Enquanto os aracajuanos se desesperam para pagar o exagerado aumento do IPTU, o prefeito João Alves Filho (DEM) esconde-se do debate como o Diabo foge da cruz. Em vez de buscar com a sociedade uma saída para o impasse em torno do imposto, ele prefere chefiar uma alegre excursão de prefeitos e assessores à Curitiba. Com a justificativa de conhecer o sistema Bus Rapid Transport (BRT) da capital do Paraná, o demista tenta, mais uma vez, iludir o povo. Convidados por Alves Filho, os prefeitos de Socorro, Fábio Henrique (PDT), da Barra dos Coqueiros, Ailton Martins (PMDB) e de São Cristóvão, Rivanda Farias (PSB), vão participar da encenação. No fundo, os três sabem que, se depender das falácias de João, a grande Aracaju jamais terá um moderno sistema de transporte igual ao de Curitiba. Para que a viagem seja agradável, a comitiva aproveitará a amena temperatura da cidade sulista para comer bem e beber o bom vinho Santa Felicidade.
Painel intacto
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinícius Porto (DEM), nega que o painel eletrônico da Casa tenha sido violado para aceitar o voto do vereador Anderson de Tuca (PRTB) favorável ao aumento do IPTU. Segundo Porto, Anderson chegou atrasado ao Parlamento, mas como a sessão ainda estava em andamento, colocou a senha pessoal e votou normalmente. “Não houve qualquer semelhança com a violação do painel do Senado, ocorrida em 2001”, garante Vinícius. Está explicado!
Tapa na macaca
A Polícia Federal fez a maior apreensão de droga deste ano em Sergipe. De uma cajadada só, prendeu três traficantes e tirou de circulação 618 quilos de maconha, que eram transportados em uma Van plotada com logomarcas das Olimpíadas Rio 2016. De janeiro até agora, a PF já apreendeu uma tonelada de “bagulho” no Estado. É fumo pra endoidar um batalhão! Nem precisa dizer que está difícil e bem mais caro dar um tapa na macaca.
Subvenção
A juíza Lívia Ribeiro deu um chega pra lá numa associação dita filantrópica de Itabaianinha que “mamava” nas verbas de subvenção da Assembleia. Somente no ano passado, a suspeita entidade “papou” R$ 165 mil do Legislativo sem, contudo, comprovar como gastou essa grana toda. Pela decisão da magistrada, a associação teve as contas bancárias bloqueadas e não pode mais receber as suspeitas verbas de subvenção. Bem feito!
Bico seco
Os aracajuanos sentirão nesta terça-feira um pouco do drama vivido pelos paulistas com a prolongada escassez de água. Para fazer uma interligação no Centro de Reservação da adutora do São Francisco, a Deso suspendeu o fornecimento de água em Aracaju. O precioso líquido só voltará às torneiras no finalzinho da tarde ou começo da noite de hoje. Portanto, economize para não ficar com sede!
Desemprego
A demissão de quase duas dezenas de jornalistas pelo Jornal da Cidade e a TV Cidade rendeu nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe. Segundo a entidade, os profissionais mandados embora sem justa causa, “estão pagando pelas desastrosas gestões, principalmente na TV Cidade". Misericórdia!
Mais Polícia
Pressionado pelos excedentes do último concurso da Polícia Militar de Sergipe, o governo decidiu convocar 300 novos selecionados no certame, e prorrogar o prazo do concurso por mais dois anos. Os novos convocados iniciarão o curso de formação no dia 1º de maio, para um período de 10 meses de preparação. Com a chegada dos novos soldados, o braço armado do Estado ficará mais robusto. Menos mal!
Sem corte
Não procede a informação que a energia de algumas secretarias e órgãos estaduais situados na rua Vila Cristina, em Aracaju, foi cortada por falta de pagamento. É o que garante Adinelson Alves, controlador-geral do Estado. Segundo ele, problemas técnicos provocaram uma pequena interrupção no fornecimento da energia em alguns setores daquele complexo, mas este fato não pode ser confundido com o anunciado corte por atraso de pagamento.
Cortesia
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) fez ontem uma visita de cortesia ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB). Os dois trataram sobre vários assuntos, inclusive a reforma política em debate no Congresso Nacional. "Meu gabinete em Brasília está à disposição Luciano", disse o senador.
Afinando o tom
O senador Eduardo Amorim (PSC) pretende se reunir todas quintas com os deputados estaduais da bancada de oposição. Segundo ele, esses encontros são importantes para o grupo permanecer fortalecido, mantendo a sintonia e união adquirida. “Na próxima quinta, a assessoria vai apresentar o nosso novo plano de comunicação”, informa Amorim.
Recorte de jornal
Publicado no jornal A Cruzada, em 29 de março de 1969 |
Resumo dos jornais