Estatais quebradas, mas o palanque tá firme!

Ou: Como transformar um rombo bilionário em open bar de discursos

Se tem uma coisa que o governo petista domina, além de multiplicar cargos comissionados, é transformar estatais falidas em cofres mágicos para eventos políticos. O mais novo capítulo dessa novela? O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, patrocinado por Correios, Banco do Brasil, Caixa, Serpro e Petrobras. Mas calma! O evento não tinha nada a ver com melhorar serviços públicos ou resolver os problemas do país… Era só mais um palanque com buffet incluso!

E aí vem a pergunta de um milhão (ou melhor, de R$ 1,3 milhão): o que diabos os Correios têm a ver com isso? A estatal, que deve R$ 3,2 bilhões, deveria estar preocupada em entregar cartas sem precisar de GPS e pagar o salário dos funcionários sem susto. Mas não… preferiram bancar um evento que serviu só pra reforçar o marketing político do governo. Não conseguem entregar um Sedex no prazo, mas o pix do patrocínio foi prioridade!

Enquanto o governo federal gasta dinheiro público em eventos que não servem pra nada além de foto e discurso, os empresários – principalmente em Sergipe – estão na corda bamba. Com juros altos, falta de crédito e um ambiente de negócios que mais parece um campo minado, a única coisa que cresce é o desespero!

Os pequenos e médios empresários, que pagam impostos até pra respirar, estão cada vez mais preocupados. Se o dinheiro das estatais tá indo pra patrocinar comício, quem vai financiar o crescimento das empresas? O governo Lula? Só se for com boleto parcelado em 50 vezes com juros de agiota!

E tem mais: enquanto os empresários lutam para manter empregos e pagar fornecedores, Lula tá ocupado torrando dinheiro público com patrocínios bizarros, tipo bancar a Feira do Livro de Bogotá! Isso mesmo. Os Correios não conseguem entregar um cartão de aniversário no mesmo ano, mas estão preocupadíssimos com literatura na Colômbia.

Toda vez que alguém sugere privatizar essas empresas, vem aquele discurso pronto: “Ah, mas a estatal é do povo!” Ah é? Então cadê o povo decidindo onde vai esse dinheiro? Porque, pelo que parece, quem tá decidindo são os cabos eleitorais do Planalto, que transformam cada centavo arrecadado em propaganda política mal disfarçada.

Esse ciclo vicioso é mais previsível que final de novela mexicana: o governo toma posse e loteia as estatais entre aliados; as empresas afundam em dívidas e ineficiência; o contribuinte paga a conta e recebe serviços cada vez piores; o dinheiro que deveria ser usado para salvar a estatal vira patrocínio de evento político

E quando alguém sugere cortar essa farra, o governo federal grita “É um ataque à soberania nacional!”. Soberania de quem, meu chapa? Do brasileiro que paga imposto ou do político que usa estatal como vaquinha eleitoral?

O Brasil tá preso num loop infinito: quanto mais o governo se mete nas estatais, menos eficientes elas ficam. Mas se alguém sugere privatizar, a esquerda já começa a se tremer e solta um discurso pronto sobre “soberania nacional”.

Enquanto isso, seguimos assistindo ao espetáculo das estatais bancando eventos políticos, acumulando dívidas e prestando serviços dignos de pegadinha do Faustão. Se continuar assim, daqui a pouco até a Tele Sena vai patrocinar encontro de governadores!

 

Conselho dos Ex-Governadores: os Vingadores da política sergipana – Mitidieri resolveu criar o Conselho dos Ex-Governadores e convocou Antônio Carlos Valadares e Jackson Barreto. Parece até aquelas reuniões de ex-presidentes dos Estados Unidos, só que em Sergipe e sem a Casa Branca. A missão? Dar conselhos para o atual governador. Agora, resta saber se vão trazer boas ideias ou só aquele papo de “no meu tempo era melhor”. Seja como for, é sempre bom ter gente experiente por perto… nem que seja só pra contar histórias de bastidores!

Jorginho Araújo: o escudo humano do governo – Se tem alguém que virou o “saco de pancadas oficial” da base governista, esse alguém é Jorginho Araújo, secretário da Casa Civil. O cara não atende telefone, não libera pedido e trava o acesso ao governador Fábio Mitidieri. Mas peraí… ele faz isso porque quer? Nada! Ele só tá fazendo o trabalho sujo de barrar os pidões antes que Mitidieri perca a paciência.

Base governista tenta se abraçar depois de tantas facadas – Depois da zona que foi a eleição de 2024, a turma de Mitidieri resolveu fingir que nada aconteceu e tá voltando a se abraçar. O governador já tomou café com Belivaldo Chagas, almoçou com André Moura e deve estar marcando um jantar Emília Corrêa. O objetivo? Manter o grupo unido até 2026, porque, convenhamos, se cada um seguir um rumo, vão perder mais feio que time pequeno jogando contra a Seleção. Agora é ver se esse “casamento político” dura ou se na próxima briga alguém pede o divórcio.

Georgeo Passos para a oposição: “Acorda, bando de lerdo!” – O deputado Georgeo Passos resolveu dar um chacoalhão na oposição: “Vamos esperar o quê? Perder de WO?” O cara quer que Ricardo Marques seja o candidato a governador e que Valmir de Francisquinho indique um vice. O problema é que a oposição tá mais perdida que cego em tiroteio. Todo mundo quer ser cabeça de chapa, mas ninguém quer sentar pra decidir. No final das contas, se continuarem assim, vão precisar de GPS e um milagre pra achar um rumo até 2026.

Netinho Guimarães: a política em família – Netinho Guimarães tá tão confiante na reeleição que já tá pensando no discurso de vitória. E não é pra menos! O cara já elegeu prefeito, vice-prefeito, vereador e, se duvidar, até o síndico do prédio dele. A família Guimarães já tem sete mandatos na Alese, e a meta é continuar a tradição.

Vereadores querem cortar “música ruim” de eventos públicos – Os vereadores Lúcio Flávio, Moana Valadares e Pastor Diego apresentaram a Lei Anti-Oruam, que proíbe o incentivo público a músicas com apologia ao sexo, drogas e crime. A proposta viralizou e gerou debate: uns aplaudem a defesa dos valores culturais, outros gritam “censura!”. Até Alcymar Monteiro entrou na polêmica, dizendo que música ruim deseduca. Agora é esperar pra ver se o projeto vira lei ou se vai sair do palco antes mesmo do show começar!

Valmir de Francisquinho: odiado pelos rivais, amado pelas pesquisas – Valmir de Francisquinho tem 80% de aprovação em Itabaiana, e sabe o que isso significa? Que os adversários tão morrendo de raiva. O cara é prefeito pela terceira vez, tá trabalhando, e mesmo assim vira alvo de ataque dia sim, outro também. Já tentaram dizer que ele tava de papo com André Moura, que tava fechando acordo com Rogério Carvalho, mas no final das contas… nada colou! O problema é que quando um político começa bem demais, sempre tem alguém torcendo contra.

Emsurb x Torre: a novela do lixo em Aracaju. – Desde que Emília Corrêa assumiu a prefeitura de Aracaju, a guerra do lixo virou uma novela mexicana. A Emsurb quer uma nova licitação, a Torre não quer largar o osso e a Justiça mandou suspender tudo. No meio dessa bagunça, o povo só quer saber de uma coisa: o lixo vai ser recolhido ou vai virar ponto turístico da cidade? O problema começou na gestão passada e agora virou um duelo épico. Se continuar assim, a cidade vai precisar de mutirão de faxina e um terapeuta pra resolver tanta treta.

Escolas cívico-militares: treta na Câmara! – A vereadora Moana Valadares botou fogo no debate sobre a implantação das escolas cívico-militares em Aracaju. Segundo ela, tem gente na Câmara que quer decidir sozinha o que pode ou não ser aprovado. “Democracia? Só quando é do jeito dela!”, alfinetou. Moana defendeu que as famílias devem ter o direito de escolha e que projetos assim não podem ser barrados por pura birra ideológica. O clima esquentou e, pelo visto, essa novela ainda vai render vários episódios!

Prefeitura declara guerra aos Flanelinhas extorsionistas!  O secretário de Defesa Social de Aracaju, André Davi, foi direto: “Se um flanelinha te extorquir, filma, tira foto e manda pra gente!” A ideia é acabar com as ameaças e cobranças abusivas no estacionamento público. Ontem mesmo, a operação visitou três pontos denunciados pela população. A ordem é clara: acabou a farra dos flanelinhas que agem como donos da rua! Agora, resta saber se essa “caçada” vai realmente trazer paz pro cidadão ou se os espertinhos vão mudar de tática.

Paulo César em busca de melhorias para Santo Amaro – O prefeito de Santo Amaro das Brotas pegou a estrada rumo a Brasília com uma missão: conseguir emendas e voltar cheio de boas notícias! Ao lado do secretário de Saúde, Dr. Clean Costa (sim, esse é o nome dele!) e da secretária de Cultura, Luanna Maria, ele bateu na porta de meio Congresso. Deputados, senadores, assessores… todo mundo ouviu o apelo. Agora, é esperar pra ver se as promessas viram investimentos reais ou se foi só uma viagem turística com muito cafezinho e tapinhas nas costas.

Prefeitos do interior fazem a festa com salários de marajá – Se você acha que só político de cidade grande ganha bem, segura essa: os prefeitos de Simão Dias e Nossa Senhora do Socorro estão embolsando um salário igual ao do governador de Sergipe! E tem mais: já tem prefeito ganhando mais que o presidente da República! O povo, claro, não tá achando graça nenhuma. Afinal, enquanto o salário mínimo mal dá pro gás de cozinha, tem gestor municipal rindo à toa. Será que vem reajuste pra população também? Ou só pro bolso dos prefeitos?

Deputada na Sapucaí! Agora o samba é legislativo! E não é que a deputada Linda Brasil (PSOL) foi convocada pro Carnaval? Mas calma, não é pra CPI, é pra desfilar na Paraíso do Tuiuti, que este ano vai homenagear Xica Manicongo, a primeira travesti negra do Brasil. Ou seja, além de brilho e samba no pé, vai ter representatividade desfilando na cara da sociedade! “Vai ser emocionante!”, disse Linda. E eu não duvido! Afinal, político sambando na avenida é novidade. Geralmente, eles sambam nas nossas leis mesmo!

TRETA SINDICAL!  – O Sindicato dos Radialistas está pistola com o Sindjor e soltou uma nota de repúdio daquelas! O motivo? Segundo eles, o sindicato dos jornalistas tá criando caso e dificultando a vida dos radialistas. O recado foi claro: “Aqui ninguém vai roubar nosso microfone!”.

VEREADOR COBRA ESTRATÉGIA (E MENOS PROMESSA!) – O vereador Ricardo Vasconcelos subiu na tribuna pra cobrar da prefeita Emília Corrêa mais ação e menos discurso. Ele disse que ainda não dá pra criticar muito, porque a gestão tá no início, mas já mandou o recado: “Planejamento, minha filha, não é igual bolo, que dá pra fazer na hora!”. Também lembrou que o ex-prefeito prometeu regulamentar o táxi-lotação, não cumpriu, e agora Emília prometeu de novo. O aviso foi dado: “A gente vai cobrar todo dia!”.

EXPOSIÇÃO SUPERGATOS EM ARACAJU! – Maine Coons e Bengals vão tomar conta do Shopping Jardins nesse fim de semana. Se você ama gatos grandes, fofos e cheios de atitude, já sabe pra onde ir. E pra quem prefere adotar um peludinho, tem evento de adoção rolando também. Vai lá e arruma um novo chefe pra sua casa!

NIKOLAS FERREIRA X EDUARDO PAES: TRETA POR LADY GAGA! – Nikolas criticou a segurança no Rio de Janeiro e deu aquela alfinetada: Ainda bem que o prefeito providenciou um show da Lady Gaga no Carnaval!”. Eduardo Paes não deixou barato e meteu um “chinelada” virtual no deputado, lembrando que a segurança do Rio é comandada por gente do próprio partido de Nikolas (PL). “Aponta o dedo, mas esquece que o problema tá em casa, né?”. Conclusão: vai ter Lady Gaga e vai ter treta política todo mês de maio!

Marcos Franco na área: experiência, trabalho e liderança –  O nome de Marcos Franco está ganhando força como candidato a deputado federal. E não é por acaso! Atualmente secretário de Turismo de Sergipe, Franco vem fazendo um ótimo trabalho na pasta, fortalecendo o setor e impulsionando a economia local. Com duas passagens pela Assembleia Legislativa como deputado estadual, ele já mostrou que entende do jogo político. Além disso, é um dos principais líderes do Vale do Cotinguiba, onde tem base sólida e influência consolidada.

Governo em silêncio na Assembleia… Mas Kitty Lima pode quebrar esse gelo!- A Assembleia tava daquele jeito: parecendo cheia, mas vazia de verdade. E, como sempre, a oposição deu um baile. Se fosse luta de boxe, o governo já tava pedindo arrego no corner! Mas calma, que pode vir reforço no ringue! A deputada Kitty Lima tá cotada pra assumir a liderança ou vice-liderança na Assembleia. E pra quem conhece a figura, já sabe: ela não foge da briga! Kitty confirmou que tá pronta pro combate e quer mostrar serviço.

Silvany Mamlak assume a FAMES e faz história! – Na segunda (17), a Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) dará posse à nova diretoria (2025-2026), e a grande novidade é Silvany Mamlak no comando! Ex-prefeita de Capela, ela será a primeira mulher a presidir a entidade, enquanto Sukita (seu ex-rival político) deve estar ainda mais triste. O evento terá presença de autoridades, incluindo o governador Fábio Mitidieri, e a diretoria contará também com Esmeralda Cruz (vice), Alan Andrelino (tesoureiro), Marcell Souza (1º secretário) e Christopher Divino (2º secretário). Agora é oficial: Silvany sobe, Sukita desce!

TC Silveira: firme na luta por um trânsito mais seguro! – O Tenente-Coronel Silveira segue dando o recado com clareza: imprudência no trânsito não é brincadeira! Ele tem alertado que, a cada dez sinistros, nove são causados por erro do condutor. E tudo começa com aquela famosa desculpa: “Foi só uma roubadinha…” – até que vira uma colisão. O pior? Depois do impacto, ainda tem gente tentando outra “roubadinha” para fugir da responsabilidade. Custa respeitar o semáforo? Silveira tem feito um trabalho incansável para conscientizar motoristas e evitar tragédias. E o recado final dele é claro: vamos dirigir com responsabilidade e evitar sinistros neste fim de semana! Segurança no trânsito não é detalhe, é compromisso!

Nova desembargadora no pedaço! Ana Bernadete assume vaga no TRE-SE –  Ontem tem troca-troca no TRE-SE! A desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade assumiu como membro efetivo, no lugar de Ana Lúcia Freire dos Anjos. Ana Bernadete entrou na magistratura em 1994 na Comarca de Cristinápolis e virou desembargadora em 2022, por merecimento. Agora, chega pra dar aquele toque firme na Justiça Eleitoral. Que venha essa nova missão, e que os políticos já fiquem espertos! Boa sorte, desembargadora!

Prefeito faz live no meio de operação e leva enquadrada do governador! – O prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Saulo Galeguinho (PT), achou que tava numa pegadinha quando viu viaturas na porta de casa. Sem entender nada, abriu uma live e acusou a polícia e o governador Fábio Mitidieri (PSD) de perseguição política. Só que… era só uma operação pra prender uma quadrilha! Resultado? Acabou atrapalhando a ação e levou uma ensaboada do governador. Depois da bronca, veio o clássico recuo: disse que foi um mal-entendido, culpou a falta de comunicação e pediu desculpas.

Polícia apreende carga roubada em Aracaju – e até os biscoitos entraram no crime! – Tem golpe novo na praça! A Polícia Civil de Sergipe e da Paraíba descobriu um esquema onde motoristas fingiam ser assaltados, registravam BOs falsos e sumiam com as cargas. Resultado? Mais de R$ 500 mil em mercadorias desviadas, incluindo duas mil caixas de biscoitos! Sim, meus amigos, biscoito agora é item de crime organizado. O golpe é chamado de “tombo”, mas quem tombou mesmo foram os espertinhos, porque a polícia pegou geral! Agora, os envolvidos vão ter que se explicar – e sem direito a café com biscoito na delegacia!

Prefeita Zete solta o pix e professores de Gararu comemoram! – A prefeita Zete de Janjão (PSD) resolveu dar aquela valorizada nos professores e meteu um aumento de 24,84% no salário da galera! Esse já é o décimo reajuste em quatro anos, ou seja, enquanto outros só prometem, ela já botou na conta. Desde 2021, Zete vem ajustando os salários, porque, pasmem, os professores ainda ganhavam com base no piso de 2015!Era tanto atraso que até o quadro negro tava desbotado de tristeza! Mas agora, além do aumento, teve reforma de escolas, mais ônibus escolares e merenda reforçada.

Socorro promete duelo político de gente grande: Padre Inaldo x Cláudio Mitidieri! – E o octógono político de Nossa Senhora do Socorro já tá sendo montado! De um lado, Cláudio Mitidieri (PSB), com o apoio do prefeito Samuel Carvalho (Cidadania) e um currículo recheado de avanços na Saúde, incluindo os programas Opera Sergipe e Enxerga Sergipe. Do outro, Padre Inaldo (PP), ex-prefeito que aposta no seu histórico de 3.700 casas construídas. Mas tem um detalhe: essa briga não é só por uma vaga na Câmara Federal. Quem sair vitorioso em 2026 já entra forte na corrida pela prefeitura em 2028. Socorro nunca viu uma disputa tão quente! É esperar pra ver quem vai construir votos e quem vai precisar de um “opera” político depois!

Delegada Katarina e os prefeitos em BSB –  Brasília virou um verdadeiro camarote de prefeitos sergipanos, e quem organizou o rolê foi a deputada Delegada Katarina (PSD/SE). Ela aproveitou o evento do Governo Federal para ouvir as demandas da galera e, claro, fortalecer o networking – porque sem emenda parlamentar, nem paralelepípedo aparece na cidade. Quem tava lá? Mário de Sandra (Muribeca), junto com uma fila de prefeitos de Capela, Lagarto, Tobias Barreto, Itaporanga e por aí vai. Foi tanta gente que parecia fila do INSS.

Jefferson Andrade está em todas – e de olho no Executivo? – Se tem um evento político rolando em Sergipe, Jefferson Andrade (PSD) tá lá! Ele tem marcado presença em audiências do governador, posses no MP e no TJ, reuniões com secretários – parece até que clonaram o homem! Além disso, todo fim de semana ele tá rodando o interior, não só fortalecendo o PSD, mas também articulando alianças com partidos aliados. Com essa agenda digna de maratonista político, Jefferson tá se movimentando como alguém que mira o Executivo. Se isso vai virar candidatura majoritária, ainda é cedo pra dizer, mas que ele tá jogando pra subir, tá!

Gustinho Ribeiro cresce no cenário nacional, mas mídia insiste na derrota –  Muita gente tá dizendo que Gustinho Ribeiro e sua família política saíram derrotados nas últimas eleições, mas a realidade pode ser outra. Ele ganhou espaço na mídia nacional, fortaleceu a relação com Hugo Mota, presidente da Câmara, e se tornou uma referência dentro dos Republicanos. Enquanto uns fazem política no barulho, Gustinho trabalha no silêncio – rodando o interior, articulando apoios e montando uma chapa forte para os Republicanos. O objetivo? Fazer dois deputados federais e manter três estaduais. Sim, ele perdeu em Lagarto, e claro que alguns aliados migraram para quem está no poder. Mas, segundo seus aliados, lealdade de verdade não se mede na primeira tempestade. Política é um jogo de paciência, e Gostinho parece estar jogando no longo prazo.

Aprovação de Lula despenca para 24% – e o terceiro mandato balança! – O Datafolha jogou uma bomba: apenas 24% dos brasileiros aprovam o governo Lula, enquanto 41% consideram ruim ou péssimo. Esse é o pior índice de aprovação da história dos três mandatos do petista. Pra piorar, a queda foi brusca: em dezembro, Lula tinha 35% de aprovação. Agora, despencou. O que aconteceu? Desgaste econômico? Promessas não cumpridas? Polarização política pegando fogo? O fato é que o governo precisa reagir rápido, porque, no ritmo que tá, até os petistas raiz vão começar a dizer que votaram nulo!

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais