Entrou no Ginásio Murilo Braga em 1959, após um rigoroso exame de admissão (um vestibular precoce), e concluiu em 1962.

José Augusto, como todo menino da época, Jogou bola, brincou de castanha e pião. Pegou passarinho no visgo e no alçapão. Se danou de bicicleta, pelos povoados. Tomou banhos em rios, lagoas e açudes.

Em 1963, veio para Aracaju, cursar o científico no Colégio Estadual de Sergipe, no velho Atheneu, obrigatório para quem queria continuar os estudos.

Naquele tempo, terminado o ginásio no interior de Sergipe, os meninos que podiam vinham fazer o científico em Aracaju, os que não podiam, paravam os estudos, e iam procurar do que viver.

José Augusto passou no vestibular da conceituada Escola de Química de Sergipe, sem frequentar cursos de pré-vestibular. Concluiu o Curso de Química em 13 de dezembro de 1969.

Em 1970, José Augusto já era professor no Instituto de Química da UFS.

José Augusto se casou em 1972, com Iracema Barreto Machado. É pai de três filhos: Breno, Diogo e Dênio.

Ainda estudante, José Augusto Machado se envolveu na luta para levar o curso científico para Itabaiana quase sozinho. Depois de muito vai e vem, conseguiu que a Secretária de Educação instalassem em 1969, o curso científico no Colégio Murilo Braga.

Para sanear a falta de professores, José Augusto se dispôs a lecionar três disciplinas (matemática, física e química). E o curso se viabilizou.

O científico em Itabaiana foi a salvação para muitos meninos pobres que queriam continuar os estudos e as famílias não tinham condições de sustentá-los em Aracaju. Ressaltando, que esse benefício alcançou gente de todo o agreste e de parte do sertão.

Eu fui aluno da segunda turma, em 1970.

Itabaiana anoitecia com caravanas de alunos de tudo que era lugar. Vindos de ônibus, kombi, pau-de-arara, caminhoneta, de burro, bicicleta e a pé. Chegava gente de todos cantos: Carira, Frei Paulo, Ribeirópolis, Campo do Brito, Malhador, Moita Bonita, Macambira, vinha gente até de Jeremoabo e Chorrochó.

Esse povo todo, muitos só se formaram pela chagada do científico em Itabaiana, numa escola pública. Passamos a ter esperança em melhorar de vida através da escola.

E essa luta para levar o científico para Itabaiana, pouca gente sabe, foi travada por José Augusto Machado, um anônimo estudante de química. Sem pretensões, sem interesses pessoais, apenas para beneficiar um magote de jovens pobres, condenados a encerrar os estudos no ginásio.

Antes que apareçam padrinhos, quem levou o curso científico para Itabaiana não foi político, secretário, diretor, padre ou juiz, foi um competente e discreto estudante de química da UFS.

José Augusto Machado, muito obrigado.


NOTA DE FALECIMENTO
                                             
É com grande pesar que o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) lamenta profundamente o falecimento do conselheiro estadual de Saúde, José dos Reis Santos, 67, na tarde do sábado, 13 de março. Ele estava internado com Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vereador Jairo Joaquim dos Santos, em Nossa Senhora do Socorro (SE), cidade onde também era conselheiro municipal de Saúde. Todos nós, que formamos o CES/SE, estamos extremamente consternados e nos solidarizamos com a família neste momento de dor. O controle social agradece: Obrigado, amigo. Mesa Diretora do CES/SE.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Saiu o vídeo ensinando a se inscrever! Como se inscrever nos Processos Seletivos do IBGE para o Censo 2021. Muitos candidatos não fizeram suas inscrições porque ainda têm dúvidas, por isso o novo vídeo da série “Servidor Explica ensina” passo a passo como se inscrever no site do Cebraspe. Confira:

 

 

 

 



                 
Utilidade Pública: é Fake news a notícia que Sergipe vai aumentar ICMS sobre combustível Não há nenhuma discussão em Sergipe sobre aumento de ICMS do óleo diesel, gás e gasolina. A informação circula nacionalmente com objetivo de atingir politicamente os governadores. A notícia diz que já vai aumentar a partir do dia 15 de março (segunda-feira), o que reforça a mentira. Legalmente, aumento de imposto só pode ocorrer com a aprovação no exercício anterior pela assembleia Legislativa, o que não houve. O Governo do Estado informa ainda que não enviará à Assembleia Legislativa de Sergipe projeto com esta intenção.



                             

 

Ifood tem que verificar mais os restaurantes que estão em seu aplicativo. Em Sergipe, o restaurante de cozinha regional e açaí, chamado Coentro, faz propaganda enganosa. Anuncia uma “mocotozada” com mocotó cozido, bucho, linguiça e legumes (foto), mas só chega na casa do cliente o mocotó com bucho e sem legumes.




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


As mangas e as mangabas do Aracaju. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

O que resta das restingas do Aracaju (Zona de Expansão), está com os dias contados. Vai virar bairros. Perderemos a melhor manga espada do mundo.

Eu sei, é uma planta exótica, indiana, que só chegou ao Brasil no século XVIII. Nativo, nativo mesmo, só o caju e mangaba. Ignoro os motivos, mas brotou por aqui uma variedade de manga, miúda, frágil, saborosa, que apelidamos de manga espada.

Se chupa fazendo um furinho e apertando, para sugar o mel da polpa. Depois, tira-se a casca, e coloca-se o caroço inteiro na boca, até raspar.

Exato, o tradicional quadro do “cão chupando manga”.

Existe umas mangonas bonitas, enormes, sem “frepas”, vendidas em supermercados. Manga tipo exportação. Não gosto! Nada se compara com a manga espada do litoral sergipano.

Como diz Valença, da manga rosa eu quero o cheiro, para chupar a espada é imbatível. O paladar é apreendido: a gente gosta mais do que comeu na infância.

Tem uma ilha em São Cristóvão que só tem mangueiras. No tempo da safra, bota tanto que faz lama. O chão fica forrado.

Como se sabe, quase tudo veio de fora, trazido pelos portugueses: jaqueiras, bananeiras, coqueiros, laranjeiras e limoeiros. Nativas, só caju, mangaba e abacaxi. E as frutas mais rústicas: ingá, umbu, pitomba, juá, cajá, murici, quixaba, cajarana, seriguela e a famosa jabuticaba (que só tem no Brasil).

O que resta das matas de restinga do Aracaju, das dunas e lagoas, dos gragerus e cambuís, é a faixa de terra entre o Robalo e o Mosqueiro, às margens do Canal de Santa Maria, afluente do Vaza Barris.

Ontem fiz um passei de final de tarde pelo Robalo, está bonito e bem cuidado. Bateu uma saudade imensa da infância: encontrei crianças brincando nos quintais e uma turma batendo pelada num campo de areia.

Se eu fosse mais novo, tinha parado e pedido uma vaga na pelada. Isso vai acabar em breve em Aracaju. Não adianta fazer campinho em condomínios, ninguém vai, é frio, não dar liga.

E só existe, por conta dos limites de ocupação impostos pela Justiça, devido aquela enchente que alagou tudo, que eu já esqueci o ano.

As restingas do Aracaju estão com os dias contados. A especulação imobiliária botou o olho e Poder Municipal (por razões conhecidas) atendeu. As restingas vão virar bairros, prédios e condomínios murados.

”Não planto capim guiné, prá boi abanar rabo, eu tou virado no diabo, eu tou retado com você. Tá vendo tudo e fica aí parado, com cara de veado que viu caxinguelê.” – Raul Seixas.

Como resistência, vou plantar um pé de manga espada, nativa, da miúda, em meu quintal.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto A mente é pra dar conta de tudo que só pode existir pela boa vontade desses dois provedores de nomes Tempo e Espaço. O coração é que tem o topete de ver esses dois provedores como enxeridos e por isso passa a dar conta de coisas que para existir não precisam do abono deles.

www.twitter.com/frednavarro Endeusar políticos, considerá-los “mitos”, “pais dos pobres”, é uma confissão pública sobre a própria infantilidade. A pessoa cresce mas não vira cidadão. Vira massa de manobra.

www.twitter.com/iggoroliveira55 Já estamos a beira do Colapso no sistema de saúde estadual. Estamos com 2 pacientes em nosso HPP há mais de 24 horas, sem conseguir vaga em nenhum hospital da rede. Uma com parâmetros de UTI e outra enfermaria! Ambas fazem uso de O2 neste momento! Cenário Dramático! Se Cuidem!!!

www.twitter.com/maxnoblog Na academia do condomínio, o sujeito sem máscara, na esteira. Em frente a ele: 1- cartaz avisando q máscara é obrigatória 2- circular do condomínio informando penalidades 3- televisão noticiando falta de UTIs na rede privada. É de perder as esperanças…

www.twitter.com/yuridarlon Hoje (domingo) teve carreata em Aracaju por mais mortes pela Covid-19, em favor da gasolina por 6 reais e do gás de cozinha por 100 reais. É o cidadão de bem mostrando seu amor pelo Brasil.

www.twitter.com/minc_rj Raul Seixas visionário! Previu há 40 anos todo o drama que enfrentamos.
O dia em que a Terra parou. Pediu para ficarmos em casa, lavarmos as mãos e aprendermos a rezar em casa.
E muitos hoje seguem insensíveis e irresponsáveis face à pandemia. Como Bolsovirus. Viva sempre Raul.

 

 


Siga Blog Cláudio Nunes:       

Instragram

 Facebook

 Twitter

 


Frase do Dia
“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.” A homenageada da semana com a publicação de suas frases e citações até a sexta-feira, é a poetisa Cora Coralina.

 

 

 

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-amoris-laetitia-angelus.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais