PIS-PASEP 2025

Começa hoje o pagamento do abono salarial 2025

Começa nesta segunda-feira (17/02) o pagamento do PIS-PASEP 2025. Receberão nesta fase os trabalhadores que nasceram no mês de janeiro. Como regra, o trabalhador deve ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada (PIS) no ano base (2023) e ter recebido até no máximo dois salários-mínimos. Para saber se você tem direito ao benefício, é só acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acessar o portal gov.br e pesquisar pelo benefício. Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 30 bilhões de reais neste ano, o que deve aquecer a economia.

O país do futuro

Os desafios do Brasil para este século é garantir seu crescimento econômico, sem perder os ganhos sociais. Após alguns anos de redução da pobreza e das desigualdades, constatou-se que do ponto de vista macroeconômico o nosso país ainda continua subdesenvolvido, sendo um grande exportador de commodities e importador de produtos de alta tecnologia e com valor agregado. É impensável que somos um país que vende café e compra capsulas de café, vendemos o minério de ferro e importamos o aço… A desindustrialização aflige as principais economias nacionais que não conseguem fazer frente aos custos de produção da China, e com isso veem suas indústrias migrarem para o país asiático em busca de maiores lucros. Há que se pensar em uma política nacional de desenvolvimento, de reindustrialização e de foco no mercado interno ou então estaremos sempre fadados a sermos o “país do futuro”.

Prévia do PIB 2024

O BC (Banco Central) divulgou a prévia do PIB para 2024 e os números indicam que o PIB do país neste período cresceu aproximadamente 3,8%. Este ainda não é o número oficial, que só sairá em março após divulgação pelo IBGE dos números da economia para o ano passado. Os indicadores são excelentes, contudo, o mercado tem acreditado em uma desaceleração em 2025, o que tem preocupado alguns setores da economia como a alta da inflação, que pode sobremaneira atrapalhar os números do PIB para 2025.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais