Mais aperto no bolso do consumidor
Está valendo desde o dia 01/04 o aumento de até 4,5% nos preços dos medicamentos. Foi o que informou o Ministério da Saúde, através da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Se já estava difícil a vida do brasileiro com a alta nos preços dos alimentos, terão agora que apertar ainda mais o bolso nos gastos com medicamentos, principalmente os mais idosos que muito gastam com medicamentos de uso contínuo.
Queda na produção industrial brasileira
Foram divulgados recentemente os números da produção industrial brasileira, apontando queda de aproximadamente 1,6% entre dezembro do ano passado para janeiro do corrente ano, segundo dados do IBGE através do PIM (Pesquisa Industrial Mensal). Isso é reflexo da desindustrialização do país, bem como das dificuldades enfrentados pelo setor pós-pandemia. O governo vem implementando pacotes setoriais no intuito de fomentar setores específicos, como o automobilístico. Contudo, nosso problema é estrutural, devemos pensar em algo mais amplo a fim de salvar a indústria nacional e fomentar a modernização do nosso parque industrial, investindo em P&D e oferecendo linhas de crédito verdadeiramente atrativas para o setor.
Desenrola FIES
Mais uma oportunidade para quem quer limpar o nome. Através do programa desenrola FIES, estudantes que estavam inadimplentes com o programa agora tem a oportunidade de renegociarem as suas dívidas. Os descontos podem alcançar 100% sobre os encargos (juros e multa), o que já é algo excelente, além da possibilidade de descontos também no principal da dívida.