Alta do dólar e próximo presidente do BC

Indicação do próximo Presidente do Banco Central

A equipe econômica do governo vem demonstrando preocupação com a alta do dólar e os sinais do mercado. A preocupação se estende com a indicação do próximo presidente do BC para o ano que vem, já que o mandato do atual presidente encerra em 31 de dezembro de 2024. A equipe avalia que sinalizando o nome do próximo presidente da autarquia nos próximos dia, ajudaria a reduzir o “custo” dessa indicação e acalmaria o mercado, sinalizando uma maior estabilidade antecipando os possíveis efeitos da indicação.

Previsão para o IPCA 2024

Iniciamos o segundo semestre de 2024 e o BC (Banco Central) já está revisando a expectativa da inflação para este ano. Com uma meta de 3%, os relatórios do Boletim Focus, divulgando semanalmente apontam que podemos terminar o ano com 4,23% de inflação. A meta tem tolerância de 1,5% para mais ou para menos. Os principais fatores que levaram a alta foram os setores de saúde e cuidados pessoais, alimentação e bebidas. Já no setor de transportes houve uma pequena deflação.

Desistência de Biden e os reflexos na política e economia americana

O Presidente Joe Biden anunciou ontem sua desistência em concorrer à reeleição como presidente dos EUA. Essa decisão movimentou não só a política americana e mundial, como também toda a economia mundial. A estabilidade da economia dos EUA é de interesse de todo mercado, principalmente o chinês. Mesmo com suas diferenças políticas e culturais, as duas economias são bastante conectadas e dependem em grande parte uma da outra.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais