Balança comercial brasileira

Saldo da balança comercial

Finalizado o mês de janeiro de 2025, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) divulgou os números da balança comercial brasileira para o mês. Nas exportações houve uma queda de aproximadamente 1,2% se comparado a janeiro de 2024, e as importações obtiveram aumento de 13,3%. Ainda assim, há saldo positivo de US$ 2.43 bilhões na balança comercial. Esse superávit pode até ser comemorado. Contudo, se comparado ao mesmo período do ano passado ele é 49,3% menor. Isso se dá ao fato de alguns produtos como: trigo/centeio (-40,2%) e soja (-74,9%) registrarem quedas nas exportações. Por outro lado, as importações de produtos como Cacau bruto (+554%) e chicle/gomas naturais (+141,4%)  acabaram registrando aumento, puxando assim as importações.

Alta da SELIC atrapalha investimentos

Com a expectativa de alta da taxa SELIC, as movimentações no mercado já se iniciaram. Umas das principais mudanças sentidas é o financiamento de imóveis. O setor que vinha crescendo nos últimos períodos, agora passa a sentir o peso da alta da taxa básica de juros, o que encarece na hora de contratar com os bancos o financiamento da tão sonhada casa própria.

Crescimento de investimento em criptomoedas

Apesar de ser um mercado de grandes apostas e perspectivas de crescimento, o mercado de criptomoedas não é para amadores. Com mais de 5 milhões de moedas digitais disponíveis, o mercado é desafiador e para quem busca uma certa estabilidade nos investimentos não seria recomendável este tipo de ação. No entanto, para aqueles que já conhecem bastante do mercado, há opções como o BITCOIN, que para alguns especialistas, pode ultrapassar a casa dos US$ 200 mil dólares uma única unidade ainda em 2025.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais