Data Vênia
* Fausto Leite
Miúdas
… o governador Fábio Mitidieri vem dando um banho de política na oposição. Primeiro, já esteve com o presidente Lula por três vezes nesses 50 dias, enquanto Rogério Carvalho não teve sequer uma agenda com o todo poderoso petista. Segundo, trouxe Lula para Sergipe, limitando-se Rogério a participar da comitiva presidencial. Ao que parece, a única oposição de Fábio Mitidieri é o deputado George Passos – último dos moicanos – visto que seu companheiro de partido, Samuel Carvalho, que só pensa na sucessão em Socorro, já está no governo.
… o vereador Fabiano Oliveira, que tentou em vão emplacar o seu nome na Secretaria de Turismo do Estado, lançou-se candidato a prefeito de Aracaju na última semana, causando estranheza ao grupo político do prefeito Edvaldo Nogueira, que não gostou da animação do famoso “Rei da Noite”. Fabiano ainda está na era dos Valadares e de Albano, quando tudo era facilitado para ele. Esse tipo de política não existe mais, sussurrou um experimentado jornalista.
… a vereadora Emília Correia, que pretende disputar as eleições para a prefeitura de Aracaju em 2024, já começou a dar suas alfinetadas no prefeito Edvaldo Nogueira. No começo da semana passada, em tom forte e eleitoreiro, disse que Edvaldo é comodista, gosta de ficar em gabinete e tem abandonado os Aracajuanos.
… o presidente da ALESE, Jeferson Andrade, já começou a fazer as mudanças necessárias nas principais diretorias da Casa. Democrático como sempre, virtude herdada do seu genitor, Ulices Andrade, discute cada cargo estratégico com os pares, buscando contemplá-los em sua integralidade. Dessa forma, confirma uma visão política astuta e aglutinativa, que certamente lhe renderá os quatro anos à frente da Assembleia.
… o deputado Neto Batalha tem sido apelidado pelos pares como “o visitante”, graças às presenças de cortesia que vem registrando em todos os órgãos do governo, no Judiciário e em outras instituições públicas. Dessa forma, o Parlamentar enaltece e populariza o seu nome, além de demonstrar a disponibilidade do seu mandato aos visitados. Uma boa tática de tornar-se conhecido e estreitar relações com todos os seguimentos governamentais.
… “… sou Yandra Moura, uma mulher apaixonada por Sergipe…”, assim a neófita deputada federal apresentou-se ao plenário da Câmara de Deputados, em Brasília, encantado a todos pela firmeza e altivez apresentada. Não há dúvida que Yandra será orientada pelo pai, André Moura, mas a verdade é que conduzirá seu mandato como a “menina de ferro”, parafraseando o título da ex-ministra Margareth Tacher, conhecida como a “dama de ferro”.
… a força da deputada Linda Brasil vem deixando muitos políticos de orelha em pé e preocupados com sua ascensão nos diversos campos sociais. A caminhada que fez da Câmara dos Vereadores até a ALESE, no dia da posse, foi estratégica e triunfal. Muitos acreditam que Linda poderá ser o nome do PSOL para a disputa da prefeitura de Aracaju em 2024 e outros a veem como uma vice que agrega.
… o vereador Nitinho do Vale anda sumido do mundo virtual e da rotina de festas e eventos que o popularizaram. Até mesmo os encontros com os colegas da “febem”, slogan que usa para brincar com amigos eleitores, foram aolidos. Deve ter sentido a dor da perda do poder depois que saiu da presidência da Câmara e não conseguiu os votos que esperava. Amigos mais próximos dizem que ele se sentiu traído ou, melhor dizendo, desprestigiado pelos correligionários que tanto ajudou quando presidente.
… com placar de 4×3, o TRE manteve o mandato do prefeito de Socorro, Padre Inaldo, que vem fazendo um bom trabalho à frente do Município. O fato é que Inaldo enfrenta uma série de problemas urbanísticos de infraestrutura na cidade, em muito decorrente de remotas e desordenadas construções de populosos conjuntos habitacionais em seu território. Ao contrário dos últimos gestores, procura fazer mais e prometer menos, sem precisar usar e mídia para isso. Um exemplo fático é que emplacou, sem muito trabalho, sua esposa como deputada estadual nas últimas eleições.
… a vitória de Eliane Aquino no TSE, mantido seu registro de candidatura, e, por conseguinte, a concessão do mandato ao deputado federal João Daniel é mais do que justa. Com efeito, a participação em Conselhos Deliberativos é inerente ao cargo de Vice-Governadora, sendo automática a desincompatibilização com a saída de Eliane do Poder Executivo. Outro fator positivo é que essa “dança de cadeiras” manteve o diligente Delegado André David à frente da atividade policial, que tem lhe rendido justo protagonismo social, contribuindo com a diminuição das estatísticas criminais em nossa capital. Aliás, de delegados sergipanos na vida política já temos, em BSB, Alexandro Vieira e Katarina Feitosa. Como Secretários: João Eloy, Cristiano Barreto, Daniele Garcia, e Viviane Pessoa, profissionais de excelência que fazem falta ao corpo policial da SSP/SE e à segurança pública do Estado.
… mal os eleitos – deputados estaduais, federais, senador e governador – tomaram posse, já se depararam com o debate em torno das vagas para o senado de 2026, inclusive com a instalação de conchavos políticos para os concorridos mandatos parlamentares. Já ensaiam a disputa o deputado Gustinho Ribeiro, o deputado Luciano Bispo, Valmir de Francisquinho, Edvaldo Nogueira, Eliane Aquino e André Moura. Diante da projeção política e força dos nomes levantados, não tenho dúvida que será uma disputa muito acirrada.
… ultimamente em um dos seus posts, o ex-prefeito de Capela, Sukita, que não conseguiu eleger sua irmã para a ALESE, e vendeu ilusões a diversos políticos, disse que está elegível em 2024 e pode disputar a prefeitura daquele município. Será???
… as eleições de 2024 para a prefeitura de Aracaju serão bem acirradas. Já se apresentam para chefiar o executivo municipal Fabiano Oliveira, com a força da juventude festeira da capital, Nitinho com a ajuda dos amigos da “Febem”, Emília Correia, com o rescaldo político das últimas eleições, Danielle Garcia e Catarina Feitosa, com a força da segurança, Rodrigo Valadares com o apoio da direita, Linda Brasil com a força da adversidade, Márcio Macedo com o poder da esquerda (PT) e favoritismo presidencial, e ainda os candidatos de Edvaldo Nogueira e de Fábio Mitidieri.
… a deputada estadual Carminha Paiva já mostrou aos pares que não veio apenas para esquentar a cadeira. Carminha lidera neste carnaval as campanhas: “Respeitem as Minas” e “Não é Não”. No último domingo, dia 12, recebeu em Socorro o governador Fábio Mitidieri e esposa, Érica Mitidieri, em um bloquinho muito animado pelas ruas do Conjunto João Alves e sua assessoria já prepara diversos projetos em defesa da mulher sergipana.
… a dúvida do momento é quem será o presidente do MDB em Sergipe. O fato é que em 20 e 22 o partido não formou chapas de vereador e deputados – estadual e federal – e ainda sofreu com a revoada dos dirigentes para o PSD. Agora, Marcos Franco e Luciano Bispo disputam a presidência da sigla, sendo que Marcos – que poderia ter pego as rédeas do partido em 2022 e ser o candidato a vice de Mitidieri – não o fez, deixando o cavalo selado passar a galope. Já Luciano Bispo, mais destemido, procura a presidência da sigla com a vontade de montar os diretórios e chapas de vereadores em todo Estado, com a finalidade de disputar a senatória. Como ambos possuem temperamentos brandos, comenta-se em boca miúda que deve haver uma composição entre ambos. A dúvida está em quem será o comandante da sigla.